Ford India SsangYong SUVs

Ford: SUV compacto indiano terá plataforma do SsangYong Tivoli

Ford: SUV compacto indiano terá plataforma do SsangYong Tivoli

Já está decidido. A Ford terá três novos SUVs no mercado indiano, mas um deles não será essencialmente americano e muito menos local. O projeto BX745 contempla um SUV de porte compacto para rivalizar com o Hyundai Creta por lá em 2022, no entanto, ele será tocado em parceria com a Mahindra.


Até então, cogitava-se que o SUV local XUV500 seria a base do novo utilitário esportivo, mas em realidade, o BX745 utilizará a plataforma X100 da SsangYong. Essa base compacta é a que sustenta o crossover Tivoli, que é vendido no mercado brasileiro e feito na Coreia do Sul.

Ford: SUV compacto indiano terá plataforma do SsangYong Tivoli

Na Índia, o Tivoli está sendo comercializado e produzido localmente como Mahindra XUV300. Essa plataforma da marca sul-coreana, controlada pela indiana, servirá ao intermediário entre EcoSport e Escape. Comenta-se que ele poderá utilizar motores da própria Mahindra, sendo considerado o 1.5 turbo diesel de 120 cavalos e 30,5 kgfm.


Por ora, não se sabe até onde o produto da Ford terá design exclusivo em relação aos XUV300 e Tivoli, que praticamente são iguais, alterando-se apenas alguns detalhes estéticos da frente e da traseira. Se a marca americana seguir o exemplo chinês do Territory, então provavelmente a carroceria será a mesma, com alterações para levar o oval azul.

Ford: SUV compacto indiano terá plataforma do SsangYong Tivoli

Em relação aos demais, o BX745 parece bem definido como produto da Ford com DNA indo-coreano. Contudo, comenta-se que a parceria deverá levar em consideração um sucessor do EcoSport, que assim como o modelo atual, deve continuar limitado a 3,99 m de comprimento.

Nesse caso, parece mais provável um design totalmente novo, uma vez que a SsangYong não dispõe do utilitários esportivos desse porte e os indianos KUV100 e TUV300 são inadequados. O primeiro mede 3,67 m e o segundo, apesar dos 3,99 m, tem um estilo que imita os utilitários 4×4 do passado. Porém, sua base pode ser usada no futuro Ford.

[Fonte: Gaadi Waadi]

Ford: SUV compacto indiano terá plataforma do SsangYong Tivoli
Nota média 3.7 de 3 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Tosca16

    Ford vai reduzir custos pra não dizer aumentar sua margem de lucro vendendo produtos de terceiros com sua marca, pode apostar. E manterão o foco na linha de picapes, forte da empresa hoje.

    • Alexandre Aleixo Santos

      As médias com selo VW kkkk

      • Luis Burro

        A base é da Ranger então é a Volks q terá sua Amarok com selo Ford!

  • Chap

    O Puma é projeto BX726 e o sucessor do EcoSport é conhecido pelo codenome BX755.
    Portanto, esse carro indiano com outro código, de fato, deve ser um modelo a parte e espero que fique só por lá mesmo.
    Muito embora o pessoal da engenharia lá de Camaçari diga que o BX755 também é projeto indiano…

    • passis

      Também espero que fique por lá. Ouvi dizer que o novo EcoSport está de fato sendo desenvolvido na Índia mas que sua plataforma será uma ampliação da plataforma atual, para resolver o problema de espaço do modelo atual. Se ficar um Puma maior, está – literalmente – de bom tamanho. Trazendo também o Escape, dá até para engolir o Territory no line up. Mas esses Mahindra…

      • Luis Burro

        Kkkkk pessoal critica as indianas mas e as daqui q nem barra de proteção lateral oferecem…ei ta brasil,acham q tem o rei na barriga mas merecem as tranqueiras q tem aqui!

  • Alexandre Aleixo Santos

    Ford agora não faz mais carros, ela aluga a marca kkkk

    • Andre Cupertino

      Vergonhoso

    • Luis Burro

      Ela compra um projeto pronto,a MB fez isto com a Nissan e é muito comum esta prática,montadora tá numa reestruturação ela ñ vai sair gastando assim pra mercados fora do eixo principal!

  • Andre Cupertino

    Ford sempre foi referência em SUV’s e Pick-ups. Aí tira toda a linha passeio de linha com a desculpa de ampliar o portfólio de SUV’s e Pick-ups. Mas em vez de DNA Ford, utilizará essa tosquissima solução de rebadge de veículos de baixo custo de montadoras sem reputação alguma. É melhor fechar logo as portas, não fará falta.

    • Thiago

      a ecosport já era desenvolvida em cima do ford figo indiano

      • Marcelo Ecosta

        Como assim? O Figo era simplesmente o Fiesta Rocam/Amazon que chegou à Índia quando a Eco já existia.

  • zekinha71

    Tem um aqui que é super fã da Ford e pouco tempo atrás escreveu que a Ford não está morrendo, e que teria muitas novidades, se vier outras novidades igual essa de pegar carro emprestado é melhor abaixar as portas logo pra não ficar medíocre, pois ainda tem fama e dignidade

    • Luis Burro

      Kkkk,a Volvo continua vendendo a msma coisa e tendo seus carros desejados mesmo tendo como dona uma Chinesa!

      • CanalhaRS

        Tua comparação, infelizmente, não tem lógica. O caso da Volvo é totalmente diferente da Ford.
        A Volvo pertence a outro fabricante, que injeta uma grana preta neles. A Ford é uma marca independente, que está em crise, e usando projeto de outras marcas (inferiores) para vender como seus.
        Inclusive se Volvo ainda pertencesse a eles, estaria mal das pernas também.

        • Victor Freire

          verdade. a geely é a melhor dona chinesa que uma marca ocidental poderia ter. injetou grana e disse: façam o que vocês fazem de melhor, e mandem nossa porcentagem. preservou a fábrica de gotemburgo e os empregos suecos. mais ou menos a mesma receita utilizada pela tata com a jaguar e land rover.

          a volvo deu melhor sorte que a rover, que caiu nas mãos dos ogros da saic. meteram o pau a fazer jabiracas com o nome mg e roewe (a saic ficou com pena de tirar o escorpião do bolso pra comprar os direitos do nome da bmw) e ainda fecharam a fábrica de longbridge.

        • Luis Burro

          Tem a ver sim pq a plataforma q a volvo está utilizando tbm é da Geely!

  • Luis Burro

    Este Tivoli parece um Kia Soul mais avantajado e ñ curto muito ele esteticamente,mas se for localmente podiam trocar só o emblema pra cortar custos!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email