Ford Mercado

Ford pode lançar Novo EcoSport e SUV maior até 2020 no Brasil

Ford pode lançar Novo EcoSport e SUV maior até 2020 no Brasil

A Ford anda sob pressão. Com as enormes perdas globais, o grupo americano decidiu radicalizar ao anunciar o fim de quase todo modelo que não seja um crossover, SUV ou picape. Apenas o Mustang parece o intocável dentro da gama de produtos que a marca do oval azul pretende cortar para dar mais espaço aos segmentos citados acima, mais especialmente aos dois primeiros.


É tanto que marcou o fim de Fiesta, Focus e Fusion nos EUA, sem contar o Taurus e a minivan C-MAX. Mas, embora tenha feito isso, confirmou o Novo Focus Active como um “crossover”, mantendo EcoSport, Escape e os demais utilitários esportivos em alta estima.

Mas, e para as bandas de cá? Quais serão as novidades da Ford para os próximos anos no Brasil?

Ford pode lançar Novo EcoSport e SUV maior até 2020 no Brasil


Segundo o jornalista Fernando Calmon para o site UOL, as novidades começam este ano com a linha 2019 do Ka com renovação visual, maior conectividade (SYNC 3) e motorização Dragon 1.5 de três cilindros para hatch, sedã e o aventureiro (CUV…) Ka FreeStyle.

O Fusion deve ganhar retoques visuais ainda este ano.

Para 2019, a Ford trará o Edge reestilizado – que se espera vir com motor 2.0 ou 2.7 EcoBoost – e a picape Ranger renovada, que é aposta do jornalista, mas que provavelmente acontecerá.

Só não se sabe se a versão Raptor virá também. A F-150 Raptor no último salão deve ter sido um ensaio para testar a recepção do público com algo do gênero.

Ford pode lançar Novo EcoSport e SUV maior até 2020 no Brasil

A chegada do motor EcoBlue 2.0 não é certa, mas seria ideal para eliminar os atuais 2.2 de quatro cilindros e 3.2 de cinco cilindros. Um dos motivos pode ser as metas de redução do Rota 2030, que envolverão os veículos diesel, diferente do Inovar-Auto.

O Ford Mustang conversível é outra novidade que está sendo contada para o próximo ano.

E o restante? Fala-se numa segunda geração do EcoSport para 2020, algo que não deve alterar muito o atual porte do modelo por causa do mercado indiano. Assim ele também não fugirá muito do porte esperado para o T-Cross, que será de 4,10 m.

Mas, a sensação deverá ser um novo SUV compacto maior que ele, com algo entre 4,30 e 4,40 m. Este modelo terá um apelo mais aventureiro para pegar o Jeep Compass.

Ford pode lançar Novo EcoSport e SUV maior até 2020 no Brasil

Por fim, a linha Ka 2022 deve chegar com uma nova geração. Para a Ford, assim como no caso do EcoSport, o fiel da balança será a Índia. Como lá estes produtos são limitados a 4 m, crescer aqui vai ficar difícil, mas não impossível.

O Ka Sedan 2022 poderia mesmo ter o mesmo entre-eixos do EcoSport e crescer um pouco mais aqui, ficando de porte igual ao hatch no mercado indiano. A largura maior deve ser fato.

Sem Focus e Fusion, o New Fiesta poderia ser mantido por mais tempo junto com o quase finado sedã, mas sem uma nova geração, logo seu apelo cairá por terra. O ideal mesmo seria os novos Ka e Ka Sedan com porte de Argo/Cronos ou Polo/Virtus.

Assim, acabaria com New Fiesta e Focus, mas a Ford teria um modelo que poderia suprir em parte o segmento médio. Outra opção seria a próxima geração do Mondeo, que poderia trazer seu estilo liftback junta com uma perua-crossover com o nome Fusion.

[Fonte: Fernando Calmon/UOL]

Ford pode lançar Novo EcoSport e SUV maior até 2020 no Brasil
Nota média 4 de 6 votos

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email