Ford India Mercado SUVs

Ford trabalha em um novo SUV para rivalizar com Jeep Compass

novo-kuga-1 Ford trabalha em um novo SUV para rivalizar com Jeep Compass

Como já comentamos recentemente em relação ao Ford Fusion, cujo nome poderia ser utilizado em um crossover intermediário entre EcoSport e Kuga/Escape, agora surge uma nova informação sobre um produto da marca americana nessa posição. Segundo o site indiano CarWale, fontes da marca teriam confirmado o desenvolvimento de um utilitário esportivo baseado na plataforma do Kuga, mas com a missão de ficar abaixo deste e bater de frente com o Jeep Compass.



A manobra toda envolve especialmente a entrada no mercado indiano, onde o Ford Kuga não atenderia completamente o propósito da marca, que é oferecer um produto mais barato que seu SUV de porte médio tradicional, exatamente o que faz a FCA com o Jeep Compass em relação ao Cherokee, que é o concorrente direto de seu atual crossover médio, conhecido nos EUA como Escape. Porém, na Índia, modelo acima é o Endeavor, um SUV bem maior e derivado da Ranger.

novo-kuga-1 Ford trabalha em um novo SUV para rivalizar com Jeep Compass

Além disso, o projeto desse novo SUV envolve também brigar com os crossovers compactos já presentes na Índia, em especial o bem-sucedido Hyundai Creta. Segundo o site, a dupla emplaca 10 mil unidades por mês, sendo 8 mil do sul-coreano e 2 mil do americano. A Maruti Suzuki também estaria preparando um modelo nessa faixa para aproveitar a demanda reprimida. Com o EcoSport, a Ford não pode ter o mesmo nível de competição.

Por lá, comenta-se que a nomenclatura Escape – usada nos EUA – pode ser utilizada para este novo produto e que o tamanho pode ficar entre de 4,30 m e 4,40 m, exatamente no mesmo porte que Honda HR-V, Nissan Kicks, Renault Captur, Renault Duster, Skoda Karoq, entre outros. Com exceção do primeiro, todos os demais têm ou terão participação no mercado local. Espera-se que o novo produto seja apresentado ainda este ano no mercado indiano e com potencial para atingir todo a região asiática.

novo-kuga-1 Ford trabalha em um novo SUV para rivalizar com Jeep Compass

Global? Apesar de a Ford ter abandonado o “One Ford”, a globalização da marca continua e esse novo utilitário esportivo pode render bem mais do que uma presença no mercado indiano. Como já dito, existe uma demanda por SUVs e a marca tem uma lacuna para preencher entre EcoSport e Kuga. Se a base for mesmo deste último, que compartilha a mesma com o Focus, este produto pode ser produzido então na China e também na Europa. E mais, o mesmo também poderia ser feito na Argentina e EUA.

Neste dois últimos, o primeiro caso envolveria uma missão ainda maior. Apesar de o Kuga ser vendido no país vizinho, acima do EcoSport no Brasil só existe o enorme e caro Edge. A Ford aqui disputa mercado de fato apenas com o SUV feito na Bahia, obviamente limitado diante de players como o Jeep Compass, líder em vendas no ano passado. Com algo acima do atual utilitário esportivo, a marca poderia até evitar a importação do Kuga/Escape, utilizando um produto feito na Argentina, deixando apenas o Edge acima.

novo-kuga-1 Ford trabalha em um novo SUV para rivalizar com Jeep Compass

Nos EUA, a produção deste novo SUV seria igualmente rentável, especialmente se utilizar um nome forte, como Fusion, por exemplo. Ele seria feito na mesma planta do Escape e reforçaria o portfólio da Ford num mercado cada vez mais dominado pelos utilitários esportivos. Mas, isso provavelmente ocorreria somente após alguns anos do lançamento na Índia, talvez até para aproveitar a nova geração do Escape.

Ford Kuga 2018 – Galeria de fotos

[Fonte: CarWale]

COMPARTILHAR:
  • Thiago André

    Esse carrinho aí é lindo, a Ford só poderia dar uma esticada nas lanternas traseiras para o porta malas. Fora isso o carro é lindo.

    • th!nk.t4nk

      É um carro envelhecido no mercado, mesmo após a última atualização, mas concordo que continua bonito. Vamos ver o que estão planejando pra nova geração, pelo jeito vão dar um bom upgrade nele.

    • Martini Stripes

      Olha o modelo pré-facelift, a traseira era melhor. Fora isso, nunca entendi pq a Ford nunca trouxe esse carro para competir no segmento. O Focus já é montado na argentina, não ia ser difícil adaptar a linha…

  • Antonio Di Pietro

    Pretensão e água benta……..

  • Meereengue

    Foi o que pensei! Como o Focus 4, o Focus 2019, ficou mais premium e cresceu muito, o Kuga, derivado do Focus, deverá crescer junto e ficar muito mais premium como o Focus. Aí surge uma lacuna realmente. Isso reforça minha tese de que o Focus Sedan realmente é o sucessor do Fusion e que a Ford poderá:

    Desenvolver um seda compacto medio para rivalizar com o City e Virtus pelo preço do Focus Sedan

    Subira o Focus Sedan para o nível do Fusion e o Kuga subindo junto

    Agora nascerá um SUV no lugar do Kuga e um seda emergente chines para ficar no lugar do focus sedan, ja q o focus sedan poderá ficar no lugar do Fusion

    Essa relação só foi possivel considerando-se que o Escape/Kuga é o Focus, e que o Focus subiu de nível, ficou bem maior e mais premium. Lógico que o Kuga tambem subiria e ficaria mais premium. Agora assim como o Kuga barato de antes precisa de sucessor, o focus sedan também precisa, porque ambos mudaram de nível

    • Josê Fagundes

      Realmente! Foi o que eu pensei. Primeiro a Ford inesperadamente mata o Fusion. Mas, se você relembrar bem, ela disse que o Focus subiria de nivel para um patamar mais premium e cresceria bastante. Lógico que se o focus sedan crescer e ficar mais premium ele vira um fusion! E é isso o que vai acontecer. Esse kuga da foto é o modelo 2012 reestilizado. Como ele é derivado do Focus, se o focus crescer e subir de nivel, ele também terá q fazer isso se quiser continuar derivando do Focus

    • Klebson Tinoco

      Os carros da Ford, pelo menos no Brasil, sofrem com dimensões reduzidas em relação aos seus concorrentes. Focus Sedan é um Carro apertado por dentro. A geração anterior era muito melhor em espaço. O Fiesta Sedan também sofre também de aperto (talvez o Ka Sedan tenha as mesmas dimensões de entre-eixo). Assim também o Escosport sofre com espaço reduzido em relação aos seus concorrentes diretos. Talvez esse novo SUV possa no futuro substituir o Escosport no Brasil, como uma nova geração deste, já que o atual não tem cacife para desbancar as vendas de Renegade, HR-V e Creta.

      • Luciano RC

        O EcoSport realmente precisa de uma nova geração maior e melhor… o atual não tem mais condições de bater de frente com o HR-V e o Creta. No máximo Captur.

        • leandro

          EcoSport só ganha da concorrência no quesito custo x benefício, seu preço de tabela é alto, mas na css chove desconto e benefício

          • Luciano RC

            O problema é que o carro não entrega nada mais que alguns concorrentes.

            • leandro

              A EcoSport freestyle pesquisando e com desconto vc consegue ela 0km 17/18 por 78 mil reais… Me diga qual da categoria por esse preço vem com câmbio automático, 7 airbags, ar digital, banco de couro, central multimídia completa?
              Ah e se vc quiser parcelar e embutir o pagamento das 4 primeiras revisões no financiamento a garantia passa de 3 para 4 anos

              • Luciano RC

                Acha o Captur e o Duster nessa mesma faixa de preço nas lojas. Mudam alguns equipamentos, mas não tem o péssimo atendimento Ford.

                O problema do Eco é não ter qualidade e equipamentos para brigar com o HR-V e Creta.

                • leandro

                  Discordo de você, tenho um New Fiesta e o atendimento bom que está me fazendo seguir na Ford.
                  Com relação Eco brigar com HRV e Creta não acredito que seja por qualidade e muito menos equipamentos, acho que falta tamanho e já é uma carinha cansada na multidão

                  • Luciano RC

                    Nunca consegui achar uma Ford com bom pós-vendas.
                    Acho o EcoSport abaixo atualmente. Já foi bom, hoje precisa melhorar muito. Uma nova geração pode ter condições de brigar com os líderes.

            • Luis Burro

              Mas eles nem são concorrentes diretos! É a msma coisa q comparar o Compass junto.

              • Luciano RC

                Quando disputa o mesmo consumidor, torna-se concorrente.

                • Luis Burro

                  Entao por isto todos são concorrentes!Depende mais do gosto do consumidor e da situação econômica dele.

                  • Luciano RC

                    Exatamente… acaba tornando concorrente quando o consumidor os coloca na mesma faixa de preço e cogita. Um Creta é concorrente do Cruze.

          • TijucaBH

            Ele é imbatível no custo benefício pra compensar outros fatores. É como a Renault faz com o Duster. Preço competitivo pro segmento, com bom nivel de equipamentos mas deixa a desejar em alguns outros atributos valorizados no segmento. O que nao significa que a Eco ou Duster sejam ruins…

      • Josê Fagundes

        A pessoa fala de aperto mas cita o renegade

        • VINÍCIUS FREITAS DE SOUZA

          Renegade tem um bom espaço, o que causa é o porta malas.

      • celso

        O Ecosport, sem o estepe pendurado lá atrás, tem apenas 4,096mm de comprimento.
        É, de fato, um Fiesta altinho.

    • Handlay P.B.

      É horrível essa ascensão dos carros aos segmentos superiores, se tornando cada vez mais luxuosos e grandes, verdadeiras barcas.

    • Eduardo Zacchi

      Vou viajar na maionese agora, MAS vocês concordam que, se sua teoria for aplicada (e acho ela muito boa e viável de sê-lo), a Ford não poderia fazer com o Fiesta como a VW fez com o Polo (subindo de nível em tamanho e qualidade construtiva)????

  • Natán Barreto

    A Ford abandonou de vez a grade Aston Martin né? Pena que o Brasil seja esquecido pela marca

  • Costarlc

    A FORD é lenta. Era para ser líder nesse segmento. Possui know-how, produto mas não investe…

  • heliofig

    Se dependesse de mim, bastava alongar a traseira do Ecosport para ter um porta-malas de 500l, que já teria um novo interessado no carro… Com porta-malas de Mille, não dá…

    • Meereengue

      350L do ecosporto é maior que o porta-malas da Tracker e Renegade

      • heliofig

        Ruim também…

      • Cesar

        Agora faz igual a Jeep fez e coloca o estepe dentro do porta-malas que você vai ver que o do Renegade fica gigante perto do Ecosport

  • Ricardo Blume

    Lança logo essa bagaça no Brasil e não fica brincando como fez com o Eco ao demorar demais na nova geração por que a concorrência vai passar o rodo mais uma vez.

  • Alisson Rosolem

    “enorme e caro Edge”
    Aqui no Brasil o Edge só é caro. Não tem nada de enorme.
    Aliás, nós EUA, acima dele ainda há o Explorer e o Expedition.
    O ideal seria a Ford trazer o próprio Escape para o mercado brasileiro, que é o verdadeiro rival do Compass, mas como sabemos que o consumidor aqui é sempre tratado como titica de galinha, vão desenvolver um lixo intermediário para atender os mercados emergentes,e cobrar preço de carro de alto luxo.

    • kravmaga

      O Brasil é a terra dos carros nanicos. Pior nesse aspecto só o Japão e a Itália.

    • Paulo Vítor

      O Ecosport top de linha já está na faixa dos 100 mil, próximo onde começa o Compass. Não sei que lacuna é essa! Se o Focus já é produzido na Argentina, a Ford foi lenta em tomar a decisão sobre o Kuga, que poderia perfeitamente brigar nessa faixa de preço (100-140k)

  • Igor Pricandi

    Até que a Ford decida se vai ou não continuar operando na america latina não é um bom negócio comprar carros dessa marca. Por trás de boatos há sempre alguma verdade. Todas as montadoras estão enxugando suas estruturas operacionais, fechando divisões e promovendo fusões. Mercados pouco rentáveis como os da AL estão sempre na pauta quando se fala em cortes de custos a médio e longo prazos. A austrália é bom exemplo, ou ainda a venda das operações da gm para a psa. Aqui quem compraria as operações da Ford caso ela decida cair fora?

    • leandro

      Eu compro!

  • Rodrigo

    O Kuga é a versão Européia do Ford Escape. O Kuga por sinal veio antes. ssim com Mondeo é a versão européia do Fusion.

    Lembrando que o Kuga e o Escape não são SUVs. são Crossovers que compartilham a plataforma do Focus.
    A ordem do Maior para o menor:
    – Ford Expedition (SUV – grande);
    – Ford Explorer (Crossover – grande);
    – Edge (crossover – medio)
    – Territory / Flex (crossover – medio)
    – Kuga / Escape (crossover – compacto)
    – Ecosport (subcompacto)

    Faz sentido pra vocês?

    • Francisco Helio

      A Ford vem perdendo terreno por pura incompetência, sorte da Hyundai/Caoa, que possui SUV para todos os gostos e bolsos!

  • Handlay P.B.

    As marcas estão lançando cada vez mais SUVs, se tiver uma lacuna elas preenchem com novos SUVs. Se o ritmo de crescimento dos SUVs se manter, os carros altos podem dominar o planeta e muitos carros baixos podem sair de linha como o Sonic, Malibu e Cruze cujas vendas estão caindo nos EUA…

  • Gustavo

    Realmente MUITO bonita! Mas o que mata é o preço e o consumo da Ford que é alto em relação aos concorrentes… Um hibrid aí seria interesante…

  • Compro Vidro de Perfume Vaziou

    Parece uma Minivan, nas fotos ele lembra bastante o C4 Picasso nem parece SUV, agora esse interior é bem fraco, poderiam pegar o que usaram no Novo Ecosporte e Ka 2018 que vazou ano passado

  • Don Ramón

    SUV, não. Crossover. Parece utilitário esportivo, tem até opção de motor diesel e tração nas quatro rodas, mas não é utilitário esportivo. É um carro urbano, com certa aptidão pra pegar uma estrada de terra, mas não vá esperar que possa acompanhar um Wrangler da vida, ou mesmo uma picape 4×4, numa travessia mais radical. É só olhar a ficha técnica. A versão mais simples não tem nem tração traseira…

  • Agora deu para ficar mais claro em relação a última matéria.

    Kuga como crossover de grife contra Equinox, Tucson, 3008.

    Escape como crossover para países emergentes contra ix35, Compass entre outros.

    Kuga com plataforma decente;

    Escape padrão huezil.

  • Robinho

    que carro lindo !!!

    • CharlesAle

      Muito bonito.

  • Luis Burro

    Ué,mas de novo?Lembrando q a marca já usou o nome pra o SUV do Fiesta na Europa o qual deriva o EcoSport.
    Nossa é tanto SUV q nem sei mais qntos segmentos existem e qual é de qual!
    Curioso é q ainda prefiro a primeira geração do kuga.Este é bonito,mas gostava mais do Vertrek.
    Estranho o Compass não concorrer com o kuga.
    Acho q o nome deveria ser ao menos lançado num modelo equivalente,é não num compacto.

  • Mario Souza

    Isso é simples de resolver, vende somente as ecosport básicas com motor 1.5 e abre caminho para um carrinho maior com conjunto motor e cambio que façam o carro econômico e mantêm um preço aceitável e está resolvido o problema.

  • Razzo

    O produto já existe no mercado internacional há muito tempo (Ford Kuga), mas a Ford nunca o disponibilizou no Brasil.

  • Evandro

    Muito bonito, se vir pra cá um dia eu compro

  • Marcelo Bauab

    O Kuga não compete com Cherokee e sim com Equinox e Compass, não o fazem aqui pq nosso mercado não aguenta. Nem sei pq compram tanto o Compass, caro e pequeno.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email