EUA Finanças Ford Montadoras/Fábricas

Ford: prejuízo de mais de 8 bilhões de dólares no segundo trimestre

ford-focus-rs-concept-1 Ford: prejuízo de mais de 8 bilhões de dólares no segundo trimestre







As montadoras americanas parecem ser um saco de dinheiro sem fundo. Continuam registrando perdas e prejuízos de bilhões e bilhões a cada semestre ou trimestre. A Ford acaba de revelar que obteve um prejuízo de mais de 8,7 bilhões de dólares no segundo trimestre de 2008.

A Ford indica que este prejuízo enorme foi por causa de vendas ruins na América do Norte e muito dinheiro gasto ao fechar algumas fábricas. O faturamente da empresa neste segundo trimestre caiu cerca de 5 bilhões de dólares, para 38 bilhões.

Praticamente só a América do Norte trouxe problemas para a Ford, já que a Europa registrou lucros de 582 milhões de dólares. A América do Sul também deu prejuízos para a Ford, mas foi pouca coisa. A Ford ainda perdeu outros 8 bilhões de dólares em gastos relacionados com sua reestruturação.

Então, vendo esse resultado desastroso e mundial, a Ford decidiu que irá pegar três de suas fábricas, que hoje fazem pickups e SUVs, e trasformar elas em fábricas de carros pequenos e médios. Estamos falando das fábricas de Cuautitlan, México; Louisville, KY e a Michigan Truck Plant.

A fábrica do México irá produzir o Fiesta e as outras duas fábricas irão produzir modelos da Ford baseados na futura arquitetura C, baseada no Focus europeu.

Veja as principais mudanças anunciadas para 2009:

* Renovar as linhas Ford, Lincoln e Mercury até 2010
* Atrasar o fechamento da fábrica que produz a Ranger, de 2009 para 2011
* Dobrar a produção de carros híbridos em 2009
* Vender a van pequena Transit Connect nos EUA em 2009
* Adicionar um crossover de sete lugares na linha da Lincoln, em 2009
* Lançar um carro pequeno na Mercury, em 2010
* Lançar Fiesta europeu hatch e sedã no começo de 2010
* Trazer o Focus europeu hatch e sedã em 2010
* Fabricar uma Ford Explorer que gaste 25% menos em 2010
* Dobrar a produção de carros de quatro cilindros, até 2011

[Fonte: Detroit Free Press]



  • Kaique L. Andrade

    É por isso que eu digo! :drinkk:

  • Rodrigo joi

    Fico preocupado com essas noticias, umas batendo recordes de venda e lucro e outras com prejuiso..
    Mesmo não tendo carro da marca ou coisa do genero, a concorrencia é que faz as coisas andarem e melhorarem, se a concorrencia cai as dominante fazer o que querem aos preços que querem.
    Espero que tanto ford, gm, etc saim dessa faze e possam nos oferecem bons produtos a preços bons.

  • Carlos Medeiros

    Caraca….. esse prejuízo todo só nos EUA ? É de fato um mercado chave pra essas montadoras americanas. Torço pela recuperação da Ford eis que fabrica carros muito bons.

  • lamb0

    traga o fiestazao pra ca pra por um preço decente pra ver se nao vendee.. :banana:

  • Alexandre

    Enquanto la esse prejuízo monstruoso, aqui no BRASIL tem um lucro muito bom. Me fala uma montadora que teve prejuízo aqui. Acho que é impossível com os preços praticados aqui, só se o pessoal for muito incompetente!Sempre que trazem o carro pra ca eles colocam o preço em que o mercado situa o carro e não é o que ele vale realmente como la fora. Assim os preços nunca irão abaixar msm.

    Vamos ver né, juros subindo, essa febre de finaciamento deve diminuir, quem sabe né…

  • Jassa Murtab

    O PROBLEMA É OS EUA. COMO DITO A FORD GERA LUCRO EM OUTROS PAÍSES.

    É A PARANÓIA NORTE AMERICANA DE QUERER APENAS CARROS JAPONESES.

    VIDA LONGA A FORD. :wha:

  • Giovanni

    As montadoras americanas já tiveram seu tempo, agora GM e Ford estão amargando prejuízos, demissões, carros de baixa aceitação, etc. Hoje carro americano deixou de ser desejado.

  • mister m

    [Comentario #93095 sera citado aqui]

    Ou seja, o patriotismo de outrora já não mais existe por lá. Creio que tanto Ford quanto GM terão muitas dificuldades para se reerguerem. Sinceramente, já mencionei isso outras vezes, mas entendo que o mercado norte-americano pode sim levar tanto Ford quanto GM a falência, digo isso porque todos os prejuízos divulgados são astronômicos. Para resumir, quando se fala em lucros nos EUA, são bilhões, porém, quando se fala em prejuízos, são bilhões também. Importante lembrar que as ações da GM valem hoje, em média, 1/4 do que valiam em outubro de 2007(US$ 9,00 ante US$ 40,00). É bom ambas abrirem os olhos.

  • Robinho

    [Comentario #93013 sera citado aqui]

    cara não quero esse mal para nenhuma montadora, se vc acha isso legal, pode crer que se a GM e Ford quebrar, vai acabar com empregos em muito lugares, inclusive aonde eu trabalho exporta para a GM e a diretoria está preocupadissima, ou seja sobra para muito gente, Fordista, Chevroleteiro ou não…é muito triste !!!

  • Carlos Medeiros

    [Comentario #93080 sera citado aqui]

    É. Concordo com você. Mas acredito que isso não seja pra sempre. Aliás eu torço muito pela recuperação dessas gigantescas marcas de carros americanas. A Ford é história, graças a ela que temos essa grnade massa de automóveis, Henry Ford revolucionou a industria automobilistica. É tão engraçado que na década de 1920 60% dos carros vendidos no mundo eram Ford. Enfim…..torço muito pela recuperação dessa gigante de Detroit, pois fabrica carros de excelente qualidade..vida longa a oval azul :drinkk: :clapp:

  • Leopoldo Motta

    De fato é uma situação triste para todos. Uma empresa como a Ford quebrando, traz consequências negativas para os consumidores também. A Ford é uma das empresas que mais investem em pesquisa e desenvolvimento; se não for a que mais investe. Não sou americanófilo, mas é lamentável realmente. Não são só os brasileiros que são alienados; os americanos pé-de-boi são mais “alugados” que os brasilóides.

  • Luis.J.R.

    Bom pelo menos a ford e gm já cairão na real?Já
    estão produzindo carros mais economicos e tirando
    de linha carros que vende pouco e consomem muito.
    Como a chrysler já tirou e vai tirar alguns produtos de linha.

  • Raphael

    O que a Ford (e a GM e a Chrysler) devem fazer é seguir a receita dos europeus,japoneses e coreanos:
    Produzir carros de melhor qualidade,mais eficiente,sem perder a beleza e o prazer de dirigir.

  • Jassa Murtab

    [Comentario #93185 sera citado aqui]

    Eles, as americanas já fazem carros compactos de qualidade similar aos nipônicos. O problema do prejuízo é causado pela imbecilidade e paranóia dos americanos. Tenho notado que eles estão bem parecido com os brasilóides petistas. :eyess:

  • JoaoV27

    sinceramente, por que simplismente não atualizam o desing da lincoln, mercury e metade dos carros da montafdora ford de UMA VEZ!!!

    :bate: :bate: :bate:

  • JohnnyHGT

    [Comentario #93756 sera citado aqui]

    Porque não é só de design que faz um bom carro… :humpf:


Send this to a friend