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Ford prepara motor de três cilindros 1.2 para seus compactos

ford-15-3c-NA-1 Ford prepara motor de três cilindros 1.2 para seus compactos

Conhecido como Dragon na Índia, o motor 1.5 3C Flex – que no momento é fabricado e importado daquele país – em breve terá um companheiro de tamanho menor. De acordo com a revista Autocar Índia, a Ford prepara um propulsor 1.2 de três cilindros para seus compactos a partir de 2019.



Atualmente, a Ford Índia prepara a introdução do Dragon 1.5 no Novo Ford EcoSport 2018, mas este motor de três cilindros e 12V não terá os mesmos 130 cv com gasolina, vistos por aqui, nem muito menos os 137 cv da versão a etanol. Comenta-se que terá por volta de 122 cv e será usado também em um novo sedã compacto “grande”, que irá rivalizar com o Honda City.

Esse sedã é conhecido pelo codinome B563 e será feito sobre uma nova plataforma, que dará origem aos próximos Figo e Aspire (Ka e Ka+ encurtado), que deverão aparecer por volta de 2019. Comenta-se que o Dragon 1.2 equipará essa nova geração de compactos de entrada da Ford Índia, mas não se sabe os detalhes sobre sua engenharia e performance.

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Pelo que já pode ser visto no 1.5 3C Flex (Dragon brasileiro), os propulsores indianos devem utilizar a mesma tecnologia, tais como coletor de escape integrado ao cabeçote, eixo balanceiro instalado no cárter junto com a bomba de óleo, duplo comando de válvulas variáveis, entre outros. Se de fato o Dragon 1.5 entregar 122 cv, enquanto o 1.2 deve ficar entre 90 cv e 100 cv.

Mas e por aqui? Como já dito acima, o Dragon 1.5 continuará sendo importado para o Novo Ford EcoSport 2018, mas sua produção nacional não deve demorar por conta do aumento da demanda. Ele também deve chegar ao Novo Ford Fiesta 2018, que será uma atualização do New Fiesta oferecido aqui, já que a nova geração europeia será focada no velho continente e deve estar ausente mesmo do mercado americano. O Focus também pode receber o 1.5 3C Flex no lugar do 1.6 Sigma.

Com até 137 cv, o 1.5 3C Flex substitui bem o 1.6 Sigma, mas não o faz em relação ao 1.5 da mesma família. Na Índia, o Dragon 1.2 tem como missão fazer exatamente isso, tirar de cena o velho motor de quatro cilindros, presente também nos Figo e Aspire. Não seria estranho ver esse mesmo propulsor sendo oferecido por aqui como 1.2 3C Flex. Investir no 1.0 EcoBoost parece ser, no momento, inviável para a operação brasileira.

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Assim, ter um Dragon, ou melhor, 1.2 3C Flex no lineup para os Ka e Ka+ seria bem interessante, mesmo que a Ford tenha cumprido sua meta de eficiência energética do Inovar-Auto. Porém, sabe-se que a legislação envolvendo o IPI deverá mudar no Rota 2030 e a tributação tem grandes chances de ser focada na eficiência energética nos próximos 13 anos.

Sem o Sigma 1.5, os próximos Ka e Ka+ ou mesmo a atualização destes – embora os indianos falem em nova geração em 2019 – poderia se beneficiar com um propulsor pequeno e econômico, acima do 1.0 atual. Atualmente o 1.5 Sigma rende 110 cv e 14,8 kgfm a 4.250 rpm. Com um 1.2 3C Flex rendendo os mesmos 110 cv, por exemplo, o propulsor obteria praticamente os mesmos 91,5 cv/litro do 1.5 3C Flex. Se ambos compartilharão muitas peças, ter esse mesmo rendimento traria enormes benefícios.

[Fonte: Autocar Índia]

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  • Bruno Silva

    Tô entendendo mais nada. A Ford tá fazendo um samba do crioulo doido com seus carros (Fiesta europeu e um novo carro pra emergentes), tá com 1.5 Sigma, 1.5 Dragon (com potência próxima do 1.0 Ecoboost). Uma confusão de motores e sobreposições, além de dar adeus ao One Ford.

    • Leandro Balmant

      1.5 Sigma com 110 cv, 1.6 Sigma com 115 cv (deixando de ser oferecido), 1.6 TiVCT com 130 cv, 1.6 Sigma com 132 cv e 1.0 Ecoboost com 125 cv.
      Não sei os números exatos, mas é por aí.

      • Gustavo73

        Só corrigir o 1.6 do Fiesta sofreu duas reduções de potência e hoje tem 125cv.

        • Lucas de Lucca

          Com etanol ele continua com 128cv não?

          • Gustavo73

            No site da Ford fala em 125cv sem falar no combustível, normalmente a potência que aparece é a com álcool. Aparece 128cv em um ponto mas o texto ainda fala de uma versão 1.5 logo é antigo.

            • Lucas de Lucca

              Putz, talvez tenham abaixado para não ficar acima do 1.0 Ecoboost que é mais caro, pois o consumidor costuma olhar somente a potência e acha um absurdo pagar mais caro num motor mais “fraco” (125cv Eco vs 128cv Sigma).

              • Gustavo73

                Não tem relação com isso. A primeira redução foi para atender as normas do Proconve de poluição. A segunda não foi comentado nada, mas creio que esteja relacionado a alcançar valores melhores de consumo.

                • Lucas de Lucca

                  A primeira de 130 para 128cv sim, questão de emissão, mas me refiro a essa segunda mesmo que você disse. Acredito que nem tenha havido de fato a redução, acho que foi só os números mesmo nesse sentido que falei, marketing. Mas vai saber né.

                  • Gustavo73

                    Também estou me referindo à ela. Reduzir a potência máxima que não teria influência relevante no desempenho pode dar uma mexida no consumo. O bastante para a Ford atingir por exemplo as exigências da Inovar Auto por exemplo. Sem precisar de intervenções físicas no motor que teria um custo maior.

                    • Lucas de Lucca

                      É pode ser, pode ser, realmente 3 cv é imperceptível, mas uma melhora no consumo é percebida, ainda mais com esses preços do combustível rsrsrs.

        • FocusMan

          Estou achando que isso foi um erro de digitação. Essas mudanças não costumam sair sem comunicados.

      • Dudu Pimentel

        O Sigma de 115 cv saiu de cena com o primeiro New Fiesta e a primeira leva de New Ecosport, já a versão de 132 cv era oferecido até pouco tempo com o New Fiesta reformado, Focus e o Ecosport e que fora trocado pela versão de 130 cv por ser mais amigo do meio ambiente e o Ecoboost 1.0 é exclusivadade do Fiesta hatch Titanium (o sedan continua com o 1.6 TiVCT de 130 cv e continua sendo vendido importado do México).
        Devido ao fato de o Golf ofertar motor 1.0 turbo, acredito que o Focus tb deva ter o Ecoboost 1.0 (com uns 145 cv, além do 1.6 Ecoboost, que tem mais de 170 cv e na versão de entrada, o 1.5 Dragon) na nova geração, que me pareceu ser um mini-Fusion no design. Com esse motores, vai deixar ele com desempenho bem legal, mesmo na versão de entrada, pois segundo o que eu li, ele será mais leve que o atual (uns 100 kg de redução de peso).

    • ObservadorCWB

      Daqui a pouco o Focus alguma coisa vem e lhe explica “direitinho”…kk

    • Doyle

      1.0 TiVCT 3C – Ford Ka, Ka+, Fiesta Ecoboost (Com turbo)
      1.5 Sigma 4C (sairá de linha) – Ford Ka, Ka+ Fiesta (receberão o 1.2/1.5 Dragon)
      1.6 Sigma 4C (sairá de linha) – Ford Fiesta (receber[a o 1.2/1.5 Dragon)
      2.0 DirectFlex 4C – Ford Ecosport Titanium

      Pelo visto, os Sigma sairão de linha para serem substituídos ou pelo 1.2/1.5 Dragon, ou pelo 1.0 TiVCT com Turbo (1.0 Ecoboost). O Focus 4 deverá receber o 1.5 Ecoboost, que é o Dragon com turbina e injeção direta.

      • Lucas de Lucca

        “…O Focus 4 deverá receber o 1.5 Ecoboost, que é o Dragon com turbina e injeção direta.”

        Amém amigo, amém.

        • Lucas de Lucca

          Nããooo.. notícia assim logo na segunda feira.
          Será uma pena =(

        • Luciano RC

          E pelo que parece, só teremos o próximo Focus Sedan… O hatch deve morrer. Com o número de vendas dessa categoria, eu acho que os dias estão contados para Focus e Golf.

          • Lucas de Lucca

            É, pelo visto terão o mesmo final das peruas por aqui, deixados de lado em detrimento aos SUVs compactos. Uma pena mesmo.

            • Luciano RC

              Com certeza… é questão de mais uns 2 anos para o segmento morrer.

    • Lucas de Lucca

      Na minha opinião a linha ideal seria: 1.0 TiVCT 3C, 1.0 Ecoboost, 1.5 Dragon (no lugar do Sigma), 1.5 Ecoboost (no lugar do Duratec DirectFlex) e o 2.0 Ecoboost. Eu também tiraria o Duratec 2.5 que equipa Fusion e Ranger, no caso do Fusion deixaria a versão de entrada com o 1.5 Ecoboost e o top segue com o 2.0. Na Ranger, colocaria o 2.0 Ecoboost AT6 para rivalizar com a nova S10 2.5 SIDI AT. Ficaria uma linha decente, bem moderna e enxuta.

    • FocusMan

      One Ford não foi bom para a Ford. Nem para o consumidor, que foi obrigado a comprar carros que não eram adequados para suas necessidades.

      • Luciano RC

        Na vdd a Ford ainda não tem prestigio para cobrar o que oferece nos carros. Pega o Focus… ele é muito equipado, um carro maravilhoso. Porém, o acabamento e o cambio acabou com ele.

        Acredito que ela precise focar mais nesses detalhes e ir pra cima do mercado.

        • FocusMan

          Não acho o acabamento do Focus ruim… A imprensa ficou batendo nisso por causa do nível porco de montagem dos primeiros carros 2013/2014. Entretanto esses carros tinham nível de montagem ruím porque era uma saláda de frutas com peças vinda do mundo todo.

          Acho o acabamento do Civic/Corolla bem pior no que tange a materiais e design, sendo que esses dois tem uma montagem apenas mais correta.

          Hoje no BR se você não for Honda ou Toyota, não consegue cobrar mais caro pelos produtos. As pessoas ainda acham que são carros importados, acredita? Não tem como competir com isso…

          • Luciano RC

            Infelizmente eu discordo totalmente de você amigo. Ainda acho toda a linha Ford (exceto o Fusion e Edge) ruim de acabamento e mais ruidosos. A atualização do Focus deu uma melhorada, mas ainda é ruim frente ao Cruze, Civic e Corolla.

            E ainda acharem que Civic e Corola são importados? De forma alguma. Eles vendem bem exatamente por que sabem que é nacional e entrega o que se espera dele. O Focus não decolou em vendas por falta de marketing da Ford e principalmente o problema do cambio. Pode ver como um usado é ruim de comércio atualmente.

            • FocusMan

              Não concordo com vc sobre ser ruim de vender um Focus. Participo de vários clubes de proprietários e vendemos os carros bem.

              Não acho o Focus ruidoso, pelo contrário, tem NVH bem melhor que Corolla. Estive com um Corolla durante 3 meses e ele é bem mais ruidoso. Não sei o que vc chama de bom acabamento, mas o do Corolla é ridicularmente pobre, bem pior que carros da classe B, como 208 e C3 por exemplo.

              • Luciano RC

                Só olhar o preço de um Corola com um Focus, ambos 2014 no mercado. O Focus muito mais equipado é achado mais barato que um Corola intermediário.

                E sobre o acabamento, o Corola tem encaixes e não faz ruídos. Com o tempo, não fica batendo. Passa a mão e parece muito melhor ao toque. É o mercado que fala amigo, pode ver os números de vendas.

                • FocusMan

                  O Focus custava menos que um Corolla. Extamente 15 reais a menos. Comprei meu Focus 2.0 Sedan por 68 mil reais em fev 2014 um Corolla igual saia 84 mil. Meu pai estava comprando carro na mesma época e acabou optando pelo sentra por ser o top por 75 mil.

                  • Luciano RC

                    Mas você pegou qual versão? Eu pesquisei baseando no Focus Top e o Corola intermediário.

                    A desvalorização dele é absurda. Bom pra quem compra usado.
                    Eu mesmo, estava pesquisando uns 2 meses atras um Sedan médio. Por 35 mil da pra comprar um 408 THP Griffe Top. Perfeito.

                    • FocusMan

                      Todo modelo top desvaloriza muito. Inclusive o Corolla Altis.

                    • Luciano RC

                      Mas não estou falando da versão amigo e sim do carro. Focus, 408, C4 Lounge e Fluence desvaloriza muito acima da concorrência. Corola, Civic e Cruze tem desvalorização bem menor.

                    • FocusMan

                      O Focus não

                    • Luciano RC

                      Só olhar os números amigo… o Focus tem desvalorização bem acima dos Japoneses.

                    • FocusMan

                      Onde esta os números?

                      Estou aqui agora negociando um Focus Titanium zero km por 82 mil reais.

                    • Luciano RC

                      Olha os sites de compra e venda de veículos.

                    • FocusMan

                      O Focus custa mais barato porque ele custa mais barato zero KM. Como eu disse um Focus Titanium pode ser comprado por até 80 mil reais, zero km, preço de um Corolla Altis 2015.

                    • Luciano RC

                      Na tabela ele não é esse valor. E pela base da tabela que calculam a desvalorização amigo.

                      E eu nunca achei um Focus top nesse preço em concessionária.

                    • FocusMan

                      Pena que não dá para postar aqui mais figuras se não eu mostraria o papel escaneado.

                      Você consegue bons descontos se for realmente comprar.

                    • Luciano RC

                      A Ford deve estar desesperada mesmo. Ou o novo está pra chegar.

            • Lucas de Lucca

              No quesito bom acabamento pode tirar o Cruze da lista, pelo menos esse novo. O acabamento é bem ruim para a faixa de preço, plásticos para todo lado, rebarbas e o meu tem 4 mil km apenas e já apresenta alguns ruídos na porta e painel. Fora a tampa traseira (é hatch) que do dia que tirei da concessionária faz barulho. Estou esperando agora a troca de óleo dos 5 mil km para reclamar e ver se eles conseguem dar uns ajustes. Nesse quesito o carro decepcionou.

              • Luciano RC

                Bom saber, por que eu entrei no Sedan na concessionária e gostei bastante do acabamento. Mas parece que é só aparência e com o tempo vira uma barulheira.

  • Gustavo73

    Na Europa o 1.0 Fox o mesmo do nosso Ka passou a ser um 1.1L com 70 ou 83 cv. Será que esse 1.2 não seria derivado dessa família de motores?

    • Raimundo A.

      Sim e não. Esse que você citou a depender do futuro seria mantido aqui como 1.0 mesmo, talvez com upgrade, por questões de preço.
      Um 1.2 da Índia poderia ser um aumento do nosso 1.0 ou 1.1 na Europa, mas vendo os avanços do 1.5 Dragon, para substituir o 1.5 do Ka aqui, um 1.2 derivado do Dragon traria melhores resultados.

      • Gustavo73

        Por alto, o Fox e o Dragon tem contrução bem similares. Então temos que ver de qual esse 1.2 poderia surgir.

      • FocusMan

        Esse 1.2 não tem nada a ver com o 1.0 3C brasileiro. É uma nova família de motores.

  • oloko

    O bom mesmo seria o 1.0 ecoboost substituir todos esses 1.5 e 1.6 que tem atualmente, mas já que parece muito custoso, o negócio é se contentar com os aspirados mesmo

  • Roberto

    Por estas e outras a legislação do IPI precisa ser rasgada e a alíquota ser única para todos os carros.
    Quem compra um motor 1.6, 2.0, 2.4 3.0 ou seja lá o que for, já paga mais impostos devido ao maior consumo de combustíveis.
    Pela legislação atual, um o 1.2 hibrido Epower da Nissan pagaria o mesmo IPI de um Argo 1.3, sendo que o consumo é 2 a 3 vezes menor…
    Assim como o Fusion hibrido, que paga IPI maior tendo consumo melhor que muito 1.0…

    • Ducar Carros

      O ideal seria o IPI ser proporcional ao consumo, assim, elétricos e híbridos poderiam pagar menos. A classificação de consumo do Inmetro poderia ser uma boa base para o IPI ser mais eficiente.

  • Robinho

    Mudando de assunto; acho este Ka “dois volume e meio” bem mais bonito que o nosso Sedan…

    • Luciano RC

      Eu acho que nosso sedans voltariam a vender acima dos SUV se tivessem um design mais ousado assim.

      Por ex… quem não se apaixonou pelo Voyage que vazou as fotos antes do lançamento do carro? Um modelo mais curto, com estilo Coupe.

  • Alexandre Viotto

    Os motores da Ford são muito bons! Tanto o 1.5 de 110/111CV como o 1.6 de 130CV. Este 1.5 3C da nova Ecosport deve ser muito bom tbm e o ecoboost é um dos melhores motores do mundo! Claro que ele precisam continuar evoluindo, mas estão à frente da maioria das montadoras concorrentes aqui no Brasil.

    • Pedrob

      Cara, o motor 1.5 de 110/111CV do Fiesta é mais fofo que pão doce. E o consumo tá longe de ser bom também.
      O motor 1.2 Dragon seria sim uma boa pedida, visto que compartilha boa parte dos componentes com o 1.5 3C do Novo EcoSport.

      • FocusMan

        O Motor 1.5 do Fiesta anda muito bem no KA. Os carros tem peso semelhante e não sei pq no KA ele funciona tão melhor… No Fiesta realmenente ele é xoxo…

        • Pedrob

          Nunca dirigi o Ka 1.5 mas pesquisei aqui e as relações de marcha são idênticas nos dois carros. A diferença de peso de 90 kg pode estar fazendo a diferença!

          • FocusMan

            Eu acho que na versão 1.5 Fiesta pesa um pouco menos.

          • Luciano RC

            Pode ser até um acerto dos carros. Suspensão, peso da direção e a calibragem do acelerador. Sem falar esse peso.

            Eu já dirigi ambos e sempre achei o motor 1.5 muito bom. Espero que esse 1.2 seja gostoso de guiar e muito econômico.

  • Lucas de Lucca

    Hoje, se não for turbo, dispenso.

    • Luciano RC

      Para alguns modelos, o motor aspirado da conta. Principalmente quem busca um carro menor e e mais econômico.

      • Lucas de Lucca

        Mesmo para compactos se houver a opção do sobrealimentado vejo como sendo uma escolha melhor (claro, aqui não considero o preço, que no fim das contas é o que decide a compra). Veja os TSI e Ecoboost 1.0 por exemplo, são bem gostosos de tocar, elásticos, sobra potência pro uso que vão ter e ainda gastam igual ou menos que um 1.0 aspirado. Uma pena esse país ser atrasado em tudo, e esse tipo de coisa boa não chegar fácil para os modelos mais baratos e quando chega é em versões absurdas o preço (tipo o Fiesta Ecoboost de 73 paus). Entra também a questão da manutenção, que por ser novo afugenta os compradores mais conservadores.

        • Luciano RC

          Eu entendi o seu ponto de vista, porém o motor Turbo pode ser desnecessário para uma parcela dos consumidores, então eles optam pelo motor Aspirado mesmo.

          Quem usa o carro na cidade, roda pouco, um motor Aspirado 1.0 pode ser ótimo. Porém eu sou a favor de um bom motor 1.0 Turbo no lugar de um 2.0 Aspirado.

  • Doyle

    Acho que não virá para cá. Não tem como a Ford fabricar o Dragon para apenas Focus e Ecosport. E como notícias recentes informaram, o Ka receberá a mesma caixa de câmbio 6F15 do ecosport 1.5 Dragon, logo ele terá o 1.5 Dragon do ecosport. Esse 1.2 TiVCT não cabe aqui. O 1.0 3C TiVCT já faz esse trabalho.

    • FocusMan

      Esse 1.2 está sendo criado para a Europa. É a cilindrada normal por aqui nesses carros.

  • Wellington Myph13

    1.0 já tem 82cv e o 1.5 dragon 137cv. Só se esse 1.2 vem com 110cv pra substituir o 1.5 Sigma (pra pra mim os sigma vão morrer)… Ainda assim não faz sentido, mas… Vai saber…

    • Lucas de Lucca

      Se ela quiser manter a linha com aspirados faz todo sentido. São motores menores (ou seja, existe um corte nos custos de produção já que se emprega menos matéria prima, peças móveis, etc), mais econômicos e praticamente com a mesma potência/torque dos atuais Sigma.
      O que não faz sentido para mim é continuar insistindo em tantos aspirados assim.

    • MauroRF

      1.0 tem 85 cv (etanol), 80 cv (gasolina). Usando etanol, ele fica bem espertinho para andar tanto na cidade quanto na estrada. Nem parece 1.0.

      • Luciano RC

        O 1.0 do Ka e do up! realmente são bons. Para eles, da pra rodar gostoso e ter um excelente consumo.

        • Lucas de Lucca

          De fato o Ka 1.0 anda muito bem.

          • Luciano RC

            Nem sei por que a Ford lançou o 1.5 tendo esse 1.0 tão acertado.

  • Elfo Safadão.

    Se colocar uma turbina será que ele (o 1.5L) chega aos 200cv?

    • Lucas de Lucca

      O Dragon 1.5 é o Ecoboost 1.5 sem turbo e GDI. Lá fora ele já chegou aos 200cv no Fiesta ST novo, acredito que aqui também beiraria, ainda mais se for flex no etanol.

      • Gustavo73

        Essa é a versão esportiva, com custos de produção mais altos. No Focus a opção será por um versão mais contida.

        • Lucas de Lucca

          Aqui, na versão civil acho que ficará com uns 185 cv com etanol em caso de ser flex. Acho muito bom já.

          • Gustavo73

            Aqui?

            • Lucas de Lucca

              Aqui no Brasil, provavelmente estreará no Novo Focus. Claro estou no achismo apenas, mas é o mais lógico por parte da Ford já que os concorrentes já tem motores turbo. E como o antigo 1.5 4c já rendia 180 cv lá fora, os 185 cv que citei com etanol acho bem coerente.

              • Gustavo73

                Falando sobre o Ecoboost o 1.5(redução de cilindrada do 1.6 ambos derivados do Sigma) tem duas potências, 150 cv a mais comum e usada em vários carros e a de 182cv. A mais potente é mais usada em carros como o Mondeo/Fusion e derivados, ficando limitado no Focus em alguns países e versões. A potência maior não mudava o torque e tendo uma influência limitada no desempenho. Tendo um custo maior de produção e números piores de consumo. Algo que acontece hoje com o 1.0 Ecoboost de 140cv frente ao de 125cv. Dito isto consigo ver se tivermos um 1.5 Ecoboost flex ele com uns 165 cv.
                Agora temos outra questão, se não teremos o Fiesta novo ao menos não agora, será que teremos o Focus? A própria Ford aventa a possibilidade de trazer da China o Focus para os EUA, pois seria caro de fazer ele por lá. Eu fico imaginando se mesmo com uma tropicalização se ele não seria caro de fazer aqui na AL. Ou pode ser que aconteça como nas outras gerações. E o Focus e Fiesta chegarem aqui com alguns anos de atraso. O Ecoboost poderia ter chegado aqui no lançamento da atual geração do Focus importado assim como é o 2.0 GDI hoje.

                • Lucas de Lucca

                  A Ford é uma incógnita, não trazer o novo Focus assim como o Fiesta será uma mancada, os novos Ecoboost idem. Apesar que levando em conta o péssimo mercado de hatches médios que temos aqui, ficando de escanteio em favor das SUVs compactas é até justificável. Quanto a potência de um possível Ecoboost Flex 1.5 ainda acho que vão chegar na casa dos 180cv e com uns 25 kgfm de torque.

                  • Gustavo73

                    A Ford parece apostar muito na EcoSport, agora com novo powertrain, novo interior, equipamentos de segurança e preços interessantes para a categoria. O Fiesta poderia mas não vai receber o mesmo tratamento. Os médios aqui não tem o mesmo interesse do mercado como antes. Então será que valeria o investimento. Quando havia a possibilidade dele vir do México coma fábrica focando nas 3 Américas eu não tinha dúvidas. Mas agora eu já não sei. Acho que teremos uma resposta até o final do ano. Um SUV médio talvez tivesse mais saída, feito aqui ou na Argentina.

                    • FocusMan

                      Faz todo sentido um SuV médio feito na Argentina, com base no novo Kuga/Escape que está para sair.

                      Infelizmente Hatch médio vai ser um produto que só vamos achar importado, como as peruas….

                  • FocusMan

                    Porque a Ford gastaria dinheiro fabricando um carro que não está vendendo? Seria mais sensato investir na produção de um SUV médio na argentina, não?

                    • Lucas de Lucca

                      É realmente uma pena essa morte do hatch médio por aqui, nada contra as SUV, mas né… Triste.

                    • FocusMan

                      Eu até gosto de SUV, mas não como único carro em casa. Como é difícil ter um só, não sei o que farei no futuro.

                • FocusMan

                  Infelizmente não tenho boas notícias… só não posso escrever ela. :-(

              • FocusMan

                Sinceramente, se você olhara para o Mercado não tem porque lançar o carro com motor turbo.

                O Corolla não tem motor turbo e vender mais do que todos os outros carros juntos. Pense como um direitor de uma empresa, porque você colocaria num produto seu algo caro (motor turbo custa 25% a mais que um motor aspirado) se o que atrai consumidores não é isso?

                • Lucas de Lucca

                  Depende do perfil do consumidor eu acho, quem já teve contato com essa nova de geração de sobrealimentados dificilmente vai querer voltar para um aspirado. São mais divertidos, mais econômicos e te oferecem uma segurança maior em ultrapassagens, principalmente no meu caso que ando todo dia 80 km em estrada de mão simples com tráfego intenso de caminhões e bi-trens.
                  Mas é isso aí mesmo, o exemplo que usou do Corolla matou a pau.

                  • FocusMan

                    Estou andando com um carro Turbo Diesel nas últimas duas semanas. É um Fusion, motor 2.0 Duratorq com 163 cavalos. Não consigo gostar dele, por mais que seja gostoso sentir o torque abundante inicial.

                    Porque eu cito esse carro? Porque o comportamento dos pequenos motores turbo que dirigi nos ultimos anos, me pareceu muito com esses motores diesel. Após os 4 mil RPM, já era a Força…

                    Dirigi já alguns Focus 1.6 Ecoboost e não consigo gostar mais deles do que do velho e bom 2.0 Duratec. O Focus 1.6 tem um punch em baixa rotação e depois morre, como esse Fusion Diesel. Prefiro muito mais motores giradores, a gente pisa e sente a potencia crescendo sabe…. acho muito mais gostoso de dirigir.

                    Mas isso é um gosto pessoal viu.

                    • Lucas de Lucca

                      Realmente, isso é mal do diesel, muita força em baixa e depois morre. Mas para o dia a dia na cidade esse torque dele deve ser sensacional hein? Deve ficar muito gostoso mesmo e praticamente sem exigir do motor. Tenho curiosidade de guiar um veículo leve diesel, quem sabe um dia fora do país.
                      Quantos aos motores gasolina 1.4, 1.5, 1.6 turbo eu já experimentei a maioria da linha popular e percebo isso que você fala também, depois que o turbo começa a despressurizar eles começam a morrer, principalmente em subidas, mas volto na questão do uso, pro dia a dia prefiro essa força em baixa e média rotação, dificilmente no uso normal passa disso. Mas gosto dos dois, é que hoje pro meu uso o turbo está me atendendo melhor.

                  • Ernesto

                    Lucas, a próxima geração do Corolla será híbrida. Aí não terá motor turbo que consiga ser mais econômico que ele na cidade.

                    • Lucas de Lucca

                      Mais econômico não, mas mais divertidos e mais potentes para o resto qualquer turbo será. A menos que ela faça um híbrido com turbo, mas duvido muito, capaz de ser aquele conjunto do Prius. O próprio Fusion Hybrid que tem um 2.0 não empolga nem um pouco acelerando. Fora que tem que ver o preço disso também, lançar híbrido na versão top com preços loucos não vira nada, ninguém compra, vide Prius e Fusion Hybrid, só vejo com alguns taxistas e olha lá.

                    • Ernesto

                      O que escutei é que a nova geração será híbrida, ou seja, todas as versões o serão.
                      A não ser que a Toyota do Brasil faça alguma coisa local, diferente do que será nos outros mercados.
                      Quanto ao divertido, verdade, na estrada um turbo com certeza te dá mais diversão.

                • Luciano RC

                  Eu acho que o Corolla nunca terá motor Turbo. Ainda acho que em breve, a Toyota vai transforma-lo em Hibrido e entrar nessa linha.

                  Colocar um 1.8 desenvolvido para ser bem eficiente e um excelente motor elétrico nele. Vai apostar completamente diferente da concorrência.

                  • FocusMan

                    Também acho que será nesse sentido ai.

              • Luciano RC

                Infelizmente a Ford ainda vai segurar o 2.0 mais uns 2 anos. Ela vai seguir a mesma estratégia da Honda e Toyota.

        • FocusMan

          No Focus será um Dragon 1.5. o Do Fiesta é um Fox.

      • FocusMan

        Não é não…. Não tem nada a ver o motor Ecoboost 1.5 com Dragon 1.5

        O Ecoboost 1.5 que saiu em alguns carros, como Escape/Kuga, Focus, Mondeo / Fusion é o velho Sigma do Fiesta/Ka, com Turbo e GDI.

        O motor 1.5 foi criado para atender uma regulamentação na China, onde motores até 1.5L pagam menos imposto. Para simpliicar a complexidade, todos os 1.6 Ecoboost estão sendo modificados para 1.5 Ecoboost, já que foi possível manter a mesma potência do motor 1.6 apenas com gerenciamento eletrônico e nova turbina.

        O 1.5 que sairá no Fiesta ST não é dragon, mas sim um motor da Família Fox, como o 1.0 Ecoboost.

        A Ford cria uma salada de frutas com os nomes comerciais dos motores.

        Por exemplo, estou dirigindo hoje um carro com motor Duratorq 2.0 mas o motor é PSA :-)

        Existem dois 2.0 Duratorq um da família Puma que é Ford e outro da PSA.

        Esse motor equipa uma gama de carros de vários fabricantes como Volvo também.

        • Lucas de Lucca

          Putz, achava que o Dragon 1.5 era a base desse novo Ecoboost 1.5 3c.

          • FocusMan

            Nops eu também achava, mas estranhamente esse usado no Fiesta ST é Fox. Já em outros modelos sairá um Dragon 1.5 turbo.

            • Lucas de Lucca

              Nossa que salada de motores hahaha

            • Lucas de Lucca

              Esqueci de perguntar, será que há chances então dessa variante do Dragon turbo pintar por aqui? Você sabe dizer em questão de tecnologia se ele é mais simples que um Ecoboost e mais barato?

              • FocusMan

                Não tenho essas infos. Ecoboost é um nome comas mercial que a Ford usa para diversos modelos de motor. Ele será mais moderno que um Ecoboost Familía Sigma? Sim… Será mais moderno que um Ecoboost Familia Fox? Não sei, mas tender a ser tb.

                • Lucas de Lucca

                  Entendi, valeu!!

  • Erick

    Peugeot 208 1.2 fazendo escola… kkk

    • tpbastos

      Pensei o mesmo. Falam tanto da PSA…

    • Dp Som

      Só lembrando q faz uns 20 anos ou mais q a Ford usa motor 1.2 na Europa… desde o Fiesta tristonho..

      • Erick

        Com 3 cilindros?

        • Dp Som

          Não não, 4, achei que estava se referindo a cilindrada não ao número de cilindros, má interpretação minha

    • FocusMan

      Na Europa todos os carros existem com motor 1.2

      • Erick

        Eu não sabia. Já tinha visto o Chery QQ com motor 1.1 .

    • Luciano RC

      A Peugeot precisava tirar aquele 1.5 8V dos anos 90 de linha. Só foi a primeira… em breve todas as montadoras farão isso.

      • Erick

        Dizem que esse motor 1.2 é incrivelmente econômico.
        Acredito que a dona FIAT poderia ter pensado nesse motor 1.2 para o Mobi e Uno.

        • Luciano RC

          O 1.2 da PSA é sim. Mas a Fiat tem o 1.3 que é um excelente motor.

  • Alunak Oliva

    Esse motor 1.5 dragon é muito bom deixa o carro muito esperto falta colocar ele no Ford Ka e ponhar um câmbio automático vai ser o bicho.

    • Luciano RC

      A Ford ainda não entendeu que o cambio automático melhora a imagem e aumenta as vendas do Ka.

  • Angelo_RSF

    “eixo balanceiro instalado no cárter junto com a bomba de óleo”

    Que eixo é esse que vai o cárter? Alguém sabe?

    • invalid_pilot

      Contra balanço para a vibração dos 3 cilindros, chuto que seja isso.

      • Angelo_RSF

        É faz sentido. Tks

      • Luciano RC

        Necessário para que ele não tenha vibração em excesso.

  • Dreidecker

    Talvez não faça muito sentido investir em um motor Dragon 1.2 3C Flex já tendo o 1.0 TiVCT 12v 3C Fox.

  • Leonardo azevedo

    Ta meio confuso isso… pelo que entendi o Ka ficaria com 1.0 e 1.2 e o 1.5 somente de fiesta pra cima?

  • Sato Trebzonte

    O motor sigma não é velho, vai entender essa ford.

    • MauroRF

      É interessante, o que a GM tem de velho, a Ford e a VW têm de novo.

      • Lucas de Lucca

        A GM com seus 8v dinossauros é uma lástima.

        • MauroRF

          É, a linha 8v deles é dose. Eu fiz test drive no Onix e no Ka antes de optar pelo Ka e nota-se a diferença de potência. Achei o Onix fraco.

          • Luciano RC

            Isso por que esse novo melhorou muito. O antigo sim era tenso.

      • Fanjos

        Maldade, a GM esta com o 1.4T que é bem descente

        • MauroRF

          kkkkkk, verdade, esqueci deste. Aliás, não tentou suicídio não ao saber que a Renault vai lançar e vender o Kwid pelo mesmo preço de pré-venda? A Renault está abusando da sua paciência, rs. Devíamos é fazer as apostas para saber quando e para quanto vão aumentar esses preços.

        • Lucas de Lucca

          Realmente, até destoa dos 1.0, 1.4 e 1.8 8v do resto da linha. Estou com Cruze 1.4 e arrisco a dizer que ele ficou melhor que o 1.4 tsi da VW. Só o consumo que eu esperava mais.

          • Luciano RC

            Problema do consumo da Chevrolet é o cambio. Sempre achei o cambio muito lento e atrapalhado.

            • Lucas de Lucca

              O câmbio melhorou bem em relação ao modelo antigo 1.8, está mais rápido e suave, mas não empolga de fato. Em questão de câmbio na linha popular, acho a VW acima da média, até mesmo o AT6 Tipotronic que o pessoal criticou tanto quando foi colocado no lugar do DSG7 no contato que tive com ele gostei bastante.

              • Luciano RC

                O cambio manual da VW não tem pra ninguém. O do Golf então, é o melhor do mundo. Da até vontade de ficar trocando de marcha.

                Agora o AT é complicado. Ainda acho o Tiptronic lento. Mas o da Chevrolet é lento… melhorou da versão anterior, porém ainda é ruim.
                É igual o CVT do Civic 2.0. É um saco… ficou lento demais. Eu acho o CVT da HR-V tão gostoso, não sei por que a Honda estragou o do Civic.

        • Luciano RC

          Mas na linha GM, somente o 1.4 Turbo e o 2.5 Flex que são bons… o resto é o velho Família I melhorado.

      • FocusMan

        Na verdade é bem dificil saber o que é novo e velho viu.

        A GM sofreu mais por manter o cabeçote do carro com a mesma aparencia, mas o motor é completamente diferente do que tinhamos antes.

        • Luciano RC

          Ele foi modernizado, mas ainda usa o velho Família I na linha 1.0, 1.4 e 1.8.

          • FocusMan

            O motor Família 1 de hoje não tem nada do motor de outrora, a não ser as medidas básicas. Você não consegue montar várias peças de um Motor 1.4 do Corsa GL 1996 em um motor 1.4 do Onix 2017 e vice versa. Mas sim, é um motor da mesma família.

            Mas temos diversos motores assim, até o motor Sigma da Ford por exemplo, é derivado de uma família de motores bem antiga.

            • Luciano RC

              Claro que muitas coisas não servem, por que ele sofreu atualizações e melhorias. Porém ainda é o velho Família I. Espero que ele seja completamente aposentado e tenhamos um motor moderno e eficiente.

    • Lucas de Lucca

      Se você pensar que o Sigma é o Zetec lançado lá em 1995 que foi evoluindo ele já está “velho” sim, pelo menos em idade. Em eficiência ainda é um puta motor.

      • Luciano RC

        Realmente… e agora vai vir uma nova geração. As montadoras estão investindo em eficiência.

    • Gustavo73

      É motor que vem evoluindo há 20 anos. Já está no limite, em algum momento eles teriam que lançar um substituto. Tem 2/3 anos que se fala em um tricilindrico 1.5 da Ford.

    • Dp Som

      Não real, apesar de ser um motor muito bom, e q foi praticamente mexido em tudo, ele é um motor velho, não tanto como um F1 da GM, mas mesmo assim eh um motor da década de 90. Que inclusive já foi vendido aqui e o pessoal dizia q não prestava… vai entender kkk.

    • FocusMan

      O Motor Sigma é bem velho sim. Pesquise sobre ele. É o mesmo motor Zetec que tivemos aqui no lançamento do Fiesta em 1996. ZETEC SE

  • FocusMan

    B563 não é um sedan. O sedan grande era um projeto que morreu algum tempo atrás.

    Troquem de fonte, essa ai está furada, alias nem é um Furo, é um ROMBO.

    Quanto ao motor 1.2

    Pesquisas científicas demonstram que a eficiência térmica máxima de um motor de combustão interna ocorre quando a camera de combustão tem cerca de 500 cm³. Isso faz o motor 1.2 ser mais eficiente do que o motor 1.0.

    Em alguns países da Europa, para onde esses motores Dragon serão exportados, o imposto pago é por potência e o dragon 1.5 seria penalizado. Esse motor 1.2 seria inclusive ótimo para o Brasil, uma pena que continuamos com o incentivo para carros 1.0

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