Cupês Elétricos Europa Ford SUVs

Ford registra Mondeo EVOS e levanta suspeita de Fusion eletrificado

Ford registra Mondeo EVOS e levanta suspeita de Fusion eletrificado

O Ford Fusion está com os dias contados. Pelo menos no mercado dos EUA e possivelmente em outros mercados do continente americano, que dependem da importação mexicana. No entanto, ele seguirá em outras regiões do globo, especialmente na China.


Na Europa, como Mondeo – assim como na China – o executivo da Ford ainda reserva alguma surpresa e essa aparece num registro de patente europeu, onde a marca americana protocolou o nome “Mondeo EVOS”. E não só lá, Austrália e Nova Zelândia também.

O que seria isso? Em 2011, a Ford aplicou a designação EVOS num conceito de cupê derivado do Fusion e ficou por isso mesmo. Agora, a indicação poderia levar o modelo para outra direção.

Ford registra Mondeo EVOS e levanta suspeita de Fusion eletrificado


A maior suspeita é que seu sucessor seria um carro eletrificado, mas além disso, também se comenta na Europa que o mesmo mude de categoria, saindo de liftback e perua, como no caso do Mondeo espanhol, para um crossover médio.

Este rumor é recente e fala de um SUV de estilo cupê para substituir tanto o sedã americano quanto suas variantes europeias. Ainda assim, o termo “EVOS” poderia ser aplicado em uma versão 100% elétrica.

Nesse caso, a Ford teria um produto para concorrer diretamente com o Tesla Model Y, contando aí com um porte em torno de 4,70 m ou pouco mais. Um Mondeo de quinta geração agora pode seguir caminhos bem diferentes do que se imaginava há um ano.

Ford registra Mondeo EVOS e levanta suspeita de Fusion eletrificado

Com as recentes parcerias da Ford com Volkswagen e Rivian, tudo é possível daqui para a frente. No caso da alemã, a plataforma MEB tem uma configuração que se encaixaria bem numa proposta de Mondeo SUV cupê elétrico, sendo próximo em tamanho do conceito Skoda Vision iV ou do Audi Q4 e-tron.

Já a Rivian parece menos provável, devido ao foco dessa startup americana estar centrado em picapes e SUVs maiores, mas nada impede de surgir algo mais leve no futuro.

[Fonte: Foro Coches Eléctricos]

Ford registra Mondeo EVOS e levanta suspeita de Fusion eletrificado
Nota média 4.9 de 7 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Rafael Vidal

    Gostei muito da projeção.

    • João Silva

      Acho que não é projeção e sim o conceito de cupê baseado no Fusion de 2011!

    • Filipe Augustus

      Como o João disse é um conceito que antecipou as linhas do Fusion atual! Se não me engano ele esteve até no Salão do Automóvel de 2012 eu acho!

      • passis

        Acho que serviu tanto para o Fusion quanto para o Mustang, em menor grau.

  • Lucas de Lucca

    Bela projeção, gostei.

    • Paulo Lustosa

      é um conceito do fusion coupe de 2011

      • Lucas de Lucca

        Entendi. Bom, continuo achando bem bonito hehehehehe

  • Chap

    Na Europa eu acho que o Mondeo seguirá vivo. A Ford falou em produzir um carro com volume de até 100 mil unidades/ano com a plataforma MEB e isso se encaixa com o Mondeo.
    Os elétricos por enquanto são viáveis apenas em carros com maior valor agregado, por isso acredito que o Mondeo continuará a ser vendido, para ser uma vitrine da marca sem que faça a empresa perder dinheiro.

    • Sino Weibo

      Não na China, a empresa hoje que quer ganhar dinheiro lá tem de investir em elétricos, ponto! As que não podem/querem se unem a chinesas pra isso, como a VW com a JAC. A China faz nada menos que 99% dos modelos elétricos vendidos no mundo atualmente.

  • Piston head

    Esse conceito é demais. Que o batizem de Fusion, mas por favor, não me venha com Mustang elétrico.

    • passis

      O Mustang elétrico vem, e logo.

  • Tommy

    O Fusion/Mondeo pode continuar sendo um elétrico ou virar o tal Mustang 4 portas que tanto se falava um tempo atrás, um “Charger” da Ford manteria a tradição americana podendo ter os mesmos motores do Mustang a combustão e uma versão elétrica ao mesmo tempo que poderia ser um Mustang 4 portas fastback e elétrico pra Europa e Ásia

  • Francisco Helio

    Fusion SW é um carro bem bonito e até poderia ser importado para o Brasil.

    • passis

      O Mondeo SW era importado no início, mas o mercado não aceitou muito bem.

      • 4lex5andro

        Somente a primeira geração na década de 90 foi importada, os sedãs, 4 e 5 portas e a station-wagon. Salvo engano a versão Ghia do sedã e da perua também (no início dos anos 2000), mas de certeza só o sedã.

  • leitor

    Perua linda!

  • Tarcisio Ribeiro

    Ficou ambígua a matéria. Esse conceito foi apresentado no salão de Frankfurt em 2011 e deu origem a nova identidade visual da Ford. Surgiu antes do novo Fusion/Mondeo, não depois.

    • Guh MDNS

      Que bom q não foi só eu q notei isso!!!

  • Eduardo Campos

    Por falar no EVOS, a Ford precisa urgente de um novo carro conceito pra inspirar seus modelos.
    Falta consistência na linha toda, ainda mais agora remendando projeto dos chineses.

    • Doyle

      não falta consistência. É que a ideia de family face não é mais interessante. Um carro com a mesma cara do outro só mudando o tamanho

  • Yuri Lima

    Um Mustanguinho tração dianteira.

  • 1945_DE

    O cupê duas portas, ficou muito bonito. Gostei. Poderiam tambem partir para uma versão conversivel com capote de aço retrátil.

    • 4lex5andro

      Todo modelo (compactos e médios, sobretudo) deveria ter opções de todas as configurações: coupé 2 portas, sedã 4 portas, hatch (2 1/2 volumes) 5 portas e station-wagon 5 portas.

  • Guh MDNS

    Só um detalhe:
    O conceito Ford Evos de 2011 foi apresentado pra antecipar o design do que seria o proximo Fusion/Mondeo e o restante da linha Ford (digo grade dianteira e linhas gerais)!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email