Finanças Ford Montadoras/Fábricas

Ford: sindicato propõe fundo com importados para ex-funcionários

Ford: sindicato propõe fundo com importados para ex-funcionários

O fechamento das fábricas da Ford gerou enorme desespero entre os funcionários, especialmente em época de pandemia, com a economia do país e do mundo em frangalhos. Ainda assim, eles tentam lutar até o fim para se salvar.


Embora Camaçari-BA reúna a maioria dos funcionários da Ford no Brasil, Taubaté-SP tem um contingente importante do quadro da montadora, sendo 830 empregos diretos e em torno de 600 indiretos na fábrica de motores e transmissões.

Construída pela Willys Overland do Brasil, a unidade do Vale do Paraíba passou para as mãos da Ford há 53 anos e de lá para cá, produziu muita coisa para sustentar a produção nacional, especialmente aquela executada em Taboão, no ABC paulista.

Sendo esta última a primeira a fechar, agora Taubaté enfrenta o fantasma da demissão, mas o sindicato local (Sindmetau) quer evitar as demissões na fábrica e já pediu apoio da prefeitura e também do governo do estado.

VEJA TAMBÉM:

O plano principal é reverter a decisão da Ford, visto que a categoria havia fechado um acordo de estabilidade no emprego com a empresa, que duraria até o final de 2021. Contudo, o fechamento pegou os trabalhadores de surpresa em plena vigência do acordo.

Ainda assim, se a reversão não der certo e a fábrica fechar as portas de vez, o sindicato propõe uma alternativa pouco usual. Trata-se de um fundo da Ford com recursos gerados com a venda de carros importados pela marca no Brasil.

Não há detalhes de como isso funcionaria, mas seria uma forma de compensação dos empregados, provavelmente até o fim do acordo sindical. Para evitar mais surpresas, os trabalhadores organizaram turnos de seis horas por grupo para vigília na porta da Ford.

O motivo é o temor de que a Ford remova o maquinário das instalações. A entidade diz ainda que a Ford “usufruiu de benefícios fiscais”.

[Fonte: UOL]

Avatar

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

              Quem somos

              O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

              Notícias por email