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Ford reafirma decisão de fechar no ABC e confirma três propostas

Ford reafirma decisão de fechar no ABC e confirma três propostas

O sindicato dos trabalhadores do ABC Paulista fez uma nova assembleia nesta terça (12) na porta da fábrica da Ford, em São Bernardo do Campo. A entidade retornou do encontro com a direção da montadora, que ocorreu nos EUA. De acordo com Rafael Marques, membro do sindicato, a Ford não irá mais investir na planta paulista e reafirmou a decisão de fechar a unidade.


Wagner Santana, presidente do sindicato, disse que a Ford reconheceu o erro da direção global em fechar a unidade, quando questionada sobre a eficiência operacional da fábrica de Taboão. De acordo com a entidade, a planta tem operação enxuta e rentável para caminhões.

Também revelou que a proposta de fusão das linhas de caminhões e carros era possível e teria sido comprovada em 2017, diante da empresa. Wagner diz que a operação da Ford Caminhões dá lucro e está em dia tecnologicamente com operações do tipo. Deve-se lembrar que a mesma linha Cargo é fabricada na Turquia por uma joint-venture local.

Santana explicou que a direção da Ford reconheceu os erros do comando global no caso dos caminhões, mas isentou os trabalhadores e o sindicato de qualquer culpa no caso.


Ford reafirma decisão de fechar no ABC e confirma três propostas

Também reafirmaram que a decisão não será revertida, mas que três propostas estão em análise. Duas delas seriam mais fortes, de acordo com Marques, mas todas estariam interessadas na operação de caminhões. A linha de automóveis tem apenas o New Fiesta, que sai de cena oficialmente.

Na próxima semana, a Ford se reunirá com representantes dessas duas empresas para negociar a transferência da fábrica e o sindicato estará presente. Das três, sabe-se oficialmente que a CAOA é uma delas, mas o sindicato não revelou se a empresa nacional é uma das duas que tem proposta melhor para Taboão.

O sindicato também propôs à Ford mudar a planta em uma unidade de desenvolvimento de tecnologia, produzindo veículos de alta tecnologia, como carros elétricos, mas a montadora não mudou sua postura.

Wagner Santana também reclama que a fábrica de Camaçari-BA, recebeu incentivos de R$ 7,5 bilhões em cinco anos, alegando ser um faturamento adicional da Ford apenas nesse caso. Os trabalhadores mantém a produção paralisada e prometem novos protestos contra a decisão da companhia.

Ford F-Max, o Caminhão do Ano de 2019 na Europa

Ford reafirma decisão de fechar no ABC e confirma três propostas

Em contraste com a situação no Brasil, a Ford comemorou, em setembro de 2018, a eleição do modelo F-Max como Caminhão do Ano de 2019 na Europa (tem até configurador).

Trata-se de um extrapesado mais sofisticado que o Cargo e que tem motor EcoTorq de 500 cavalos e 254 kgfm. Aqui, o site de caminhões da marca tem um aviso sobre manutenção de garantia de fábrica e assistência.

Ou seja, a Ford tem mesmo intenção de sair do mercado de caminhões no Brasil e não em nível global, pois não haveria sentido em investir milhões de euros no F-Max, ganhar prêmio e dizer adeus.

Uma possibilidade que parece distante, mas não inviável, seria vender a fábrica para uma empresa que mantivesse produção e comercialização dos caminhões Ford, sob licença, o que garantiria sua continuidade por aqui.

O grupo Koç Holding, da Turquia, poderia ser essa opção, pois é sócio na Ford Otosan de longa data e conhece a filosofia de trabalho da empresa. Até novembro, espera-se que um comprador seja anunciado oficialmente.

[Fonte: Repórter Diário/UOL]

 

Ford reafirma decisão de fechar no ABC e confirma três propostas
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  • Ford Opala Attractive 200TSI

    O pessoal da esquerda reclama tanto dos empresários

    • Jad Bal Ja

      O pessoal da esquerda vive em uma paranoia assim, empresa indo bem:
      – Tá dando lucro por que eles exploram o trabalhador! Tem que taxar, regulamentar, reduzir os lucros exorbitantes!
      Empresa indo mal:
      – Essa empresa tem que ser salva, a empresa é vítima da concorrência internacional! Tem que subsidiar, regulamentar e aumentar o lucro do empresário nacional!!

      • Antonio_Brust

        Vocês falam de uma maneira que dá a entender que o empregado dá prejuízo para o patrão. Primeiro que um dia de produção de carros na planta deve dar e sobrar para pagar todos os vencimentos dos empregados da linha de produção. Segundo, para a empresa que está em falência ou recuperação judicial, há subsídios estatais para reverter a situação. Uma empresa de telefonia chamada “Tchau” está deitando e rolando com dinheiro público por isso.

        E terceiro e mais importante, não há tributação para grandes fortunas e a remessa de lucro/ativos vai limpinha, com zero tributação, para a matriz global. O BR é um verdadeiro paraíso para os grandes conglomerados empresariais como multinacionais, bancos, empreiteiras e petroleiras, pois a tributação é muito baixa e/ou inexistente. Querer passar pano para empresário dando a entender que emprego é um favor, uma benção, uma caridade é bem diferente de querer receber o que é devido em caso de descumprimento de contrato de trabalho. Além do mais, na maioria das vezes é o empregado que sai perdendo na Justiça do Trabalho.

        • Jad Bal Ja

          Só vc que entendeu essa besteira de que empregado da prejuizo, o que aliás não faz nem um sentido então não chega nem a estar errado de tão sem pé nem cabeça.

          Empregado é apenas um fornecedor de um produto que a fábrica compra para poder produzir algo. A mineradora vende o aço, outros vendem a borracha, o tecidos etc. O trabalhador vende a sua mão de obra e seu conhecimento. O valor deste dependerá de sua disponibilidade e da necessidade do comprador.

          Subsídio é uma invenção de quem tem comichão em interferir no mercado e tenta forçar as pessoas a comprar um produto que em condições normais elas não comprariam.

          E dai que o lucro da empresa vai pra matriz? Ela é dona, então fica com a grana. Essa é outros obsessão besta da esquerda. O lucro é do empresário, se ele é brasileiro, francês ou russo é irrelevante, de qualquer forma não vai pro seu bolso. Então que diferença faz pro onde ele vai?

          Imposto sobre grandes fortunas, ohhhh…. mas um espantalho, onde foi introduzido não fez diferença nenhuma, pelo simples fato de que as grandes fortunas serem poucas, então o resultado é pífio, e se vc tentar aumentar demais a tal “grande fortuna” simplesmente pega o primeiro avião e vai pra onde cobrem menos, simples assim.

          Dizer que o Brasil é o paraíso das empresas deve ser algum delírio, deve ser por isso que o Brasil tem as maiores empresas do mundo né? Não, não é….

          E sobre a justiça do trabalho, vc não sabe nem do que tá falando…

          O negócio é o seguinte, empresa não tem que receber subsídio, ajuda, reserva de mercado, juros camarada do BNDS nem nada disso. O empresário deve arriscar seu próprio dinheiro e se não der certo lamento, fecha as portas, demite os empregados e da espaço pra outra empresa tentar, criasse novos empregos e cada um que arque com suas perdas sem interferência do Estado paizão pra salvar fábricas, lucros de empresários ou empregos de trabalhadores.

          • Thiago

            Além do mais, na maioria das vezes é o empregado que sai perdendo na Justiça do Trabalho.”…veja o nível de ingenuidade ou sei lá o quê a que chegamos com a doutrinação PTista ao longo desses anos. Do nós contra eles, eles contra os outros.

    • Hodney Fortuna

      So essa fábrica da Ford tinha mais de 7500 processos na Justiça do Trabalho! A venda da unidade tá mais para pagar tais processos movidos por pelegos sindicalistas do red party do que lucrar com a mesma! A Ford está mais do que certa em encerrar essa unidade

      • Matafuego

        Some a isso os erros gerenciais da Ford, que não foram poucos. Ao meu ver a Ford tem o portfólio de carros bem acertado, tanto em proposta como em design. Pena que foi estúpida o suficiente para não promover de forma adequada os veículos vendidos aqui e não trazer os demais que não são vendidos aqui.

        • Hodney Fortuna

          Concordo! O maior erro da Ford é a má gestão relacionado ao pós vendas da marca e os custos de manutenção ser o mais alto das quatro marcas tradicionais do país!

          • Vreis

            É algo relativamente recente, mas a questão do pós vendas eles estão trabalhando muito forte na melhoria, com números expressivos de melhora de 2017 para 2018, uma das provas disso é o ranking J.D. Power, que em 2017 a Ford estava em 14º lugar e em 2018 ficou em 4º, ficando atrás apenas da Honda, Toyota e a divisão de importados da Hyunday.

            • Hodney Fortuna

              Mas isso lá nos EUA, não é?

              • Vreis

                Não, aqui no Brasil mesmo, tive a oportunidade de fazer estágio lá então pude ver de perto isso.
                Eles têm ciência dos problemas e estão com um plano de ação bem legal e que ja melhorou, em relação ao J.D. Power também é aqui no Brasil, quando ouvi isso eu fui Pesquisa e certinho e é isso mesmo, subiu 10 posições de 1 ano pro outro

                • Hodney Fortuna

                  Vc nos deu esperança sobre a qualidade da marca Ford por aqui. Boa notícia.

                  • Vreis

                    Eu também tenho essa esperança, e espero que as medidas que eles tomaram seja extendida para toda a rede.

      • vicegag

        Pessoal ganha bem e quando sai ainda quer arrancar ainda mais na justiça do trabalho, de quem lhe deu bons salários e benefícios,

      • Junoba

        Todo mundo quer ganhar, o funcionário que entra com processo contra a empresa, o sindicato que ganha dinheiro atrapalhando a vida dos outros, a montadora que vende veículos a preços exorbitantes…

        • Jad Bal Ja

          Ué, vc quer perder?

    • Nicolas

      Entre 2013 e 2018, a perdas da Ford na América do Sul teriam chegado a US$ 4,5 bilhões, ou cerca de R$ 10 Milhões por dia durante cinco anos seguidos ou 2000 dias. Olhando para esses números vai tarde, devia ter abandonado este mercado há muito tempo.

      • Fernando Gabriel

        Ela só aguardou o novo governo para ver se conseguiria reverter isso, como ela viu que é uma canoa furada, tomou logo a decisão.

        • Ela esperou um Governo que não a obrigasse a manter as operações, sob pena de multas. E fez bem. Há anos estuda fechar essa fábrica, que não é rentável.

    • Caue Fonseca

      pior seria se nem tivessem aberto empresas…

    • R. Rover

      Quem vai querer ficar em um país cujo Presidente da República tem essas ‘ligações’, no mínimo, perigosas?

      • Mr. Pennybags

        Governo com ligações perigosas no br? Apenas desde 1500, só antes disso que era tranquilo.

      • Cardoso (não aquele)

        Dilma não é mais presidente, amigo

        • Antonio

          Percebe-se. E claramente.

      • Drax

        Ele e os filhos tem vários rolos sim. Mas essa de morar no mesmo condomínio não cola não (pelo menos enquanto não surgirem outras informações)

        • Fernando Gabriel

          Claro que não cola. Demorou muito pra aparecer, por que será? 3 meses sem atitude efetiva nenhuma, só briguinha na rede, acha que empresariado de fora vai investir assim? A Ford só deu o pontapé inicial. Já basta o prejuízo da venda de Frangos logo no primeiro mes. Lembre-se: Ele foi eleito não pela competência(nenhuma) ou honestidade(duvidosa), mas pelo simples motivo de retirar a esquerda do poder. Como foi ele, poderia ter sido outro, então, sofremos juntos, quem votou e quem não votou, táokey?

      • Wendel Cerutti

        Sério ????

      • Fernando Gabriel

        Era só ele ter postado no twitter: “Fica Ford” e estaria resolvido, já que ele só governa por lá.

      • Jad Bal Ja

        O Lula tá preso cara!

  • Joãozinho

    Os chineses vão comprar a fábrica.
    E aí os empregados vão ver o que é trabalho puxado

    • Jad Bal Ja

      Ou então vão demitir todo mundo é substituir por mão de obra trazida de casa.

      • Mattloc

        Se tem uma coisa que sindicato não aceita é rotatividade de mão de obra (demitir funcionários ruins pra contratar gente nova). E esse é o tipo de coisa que inviabilizou investimentos na planta.

        • Jad Bal Ja

          Chineses não dão a mínima pra sindicatos, se duvidar trazem mão de obra semi-escrava e que não fala português e vive em casa separadas do resto do país. Eles fizeram muito isso na África.

          • Henrique Gouveia

            Ainda esta ideia de que na China a mão de obra é semiescrava?
            Já se foi esse tempo.

            • Jad Bal Ja

              Não foi não, nas áreas urbanas a renda subiu bastante, mas no interior a mão de obra ainda vive de forma bem precária. Além disso na China basicamente não existe essa coisa previdência social, direito trabalhista etc. o que pra muita gente é praticamente escravidão.

              • Henrique Gouveia

                Essa descrição que você acabou de dar poderia ser de qualquer alfaiataria no Brás em São Paulo, das que produzem para as marcas de shopping ou de trabalhadores do campo no Brasil.

    • Mattloc

      Mais fácil os chineses verem que produzir no Brasil é má ideia.

  • Rogério R.

    Li hoje no site da Transporte Mundial que a DAF está bem interessada na fábrica, parece que a DAF quer investir em caminhões rígidos no Brasil.

    • SDS SP

      Seria legal, mas certamente alguém só instalaria naquela região na base de grandes incentivos fiscais.

      • Rogério R.

        Não duvido que o Doria dê esses incentivos, pelo visto ele quer ser candidato a presidência em 2021.

        • SDS SP

          Pois é, mas quem paga essa conta é sempre nós.

        • R. Rover

          Faz isso com a gente, não!
          Deixe ele afundar apenas SP.

    • vi.22

      Para DAF seria interessante comprar a operação de caminhões completa, e fazer tipo a MAN- VOLKS ..

  • SDS SP

    Só quero ver quem é o aventureiro que esteja disposto a assumir os espólios daquela fábrica.

    • Mattloc

      Com os incentivos certos, haverá. Mas veja: será que o sindicato permitirá demissões? Duvido. Redução de salário/ carga horária? Duvido. Renegociação de privilégios? Duvido.

      O que pode acontecer é um acordão pra manter tudo isso a troco de gigantescos subsídios estatais. Uma montanha de dinheiro público para o garantir emprego pra uns 5 mil sindicalizados. Num país onde 12 milhões buscam emprego e não encontram.

      • Jad Bal Ja

        Não tem que ter incentivos do Estado, nem encheção de saco de sindicato. Quem quiser a fábrica que assuma os ônus e bônus de ser fabricante. Sem garantias e sem armadilhas. Se ninguém quiser então é por que a fábrica deve ser fechada mesmo pois é inviável.

  • Paulo Henriq

    O fechamento da Ford em SBC, Russia, e a fabrica de transmissões na Europa, são resoluções de problemas (monetários) capital, lucro, despesas, readequação fabril, coisas CAPITALISTA, os Investidores ( pessoas anonimas e capitalistas) pouco se importam com as pessoas comuns ( consumistas). a IDEIA de esquerda ideologica, acredita que nós podemos equilibrar as coisas, o Capitalista explora a mão-de-obra e paga por isso, e o proletariado ( quem aceita vender sua hora de trabalho) transforma o produto em algo que gera riqueza para o Investidor ( o dono do Dinheiro) , infelizmente muitas pessoas associam Ideologia com Politica, a Ford tem Politica de Direita, é conservadora ( quer que as tradicionais montadoras) mantenham a hegemonia, acredita que o Governo ( que sempre ajudou diretamente ou indiretamente) deve favores pelo desenvolvimento do país, a Fiat correu para MG porque não aceitavam outra concorrente em SP, agora estão saindo do país, encerrando a produção, mas os Investidores não perderão nada, já a esquerda Politica já tinha avisado, enquanto formos a turma do amém, sempre vai sobrar menos para todos.

    • Matafuego

      A Ford tem comportamento lógico, apenas isso. Se uma operação não dá lucro, não tem o porquê mantê-la. Você trabalharia de graça ou mesmo pagaria para trabalhar? O critério da Ford é exatamente o mesmo.

      • JOSE DO EGITO

        Nos Brasileiros teriamos que ter vergonha na cara e nao consumir produtos FORD Quer dizer que so servimos para dar lucro para FORD ma sdividir a riqueza NAO!!!

        • Matafuego

          Típico comentário do invejoso de esquerda. Ninguém é obrigado a trabalhar para a Ford, nem consumir seus produtos.

          Ao invés que querer roubar o que é dos outros com a desculpa de justiça social, abra uma empresa! Pegue suas economias e se arrisque! Contrate pessoas, pague os impostos abusivos, enfrente a burocracia sem fim do Brasil!

          • Iran Borges

            Com quem será que ele divide o salário dele? 🤔

            • JOSE DO EGITO

              Salario se ganha por merito competencia e muito trabalho Diferente do lucro exorbitante de uma montadora que nao esta satisfeita com o “muito” que ganha.A maioria das empresas americanas incluindo ai a FORD vendendo seus produtos no territorio Americano tem um lucro maximo de 8% isso sendo bem otimista,aqui é de 25 a 30 % e mesmo assim nao estao satisfeitas,e vao com o “chapeu na mao” para o governo

              • Iran Borges

                De repente o teu salário é alto para um mendigo e ele pode achar q teu salário é exorbitante. E qual é a diferença do seu mérito, competência e trabalho para o mérito, competência e trabalho da ford?
                Talvez se o negócio estivesse dando lucro mesmo eles não encerrassem am a produção…
                Não sei pq os brasileiros tem mania de criminalizar o lucro…
                Ninguém tá botando a arma na cabeça de ninguém pra comprar um ford ka por 70 mil, por exemplo.

                • R. Rover

                  Estranho é um policial morar no mesmo condomínio de alto luxo que o Presidente da República, né?
                  Isto é que é salário bom.
                  Toma jeito minion!!!!!

                  • MarcioMaster

                    Obvio que foi o Bolsonaro que mandou o vizinho matar a Mariele;
                    Obvio que o Trump ordenou um ataque cibernético e deixou a poderosa e prospera Venezuela sem energia;
                    Obvio que os americanos nunca foram a Lua, afinal são lideres mundial no cinema..efeitos especias.

                    • Iran Borges

                      Óbvio que a terra é plana também kkkk

                  • Jad Bal Ja

                    O que tem a ver uma coisa com outra? Que condominio de luxo? Depois de mais de dois anos chsfurdando a vida do presidente o que foi que extrema imprensa achou? Que um criminoso morava no mesmo condomínio, ou seja nada. Podem ficar aí chorando as mágoas ou podem ir ali pra Venezuela viver o paraíso socialista que o PT queria pro Brasil.

                  • Iran Borges

                    E daí mortadela? Se meu vizinho praticar crime a culpa é minha também? Vai lá no MP e pede pra instaurar investigação e inquérito contra Bolsonaro ué… Não tenho poder nenhum pra te ajudar na sua dor de cotovelo, nem pra amenizar seu chororô, então não vem reclamar comigo não.
                    É cada uma que aparece…

              • Jad Bal Ja

                Hahahaha quer dizer que vc é obrigado a comprar o carro da Ford? Se vc não quer comprar, não compre oras.

          • TchauQueridos

            Amigão, a crise no mercado automotivo é global.
            Não é exclusividade do br.
            Vide GM, Infinity, etc…

            • Matafuego

              Discordo sobre ter uma crise global no mercado automotivo. O que está ocorrendo é uma corrida para melhorar a eficiência das operações. A Opel estava há mais de uma década dando prejuízo por culpa da má administração da GM. No segundo ano de administração da PSA a Opel apresentou lucro.

              • Jr

                A GM e a Ford são péssimas em administrar marcas alheias, você citou a opel na mão da GM e eu posso citar a Volvo na mão da Ford, foi só passar para as mãos dos chineses da Geely e ela renasceu das cinzas, de esquecida no mercado europeu com a ford, passou a figurar no top 10 do mesmo mercado nas mãos da geely, algo que nem o mais otimista fã da volvo imaginava ser possível 5 anos atrás

                • Jad Bal Ja

                  Os fabricantes chineses têm por trás a grana tomada do povo chinês via impostos, é o bom e velho subsídio na veia! Isso sem falar da mão de obra abundante e barata (se bem que já tá deixando de ser tão barata assim…)

                  • Jr

                    Dinheiro é importante, mas de nada adianta se você toma decisões erradas uma atrás da outra, e nisso a Ford é mestre em fazer. A Geely mais do que por dinheiro na Volvo, deu LIBERDADE para os suecos, liberdade essa que a arrogante Ford não deu, a Volvo sofreu na mão da Ford, a ponto de algumas pessoas que amam a marca dizerem que se ela continuasse com a Ford ela iria desaparecer. A Jaguar Land Rover é outra que não sente falta nenhuma da Ford. O futuro da Ford é voltar a ser uma marca americana, para o mercado americano, afinal lá é o único mercado em que ela ainda consegue ser rentável

                • Matafuego

                  GM e Ford são péssimas em administrar. Lembre-se que ambas quebraram em 2008 e só estão abertas pq o Obama colocou dinheiro do pagador de impostos americano nas duas.

              • Jad Bal Ja

                Não é bem uma crise, mas existe certo excesso de produção e de marcas, infelizmente a produção de carros exige altíssimos investimentos e o lucro só vem em larga escala. É muito difícil entrar nesse mercado e quando uma empresa monstruosa dessas vai à falência parece uma hecatombe e os governos correm atrás para tentar segurar por que tem medo que não apareça ninguém para produzir no lugar. Entao ficam essas megaempresas se digladiando por um mercado apertado e sem renovação e os governos tentando manobrar pra que ninguém quebre.

                Mas a quebra é inevitável, faz parte do risco. Não existe economia sem risco.

        • Louis

          E dividir os prejuízos desta planta, você quer?

          • JOSE DO EGITO

            Os prejuizos desta planta ja esta sendo dividido em torno de 24.000 pessoas direta e indiretamente .Ta bom pra vc ? ou vc acha Pouco?

            • Louis

              Pra esquerdista precisa desenhar. Prejuízo significa tirar dinheiro do próprio bolso para injetar na empresa, na massa falida. Significa vender patrimônio para pagar dívidas. Funcionários não investiram dinheiro nenhum, apenas investiram tempo de trabalho e foram pagos por isso. Não irão pagar nada. Apenas foi rescindido um contrato de trabalho, nada mais que isso.

              • TchauQueridos

                Pelos comentários dos especialistas só se fecham fábricas no br.
                Afinal é culpa dos trabalhadores.
                A GM saiu da Europa, fechou 5 fábricas no EUA e Canadá. Sem contar outras montadoras.
                Protecionismo ??? Sindicatos????

                • Louis

                  12 milhões de desempregados oficiais, e 16 MIL sindicatos, eu só vejo por aqui.

                • Jad Bal Ja

                  Aonde alguém disse algo parecido?

              • R. Rover

                Caro mega-hiper-blaster empresário de direita.
                Vossa Senhoria poderia enumerar seus vastos investimentos que são prejudicados pela atuação dos sindicatos?

                • Louis

                  Não precisa ser grande empresário para ver que um país com 16 MIL sindicatos não tem como progredir. É muita gente mamando.

                  • Antonio

                    Com políticos de direita afundados até o pescoço com falcatruas, milícias e narcotráfico é que não vai dar certo mesmo, né?

              • JOSE DO EGITO

                Em primeiro lugar que eu me lembre nunca declarei pra vc minha ideologia politica entao nao aceito esse rotulo,Nem eu e nem vc sabemos a real debandada da FORD entao seus argumentos sao “achismos” do que pode estar acontecendoo fato concreto é que alem da incompetencia da FORD ,(sim incompetencia pq as outras montadoras de SBC vao muito bem obrigado)aqui tem muita gente e acredito ate vc,com “penninha “da FORD

        • Jad Bal Ja

          Mas o povo aqui tem algum problema mesmo, claro que o objetivo é dar lucro, essa é a função de se abrir uma empresa, e não essa de dividir riqueza, que coisa bizonha.

          • JOSE DO EGITO

            Objetivo do dono da empresa e dar lucro,objetivo social e dividir riqueza sim

      • Paulo Henriq

        isso mesmo não discordo não, o assunto se deu pelo fato de argumentarem que sem um Sindicato seria mais facil negociar com os patrões, a Logica da Ford é totalmente CAPITALISTA, não tem ideologia politica nisso, apenas DINHEIRO e retorno ao INVESTIDORES.

        • Matafuego

          A lógica da Ford não é “capitalista”, é apenas lógica. Se uma coisa não é boa para vc, vc para de fazer. Isso serve para qquer coisa na vida. Por exemplo, eu parei de jogar futebol pq estava me machucando demais. Joguei enquanto era prazeroso e parei quando achava que aquilo estava me prejudicando.

  • Jad Bal Ja

    Pelo visto vem aí: o melhor caminhão do mundo!!!

    • Rogério R.

      Se você se refere ao F-Max, esquece.
      “Na Turquia há a Ford Otosan, outra empresa, joint venture entre o Grupo Koç e a Ford Motor Company com foco apenas na Europa do Leste e do Oriente. Segundo o presidente da Ford Sul América, Lyle Watters, a Ford Otosan não tem interesse na Ford Caminhões brasileira.”
      Fonte: Transporte Mundial.

      • Hunnq

        A referencia foi à CAOA

      • Jad Bal Ja

        Não entendeu a piada, acho que a CAOA leva…

        • Rogério R.

          Vai depender de qto a Paccar irá oferecer pela fábrica.

        • Rogério R.

          E o que a CAOA produziria nessa fábrica?

          • Jad Bal Ja

            Não sei, mas será melhor que do que o alemães fariam…

            • Rogério R.

              Os holandeses você quer dizer, pois a Man/VW e a MB não querem nem saber dessa fábrica, ambas estão mesmo interessadas na fatia de mercado que a Ford Caminhões deixará na categoria de leves, médios e semi-pesados. É por esse mesmo motivo que a DAF tbém está interessada na fábrica.

              • Jad Bal Ja

                É piada de novo cara…

                • Rogério R.

                  Eu sei. Mas só pra elucidar os fatos. hehehe
                  Tbém estou curioso pra saber o que a CAOA produziria nessa fábrica.

                  • Airplane

                    Caminhões !

                    • Rogério R.

                      rs… Talvez sob licença Ford, mas e os projetos futuros como será que ficarão… o grupo Koç Holding por enquanto ainda tem a ajuda da Ford e sabe-se lá até qdo…

                    • Deadlock

                      Caminhões da Chery, naturalmente.

                    • Tosca16

                      Chery não tem linha pesada, tinha a Rely mas é vuc, não precisaria de uma fábrica deste porte.

            • Airplane

              Alemães ? DAF é holandesa !

              • Tosca16

                No fim das contas, Americana pois é do grupo PACCAR.

              • Sergio Kraemer

                “é piada cara”
                A frase dele quando fala asneiras.

                • Jad Bal Ja

                  Oi, vc me conhece? Eu não te conheço. Mas vc me parece muito mal humorado.
                  Ria um pouco, por enquanto ainda não se paga imposto pra isso.

                  Ps.: isso tbm é uma piada…

          • Airplane

            Caminhões !

        • Jr

          A Paccar tem mais $$$$$$$$$ se ela realmente estiver muito interessada, ela leva. A CAOA só leva se a Paccar não fizer muita questão

  • Marcelo Ceno Dutra

    E só a Ford parar de fazer porcaria.

    • Gilberto Silva

      Na minha opinião, o maior erro da Ford foi o Powershift, não colou e eles não tiveram humildade em reconhecer isso.

      e pior, a maioria dos modelos top de linha não tinham sequer a opção manual.

      • TchauQueridos

        Depois que a Ford lançou o Fiesta 1.0T totalmente defasado a mais de 70 k.
        Esperar mais oque?

  • Hodney Fortuna

    O Brasil e sua república sindicalista é uma piada! A proposta dos caras é mais de protesto com greves do que salvar a fábrica e posteriormente os empregos. Danem-se os sindicatos! A empresa agora procura investir onde realmente dá retorno!

  • Samluzbh

    É impressionante a quantidade de vezes que aparece a palavra “sindicato” neste texto, garanto que sem eles qualquer negociação seria mais fácil.

    • Paulo Henriq

      Certamente seria mais fácil. O funcionário chega insatisfeito com as condições de trabalho, vale- alimentação baixo, plano de saúde ruim, segurança no trabalho precário, hora extra como banco de horas, salário defasado ou em atraso, férias em banco de horas, vai sozinho por que não tem representante, o patrão, sorri e demite ele, e ameça os insatisfeitos, vai almoçar e encontra outros empresários na Federação da Industrias ( essa não vai acabar) ri do borra botas rebelde.facil, facil.

      • Henrique Gouveia

        Ué, é só procurar outro emprego se o que está não o satisfaz.

        • Paulo Henriq

          me desculpe, sem o sentido de coletivo, vc acredita que uma empresa te pagaria o que te satisfaz? vc realmente acredita que no SEU trabalho vc pode dizer..Não quero mais nada, está TUDO nos conformes, alias, nem aumento ou promoção é necessário. Sempre haverá menos emprego do que empregado, vc sempre vai precisar Trabalhar mais,para receber mais. Quem não chora não mama. Se voce não dizer que precisa, não será eu que te dará o que precisa.

          • Henrique Gouveia

            Sentido de coletivo? Quando não se está satisfeito com algo, busca-se algo melhor. Nenhuma empresa vai pagar o que me satisfaz. Nunca será o suficiente. Ninguém nunca estará satisfeito com o que tem.
            O que não dá é pra ficar chorando que não ganha o suficiente e ficar acomodado.
            Justamente você concorda comigo, quem merece por trabalhar mais terá mais chance de ganhar mais.

            • leomix leo

              Isso aí, eu não estava satisfeito com meu último emprego, recebi minhas contas e abri meu próprio negócio, foi a melhor coisa que fiz, não recebo ordens de ninguém, e estou muito satisfeito com o resultado.

              • Antonio Falm

                Recebeu suas contas porque um dia, um sindicato foi lá e lutou para que você tivesse direitos.

                • Caue Fonseca

                  direitos é uma palavra bem complexa para ser usado num argumento tão fraco.

                • leomix leo

                  Foi os sindicatos que criaram a CLT?! Menos amigo, sindicado só serve parabéns encher barriga de gente encostada.

                  • Jad Bal Ja

                    Não, foi o fascista do Getúlio Vargas baseado na Carta del Lavoro do Partido Fascista Italiano. Não é engraçado que hoje à esquerda chame de fascista quem não gosta da CLT???

                • Antonio Falm

                  É empresário demais num lugar só. A luta sindical é anterior á CLT, que também começou a regular a atividade dos sindicatos. Assim como a abolição da escravatura não aconteceu porque Isabel era boazinha, também a CLT foi demanda de setores organizados e uma boa sacada de vargas. Existe uma tentativa no Brasil de demonizar as iniciativas que beneficiam os mais pobres, e sindicato, é claro, também é vítima disso. Nessa postagem mesmo, tentam colocar a culpa no sindicalismo para o fechamento de Ford, sendo que fechar fábrica é coisa de dono. Hyundai e Toyota estão crescendo suas operações. será que lá não tem sindicato? Imaginem como seria a dispensa de trabalhadores mais humildes sem a presença de um representante sindical. Alguém aí acha que os empresários bonzinhos vão pagar tudo direitinho? Quando um trabalhador sindicalizado não recebe os seus direitos, quem entra na justiça é o sindicato, que tem peso político, não sofre de exaustão financeira durante o processo e libera o trabalhador para conseguir outro emprego. Por isso empresário não gosta de sindicato. Por isso parece que tem empresário demais aqui.

            • Paulo Henriq

              sim,concordo, mas o assunto era que seria ” mais facil negociar sem o Sindicato” , dai o Coletivo, as nossas vontades são individuais, mas não são todos que abrem empresas juridicas, ou trabalham onde isso é possivel, ( pensamento coletivo) até quem compra um apartamento individualmente, quando a empreiteira fali, a ação deve ser coletiva( individualmente também é valida), talvez quem vive no ABC tenha uma visão diferente, existem milhares de metalurgicas, e a visão é outra.

              • Caue Fonseca

                a palavra Sindicato pode dar ideia de coletivo, mas na prática acaba sendo individualista de qualquer jeito. Individualismo com porte de coletivo faz estrago. Nesse sentido, seria mais fácil sem os sindicatos.

                • Paulo Henriq

                  democraticamente respeito sua opinião,mas sem um Sindicato, para quem um funcionário iria reclamar sobre abusos, não recebimento de beneficios, pagamentos de ferias, etc.? seria um festival de vai procurar outro emprego, não existe no Mundo um país Democratico onde a empresa chega, paga o que quer, oferece o que bem entender sem a intervenção de um Sindicato, tá certo que tem goste de trabalhar 14 horas, sem parar, mas, também tem quem prefira, receber em dia, ter vale alimentação, refeição, colonia de ferias ( raro) PLR , e premiação extra, tem também aqueles que acham tudo isso um absurdo, tem de tudo.

                  • Henrique Gouveia

                    Democraticamente respeito sua opinião, mas no final quando o funcionário não recebe seus dividendos não vai ao sindicato, vai a justiça.
                    Sindicato aqui no Brasil virou motivo de piada. Em nenhum outro país existem tantos e com tanta mordomia.
                    Como já disse anteriormente, se não está satisfeito com seu trabalho, procure outro.
                    Se todo mundo agisse dessa forma, duvido que os empresários teriam mão de obra qualificada a disposição sempre.
                    O problema é que o cara quer ficar acomodado sem buscar alternativas melhores.

              • Henrique Gouveia

                Sindicatos em sua maioria estrangularam as empresas. Vide o que acontece no ABC Paulista.
                O Coletivo é muito bom na teoria, mas nem sempre privilegia o melhor funcionário e sim a massa. Não adianta nada ser melhor, se no final todo mundo vai ser visto da mesma forma. Depois reclama que a empresa só observa números.
                Um apartamento é diferente de um emprego. Não vamos misturar abobrinhas com nuvens.
                Sou do ABC e posso dizer que quem fica falando essas besteira de coletivo, sindicato e tudo mais é porque no final está tirando uma casquinha ou tá morrendo de medo de perder o emprego e não saber fazer mais nada.
                A visão é outra sim, de gente que quer trabalhar, crescer e tem certeza de que o ABC não se resume a metalúrgica.

          • Junoba

            Mas quem disse que sindicato ou alguém se preocupa com os outros. Cada só pensa em si. Esse pensamento coletivo de ajudar os outros nunca funcionará na prática.

      • Cardoso (não aquele)

        Essa palhaçada de sindicato serviu para que no fim das contas? Sugaram tanto que a fábrica estava dando prejuízo. A Ford se cansou de pagar dívida trabalhista da indústria de processos trabalhistas e resolveu mandar todos pra ponte que partiu.

        Não se sustenta uma empresa fazendo caridade. Os empregados tem que produzir para receber algo em troca, de forma que seja bom para as duas partes.

    • TchauQueridos

      E as 5 fábricas GM fechadas no EUA e Canada?
      Sindicatos???

      • Fernando Gabriel

        Lá são outros fatores, comparar EUA com Brasil é a coisa mais insana que existe, a começar pelo quesito renda, leis, tributação, etc etc…

      • Cosi fan Tutti

        Pesquisa um pouco, lá é sindicato também, por isso foram para o México.

  • Paulo Cesar Dante

    Acho uma boa a Ford fechar, isso vai ajudar na recuperação da economia. Paulo Guedes vai privatizar o desemprego.

    • Cardoso (não aquele)

      Fechou por culpa do sindicato sugador. Agora lá vai o Dória oferecer milhões (ou bilhoes?) em incentivos para quem comprar aquela fábrica de processos trabalhistas.

      E quem vai pagar a conta da vida boa e mamata do sindicato? O povo de SP, cujo governo vai abdicar de milhões em impostos que poderiam ser investidos no futuro ao invés de sustentar dinossauros sindicalistas.

    • TchauQueridos

      Boa! kkk
      Cade o salvador da pátria?

  • Zé Mundico

    Já disse e vou repetir: acho muito difícil uma montadora fazer a besteira de se instalar num ambiente onde quem manda são sindicatos e onde o governo come pelo pé. Posso até acreditar que alguém assuma o controle apenas dentro de condições mínimas de funcionamento, tipo um arrendamento ou condomínio…mas assumir esse mausoléu é uma tremenda furada.

  • JCosta

    Se sindicato servisse pra alguma coisa…

  • Empresa: Vou fechar a fábrica.
    Sindicato: Ah, vou fazer uma greve contra o fechamento da fábrica.
    Empresa: Blz, vou fechar a fábrica.
    Fim.

    • Fernando Gabriel

      Assim é até melhor para a Ford, fecha mais rápido..kk

  • Louis

    Alguns dirigentes sindicais pelegos foram passear e fazer compras nos EUA, com o dinheiro dos trabalhadores futuros desempregados.

  • Vreis

    Faz anos e anos que não investem nada da fábrica de sbc, a liderança aqui do Brasil é extremamente passiva à matriz e não tem nenhuma autonomia, e mesmo assim o sindicato achou q iria la no EUA e reverter a decisão deles?

    • TchauQueridos

      Pra vc ver.
      E os pelegos do forum botando a culpa no sindicato e vai saber oque mais….

      • Vreis

        Com certeza o sindicato enche o saco da empresa, mas se fosse esse o fator, eles fechariam Camaçari (que por incrível q pareça o sindicato la da mais dor de cabeça pra empresa q o daqui) e as outras marcas que possuem fábricas na região também sairiam, mas a Mercedes investiu na fabrica pra modernizar, a Volks investiu pra fazer trazer novos carros, até a GM investiu na fabrica de scs, e por aí vai…
        A fabrica vai fechar por falta de investimentos, ela estava trabalhando com uns 20% da capacidade produtiva, não existe fabrica no mundo q se mantem assim

  • Danilo

    “Santana explicou que a direção da Ford reconheceu os erros do comando global no caso dos caminhões, mas isentou os trabalhadores e o sindicato de qualquer culpa no caso”. E ele acreditou que houve erro. kkkkkkk. Acho que ele quer que os outros sindicalizados acreditem que foi erro e não um acerto na decisão. Gente, é só ver que as montadoras estão fugindo de SP justamente por conta dos sindicatos e dos altos salários. Quando se instala fábrica de carros no estado, é la onde judas perdeu as botas, cidade pequena, com custo de vida baixo, com salários sendo menores e longe dos sindicatos. A diferença entre o remédio e o veneno é a dose, o sindicato veio pra proteger o emprego e está asfixiando o mesmo.

  • Cardoso (não aquele)

    Disseram que erraram só pros chatos pararem de encher o saco.

    Eles acharam TANTO que erraram, que vão fechar a fábrica mesmo assim. Imagina só.

  • Fernando Orlandi

    Sindicato e Trabalhadores tem culpa sim. Extorquiram tanto com paralisações e aumentos sem noção que tornou-se inviável. Funcionário que deveria ganhas 4mil ganhava 12mil, aí ninguém paga. Melhor encerrar mesmo. Ali de coitado não tem ninguém, pois ninguém amarrou a pessoa pra ir trabalhar lá. Antes de ir trabalhar lá não tinha o emprego, agora arruma outro!

  • TchauQueridos

    Agora os especialistas do Fórum vão dar as suas opiniões divinas de como o protecionismo prejudicou a FORD.
    Afinal só no br que estão fechando fábricas. Detroit que o diga!!!! Deve ser os sindicatos e o protecionismo !!!!

  • zekinha71

    Podiam transformar essa fábrica em um fazenda hidropônica, pelo menos ia ser bem útil pra população da grande SP.

  • delvane sousa

    Queria um fusion, mesmo usado. Mas já desisti. Imagina a dificuldade pra manutenção e conseguir peças. Ainda mais em um modelo que tem muita tecnologia embarcada. Já sofro com o C4 que esta em linha e é uma dificuldade pra conseguir peças.. Prefiro não arriscar.

    • Jr

      Amigo, foge de ford, citroen/pegeout, só dor de cabeça

      • delvane sousa

        Fato. Ford eu nunca tive. Mas Citroen são carros confortaveis e com bom acabamento, mas a manuteção é complicado. Muita dor de cabeça pra manter.

  • Schack Bauer

    É nessa hora que a gente vê o erro gigantesco que é esse protecionismo tacanho da Anfavea e da Diuma. Sem acordo bilateral de livre comércio o Brasil não consegue exportar pra ninguém. Aí na hora que o mercado entra em recessão, não consegue vender pra ninguém, e o resultado é esse… fechamento de empresa.

    • Jr

      Somos altamente dependentes da Argentina, fechamos acordos com outros países da América do Sul, mas são mercados pequenos

      • Fernando Gabriel

        Só somos dependentes da Argentina, porque é caro produzir aqui, pois a alta carga tributária e CLT/Sindicato encurralam empresas ha anos. Uma reforma tributária é muito mais importante do que a reforma previdenciária, querem fazer as pessoas trabalharem mais para gerar mais valores, quando na verdade não haverá emprego suficiente para todos, pois as empresas estão sufocadas.

  • Fábio

    A Ford disse que foi um erro e isentou os trabalhadores e sindicato. Mas mesmo assim manteve a decisão.

    Até vender tenho a certeza que a Ford não vai denegrir a imagem da fábrica. Depois a bronca é de outro né.

  • Eskarmory .

    Fiesta estava vendendo 500~600 por mês, para fim de vida é melhor que nada. Com a paralisação será uma catástrofe este mês, pelo visto quase não tem estoque nos pátios e lojas. Só sei que da maneira que foi, era melhor nunca ter sido produzido em SBC, acabaram com a qualidade de montagem e acabamento do mexicano.

  • Marcos Porto

    Sem dúvida é uma pena uma fábrica desse porte fechar, pensar nos empregos e demais serviços que vão cessar junto com a fábrica. Se foi erro de estratégia, que sirva de lição para outras empresas do setor ou não; afinal de contas o mercado capitalista é voraz e não permite equívocos.
    A grande verdade é que o empresário não quer gerar empregos, ele que gerar o maior lucro com o menor custo possível. Quando esse custo fica alto tudo fica complicado. Se o governo deu subsídios, incentivos ou outra palavra mágica inventada pelos economistas para que a empresa fique e produza localmente foi burrice do governo. O certo é a empresa se estabelecer sem incentivos como milhões de pequenas empresas que quase sem incentivo nenhum lutam no dia a dia por espaço.
    Fico imaginando os executivos em reunião: (…”vamos fechar as operações naquele país onde temos quase 2.000 ações trabalhistas, vamos fabricar no México ou outro país vizinho ao Brasil e ficarmos livres dos encargos que prejudicam a gente”…).
    Quanto aos sindicatos, ficar fazendo greve, piquetes, reuniões etc para tentar sensibilizar a FORD é perda de tempo. A fábrica vai para onde ela quiser e onde ela tiver mais condições de gerar lucro!

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