Ford Montadoras/Fábricas

Ford retoma produção de peças e componentes no Brasil

Ford retoma produção de peças e componentes no Brasil

A Ford está retomando nesta terça (23), a produção de peças e componentes nas fábricas de Camaçari-BA e Taubaté-SP, como parte de um acordo para retomada de atividades relacionadas com o abastecimento da rede autorizada e mercado de autopeças.


Na Bahia, de acordo com o TRT (Tribunal Regional do Trabalho), os trabalhadores e a Ford acertaram um acordo de estabilidade no emprego até maio.

Contudo, em Taubaté, o sindicado local afirmou que os empregos da fábrica de motores e transmissões conseguiram a manutenção dos postos de trabalho até 31 de dezembro de 2021.

Na planta paulista, ficou assegurado que a “Ford deve assegurar salários e benefícios aos empregados, sejam eles convocados ou não ao trabalho, até que as negociações com o Sindicato sejam concluídas. Outro ponto importante é a garantia de uma reunião com a direção mundial da montadora, com objetivo de tentar reverter a saída da empresa do Brasil”, segundo o sindicato.

Diferente da Bahia, os empregados de São Paulo ainda têm esperança de que uma reunião com a direção da Ford em Dearborn, Michigan, reverterá o fechamento da unidade, encontrando outra solução para a planta. No entanto, no ABC, foi feita a mesma tentativa e não deu certo.

Ford retoma produção de peças e componentes no Brasil

Inicialmente, 130 entram nas linhas de produção essa semana, mas o contingente será de até 330 funcionários na operação. Outros 500 ficarão de licença remunerada.

Não se sabe se haverá rodízio com os empregados licenciados mais adiante, visto que o acordo de estabilidade pode sugerir que a operação continuará até pelo menos perto do fim do ano.

Já em Camaçari, o contingente que retornará ao trabalho é bem maior. Nos próximos quatro meses, voltarão ao trabalho 887 funcionários, sendo 340 em fevereiro, 327 em março, 189 em abril e 31 em maio. A partir daí, a Ford deve começar a demitir após um acordo definitivo com o sindicato dos trabalhadores da região.

[Fonte: UOL]

Avatar

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

      Quem somos

      O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

      Notícias por email