Ford Mercado

Ford pode lançar Novo EcoSport e SUV maior até 2020 no Brasil

Ford pode lançar Novo EcoSport e SUV maior até 2020 no Brasil

A Ford anda sob pressão. Com as enormes perdas globais, o grupo americano decidiu radicalizar ao anunciar o fim de quase todo modelo que não seja um crossover, SUV ou picape. Apenas o Mustang parece o intocável dentro da gama de produtos que a marca do oval azul pretende cortar para dar mais espaço aos segmentos citados acima, mais especialmente aos dois primeiros.


É tanto que marcou o fim de Fiesta, Focus e Fusion nos EUA, sem contar o Taurus e a minivan C-MAX. Mas, embora tenha feito isso, confirmou o Novo Focus Active como um “crossover”, mantendo EcoSport, Escape e os demais utilitários esportivos em alta estima.

Mas, e para as bandas de cá? Quais serão as novidades da Ford para os próximos anos no Brasil?

Ford pode lançar Novo EcoSport e SUV maior até 2020 no Brasil

Segundo o jornalista Fernando Calmon para o site UOL, as novidades começam este ano com a linha 2019 do Ka com renovação visual, maior conectividade (SYNC 3) e motorização Dragon 1.5 de três cilindros para hatch, sedã e o aventureiro (CUV…) Ka FreeStyle.

O Fusion deve ganhar retoques visuais ainda este ano.

Para 2019, a Ford trará o Edge reestilizado – que se espera vir com motor 2.0 ou 2.7 EcoBoost – e a picape Ranger renovada, que é aposta do jornalista, mas que provavelmente acontecerá.

Só não se sabe se a versão Raptor virá também. A F-150 Raptor no último salão deve ter sido um ensaio para testar a recepção do público com algo do gênero.

Ford pode lançar Novo EcoSport e SUV maior até 2020 no Brasil

A chegada do motor EcoBlue 2.0 não é certa, mas seria ideal para eliminar os atuais 2.2 de quatro cilindros e 3.2 de cinco cilindros. Um dos motivos pode ser as metas de redução do Rota 2030, que envolverão os veículos diesel, diferente do Inovar-Auto.

O Ford Mustang conversível é outra novidade que está sendo contada para o próximo ano.

E o restante? Fala-se numa segunda geração do EcoSport para 2020, algo que não deve alterar muito o atual porte do modelo por causa do mercado indiano. Assim ele também não fugirá muito do porte esperado para o T-Cross, que será de 4,10 m.

Mas, a sensação deverá ser um novo SUV compacto maior que ele, com algo entre 4,30 e 4,40 m. Este modelo terá um apelo mais aventureiro para pegar o Jeep Compass.

Ford pode lançar Novo EcoSport e SUV maior até 2020 no Brasil

Por fim, a linha Ka 2022 deve chegar com uma nova geração. Para a Ford, assim como no caso do EcoSport, o fiel da balança será a Índia. Como lá estes produtos são limitados a 4 m, crescer aqui vai ficar difícil, mas não impossível.

O Ka Sedan 2022 poderia mesmo ter o mesmo entre-eixos do EcoSport e crescer um pouco mais aqui, ficando de porte igual ao hatch no mercado indiano. A largura maior deve ser fato.

Sem Focus e Fusion, o New Fiesta poderia ser mantido por mais tempo junto com o quase finado sedã, mas sem uma nova geração, logo seu apelo cairá por terra. O ideal mesmo seria os novos Ka e Ka Sedan com porte de Argo/Cronos ou Polo/Virtus.

Assim, acabaria com New Fiesta e Focus, mas a Ford teria um modelo que poderia suprir em parte o segmento médio. Outra opção seria a próxima geração do Mondeo, que poderia trazer seu estilo liftback junta com uma perua-crossover com o nome Fusion.

[Fonte: Fernando Calmon/UOL]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

                            Quem somos

                            O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                            Notícias por email