Europa Ford Lançamentos SUVs

Ford Puma será o novo SUV compacto da marca americana

Ford Puma será o novo SUV compacto da marca americana

A Ford ressuscitou o nome Puma – um cupê dos anos 90, baseado no Fiesta – para poder renascer no segmento de utilitários esportivos. A marca americana, que lançou a nova geração do SUV médio Escape/Kuga, divulgou um teaser com a primeira imagem do crossover que finalmente ocupará o buraco que a empresa deixou por anos nesse segmento.


Diferentemente do Escape, o Ford Puma tem um potencial de vendas maior em mercados como o brasileiro, já que terá um preço menor, assim como seu tamanho, ainda não revelado pela marca, embora pareça do porte do Honda HR-V, por exemplo.

O que se vê na imagem é um crossover com aparência muito próxima ao do Ka, mas obviamente com elementos estéticos do Novo Fiesta europeu, com o qual compartilha a plataforma. A frente é curta e conta com faróis amendoados, devidamente equipados com luzes diurnas em LED, desenhando um gancho e um bumerangue.

Ford Puma será o novo SUV compacto da marca americana


A grade hexagonal em preto brilhante fica bem centrada, como no Kuga, tendo assim um para-choque com molduras laterais grandes e um aspecto mais esportivo, algo também visto no SUV médio para a Europa, que difere nesse aspecto do americano. A linha de cintura alta se eleva suavemente em direção à traseira, que porta lanternas em LED pronunciadas.

As rodas de liga leve possuem desenho esportivo, harmonizando-se com o visual interessante do Ford Puma. A ser feito inicialmente em Craiova, Romênia, o novo SUV compacto vai dividir a linha de montagem com o EcoSport e isso é um bom sinal, visto que mercados como Brasil e Índia, são alvos importantes para este utilitário esportivo. A unidade do leste europeu recebeu € 1,5 bilhão em investimentos para fazer esse carro.

Como novidade, o Ford Puma chega com opção micro-híbrido, cujo sistema elétrico é de 48 volts, algo que não deve ser visto nos EUA. Para quem se preocupa muito com o bagageiro, o SUV europeu tem 456 litros disponíveis. O motor é o EcoBoost 1.0, que na versão Hybrid, entrega até 155 cavalos de potência combinada. A Ford não divulgou outras versões do Puma, apenas o consumo médio de 18,5 km/l no geral.

Podemos esperar por opções de 120 ou 150 cavalos no EcoBoost 1.0, assim como 120 cavalos no diesel 1.5 EcoBlue, fazendo assim companhia para o EcoSport europeu. Aqui, o Ford Puma provavelmente seguiria no 1.5 Dragon e 1.5 EcoBoost. A única questão seria o nome, aqui usado pelo fabricante nacional de carros esportivos.

 

Ford Puma será o novo SUV compacto da marca americana
Nota média 3.9 de 8 votos

  • Mr. Pereba

    Muito interessante a capacidade do porta malas de 456 litros, algo dificil de encontrar em Crossovers e SUVs compactos. Concordo que teria muito potencial de vendas no mercado brasileiro, ainda mais com um diferencial de motorização híbrida, mas nesse caso teria que substituir a Ecosport, o que acredito não irá ocorrer tão cedo.

    • passis

      Puma pode ser para o Ecosport o que o Fiesta era para o Ka

    • Rodrigo

      Acredito que se deva pelo fato de na Europa não haver necessidade de pneu suplementar (estepe). Aqui, se vier, deverá ter essa capacidade diminuída.

  • Piston head

    ”…finalmente ocupará o buraco que a empresa deixou por anos nesse segmento.”

    Somente no Brasil, né. Não parece ser esse o tapa buraco, pelo porte que parece ser similar a do Ecosport. Não divulgaram as dimensões, então aguardemos.

    • ricmoriah

      Não, no mercado exterior também. Não existia nada entre os 4,01 m (3,99 m na Índia) do EcoSport e o antigo Escape/Kuga com seus 4,52 m. É, agora resta esperar pelo tamanho, mas nos flagras, ele parece realmente maior que o Eco com estepe.

      • Fernando Bento Chaves Santana

        Com este Puma certamente o próximo Ecosport manterá o seus 4m de comprimento visando mercado indiano.

    • passis

      Vi em algum lugar 4,2 m de comprimento, mas não garanto

  • Cássio

    Eclipse, Puma… daqui a pouco a Chevrolet lança o mini-SUV Tigra.

    • Ou Calibra, se for médio.

    • th!nk.t4nk

      Uns 20 anos atrás existia o “Ford Cougar” também. Depois o nome foi resgatado no “Kuga”, que é uma corruptela de “Cougar” (a pronúncia é a mesma), por isso a ideia de usar “Puma” agora. Se bobear vem mais nomes de felinos por aí.

      • Cássio

        Nossa, eu nunca reparei da similaridade Kuga/Cougar, rsrsrs. Bem observado!

        • th!nk.t4nk

          Hehe é a pronúncia em alemão e no inglês britânico. No inglês americano já se perde isso :)

  • Leo Figueiredo

    Traz isso pra cá e enterra o Ecosport logo .

  • TheuAMG

    Ficou Top. A linha de SUV’S da Fordno Brasil seria: EcoSport, Puma, Territory, Escape e Edge. O Puma e o Territory poderiam ser fabricados na Argentina para serem competitivos no mercado brasileiro.

    • passis

      Na verdade o mais natural é que Puma seja feito junto com Eco, assim como na Romênia. Isso o deixaria em Camaçari. Já o Territory na Argentina, parece que só na próxima geração, lá para 2022; imagino que o Territory seja fundido com o projeto indiano do anti-Compass

    • passis

      Baby Bronco também é uma possibilidade

  • Kiyoshi Yamashiro

    A Ford precisa desse suv para ontem, o problema é que se for lançado no Brasil vai ficar acima do Ecosport, o que o tornará um produto bem caro

    • passis

      Para não inviabilizar o Puma, deveriam acabar com versões superiores do Ecosport, que seria “o SUV dos pé de bois”

      • Júnior Nascimento

        O Ecosport dessa geração deveria sobreviver, apenas, para vendas diretas. Esse Puma chegando com boa motorização (até o 1.5 dragon, mesmo) entre 80k e 100k venderia como água.

  • awatenor

    Afinal, é maior, igual ou menor que o ecaesporte?

    • André Luis Versiani

      “It sits on the same platform as the current European Fiesta – a significant upgrade when compared to the far older-tech underpinnings of the Ecosport – although overall dimensions are similar; at 4.2 metres overall, the Puma is just 10cm longer.” Apenas 10 Cm maior que a Ecosport.

      • passis

        Nessa dimensão do Ecosport está considerado o step, correto?

        • André Luis Versiani

          Parece que sim.

    • Unknown

      Maior!

  • Júnior Nascimento

    Mil vezes esse Puma no lugar do Ecosport. Pode até deixar o nome Ecosport, mas com esse novo modelo.

  • Pode chamar de “All new Ecosport” por aqui, que vende como água.

  • Rodrigo

    Muito difícil de avaliar só por esta imagem, mas a impressão que dá é do porte de um Ka Trail. Não sei se haveria espaço pra um produto tão sofisticado assim por aqui.

  • Bruno Silva

    Ford deveria fazer aqui no Brasil igual a Renault, deixa o Eco pra brigar com o Duster, e o Puma pra brigar com o Captur (até mesmo versões de entrada do Compass), o Escape mais acima e poderia aproveitar e lançar outras versões mais em conta do Edge, partindo dos 180-190mil.

  • Carlos

    Esse Puma não virá. Caro demais para nosso mercado. E blá, blá, blá.

  • Gran RS 78

    Acho que eu estou precisando ir ao oftalmologista, pois a matéria fala que esse Puma tem a aparência similar ao Ford Ka, acho que devo estar cego, pois não vi semelhança alguma, somente o emblema Ford é o mesmo.

  • Domenico Monteleone

    Se a Ford quiser está na mão um Novo Ecosport, mas aqui é mais provável fazer alguma gambiarra no Ka.

  • EDUARDOTEIXEIRA KULL

    Tá, mas E DAÍ? Tem chance de chegar ao Brasil? Afinal, a plataforma do novo Fiesta É A MESMA DO ATUAL, com melhorias… Ou vai entrar na conta do “caro demais para o Brasil”. A Ford, encolhendo, deixou enormes lacunas em sua linha e falar de Kuga/Escape para 2.021 é contar que a marca não entre em uma descendente de vendas, simplesmente porque não tem produtos para oferecer. Tal descendente pode ser inclusive com base em um simples encolhimento de mercado, enquanto este cresce e outras, com capacidade produtiva e produtos avançam e a Ford vai sumindo por não ter o que vender.

  • Adriano Cardoso

    lamentável que tudo vire Suv agora

  • Filipe Augustus

    A menos que o novo EcoSport cresça e brigue com o Compass, não vejo muito sentido nesse carro por aqui! Ou pode ser que ele chame EcoSport no Brasil!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email