Ford Territory 2023 é o Equator Sport fora da China

equator sport 1.jpg

O lugar é o Camboja, mas o que tem de interessante lá é o Ford Territory 2023. Bem, se você reparar, verá que não é exatamente o que diz o nome, mas certamente é uma proposta melhor.


Fabricado pela JMC-Ford na China, o Ford Equator Sport já está indo para outros lugares e no país vizinho, adotou o nome Territory.

Feito na mesma joint-venture, o Territory que conhecemos é um modelo da própria JMC, que foi rebatizado com o logotipo do oval azul e enviado para outros lugares, como o Brasil, por exemplo.

Ambos são vendidos na China, mas o Equator Sport naturalmente está em um nível mais alto e surge como irmão menor do Equator, que tem sete lugares.

ford equator sport 1

A estratégia para o Camboja pode ser interessante como início de uma mudança no perfil de exportações da Ford China.

Ela já mudou o nome do Novo Mondeo chinês para Taurus no Oriente Médio e o Territory para os cambojanos reforça uma estratégia ainda não revelada de renomear certos produtos.

Ainda que o Territory já esteja com vendas razoáveis por aqui, ele naturalmente não é um Ford em sua essência e o Equator Sport surge como seu sucessor.

Tendo sido lançado em 2020, o Territory ainda tem pouco tempo de mercado aqui, mas isso não impede sua chegada em 2023 ou depois como segunda geração.

equator sport 1

Com 4,630 m de comprimento, 1,935 m de largura, 1,706 m de altura e 2,726 m de entre-eixos, o Equator Sport é pouco maior que o Territory e tem carroceria com linhas inspiradas no modelo maior.

Além disso, a sinergia estética também é compartilhada com os modelos Mondeo e Evos, tornando assim o estilo da Ford na China uniforme e bem resolvido.

Sua vinda no lugar do Territory atual também não faria confusão com o nome Sport, atribuído ao Bronco Sport.

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.