Brasil China Ford Montadoras/Fábricas

Ford: Quatro montadoras chinesas interessadas em Camaçari

Ford: Quatro montadoras chinesas interessadas em Camaçari

Como já se sabe, o governo da Bahia já está buscando interessados na fábrica da Ford em Camaçari, que fechou com as unidades de Taubaté-SP e Horizonte-CE, embora esta última feche as portas de fato apenas no quarto trimestre.


Mas, de acordo com a CNN Brasil, já existem quatro montadoras chinesas interessadas na planta de automóveis e motores da Ford, sendo elas Great Wall Motors, Changan Auto, Geely e GAC.

Ford: Quatro montadoras chinesas interessadas em Camaçari

O site ainda informa que o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, o CAOA, estaria por trás de uma delas. Pelo que se sabe anteriormente, a Changan esteve envolvida com o empresário brasileiro no negócio relacionado com a fábrica de Taboão, no ABC paulista, que acabou sendo vendida para um grupo imobiliário.

Todos os fabricantes acima possuem interesses internacionais, sendo que a Great Wall Motors pode estar tentando entrar definitivamente no Brasil pela terceira vez. Na primeira, em 2008, chegou a exibir alguns carros por aqui, mas a operação não deu certo. Depois, queria se instalar em São Paulo e teve até site nacional, mas sem êxito.

Ford: Quatro montadoras chinesas interessadas em Camaçari

A Changan Auto tem ligação com a Ford, sendo ela a responsável indiretamente pela produção do Territory, embora também o seja em relação à Peugeot Landtrek.

O fabricante já atua no mercado latino-americano e também tentou entrar no Brasil, por meio do extinto grupo Districar. A marca chinesa tem produtos bem competitivos nos países vizinhos e pode ser um player importante aqui.

Ford: Quatro montadoras chinesas interessadas em Camaçari

Já a Geely avança a passos largos no mercado internacional, sendo dona da Volvo, assim como da Lotus. Aqui, seria interessante entrar com a marca Lynk & Co, com uma nova proposta de comercialização de carros por assinatura e também sem uma rede de revendedores, com entrega e serviços contratados online.

Por fim, a GAC (Guangzhou Auto) tem parcerias com vários fabricantes na China, mas atualmente a marca se destaca pela gama de carros elétricos de design atraente, como os modelos da Aion.

[Fonte: CNN Brasil]

 

 

Avatar

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

                          Quem somos

                          O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

                          Notícias por email