Finanças Ford Governamental/Legal Montadoras/Fábricas

Ford Taboão: CAOA sem dinheiro para comprar fábrica paulista

Ford Taboão: CAOA sem dinheiro para comprar fábrica paulista

A CAOA ainda não tem todo o dinheiro necessário para comprar a fábrica da Ford em Taboão, bairro de São Bernardo do Campo, no Grande ABC paulista, de acordo com Henrique Meirelles, secretário da Fazenda e Planejamento do governo do estado.


Meirelles disse à imprensa: “O Carlos Alberto está lutando e precisa de financiamento. O Estado de São Paulo ajuda, por meio da DesenvolveSP (uma agência de desenvolvimento estadual), mas é um limite pequeno perto do que ele precisa para pagar à Ford”.

O secretário não revelou o montante pedido pela Ford para transferência da fábrica de Taboão, mas dá uma ideia de como não deve ser pouca coisa. Das empresas nacionais envolvidas no setor automotivo diretamente, a CAOA aparece sempre como a mais capaz (em termos financeiros) de bancar projetos de representação e produção no país.

Ford Taboão: CAOA sem dinheiro para comprar fábrica paulista


VEJA TAMBÉM:

No entanto, nesse caso da Ford, a unidade paulista é um empreendimento muito grande, que envolve uma fábrica que teve até poucos meses, duas unidades de produção, uma de carros e outra de caminhões. Isso sem contar em torno de 3.000 funcionários.

Meirelles teria sugerido à CAOA, buscar um empréstimo junto ao Banco Nacional da China. O motivo é que um dos sócios do negócio é desse país, o que confirma rumores de que a fábrica do ABC irá mesmo produzir carros e/ou caminhões chineses. Fala-se que a Changan é essa marca.

Ford Taboão: CAOA sem dinheiro para comprar fábrica paulista

O secretário disse também: “O banco disse a mim e ao governador João Doria que aprovou US$ 10 bilhões para uma linha de crédito para projetos chineses com interesse no Brasil e particularmente em São Paulo”. Não se trata de todo o montante para a CAOA, mas dá uma ideia de quanto a Ford está pedindo pela antiga casa da Willys Overland do Brasil.

Nela, a Ford já desligou a produção do antigo New Fiesta e o retirou do mercado. Também deverá encerrar a produção de caminhões este mês ou mais tardar em novembro. Para a CAOA, o tempo está correndo rápido e uma linha de financiamento se faz urgente.

[Fonte: UOL]

 

Ford Taboão: CAOA sem dinheiro para comprar fábrica paulista
Nota média 3.8 de 8 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Edilson

    Se fosse uma empresa extrangeir e patrocinada pelo Lula , conseguiria fácil essa grana pelo BNDES.

    • Derico

      Não tem ajuda do Lula com grana do BNDES mas tem ajuda do Doria com descontão no ICMS. O Doria basicamente criou um programa “Auto Qualquer Coisa” que apenas a CAOA se encaixa para poder isentar ICMS dela, para que a compra da fábrica “valesse a pena”. É um circo chamado Brasil onde nós somos os palhaços.

      • Guilherme Gallene

        A coisa não é tão simples. Com toda certeza, podem existir interesses escusos, os quais nem imagino. Mas uma fábrica dessas funcionando, garante milhares de empregos. É melhor arrecadar menos ICMS, mas garantir a manutenção de uma cadeia gigantesca.

        • Derico

          Não é tão simples. O incentivo é para um setor específico, só privilegia um setor. E todos os outros, vão pagar a conta sem o mesmo incentivo? Quando você beneficia um único setor pelos empregos, você está condenando todo o resto da população a pagar esta conta. Se o incentivo fosse para todas as indústrias, seria excelente, mas não é. E nem é para um setor no caso, é para uma única empresa. Do jeito que o Doria fez ele está fazendo a população pagar a conta para por mais dinheiro no bolso de um bilionário. É o tipo de coisa que contribui para termos as porcarias de carro aqui vendidos a preço de ouro e para ter estes “esquemas” entre políticos e grandes empresas.

          Isto sem falar na cara-de-pau de remeter um projeto assim.

          • Matafuego

            Exatamente. Por que não dar “incentivo” a todas as empresas, cortando o ICMS de todas?

        • Diego Germán de Paco

          Pagar tributos para emprestar a empresas internacionais acho errado. Se fosse uma marca nacional, com apoio de universidades federais r um programa de desenvolvimento correto, teria meu aval, mas assim, pra mim é dar dinheiro pra China. Eles que consigam crédito já que a empresa possivelmente será chinesa

      • Eng Turbo

        O Arthur do canal Mamãe Falei, explica isso em detalhes

    • Ducar Carros

      O BNDES só daria essa grana se a chinesa garantisse que, se a Caoa não pagar, ela paga.

      A Caoa sozinha não tem garantia suficiente para comprar a fábrica e fazer todo o investimento, a chinesa (Changan?) tem que entrar pesado na brincadeira. Só que parece que a chinesa não quer.

    • Matafuego

      O Lula gostava de “campeões nacionais” que pudessem dar propina de volta. O CAOA que se vire p/ arrumar empréstimo em banco privado! Chega de empresário pegando dinheiro a juros subsidiados pelo pagador de impostos em banco público!

      • Diego Germán de Paco

        Pois é. Eike Batista chegou a ser o sexto homem mais rico do mundo assim, com dinheiro nosso.

  • Cardoso (não aquele)

    Boa sorte a eles, só espero que o dinheiro não saia do bolso do contribuinte brasileiro.

  • Puxa! Caminhões Changhan?? Então não veremos os Hyundai Xcient por aqui! 😔

    • Raimundo A.

      Uma marca asiática com alguma facilidade, a divisão autos já é reconhecida aqui, que teria que convencer o mercado local como a inquestionável DAF precisou sendo europeia, com toda a bagagem e fazendo parte de um grupo forte na América do Norte, a Hyundai Trucks, linha Xcient, seria uma boa.
      Gastar uma fortuna, se conseguir, comprando a unidade da Ford, para fazer veículos da Changhan, caminhões, não é por ser nacional que vai se destacar.

      A linha HD da Hyundai tá aí para provar a vida dura. Mesmo sendo feita aqui há bom tempo, não se destacam perante o Delivery da VW. Se sai bem o pequeno, mas ainda vende menos que o VW que não tem uma opção do mesmo porte.

    • Andre Cupertino

      A Hyundai quer ver a CAOA pelas costas e não é de hoje.

  • Coffinatorᴮᴿ

    Certamente os animais que “gerem” a Ford BR querem lucrar em cima da cagada enorme que fizeram. Eu fosse o CAOA procuraria outro local ou esperaria a Ford BR ir pro vinagre, o que não está longe.

  • Guilherme Souza

    Vão fazer de tudo pra esse cara, salvar a Ford, e os poucos funcionários, tudo por eleição. Custe o que custar, mas será que vale a pena, vai ter retorno, pra sociedade.

  • Marcus Vinicius

    A norte americana poderia aceitar receber parcelado

  • Fabio

    Simples, pede para o amigão DORIA TRAÍRA emprestar!!

    • Raimundo A.

      Melhor pedir ajuda ao mito já que envolve sócio internacional. Ah! Lembrei que o mito tem um importantíssimo amigo emblemático que cria farpa com todo mundo. Por sinal, criou com a China recentemente a nível comercial.

      • OVO

        melhor pedir ajuda ao Luladrão propineiro…ele de dentro da cela, comanda uma rede de corrupção enorme e vai conseguir 1 bilhão de dólares fácil….ele só não sai da cela, pois tem direito à progressão de regime, por medo dos grandões “apagarem” ele

        • Raimundo A.

          Farias do mesmo saco. O Temer fez o que fez e muita gente com rabo preso evita que ele se complique. O atual, supostamente honesto, tem familiares envolvidos em coisas sujas, faz de tolo quando fala em nepotismo, direta ou indiretamente quer abafar certas notícias vazadas mostrando a falta de ética disfarçada de estratégia política. Normal de políticos que se acham demais; fazem da política meio de vida; e, como sempre, defendem, trabalham, para quem lhe convém.
          Num país cheio de gente que se preocupa com o umbigo, se um verdadeiro salvador retornasse, não deixariam ser candidato político. Tem muita gente cheia de interesse em manter certas regalias e tirar proveito do poder do cargo que ocupam. Passar a mão em infratores criticando regras que em países sérios político tem vergonha de questionar. Mas aqui não há vergonha. O que promete e não faz em quatro anos diz que é pouco e precisa de mais uma oportunidade. Infelizmente tem os tolos que acham normal isso.

          • Janduir

            Concordo. O que o brasileiro gosta de lamber saco de político ladrão não é brincadeira. Temos os fanáticos petistas e agora temos os Bolsonetes. Eu votei nessa anta, contra o PT mas já sabia que ela não era santo e tinha um Qi muito limitado. Um verdadeiro asno. Ao menos montou um bom time. A esperança que ainda tenho na política é num tal de Partido Novo… vai surpreender nas próximas eleições municipais…

            • Fernando

              O que adianta um bom time se ele não deixa eles jogarem?

              • Janduir

                Não é assim também. Tirando uns lunáticos como o da Educação e o do Exterior, vc tem o Tarcísio (melhor ministro), Moro (que apesar de estar se queimando com o Bozo, alguma melhoria já é vista em presídios). A decepção é com o Guedes depois de falar da mulher do Macron. Mas ao menos algumas empresas estão sendo privatizadas… alguma coisa vai se aproveitar do período do Bolsonaro. Assim como todo presidente que entrou depois de 86, alguma coisa fez de boa, principalmente Itamar -FHC e sem fanatismo, no governo petista, a polícia federal foi aparelhada o que acabou ajudando a operação Lava Jato…

                • Sino Weibo

                  O Guedes falou o que da mulher do Macron?

                  • Coronel John Matrix

                    Que ela é feia. E ele não tá errado.

                    • Sino Weibo

                      Tem certeza que foi o Guedes? Pq eu e o Brasil inteiro sabe esta história, mas o protagonista foi o Bolsonaro. Ele nao chamou ela de feia exatamente, ele so quis dizer que a esposa dele é bem mais bonita e supostamente “humilharia” ela na beleza, na opinião dele. Não sei de onde tirou essa informação que foi o Guedes, pq ele iria se meter nisso?

                    • Miguel

                      O Guedes também falou, justamente quando o assunto já tinha esfriado.. poderia ter ficado calado.

                    • Sino Weibo

                      Gente que diferença isso faz pra economia? kkk

                    • Miguel

                      Rs, quase nenhuma, a não ser uma rusga diplomática com um país como a França…

                      Na verdade só estava respondendo que ele falou mesmo. Mas a notícia é velha, já que esse governo também adora fabricar novas crises. A gente nem tem tempo de saber de uma e já vem outra!

                    • Sino Weibo

                      Rusga? Esse ministro francês vive sofrendo protestos, a França quer tirar ele, é um país extremamente conturbado nesse momento, e ele só se preocupa em fazer picuinha com outros países. kkkk Agora falar que esse governo só tem crise, é esquecer da dona Dilma que além de criar o tal de Inovar Auto, que afundou nossa indústria, minou a concorrência e nos mergulhou na maior recessão da nossa história, entre outras coisas, era crise atrás de crise e recessão histórica e não via tantos assim na internet criticando.

                    • Miguel

                      Bom, você não me conhece, mas eu critiquei Dilma desde que ela colocou os pés na rampa do planalto. Aliás, eu critico Lula e o PT desde que eu não podia nem votar!

                      Quanto ao Bolsonaro, é uma Dilma de calças.. baixo clero e ignorante quanto.
                      Vamos ter sorte de sair com umas reformas aqui e ali ao longo desses quatro anos, e olha q não votei em NINGUÉM, mas também não estava torcendo contra!

                      Não vou nem me alongar nas crises (inclusive no próprio partido) que isso é chover no molhado.

            • Lucio Adriano Mendonça

              O novo em minas até agora não mostrou a que veio. Está parecido com os outros.

              • Janduir

                Em que sentido o Novo está igual ao PT e PSDB?

        • Paulo Lustosa

          Político é tudo farinha do mesmo saco, não sei como ainda tem gente que defende tanto o PT quanto Bolsonaro e a gangue igual como ocorreu e ocorre com PT, PMDB e companhia.

  • Tiago Bastos

    Esse CAOA… Embrião do próximo escândalo nacional.

    • Junoba

      Vai ser igual as empreiteiras da construção civil, um escândalo atrás do outro.

    • Lucca Chies Esteves

      Embrião? Caoa já apareceu em vários escândalos, inclusive na lava jato se não me engano

      • Tiago Bastos

        Já sim. Na acronico eu acho. Pimentel recebeu grana deles. Mas aparentemente ele tem potencial para um escândalo só dele.

  • Henrique Guedes da Silva

    kkkkk essa caoa é uma piada não sei ainda como tá no mercado achou que estava com a bola toda mas seus carros micaram e sua maioria e seriam maior que a ford

  • Toyo_Highlander fan

    A bomba na aquisição dessa fábrica não são as instalações em si, na minha opinião também não é a quantidade de funcionários, o custo deve ser por causa do paquiderme estatal chamado SINDICATO que deve estar exigindo uma gorda quantia pelas “garantias” dos trabalhadores da fábrica.

    • Cesar

      Qualquer investidor sério, só pega uma bomba destas limpa ou seja sem funcionários. Ninguém é louco de assumir passivo trabalhista de mais de 30 anos.

      • Toyo_Highlander fan

        Pura verdade!

  • Andre Cupertino

    É só o CAOA fazer arminha com a mao de novo que o dinheiro aparece.

    • Cesar

      O parceiro de cambalacho dela está preso em Curitiba e o Sr. Caoa corre o mesmo fim.

    • SDS SP

      Só comprar uma MP marota, como foi feito aos montes nos governos anteriores. Parece que o CAOA se esqueceu da Operação Zelotes…

  • A fonte é o UOL, já desconfio se é fiável.
    Seria no mínimo estranho a Ford estar cobrando caro para vender a fábrica, uma vez que a mesma seria apenas desativada, sem gerar qualquer retorno financeiro significativo ao conglomerado americano.

    • Wendel Cerutti

      Imprensa sendo imprensa ……

    • CanalhaRS

      Como disse o amigo BlueGopher aqui nos comentários:
      -Terreno de mais de 1 milhão de m² e está embutido em plena área residencial, de SBC, e ainda ao lado da via Anchieta.
      -Mais de 415.000 m² de área construída
      -Máquinas, equipamentos, tecnologia, licenças de produto

      É um gigantesco parque industrial, inserido em uma área valorizada. A grana deve ser preta que estão pedindo.

    • SDS SP

      Na verdade a CAOA quer dinheiro subsidiado pelos pagadores de impostos para seguir com a empreiteira. Como de costume no setor automotivo nacional.

    • Janduir

      Se desconfia de fonte Uol-Globo-Estadão, etc, já vi que é lambe saco de político ladrão. Seja ele de direita ou esquerda…

      • Seu comentário é tão estúpido, que nem precisa de reprimenda.
        Luz.

        • Janduir

          Como conhecer um fanático? É aquele que divide o mundo entre nós e eles… isso é visto no gado petista e no gado Bolsonarista…

    • Paulo Lustosa

      A fábrica é em área residencial, fora o terreno de mais de 1mi de m² e a área construída de mais de 400mil m², fora o maquinário e licença de produtos que tem dentro. Por isso, a fábrica vale uma boa quantia.

  • El Cabron

    Materia preparada para lubrificar a população para posterior inserção do falo.

  • RKK

    Mais um CAÔ da CAOA….

  • Chap

    Ouvi de gente da Ford que querem US$ 1 bilhão (mais de R$ 4 bilhões). Mas isso chega a ser engraçado, porque iriam fechar e desmantelar a fábrica e dificilmente conseguiram US$ 1 bilhão na venda dos equipamentos que se encontram lá e tudo mais. Estadunidenses são meio soberbos em tudo, é complicado.

    • Alvarenga

      Exato, estavam largando tudo, vai entender ????

    • Murilo Soares de O. Filho

      Só deixar fechar, chega de governo bancar com o dinheiro do contribuinte. Que venda barato ou então não venda.

  • BlueGopher

    Já imaginaram apenas o valor do terreno da Ford, que tem mais de 1 milhão de m² e está embutido em área residencial, plena cidade de SBC, ao lado da via Anchieta?
    Seria o sonho de grandes incorporadores.
    E ainda a fábrica, com mais de 415.000 m² de área construída, as máquinas, equipamentos, tecnologia, licenças de produto, etc, etc.
    A conta é grande.

    • CanalhaRS

      Com certeza, não deve ser pouco.

    • Chap

      O terreno não é mais do que R$ 1000/M², o que daria algo na casa de R$ 1 bilhão.
      SBC já foi atrativa para investidores/especulação imobiliária, hoje não mais, ainda mais nessa região do Taboão, numa decadência sem fim.
      Eu escutei de gente da Ford que a matriz quer US$ 1 bilhão, ou mais de R$ 4 bilhões. Não sei se vale tudo isso, hein, acho que foi valorizado um pouco além da conta.

      • Vreis

        Cara, acho q só pelo fato de ficar praticamente na Anchieta faz ser muito atrativo, principalmente pela facilidade de acesso ao porto de santos

      • BlueGopher

        Chap, com 1 milhão de m² e dinheiro na mão você transforma decadência em valorização.
        Pode fazer um condomínio fechado bem maior que o Portal de Morumbi, por exemplo, que tem apartamentos de alto luxo e valorizados mesmo estando cercado por parte decadente do Morumbi e região, ou quem sabe algo como os condomínios fechados da Castelo Branco, da Raposo Tavares, de muitas cidades do interior, etc, etc.
        E pensando assim, a localização da Ford é privilegiada como poucas outras são.
        Veja até mesmo a enorme valorização da parte baixa da Rua Augusta, exemplo de transformação dum bairro decadente para disputado.

    • Eng Turbo

      Perto do valor do terreno (localização) todo o restante lá é considerado descartável! Basta reaproveitar o que é possível, terraplanar TUDO e multiplicar o valor com algum empreendimento imobiliário

  • Alvarenga

    Uai, mas o Prefeito de SBC e o Governador de SP ja não tinham anunciado que estava tudo resolvido, chamado imprensa, soltado rojão, etc…….?????

  • SDS SP

    Tá querendo dinheiro do BNDES (crédito subsidiado pelo pagador de impostos) para seguir com a empreitada.

    • Junoba

      A própria existência do BNDES é uma afronta aos brasileiros, pois nunca vai beneficiar todos os empresários, apenas uma pequena parcela dos amigos do Rei…

      • Ducar Carros

        Você está errado: entre no site do banco, e verá que o BNDES financia mais de cem mil empresas todos os anos. Em 2015, foram mais de 220 mil!

        Sem o BNDES, praticamente não haveria investimento de longo prazo no Brasil, os bancos privados não querem emprestar a prazos superiores a dois anos, a não ser em dólar. E qual empresa vai se financiar em dólar para investir em infraestrutura ou para fazer fábricas que darão retorno em reais?

        Quase todos os países ricos têm bancos de desenvolvimento: Japão, Alemanha, França, Coreia, China, só os EUA não têm. Os EUA têm, por outro lado, o Eximbank, para financiar as exportações americanas de bens e serviços. O mesmo que o BNDES fazia, aliás.

        • Sino Weibo

          Não podemos ser contra o BNDEs financiar projetos aqui no país, que vão trazer algum tipo de desenvolvimento. O que ninguem concorda é a farra que fizeram antes, emprestando para países “sem lastro de pagamento”, em contratos sigilosos, com a desculpa que iria beneficiar empresas brasileiras no exterior?? O Brasil precisa de infraestrutura, de empregos, de tecnologia etc.. Eles que peguem emprestimos no FMI ou Banco Mundial, não temos condições de sustentar outros países, a não ser que vão nos dar algo útil em troca.

          • Ducar Carros

            Sim, o erro foi financiar países sem crédito no mercado internacional, como se fossem países reconhecidos por bom pagadores. Financiar exportações de bens e serviços brasileiros é muito importante, tanto que até os EUA fazem.

            Não podemos, por um erro executado por um governo, extinguir um banco tão importante para o desenvolvimento do país, como defendeu o colega Junoba.

    • Ducar Carros

      O dinheiro do BNDES, salvo poucas linhas destinadas ao crédito rural e à eficiência energética, não é mais subsidiado. Essa é uma das causas dos desembolsos do banco terem caído tanto nesses últimos anos.

      Na verdade, queriam que o BNDES emprestasse sem garantias suficientes, o famoso “la garantia soy yo”. Melhor conseguir o empréstimo na China ou a Changan bancar parte (grande) dos investimentos.

      • SDS SP

        No final das contas, em caso de calote, a conta fica sempre com o pagador de impostos. Essa impressora de dinheiro tem que acabar de uma vez por todas.

        • Ducar Carros

          O BNDES dá lucros bilionários todos os anos, mesmo com os “calotes”. O Governo conta com esses lucros para fechar as contas todos os anos.

          • SDS SP

            Independente se dá lucro ou não, os calotes bilionários foram para a conta dos pagadores de impostos. Esse banco, de desenvolvimento social, passa longe.

            • Ducar Carros

              Acho que você não interpretou o que escrevi: todos os calotes, que têm garantias, foram absorvidos pelos lucros bilionários do próprio banco. Não foi necessário um tostão dos pagadores de impostos. Menos paixão ideológica e mais razão, por favor.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Pelos comentários há petistas aqui…rs

    • Fernando

      Há de ambos os lados, ou acha que o Brasil só tem um lado? Graças a Deus que não.

    • Junoba

      Pior mesmo é quem acredita que ”existe lado certo”. A verdade é que a classe política quer apenas nos extorquir, trabalhamos mais de 5 meses por ano pra pagar impostos, e agora com a Reforma da Previdência, iremos aposentar com 65 anos. O povo brasileiro é gado, bluepill, ainda acha que existe salvação, o sistema não para, nunca vai parar…

  • FrankTesl

    jogando conversa para faturar a fábrica de graça

  • Sino Weibo

    Nossa se eles conseguirem demonstrar para os chineses que vão conseguir dominar o mercado local, conseguem os 10 bi pra comprar a fábrica e modernizar. De quebra podem fazer Changan, DongFeng, FAW e talvez SAIC Maxus? O que não entendo pq já não trazem por importação pra testar o mercado, por exemplo a GWM Haval vende bem em vários países e é lider em SUVs na China, e a Geely depois da compra da Volvo melhorou seu portfólio 100%, já passou da hora de terem representação por aqui novamente.

  • Mauricio Ferrari

    Não seria o caso de oferecer só o que ela pode pagar mesmo?
    Se a Ford não aceitar, ela que fique com a fábrica encalhada lá, quero ver para quem ela vai vender

    Os empregados serão demitidos?
    Contrata de novo depois de comprar a fábrica bem mais barato

    Lei da oferta e da procura não se aplica nesse caso?

  • Observador

    Achei que a Ford ia vender por troco de pinga.

  • Jackson

    Essa fabrica aí poderia ser interessante para a Otosan que já comanda a fabricação de caminhões Ford na russia a tocar a Ford caminhões aqui e acho que dinheiro não seria um problema pra marca que tem uma tima relação com o Vladimir puttin ai o dinheiro viria muito rápido…

  • Marcos Coelho

    pra uma fabrica que seria Abandonada pela Ford, nem precisava cobrar muita coisa.

  • Eng Turbo

    Sr. CAOA, ah se as pessoa soubessem quem é esse pilantra…
    Tenho um colega que SEMPRE teve contato com o CAOA (fazendo negocios) e com o presidiário Lula (Pagando propina)….e esse colega afirma: Perto do CAOA o Lula é um santo!
    Segundo ele, é facil de entender porque não tem pessoas desmascarando o CAOA, pois infelizmente essas pessoas morrem misteriosamente.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email