Crossovers Europa Ford

Ford Puma será o SUV compacto acima do EcoSport

Ford Puma será o SUV compacto acima do EcoSport

Enquanto fecha fábricas e elimina vários modelos, a Ford também prepara uma reação diante de tanta notícia ruim, que a mesma vem produzindo em 2019. Na Europa, um evento deverá ocorrer em Amsterdã, Holanda, na próxima semana, quando será revelado o Puma, um SUV compacto acima do EcoSport, de acordo com a revista Autocar Índia.


Diferente do que se imagina, o Ford Puma não será o sucessor do EcoSport e sim um complemento, atualmente numa faixa acima do pequeno crossover de origem brasileira, que continuará sua carreira em Craiova, Romênia, onde o novo carro também será construído. Já visto em testes, o utilitário esportivo seguirá o estilo do Novo Fiesta.

Além do visual, o Ford Puma emprestará também a plataforma do hatch compacto, devendo ficar acima de 4,20 m de comprimento, pois o EcoSport em realidade tem 4,01 m sem o estepe. Com isso, a marca americana quer ir para cima do T-Roc da Volkswagen e naturalmente do restante da concorrência, atuando em nível que o crossover atual não consegue atender.

Ford Puma será o SUV compacto acima do EcoSport

Com motores EcoBoost 1.0 de 100 ou 125 cavalos, bem como um diesel EcoBlue 1.5, o Ford Puma terá um desempenho adequado para sua proposta na Europa, que ainda pode ganhar uma versão mais potente com gasolina. No entanto, este novo SUV não deve chegar a todos os lugares.

Nos EUA, provavelmente será importado da China ou da Europa, devido à plataforma do Novo Fiesta. Por aqui, entretanto, não deve aparecer devido ao mesmo problema. Assim, o Ford Puma deverá atuar bem longe de nossa região, assim como o Novo Kuga.

A Ford não dá qualquer sinal de mudança no portfólio, com exceção daquele crossover de projeto chinês (JMC Yusheng S330), o Territory, que deverá ser feito em General Pacheco no lugar do Focus atual e servir como um anti-Compass da marca americana.

[Fonte: Autocar Índia/Projeção: Kleber Silva]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Hugo Leonardo Dos Santos

    Fiestão.

    • ocampi

      Não seja por isso, hoje existe HB20zão, Golfzão, Cruzão, Stradão, basta escolher…

      • Hugo Leonardo Dos Santos

        Não, Fiestão pq é a cara do fiesta só que maior. Entendeu? Esses que você citou não tem nada a ver de aparência.

      • Edinaldo_Tapica

        Golfzao? Conheço o golzao, vulgo Polo, é desse que você tá falando?

        • Enzoando

          BIGgol…

      • LL

        Qual é hb20zão? pq o creta e feito na plataforma do elantra…

    • Edinaldo_Tapica

      Cansei dessa boca de bagre dos Ford… Afff

    • José Carlos Fontes VIII

      Tende a ser meu novo carro.

  • Munn Rá : O de Vida Eterna

    Sou mais o antigo Ford Puma

    • cobaiao

      Pois é, não fez muito sucesso mas foi o ápice da escola “new design” com um design bem interessante ainda mais anguloso que o Ka.
      Lembro que a revista 4R fez um comparativo entre o Puma x Tigra, quando ventilou-se que os 2 viriam importados para cá. Pena que só o Tigra se concretizou.

      • Edinaldo_Tapica

        Ahhh saudades do J. Mays… Agora a Ford só faz bagre

  • Pedro Henrique

    O problema aqui seria a plataforma do Novo Fiesta… Traz a plataforma ué, só pode produzir aqui se a plataforma já existir? Aliás, deveria trazer o Novo Fiesta também, mas o problema na verdade é a Ford.

    • Alexandre Aleixo Santos

      Quando a Ford virá VW isso vai acabar.

    • celtiberian

      Plataforma pequena da Ford no BR é toda a mesma. Ka, New e Eco são na mesma.

      Vão trocar só quando trocar de tudo junto. Ainda vai mais tempo. Ka está vendendo bem, e nova plataforma significa provavelmente preços maiores. A Ford vai observar como vai se sair o Onix em nova plataforma antes de decidir quando ela vai girar a chave.

      • Alvaro Guatura

        Preços maiores são regra no Brasil. Significaria custos maiores, e lucros talvez menores.

      • passis

        Mas a plataforma do Fiesta não mudou na Europa. Continua a mesma plataforma de SBC e Camaçari. Tanto é que Puma será feito junto com Eco na Romênia.

        • Eskarmory .

          Exatamente, estão falando de nova plataforma mas é a mesma plataforma lol

      • LL

        com corte de custos, tempo = 2030…

  • Roger

    Pelo que se pode concluir por esta notícia, no Brasil a Ford só venderá Ka (hatch e sedan) e Ecosport. Nada mais. Cabou.

    • celtiberian

      Ka, Eco, Ranger, Fusion, Edge e Mustang é a linha hoje. Está em um momento de baixa. Fusion não vai ter sucessor futuro. E o que vende é Ka, Eco e Ranger.

      Vem Territory + carros futuros feitos no México (3 veículos, provavelmente 2 SUV e 1 picape do tamanho da Toro). Mas essa renovação ainda demora.

      • El Gato!

        E Focus (por enquanto).

      • Roger

        Ah, claro… Me esqueci da Ranger. Porém, até essa também poderia entrar na faca.

      • Eskarmory .

        Ka, Fiesta, Eco, Focus, Ranger, Fusion, Edge e Mustang é a linha hoje.

        Territory ouvi dizer que foi literalmente para enfeitar salão, não deve vir. Fora a suposta Ranchero, tudo aponta para um crossover argentino, ou este da matéria ou novo Kuga.

        • Marcos megdA

          Fiesta vende tão pouco que a Ford nem deve trazer o novo tão cedo. Focus já vai sair de linha, sem previsão pro novo. Ranger é bacana e vindo a ediçao raptor ia ser muito foda. Fusion vai sair de linha logo logo. Edge nesse preço tem vendas pífias (233 emplacamentos em 2018).
          Mustang é um carro de imagem, mas ainda assim uma vitória ser vendido aqui.

          Resumindo: a ford só tem Ka, Eco e Ranger. Resto é só pra encher linguiça

          • José Carlos Fontes VIII

            Não é que a Ford “só tem” Ka, Eco e Ranger; é que a Ford finalmente percebeu que o mercado só quer carro pequeno, SUV e picape. Se o mercado só quer pequeno, SUV e picape, o que ela deve produzir? Mas o mercado quer tantos SUV que dá pra fazer e vender mais de um, por isso Eco, Cougar e Territory, Ranger e o Bronco só porque a Ford avalia que tem como competir com a Toro.

            • José Carlos Fontes VIII

              No fim das contas, é aquela estória: “o artista tem que ir aonde o povo está”. E o povo está nos pequenos, nos SUV de vários tamanhos e nas picapes, dois tamanhos. A Ford faz bons carros, mas os melhores são os que o povo quer comprar. A Ford sempre achou que a qualidade de seus carros seria reconhecida pelo mercado, mas essa é a noção antiquada de qualidade. Atualmente (há muito tempo, aliás) qualidade não é o que a produção acha que é (ponto de vista técnico), é o que o mercado acha que é (ponto de vista mercadológico).

    • Edinaldo_Tapica

      Fordeu!

    • Roger

      Até agora, pensava-se que não viriam mais para cá as novas famílias Focus e Fiesta, pois no Brasil a Ford só passaria a vender Ka e utilitários. Só que o NA, nesta notícia, diz que Puma não virá, que o Kuga não virá… O que vai sobrar da Ford, no Brasil? Como diz o amigo aí, embaixo: Fordeu! Como a Ford vai se sustentar aqui, só com Ka e Ecosport, e mais nada?

  • Alexandre Aleixo Santos

    Ford Kama kkkk

  • Domenico Monteleone

    Não virá para cá, sendo que o foco seria investir em Suvs, desse jeito vai falir mesmo. há um porém, aqui teria preço de Compass, já que o Ecosport passa de 100 mil. Complicado.

    • passis

      Mas ficaria Ecosport x Renegade e Puma x Compass

      • cepereira2006

        Esse Puma tem 4,20m, é compacto, não concorre com Compass.

    • LL

      Não contabilizo carro por metro, mas tava na hora do ecosport custar menos que os concorrentes, pelo menos o mesmo do duster…

  • Claudio Fiorini

    Ford do Brasil sempre lenta, quase parando. Poderia fechar todas as fábricas e ir embora de vez. Não fará falta alguma.

  • Marcus Vinicius

    O futuro SUV Territóry Argentino deveria usar o motor diesel da Ranger para fazer frente ao Compass

  • Thiago Alexandre

    que tipo de Infinity é esse

    • Luconces

      Mazda CX 3 da Ford.

  • Natán Barreto

    Essa nova linguagem visual da Ford com a linha de cintura ondulada que está nos novos Focus e Fiesta é bem estranha. Ela deixa qualquer carro narigudo e meio desproporcional

  • cobaiao

    Deveria ser Ford Pumba hahaha

    • Vinícius Sza

      E a Vw lançar um Timão já que as duas agora são melhores amigas

      • Unknown

        Se a VW lança um carro chamado Timão, vão dizer que estarão fazendo alusão ao Corinthians, aí já viu…

  • passis

    Não entendo por que não produzir junto com a Eco em Camaçari, como será na Romênia. A plataforma do Fiesta europeu e continua a mesma utilizada aqui, com algumas atualizações. Se o intuito da marca é priorizar SUV/crossovers, esse modelo, maior que a Eco, dependendo do que for apresentado, tem potencial para concorrer com Compass.

  • th!nk.t4nk

    Pelo jeito vai custar na faixa do T-Cross e Crossland-X (a partir de 18 mil €), mantendo o Kuga pra brigar com Qasquai e T-Roc (iniciando nos 22 mil €). O problema é que chega meio tarde. Depois de todos os concorrentes terem produtos nesse segmento é que a Ford acordou. E justamente ela, que tá precisando fazer caixa “pra ontem”.

    • 4lex5andro

      E justamente também, por ser a Ford a que inaugurou o segmento de SUVs compactos com a própria Ecosport em 2003.

  • Cromo

    Acho que o nome Puma não pode ser usado pela Ford no Brasil, outros tem direito dessa marca.

  • Bryant Rosado Silva

    Essa projeção foi feito em cima do Mazxda Cx-3, acredito que é melhor esperar o Ford Kuga para entender como serão os SUVs nessa (nova ou atualizada?) linguagem da Ford.

  • Ewerton

    É vc, antigo Focus?

  • Luis Burro

    Estilo do novo Fiesta,e esta frente do Focuas aí?
    Ainda preferia q fosse o Territory!

  • Luis Burro

    Pelas proporções deve realmente seguir o Fiesta e EcoSport,já tô vendo o aperto!

  • Benny Blanco

    Mais uma gambiarra da Ford.

  • Jad Bal Ja

    No Brasil a Ford continua com a lógica de que o cliente é que tem que se adaptar a ela e não a Ford que tem que se adaptar ao cliente.

  • Ueldes Damasceno

    Conseguiu a difícil missão de ser mais feio que o Ecosport.

  • Fabão Rocky

    Estão pegando os nomes dos belos cupês que tivemos nos anos 90 e transformando em nome de hatch de tamanco, vulgo Suvs. Triste!

    • José Carlos Fontes VIII

      hatch de tamanco, boa descrição.

  • Marco

    Esquisito este SUV. Prá não dizer FEIO !!!

    • José Carlos Fontes VIII

      Todo SUV é feio.

  • 4lex5andro

    Esse Ford em nada lembra o rival do Opel Tigra, que era um compacto bonito e rápido.

    Mas hoje, infelizmente, em vez de esportivo, virá como SUV compacto.

  • Sério esse design? Ou isso é projeção?

  • José Carlos Fontes VIII

    Especulando, a Ford aparentemente quer ter no Brasil o Ka e Ka Sedan, o Ecosport só em versões run flat pra manter suv no comprimento de 4 m, imperando portanto nessa faixa, o Cougar (ou Escape, porque o nome Puma já tem dona, com de 4,30 a 4,50 m), o Territory pra competir com o Compass, o Ford Bronco, pra competir com a bem sucedida Fiat Toro, e a Ranger provavelmente reestilizada.

    • José Carlos Fontes VIII

      Esse carro da foto, de frente, me parece com o KA, devido à grade, e de traseira me parece o HB 20 hatch.

      • José Carlos Fontes VIII

        Corria o risco de ser bonito, mas em formato de SUV não é não.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email