EUA Europa Ford Lançamentos SUVs

Ford revela Escape e Kuga – Brasil pode estar na rota do novo SUV

Ford revela Escape e Kuga - Brasil pode estar na rota do novo SUV

A Ford revelou a nova geração do SUV médio Escape, que também é chamado de Kuga na Europa. O lançamento é mundial e ocorreu ao mesmo tempo nos EUA e Europa. O modelo chega com foco na eletrificação e num visual mais esportivo, buscando medir forças com os principais players desse segmento.


Maior, o Ford Escape 2020 chega com algo em torno de 4,58 m de comprimento, 1,88 m de largura e 2,71 m de entre eixos, medidas próximas do Territory, o SUV que a marca acertou com a Changan na China. Detalhe: nenhum sinal de Escape/Kuga naquele país.

Ford revela Escape e Kuga - Brasil pode estar na rota do novo SUV

Feito sobre a plataforma C2 da Ford, a mesma da nova geração do Focus, o Escape/Kuga 2020 ficou 90 kg mais leve e ganhou em espaço e porta-malas. Isso fez com que a marca apostasse no uso do motor 1.5 EcoBoost de três cilindros com 183 cavalos e 24,4 kgfm, tendo este desligamento automático de cilindros. Há também um 2.0 EcoBoost de 254 cavalos e 37,9 kgfm.


Mas, nos states, o Escape 2020 ainda tem a versão Hybrid, com motor 2.5 Atkinson de 201 cavalos de potência combinada, tendo ainda câmbio CVT. Uma opção plug-in deste, tem autonomia de 48 km. Nos demais, há opção do automático de 8 marchas e versões AWD para todos.

Ford revela Escape e Kuga - Brasil pode estar na rota do novo SUV

Na Europa, o Kuga 2020 tem foco mais ecológico com três versões híbridas e ainda opção diesel. Lá, a oferta começa com 1.5 EcoBoost de 120 ou 150 cavalos, bem como diesel EcoBlue 1.5 de 120 cavalos e 2.0 com 190 cavalos.

O Kuga Hybrid tem o mesmo 2.5 Atkinson do Escape. Já o Kuga EcoBlue Hybrid tem sistema elétrico de 48 volts e motor diesel 2.0 de 150 cavalos. Por fim, o Kuga Plug-In Hybrid tem o 2.5 com motor elétrico mais potente e recarga externa, alcançando 225 cavalos.

Ford revela Escape e Kuga - Brasil pode estar na rota do novo SUV

Com visual mais esportivo, o Ford Escape 2020 porta alguns elementos do Mustang e tem um ar mais leve. Os faróis elevados chamam atenção, assim como a grade hexagonal rebaixada. Na traseira, pouca ousadia, mantendo um conjunto de lanternas com luzes principais em formato bumerangue e lente branca abaixo. A carroceria tem linhas mais fluidas e equilibradas.

No interior, o ambiente agora conta com cluster digital de 12,3 polegadas nas versões mais caras, tendo ainda tela elevada do SYNC 3. Ar condicionado dual zone e túnel central com botão giratório de marchas chama atenção também. O SUV tem modos Sport, Normal e Eco, além de freio de estacionamento eletrônico.

Ford revela Escape e Kuga - Brasil pode estar na rota do novo SUV

O Ford Escape tem ainda opção de sistema de som B & O Play com 575 watts, bem como assistência ativa ao condutor, com controle de cruzeiro adaptativo, alerta de faixa com correção, frenagem automática de emergência e Park Assist 2.0. Mas então, ele vem?

A indicação da Ford é positiva, pois, a marca levou um pequeno grupo da imprensa nacional para ver o carro nos states. Oficialmente, o Escape será feito apenas em Louisville, Kentucky. Trazer de lá envolve um custo maior em comparação com o México.

Ford revela Escape e Kuga - Brasil pode estar na rota do novo SUV

Por ora, não há sinal de produção dele no país latino, onde a Ford fará o crossover elétrico inspirado no Mustang. Na Argentina, haverá espaço a partir de maio, quando o Focus atual sai de cena. No entanto, estamos falando de um SUV do porte de CR-V e RAV4. Ele não é um concorrente do Compass, ou seja, não terá volume importante. Então, a importação direta dos EUA parece o certo a fazer no momento.

Para realmente entrar de cabeça no segmento, a Ford precisaria de um SUV maior que o EcoSport, que deverá ser o chamado Puma. O ideal mesmo seria ter dois produtos aí, mas a Ford deve resumir tudo nesta opção ou vender também o chinês Territory na faixa do Compass. E o Escape? Fica acima, lembrando que deve surgir uma versão de sete lugares.

Ford Escape 2020 e Kuga 2020 – Galeria de fotos

Ford revela Escape e Kuga – Brasil pode estar na rota do novo SUV
Nota média 4.6 de 7 votos

  • Fanjos

    Ranço…. olha só o que o Focus virou, pai chora no banho

    • Senna ever

      Nem me fala, sou apaixonado por Ford Focus desde 2001 quando fiz um test drive na faculdade…

      • Edinaldo_Tapica

        Primeira e segunda gerações, vanguarda em design, tecnicamente excelentes. Carros fantásticos. Depois virou bagre, aí já era …

        • Edson Fernandes

          Ainda assim, até hoje mesmo com o Civic por aí, o Focus ainda é referencia em suspensão. Melhor ajuste para conforto e estabilidade.

    • Ricardo Blume

      A Ford podia autorizar a Caoa a fabricar o Focus no país (viajando aqui). Pode não vender aquelas coisas, mas é tão lindo vê-lo desfilar nas ruas.

      • klaus

        bah! isso seria fantástico!

      • Filipe Augustus

        Na mão da Caoa o Focus passava até o Corolla nas vendas! Imagina a propaganda! New Focus, o melhor do universo agora cabe no seu bolso! 6 anos de garantia e cambio automático de 8 marchas! Pronto, apagaram a imagem ruim!

        • Edson Fernandes

          Já que até cambio colocou, cita o motor turbo…rs

    • Edinaldo_Tapica

      Mais sem sal impossível. Até os Tiggo dão uma aula de design perto disso, aonde a Ford foi parar????

      • what_the_hell??

        Tb achei o design muito fraco!

    • th!nk.t4nk

      Tava lendo o press review da Ford. Segundo o designer desse novo Kuga/Escape, o modelo anterior era “masculino demais” (hmmm), e a intençao dele foi diminuir tais traços no novo modelo. Ou seja, virou metrossexual.

      • Fanjos

        Faz sentido, já que essa nova geração de “homems” é totalmente efeminada, besuntada na soja com alho poró

      • Edson Fernandes

        E euachava tao bonito o anterior…

  • vicegag

    Puxa, motor de três cilindros, com desligamento de cilindros num carro deste tamanho, deve ser só quando ele está na banguela,rsrs.

    • Gabriel Camilo

      Usando só dois cilindros (o que eu acho que é o que acontece) deve vibrar mais que os motores MWM das décadas de 80 e 90.

      • vicegag

        Vai parecer os Detroit Diesel de dois tempos, que equiparam os Ford e GM.

  • Sportage é você?

  • Bruno Silva

    Achei a frente um pouco feia, parece que ficou desproporcional. O Ford Edge é muito mais bonito, bastaria o Escape se inspirar no irmão maior.

    • cepereira2006

      Foto engana muito. Ao vivo deve ser mais bonito.

      • Michel

        ‘Ao vivo ‘e feio tbm.

  • Alexandre Aleixo Santos

    No Brasil vai chamar Kaga kkkk

    • Alexandre

      kkkkkkkk adorei

  • Lucas Alves

    O design do atual têm muito mais personalidade do que essa coisa aí! Eu sempre torci para a Ford trazer o Kuga para o Brasil, mas o encantamento passou agora.

  • TheuAMG

    É bom trazer ele dona Ford. Pq não da pra ficar “vivendo” só de Ka e EcoSport.

  • Domenico Monteleone

    Achei bonito, mas só cogitaria ter um Ford se a revenda local sumir do mapa, uma nova abrir e prestar uns 3 anos de bons serviços, aí eu penso no caso.

  • Bem genérico. Saudade dos tempos que a Ford quebrava paradigmas de desenho.

    • Edinaldo_Tapica

      Chama J Mays de volta… Traz Chris Bangle pra resolver isso! Concordo totalmente, disparado os carros mais feios são os bagres da Ford

      • Edson Fernandes

        Chris Bangle? Ele vai transformar a Ford numa BMW da vida em design. Deixa sem ele…

    • Guh MDNS

      Exatamente essa palavra que define esse carro, “genérico”!!!
      Parace carro chines… sem personalidade!!!
      O interior até achei primoroso, mas essa frente de “hatch coreano anabolizado” custa a digerir!!!
      Que não venha pra ca NUNCA!!!

  • Roger

    Não gostei daquela janelinha lateral traseira.

  • Cássio

    Para ter um hatch médio levantado, é melhor uma Subaru XV, muito mais competente.

  • Rodrigo

    Na Argentina já tem Kuga desde sei lá eu quando… Mas falando francamente, esteticamente eu ainda prefiro aquele modelo chinês mostrado no ano passado (Territory?)

    • cobaiao

      Pois é, idem. Não ficou feio mas sei lá parece que suavizaram demais o desenho. O próprio Kuga antigo tinha mais personalidade com a frente alta e com cara de utilitário.

      Mas acho que essa é a nova tendência dentro da tendência SUV hahahaha. Menos cara de utilitário parrudo e mais cara de “esportivo” (conceito esse preconizado pelo Porsche Cayenne). Até reparei que as propagandas estão mudando, antes faziam questão de enaltecer a idéia falaciosa de que o SUV é para “desbravar e abrir caminhos”, hoje acho que só EcoSport e Jeep exploram essa imagem, demais focam mais em desempenho no próprio asfalto.

  • Claudio Fiorini

    “Brasil pode estar na rota do novo SUV” ……KKKK

  • Chap

    Fazem o carro pensado para a Europa, o design fica fabuloso, todo proporcional, vide ST-Line e o Vignale. Aí os norteamericanos desejam o mesmo carro para eles, mas não sem antes detonar o desenho e transformá-lo numa geringonça! É brincadeira uma coisa dessas! Pra que mexer? Se vier, que nos tragam a especificação européia.

    • Natán Barreto

      Pois eu prefiro mil vezes q versão americana com os detalhes em preto sem pintura.
      O europeu ficou muito liso e monocromático

  • Natán Barreto

    O texto me deixou com uma dúvida: Compass, CRV e RAV4 não são concorrentes? Pq eu achava q só no Brasil a Honda se posicionava acima das rivais

    • Chap

      Compass é um B que finge ser do segmento C. CR-V e RAV4 são do segmento C, além do Tiguan, Equinox, 3008/5008, Tucson, Sportage etc.

      • Piston head

        Seria Compass o carro mais lucrativo de todo o mercado?

        • 4lex5andro

          É um renegade repaginado pra concorrer um degrau acima, tanto que os powertrain dos 2 são praticamente os mesmos.

          • Piston head

            Sim, por incrível que pareça a impressão deixada pelo interior do Renegade é muito melhor. Comentei pq não consigo ver um produto mais rentável que o Compass entre os mais vendidos.

        • Chap

          Creio que o lucro nele seja bem gordo sim, pois basicamente é um projeto segmento B vendido a preços de C, tal como tentaram fazer com o Linea no passado aqui no Brasil.
          A FCA é uma das poucas a registrar lucros na região nesses anos de crise, muito provavelmente graças aos produtos de Goiana.

  • Essa nova linguagem de design da Ford tá bem sem sal. Pra não dizer que é feia.

  • Darlon Anacleto

    Desenho pra lá de insosso. Até as chinesas estão mais inspiradas. A traseira poderia ser bacana mas não casa com o desenho da lateral. Acredito que, de forma dinâmica, deva ser um super carro, mas design é o que vende nesse segmento.

  • Eskarmory .

    Matou mais um belo carro. Ficou feio demais com essa frente de bulbassauro. Assim fica difícil dona Ford.

  • Dherik

    Chega de SUV, pelo amor de Deus…

    • Fábio Henrique

      A volvo disse q nao vai parar de investir em peruas pq em algum momento a moda vai passar e precisam estar preparados. Acho q em breve as montadoras vao cair na realidade de q nao adianta ter um line up com um monte de suvs uma vez q é inevitável se canibalizarem.

  • cepereira2006

    Achei lindo e torço para que venha e com preço razoável. A preços próximos de Mustang e Edge não precisa nem trazer.

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Ô Ford… fabrica logo essa micharia na Argentina

  • cepereira2006

    Quanto ao preço, me desculpe, mas vai ter que vir compatível com o líder Compass. Caso contrário, vai virar peça decorativa de show room, o que não ajudará em nada a Ford.

  • Antonio

    Parabéns, tá uma bos**. E pensar que a Ford abriu mão de continuar com Focus e Fusion/Mondeo para criar uma droga dessas…

  • Luis Burro

    Já parece apertado este aí imageine o de 7 lugares,vai ser outro Tesla!

  • Jad Bal Ja

    Acho que é o Ford mais feio desde o Edsel. Que coisa desconjuntada e desproporcional. A frente ficou bicuda demais, o meio parece um sapo e a traseira parece que tá chorando. Horrível.

  • Leonardo

    Que confusão que se faz com essas categorias… Aqui nos EUA Compass é sim concorrente de CR-V, RAV4 e Escape, pois são todos SUVs médios acima de seus respectivos compactos (Renegade, HR-V, C-HR e EcoSport). Agora no Brasil, vide que um é nacional e os outros são importados, pode ser que se considere o Compass de categoria inferior, mas em sua concepção e tamanho, são todos da mesma categoria sim.

    • passis

      Acho que não depende de ser nacional ou importado. É uma questão de plataforma. O Compass, apesar do tamanho avantajado, é feito na plataforma B do Renegade, do Punto, etc. Por isso consegue ser tão competitivo em preços. Enquanto os outros citados usam plataforma C de Civic, Focus, etc. A Jeep tem o Cherokee de porte e plataforma similares a estes.

      • 4lex5andro

        Padrão Fiat de rearrumar carros/plataformas pequenos pra vender como médios.

        Com o Linea foi igual, não passava de um Punto sedan, mas era apresentado pra enfrentar Corolla, Focus, Civic e Cruze.

        Merecidamente, não teve sucesso.

      • Murilo Soares de O. Filho

        A tá, e você realmente acredita que é a mesma, ser derivada é uma coisa, ser a mesma é outra coisa…Pra vc ver que a Plataforma B é flexível suficiente para o Segmento C, não sendo necessário usar uma base de C de origem, no cado a do Cherokee, 200 e Dart, quanto ao preço, está relacionado mais a escala do que no qualquer outra coisa, quanto mais produto em uma base, menor o custo, esse é o grande segredo da MQB da VW.

  • Adriano

    Ficou, ó… uma bost#. Talvez a impressão ao vivo seja outra… tomara.

  • 4lex5andro

    “Oficialmente, o Escape será feito apenas em Louisville, Kentucky. Trazer de lá envolve um custo maior em comparação com o México.”

    Enquanto o Br não baixar as taxas de importação dos US. Ou espere que a Ford resolva monta-lo no país platino, no que até agora não há indícios.

  • rodpe

    Mistura de Kia Sportage com Mazda, não deu certo…

  • Murilo Soares de O. Filho

    Inspiração na Mazda, quem diria, porém o cara que desenhou o design estava doidão!

  • Alexandre

    Que carro ridículo… Natimorto. Adeus, Ford.

  • Unknown

    Muito bonito. E eu acho lindo estes painéis da linha FORD atual.

  • Eduardo 1981

    Quanto ao Kuga o vi em Punta del Este. Mesmíssimo porte do EcoSporte, porém muito melhor acabado. Não teria chances no Brasil. Seria ainda mais caro do que o Eco com o mesmo tamanho.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email