Ford Mercado

Ford pode lançar Novo EcoSport e SUV maior até 2020 no Brasil

Ford pode lançar Novo EcoSport e SUV maior até 2020 no Brasil

A Ford anda sob pressão. Com as enormes perdas globais, o grupo americano decidiu radicalizar ao anunciar o fim de quase todo modelo que não seja um crossover, SUV ou picape. Apenas o Mustang parece o intocável dentro da gama de produtos que a marca do oval azul pretende cortar para dar mais espaço aos segmentos citados acima, mais especialmente aos dois primeiros.


É tanto que marcou o fim de Fiesta, Focus e Fusion nos EUA, sem contar o Taurus e a minivan C-MAX. Mas, embora tenha feito isso, confirmou o Novo Focus Active como um “crossover”, mantendo EcoSport, Escape e os demais utilitários esportivos em alta estima.

Mas, e para as bandas de cá? Quais serão as novidades da Ford para os próximos anos no Brasil?

Ford pode lançar Novo EcoSport e SUV maior até 2020 no Brasil


Segundo o jornalista Fernando Calmon para o site UOL, as novidades começam este ano com a linha 2019 do Ka com renovação visual, maior conectividade (SYNC 3) e motorização Dragon 1.5 de três cilindros para hatch, sedã e o aventureiro (CUV…) Ka FreeStyle.

O Fusion deve ganhar retoques visuais ainda este ano.

Para 2019, a Ford trará o Edge reestilizado – que se espera vir com motor 2.0 ou 2.7 EcoBoost – e a picape Ranger renovada, que é aposta do jornalista, mas que provavelmente acontecerá.

Só não se sabe se a versão Raptor virá também. A F-150 Raptor no último salão deve ter sido um ensaio para testar a recepção do público com algo do gênero.

Ford pode lançar Novo EcoSport e SUV maior até 2020 no Brasil

A chegada do motor EcoBlue 2.0 não é certa, mas seria ideal para eliminar os atuais 2.2 de quatro cilindros e 3.2 de cinco cilindros. Um dos motivos pode ser as metas de redução do Rota 2030, que envolverão os veículos diesel, diferente do Inovar-Auto.

O Ford Mustang conversível é outra novidade que está sendo contada para o próximo ano.

E o restante? Fala-se numa segunda geração do EcoSport para 2020, algo que não deve alterar muito o atual porte do modelo por causa do mercado indiano. Assim ele também não fugirá muito do porte esperado para o T-Cross, que será de 4,10 m.

Mas, a sensação deverá ser um novo SUV compacto maior que ele, com algo entre 4,30 e 4,40 m. Este modelo terá um apelo mais aventureiro para pegar o Jeep Compass.

Ford pode lançar Novo EcoSport e SUV maior até 2020 no Brasil

Por fim, a linha Ka 2022 deve chegar com uma nova geração. Para a Ford, assim como no caso do EcoSport, o fiel da balança será a Índia. Como lá estes produtos são limitados a 4 m, crescer aqui vai ficar difícil, mas não impossível.

O Ka Sedan 2022 poderia mesmo ter o mesmo entre-eixos do EcoSport e crescer um pouco mais aqui, ficando de porte igual ao hatch no mercado indiano. A largura maior deve ser fato.

Sem Focus e Fusion, o New Fiesta poderia ser mantido por mais tempo junto com o quase finado sedã, mas sem uma nova geração, logo seu apelo cairá por terra. O ideal mesmo seria os novos Ka e Ka Sedan com porte de Argo/Cronos ou Polo/Virtus.

Assim, acabaria com New Fiesta e Focus, mas a Ford teria um modelo que poderia suprir em parte o segmento médio. Outra opção seria a próxima geração do Mondeo, que poderia trazer seu estilo liftback junta com uma perua-crossover com o nome Fusion.

[Fonte: Fernando Calmon/UOL]

Ford pode lançar Novo EcoSport e SUV maior até 2020 no Brasil
Nota média 4 de 6 votos

  • Nicolas

    Em linha com a estratégia de ter 90% das vendas em SUV e Trucks nos próximos anos que ainda é lucrativa. Como prevê que deve também perder dinheiro neste mercado em alguns anos, planeja abandonar o segmento de fabricacao de automoveis e focar em serviços, como a IBM que há muito tempo não fabrica mais computadores mas opera sistemas de TI.

  • Phantasma

    Precisa é relançar a rede de concessionários, na região aqui é uma tragédia anto em vendas quanto em pós-vendas.

    • Ⓜ️arcelo

      horrível

    • Claudio Fiorini

      Pior pós vendas do Brasil.

      • Carlos Rodrigo Carvalho

        Isso depende de concessionária também… Se não me engano, saiu um lista a pouco tempo sobre o ranking das concessionárias com melhor pós vendas, a Ford tava na frente da Chevrolet, Fiat, Volks, com melhor pós vendas. Na liderança como sempre as japonesas e a Hyundai Brasil e Hyundai Caoa.

        • Luis Burro

          Mas era no atendimento e ñ na satisfação dos serviços em si acho,pq a marca é bem mais cara q as outras e ngm gosta de pagar mais.

  • Fabão Rocky

    Para quem andava criticando o mercado de automóveis dos EUA, isso aqui tá virando uma caminholândia! Pelo menos lá n tem as carroças q temos aqui, tem carros mais decentes e a preços justos.

    • Ramón Alves

      Verdade. Agora o interessante é analisar esse fenomeno por suv e picape. Eu creio que essa busca é devido a praticidade de andar nos dois terrenos: asfalto e terra. Falo isso por mim, pois sempre gostei de sedã. Sempre tive sedã, mas agora vou migrar para picape, pois já perdi várias oportunidades de viajar pra sítios ou algum ecopark, etc, devido a ter carro sedã que não aguenta o tranco no fora de estrada leve. geralmente sedã é muito baixo e geralmente você acaba danificando o carro. Num suv mais alto ou numa picape, raramente isso acontece. Outra coisa aqui no Brasil são as pe´ssimas condições do asfalto tanto na cidade quanto na estrada que também prejudicam muito os sedãs mais baixos. Enfim, TALVEZ essa tendência seja por isso….

      • Samuelson

        E por ai mesmo. Eu apesar de não gostar de Suv teria uma pelas mesmas razões que você citou. Gosto de explorar alguns lugares que em sua grande maioria é estrada de chão com muita poeira e alguns buracos. Um carro mais baixo não da conta mesmo. Mas existem aquelas pessoas que tem uma certa pena de colocar o carro até mesmo terrenos assim, e só usam para andar na cidade e nada mais. Para essas pessoas eu acho que a compra de um modelo desse porte não compensa.
        Tenho um amigo que foi se aventurar em um local desse com o seu Civic, e ganhou um prejuízo de 2 mil quando fez a revisão na oficina.

      • Fabão Rocky

        Sempre tive sedãs e hatches compactos porém nenhum deles nunca foi prejudicado pelas péssimas condições das nossas estradas. Sempre viajo p/ o interior do estado e pego mtas lombadas e valetas. Apesar de q os carros compactos de hj em dia estão ficando mais altos.

    • Luis Burro

      Mas isto ñ quer dizer q vá ficar assim por aki.Ñ acho q vão tirar o Mondeo,em algum lugar ele deve vender!

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Acho que se a Ford focar em SUVs no Brasil não haverá um sucessor para o Ka+

    • Ⓜ️arcelo

      Aqui não tem como, só se eles resolverem fechar as fábricas, por isso pode ser que você esteja certo.

      Aqui, as gerações dos demais demorará tanto que eu nem sei se chegará até lá, talvez isso, para bons entendedores, é uma maneira de dizer thau indiretamente.

  • Danillo Barros

    Aí é Lerda viu?

    A eco já toma surra a alguns anos e hj que pensaram num plano…

  • Kiyoshi Yamashiro

    Pelo tempo de vida, a Ecosport já era para estar em uma nova geração, o facelift veio com muito atraso, a Ford tem que ser mais ágil, se quiser crescer no mercado

  • Eduardo Sad

    Fico pensando essa quantidade de SUV fazendo 5-6 km/l na cidade e menos de 10 na estrada, com gasolina batendo a quase 5 mangos, se terão tanto futuro assim. Alguns até são razoavelmente econômicos, enquanto outros… Não raro, creio que Jeep Renegade é o carro seminovo que mais vejo à venda… Tem às pencas por aí!

    • Rafael Lima

      Eu vejo muitos principalmente os Longitude por 65 mil, ou seja querem se livrar logo, Kicks, por exemplo a versão SV eu vejo por 78 carro do mesmo ano

      • Eduardo Sad

        Tem uma parcela de classe média endividada que não conseguiu administrar o carne do financiamento com a sede do jipão… Está se vendo obrigada a abrir mão do lifestyle “aventureiro de shopping”

        • Rafael Lima

          Nunca vi falarem que o carro é econômico ou razoável, sempre reclamação que é beberrão, vejo muitos anuncios no OLX de carros 2017/2018 por menos de 70 mil as vezes, a FCA tem que trazer o 1.3 nem que seja importado por enquanto e nacionalizar o mais rápido possível

          • Lucas086

            Tem muita mermo, principalmente manual é da localiza, Se não tivesse start stop, arriscaria uma, carro bom demais.

      • REDDINGTON

        O Kicks já micou, fez um barulhinho e pá, morreu. Igual todo Nissan aqui.

        • Rafael Lima

          O Kicks tá estável nas vendas, na faixa das 3 mil unidades mensais

          • REDDINGTON

            Bem abaixo da aposta inicial da Nissan se não estou enganado 4500 mês. E abaixo de HRV e Renegade, porém 3 mil mensal de média, é um valor considerável de fato.

            • Daí a dizer que “micou” já é um pouco demais, não acha?

              • REDDINGTON

                Micou no sentido que a Nissan apostava na liderança do segmento, fez MUITO barulho, patrocinou Olimpíadas e tal. Mas é um número considerável sim, como eu já disse.

              • REDDINGTON

                Mas olha…fui atrás de números, pois fiquei curioso e ele está em segundo lugar de vendas, atrás apenas do HRV no acumulado do ano!!!. Tirei o Compass da lista pois não tem sentido comparar Compass e um Ecosport por exemplo, na MINHA opinião. O carrinho ressurgiu mesmo…Agora o Captur…faz até pena, o último…Transfiro o título de mico pra ele então rs rs rs.

                • O Captur realmente é um mico. E não é de surpreender, dado o nível de gambiarra feita nele.

                  • REDDINGTON

                    Bonito por fora. SÓ.

    • Lucas086

      Tem muito renegade pra vender, mas fácil de vender é ele… vendi o de casa em 3 dias por 95% da fipe, 15/16 aut com 30 mil rodados.

      • Russel Riehle

        Vendi um Renegade também no começo do ano!

        Tão fácil e rápido de vender quanto um Corolla.

        • Lucas086

          O que comprou o de minha mãe, ainda disse que foi ver Hr-vs, mas só achava cara e muito rodada, disse que não valia a pena… fácil demais de vender Renegade

          • Rafael Lima

            Também com os preços dos Hondas, compensa mais comprar um Renegade usado e abastecer o carro com a diferença durante o ano. Vi Fit EXL usado 2017 quase do preço do EX novo, é loucura!

            • Lucas086

              Pois é, Honda e Toyota usados é melhor partir pra um zero logo, os caras querem perder nada não.

              • invalid_pilot

                Enquanto tiver doente pagando preço acima de Fipe em Fit, Corolla e HR V, nada muda.

                • Lucas086

                  100% concordo

    • REDDINGTON

      Rapaz…vc tocou num ponto interessante. Parabéns pelo ponto de vista viu. Enquanto esses carros tiverem esses motores não dá mesmo.

  • Elfo Safadão.

    Tinha lançar o Everest.
    O SUV é um espetáculo.

  • Lukoh

    Ford precisa ter Edge 2.0 Titanium a R$ 160mil…. senão o Equinox continua levando!!

    • TijucaBH

      Edge é um segmento acima, base do Fusion, enquanto Equinox é do Cruze. Quem briga com o Equinox é o Escape que tem base do Focus.

    • REDDINGTON

      Edge de 160 mil??? NUNCA…por esse preço eu comprava, apesar de ter medo da Ford.

  • 🅰🅽🅳🅴🆁🆂🅾🅽 – 🆂🅿® ✅

    Esse Calmon foi aquele que disse que o Yaris iria ter um motor 1.5 de 128cv ? se for deve ser outro devaneio automobilístico dele, de concreto aí falado não tem nada.

  • CA

    Esse Edge é um filé mesmo!

  • CA

    Há margens para a Ford trazer a Ranger Raptor para o BR, uma vez que aparentemente este será um produto global. Fala-se em lançá-lo no R.U. e nos Estates. Por que não aqui? A picape é nossa velha conhecida e tem nome forte. Só não entendo o que diabos a Ford está esperando para derivar uma outra picape do Ecosport para enfrentar a Toro.

    • Iran Borges

      Pode crer, uma rival da toro com o motor 2.0 do focus. Mas a ford é lerda, burra e tá se lixando para o brasil, o que não é novidade…

  • CA

    Se o Fusion virar uma perua já era, acabou para o BR… Uma alternativa seria trazer os grandalhões Explorer e Expedition para servir de topo de gama, bem como a F-150. Verdade que o BR aparentemente não tem poder de compra para adquirir tais carros, mas olha só o Campass! Se a Jeep consegue, a Ford também pode. Só não vai dar vendendo Edge a 230K

    • REDDINGTON

      Mas os 2 que vc citou são BEM maiores que o Compass, mesmo a Jeep lançando com 7 lugares não poderia crescer muito, nem em espaço e principalmente em preço. Hoje um Compass diesel com TODOS opcionais custa a mixaria de: 194 mil reais redondos…

  • th!nk.t4nk

    Creio que tenha espaço pro Kuga no Brasil. O problema é que o Tiguan é mais carro (e mais caro), então a Ford teria de segurar bem os preços, e aí talvez o baixo retorno acabe não valendo a pena pra empresa. A outra opção seria criar um modelo mais simples, específico pro Brasil (aquele calafrio). De qualquer forma tô achando que o consumidor brasileiro ainda teria melhor custo x benefício indo pra outras marcas, a essa altura. A Ford perdeu o timing no Brasil.

    • REDDINGTON

      Nunca entendi por que deixar esse carro de fora aqui. Sei lá, mas acho que essa aposta da Ford é MUITO arriscada. No mundo o Fusion vende bem, a linha Focus idem (menos aqui, ok). Outra mancada, lançar uma segunda geração do Ecosport e deixar seu calcanhar de Aquiles intacto…espaço e porta-malas…o carrinho tinha que ter crescido. Vamos aguardar e ver se a oval vai ou não acertar né.

    • Luis Fernando Pozas

      Haha… Gostei do calafrio… Compartilho teu sentimento

  • Por que a Ford tem a Troller? a Ford poderia muito bem deixar os Crossovers com a Troller, dá para dar uma expandida nela transformando numa espécie de Jeep da Ford não só ficando só com o T4 deixa a Ford com o Ecosport, Focus, Ka, Fiesta, Ranger, Mustang, Edge, Fusion, se querem mais crossover que lancem o Kuga/Escape, e o Everest, não deveriam deixar o Fiesta, e o Focus morrerem a mingua. Poderiam até lançar a Troller mundialmente.

    • João Levi Santos

      o troller T4 atual é um ótimo produto realmente….se for comparar hoje com o wrangler, eu considero o T4 superior em muitos quesitos…se a Ford lançar o troller com um preço competitivo, certeza que seria sucesso de venda,

      • de fato deveria baixar mais o preço do T4, deveriam expandir mais a Troller e não só ficar no T4 deveriam lançar mais variantes do T4 e outros produtos, parecido o que a FCA faz hoje com e Jeep, só acho que a Ford deixa a Troller muito limitada.

  • Thiago André

    Não duvido nada o atual EcoSport passar por uma plástica e passar se chamar Ford Ka. E logo depois uma geração nova do Ecosport com porte de Creta e com uma super mala.

  • Alexandre TRE

    Ford eu passo

  • Lucas de Lucca

    Começo do fim Ford. Pode sair daqui que não fará muita falta infelizmente, que triste.

  • André Francisco

    O próximo Ecosport será a 3ª geração né e não a 2ª… A primeira lançada em 2003 e a segunda, atualmente em linha com facelift de meia vida, chegou em 2012…

  • Luis Burro

    Tinha q melhorar tbm a manutenção e cesta de peças,só perde pra PSA como a mais cara.
    Acho burrice tirar o Fusion do Brasil,o país é bastante influenciado pela Europa neste sentido,tanto q ñ temos as barcas estadunidenses e sim muito mais compactos.
    Deviam abaixar o valor do Edge pra ficar no lugar das versões mais caras e deixar o notch nas mais em conta.
    Eu acho q aqui ñ dará muito certo,gosto do Edge,mas prefiro um Fusion.Só desconsideraria em prol do Explorer ou Expedition.

  • FocusMan

    Eita quanta especulação. Calmon Atirou para todos os lados e não disse nada que vai acontecer na realidade :-)

    • passis

      Voce sabe se ha planos da plataforma C2 ser produzida aqui?

      • FocusMan

        Na America Latina não há planos para nada com essa plataforma infelizmente.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email