Ford Veículos Comerciais

Ford Transit, coluna semanal: as qualidades técnicas da van

ford-transit-frente Ford Transit, coluna semanal: as qualidades técnicas da van

Continuando com nossa coluna semanal sobre a nova van Ford Transit, hoje vamos falar sobre as qualidades técnicas do modelo da Ford. Ela atenderá muito bem a quem a escolher, tanto para ser uma van comercial, para transporte de carga, quanto para a escolher para ser um veículo de transporte de passageiros.



A Ford Transit tem um motor turbodiesel Duratorq 2.4 TDCI, a unidade com maior torque do segmento, com ótimos 32 kgfm. E ela também é a única com câmbio de seis marchas. Com ele, a rotação do motor fica bem menor na estrada, resultando em menos ruído e melhor consumo de diesel.

ford-transit-motor Ford Transit, coluna semanal: as qualidades técnicas da van

Conta com tecnologias de controle e segurança modernas e exclusivas: de série, vem com freios a disco nas quatro rodas com ABS, controle de tração, controle eletrônico de estabilidade, assistência para arrancadas em aclives e assistência para frenagem de emergência. Possui também air-bag para o motorista.

Aí você pode comparar ela com os modelos concorrentes, que não tem todos esses equipamentos de série. Adicionando tudo isso as outras acabam ficando com preço superior.

A Ford Transit está disponível em três versões, furgão curto, furgão longo e van, para transporte de passageiros. O furgão curto tem peso bruto total de 3.350 kg, teto com 2.404 mm de altura e transporta um volume de 7,5 m3 e 1.400 kg de carga. O furgão longo tem peso bruto total de 3.500 kg e acomoda cargas com 11,3 m3 ou 1.420 kg, no compartimento traseiro com 2.619 mm de altura. Ambas levam três ocupantes no banco da frente.

ford-transit-interna-furgao Ford Transit, coluna semanal: as qualidades técnicas da van

Espaço de 11 metros cúbicos é suficiente para entregas com grande volume. Além do transporte básico de carga, é facilmente implementada para aplicações como ambulância, UTI móvel, bombeiro, polícia, controle de trânsito, prestação de serviços, oficinas móveis e cargas especiais como refrigeradas. Está regulamentada na legislação até 3.500 kg de peso bruto total, que não exige carteira de habilitação profissional para sua condução, podendo ser dirigida com carteira de categoria B.

Já a Ford Transit Van, com peso bruto total de 3.550 kg e capacidade de carga de 1.130 kg, transporta com conforto 14 ocupantes (13 passageiros + motorista). Possui janelas amplas, que proporcionam ótima visibilidade para todos os ocupantes. Oferece treze assentos, mais o do motorista, todos com cintos de segurança de três pontos, uma inovação no segmento.

Eles são distribuídos em cinco fileiras – motorista mais dois passageiros na frente; dois passageiros na segunda fileira; e 2+1 passageiros nas demais fileiras. Esse arranjo, sem fileiras “sanduíche”, proporciona um bom espaço nos assentos e facilita o acesso.

FORD TRANSIT 2009 – ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Modelo Van/Furgão
Motor Ford Duratorq 2.4 L TDCI
Número de cilindros 4
Potência (cv/rpm) 115,6 (85 kW)/ 3.500
Torque (kgfm/rpm) 32 (310 Nm)/ 1.750 – 2.000
Cilindrada (cm3) 2.402
Curso do êmbolo (mm) 94,6
Relação de compressão 17,5:1
Combustível Diesel
Sistema de injeção Common rail Denso – Euro III

Transmissão Getrag MT 82
Número de marchas 6 à frente e 1 ré
Relação de marchas
1ª 5,440:1
2ª 2,835:1
3ª 1,720:1
4ª 1,220:1
5ª 1,000:1
6ª 0,790:1
Ré 4,935:1

Tração Traseira
Relação de redução 4,27:1

Embreagem Luk
Acionamento Hidráulico
Diâmetro 258 mm

Eixo traseiro motriz Dana 70
Redução (simples velocidade) 4,27:1

Direção TRW, tipo pinhão e cremalheira
Redução 48,3 mm/ giro

Suspensão
Dianteira Independente McPherson com molas helicoidais,
barra estabilizadora e amortecedores telescópicos
pressurizados a gás

Traseira Eixo motriz com feixe de molas semi-elípticas
parabólicas e amortecedores telescópicos
pressurizados a gás

Freios…………………………………..Hidráulico, assistido à vácuo, com cilindro mestre operando em dois circuitos independentes opostos. Freio à disco nas 4 rodas, com antibloqueio ABS, EBD, assistência em emergência HBA e assistência para subida em rampa HLA

Freio de estacionamento.. Mecânico com ação nas rodas traseiras acionado
por cabo (alavanca na cabine)

Rodas 5,5 x 16” com calotas
Pneus Radiais sem câmara LT 215/75 R16

Sistema elétrico
Alternador (V/A) 12/ 90
Bateria (quantidade/V/CCA/Ah) 2/ 12/ 590/ 60

Capacidades (L)
Tanque de combustível 80
Óleo do motor
Com filtro 6,9
Sem filtro 6,5
Eixo traseiro 3,0
Transmissão 2,2
Sistema de arrefecimento 10

Transit Van
Desempenho do veículo (cálculo teórico)
Relação de redução do eixo traseiro 4,27:1
Velocidade máxima em PBT (km/h) 132
Velocidade máxima em PBT na descida (km/h) 145
Capacidade máxima de subida em PBT (%) 62
Partida em rampa em PBT (%) 27

Pesos em ordem de marcha (kg)
Eixo dianteiro 1.285
Eixo traseiro 1.135
Total 2.420
Massa máxima admissível por eixo:
Eixo dianteiro 1.750
Eixo traseiro 2.250
Peso Bruto Total Homologado 3.550
Cap. de Carga (lotação) 1.130
Cap. Máxima de Tração (CMT) 6.000
Massa máxima de reboque:
Sem freio 750
Com freio 2.450
Obs.: Os pesos dos veículos podem sofrer alterações devido à inclusão de opcionais

Capacidades
Número de passageiros 13+1
Volume do compart. interno 9,5 m3

Dimensões (mm)
Distância entreeixos 3.750
Comprimento total 5.680
Balanço traseiro 997
Balanço dianteiro 933
Largura com espelhos 2.374
Largura sem espelhos 1.974
Bitola traseira 1.700/ 1.718
Bitola dianteira 1.737/ 1.745
Diâmetro de giro a parede (m) 14.3
Altura (ordem de marcha/mm) 2.393

Transit Furgão Curto
Desempenho do veículo (cálculo teórico)
Relação de redução do eixo traseiro 4,27:1
Velocidade máxima em PBT (km/h) 133
Velocidade máxima em PBT na descida (km/h) 145
Capacidade máxima de subida com PBT (%) 68
Partida em rampa com PBT (%) 29
Obs.: Dados projetados por simulação de performance

Pesos em ordem de marcha (kg)
Eixo dianteiro 1.150
Eixo traseiro 800
Total 1.950
Massa máxima admissível por eixo:
Eixo dianteiro 1.700
Eixo traseiro 2.150
Peso Bruto Total Homologado 3.350
Capacidade de Carga 1.400
Capacidade máxima de tração 5.300
Massa máxima de reboque:
Sem freio 750
Com freio 2.650
Obs.: Os pesos dos veículos podem sofrer alterações devido à inclusão de opcionais

Capacidades
Número de passageiros 2+1
Volume do compart. Interno 7,5 m3

Dimensões (mm)
Distância entreeixos 2.933
Comprimento total 4.863
Balanço traseiro 997
Balanço dianteiro 933
Largura com espelhos 2.374
Sem espelhos 1.974
Bitola traseira 1.700/ 1.718
Bitola dianteira 1.737/ 1.745
Diâmetro de giro a parede (m) 10,8
Altura (em ordem de marcha) 2.404
Altura do compart. carga 1.745
Largura entre caixas de rodas 1.390

Transit Furgão Longo
Desempenho do veículo (cálculo teórico)
Relação de redução do eixo traseiro 4,27:1
Velocidade máxima em PBT (km/h) 128
Velocidade máxima em PBT (km/h) na descida 145
Capa. máx. de subida com PBT (%) 62
Partida em rampa com PBT (%) 27
Obs.: Dados projetados por simulação de performance

Pesos em ordem de marcha (kg)
Eixo dianteiro 1.240
Eixo traseiro 840
Total 2.080
Massa máxima admissível por eixo:
Eixo dianteiro 1.750
Eixo traseiro 2.250
Peso Bruto Total Homologado 3.500
Capacidade de Carga 1.420
Capacidade máxima de tração 6.000
Massa máxima de reboque:
Sem freio 750
Com freio 2.450
Obs.: Os pesos dos veículos podem sofrer alterações devido à inclusão de opcionais

Capacidades
Número de passageiros 2+1
Volume do compart. interno 11,3 m3
Dimensões (mm)
Distância entreeixos 3.750
Comprimento total 5.580
Balanço traseiro 997
Balanço dianteiro 933
Largura com espelhos 2.374
Largura sem espelhos 1.974
Bitola traseira 1.700/ 1.718
Bitola dianteira 1.737/ 1.745
Diâmetro de giro a parede (m) 14,3
Altura (em ordem de marcha) 2.619
Altura do compart. carga 1.885
Largura entre caixas de rodas 1.390

Comunidade da Ford Transit no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=85505441

Ford Transit no Twitter: http://twitter.com/Ford_Transit

OBS.: este post é publieditorial.

  • edaian

    Continua um veiculo de trabalho importado com somente o volante fabricado no brasil.

    nao vale a pena, tem q produzir aki!! ai sim, melhor van do segmento!!

  • Osprey

    [Comentario #156065 sera citado aqui]

    Qual o problema de ser importado???

  • Robinho

    [Comentario #156070 sera citado aqui]

    verdade, qual o problema de ser importado ?

    melhor importado do que nada…

    se fosse assim nenhum carro importado mereceria nossos creditos…

    aff nada haver edaian

  • tonywalker

    Finalmente parece que a Ford tá fazendo as duas coisas certas: um bom carro e uma boa campanha publicitária. Pena que não fez isso com o Focus…. :water: :water:

  • Junior.Souza

    fotos do interior da cabine para completar

  • Beto

    Eu acho q posts sobre “jaba ” realmente devem ser apagados, não tem nada haver comentar a respeito, ate pq qq um percebe que é uma propaganda e no fim da materia tem especificando sim que se trata de um informe publicitário:
    OBS.: este post é publieditorial.
    Parabéns ao pessoal do NA pelo otimo site!

  • tonywalker

    [Comentario #156153 sera citado aqui]

    Eu tb não ligo se rolar jabá aqui. Os caras ralam pra caramba, conteúdo de primeiríssma, muito melhor que muita revista profissional. Faz muito tempo que não entro em outro site sobre automóveis

    Merecem tirar um lucro do excelente trabalho!

  • Tiago TAGS

    Segundo os motoristas da prefeitura que eu trabalho em SC e que adquiriram uma Transit ela é bem mais economica que a Ducato..e melhor de dirigir….mas anda menos….

    Ainda não apresentou problemas por ser nova ..tbm….

  • Fernandod Dupas

    [Comentario #156155 sera citado aqui]

    Parabens pelo site… ninguem entrega informações tão claras e atualizadas como a NA, quando as revistas anunciam aqui ja saiu…

    parabens…

  • Rafael M.

    [Comentario #156159 sera citado aqui]

    Ducato pode até andar mais, mas é a pior Van do segmento, tanto em conforto, comportamento dinâmico e nível de ruído. Que LIXO, tinha que se chamar “Grande Uno”…

    A melhor que eu conheço é a Sprinter, mas ainda não pude experimentar a Transit. Vontade não falta, pelos testes que vi o único ponto negativo dela é aquela “tampa” de vidro no fundo dela, que poderia ter ao menos uma cobertura para não deixar o sol entrar, pois sol na testa enche o saco.

  • lordth

    [Comentario #156155 sera citado aqui]

    não tem problema de ter jabá, desde que eles avisem logo de cara de q é um informe publicitario, o site é ótimo e mrece ser rentavel oras…

    :tong:

  • arthur

    o NA eh o melhor site do seguimento q tah tendo…parabens ! ! !

    naw vejo mal algum em rolar um jaba, isso acontece nas revistas e ninguem fala nada, e lah eh escondido, ao contrario daki…

    ___

    o mal d ser importada, principalmente num veiculo utilitario, sao as pessas d reposição…um carro desse parado eh prejuizo pro dono…mas c rolar um big estoke no brasil naw tm problema naw…

  • leobozo

    eu nem reclamei do post e tive minha pergunta pagada :down: fezer o quê né…

  • Filipe Augustus

    [Comentario #156176 sera citado aqui]

    Não deve ser pior que a Kombi!!!
    ¬¬

  • Junior.Souza

    Alguém sabe quando chega as Novas Ducato/Boxer/Jumper igual aquelas da Europa e México??

  • plyndagos

    Alguém aí perguntou qual o problema de ser importada. O problema é que esse tipo de carro quem compra é quem quer rodar, e rodar muito. E pra essas pessoas, quanto mais barata a manutenção, melhor. As peças da Transit, sendo importadas, saem mais caras, tornando o custo de manutenção muito mais alto que as vans fabricadas por aqui. Além de ser mais cara, e quem compra esse tipo de carro normalmente quer preço. Acho que não vai vender não.

  • alex.nascimento

    Esta Van é o Bicho !!

  • popmartins

    E pena q o Brazil esta um tanto atrasado em automoveis (em todos os segmentos) depois de trabalhar 7anos com vans de primeirissima linha nos EUA (new york) o q vejo no brasil e apenas um amontoado de lixo sobre rodas, e pior ver pessoas perdendo tempo pra discutir qual eh pior, porque bom nao existe, enquanto nos brasileiros nos contentarmos com tao pouco vamos perder muito tempo discutindo por porcaria. Bem q a CHEVY poderia lancar aki a EXPRESS 3500 ou a FORD a ECONOLINE 350….

  • alelui1

    Trabalho com furgao no dia a dia!!Tive todas as marcas de furgoes!! e adora dirigo uma Transit Jumbo aquela bem grande!!traseira alongada 2.2. Me impressionei com o furgao .Anda muito !!em subida ela empurra todo mundo,é agil igual um carro pequeno,super confortavel( a melhor com qual andei ate hj!!)parece um automovel de tao silenciosa!!por enquanto so a elogiar e ja esta com 330000KM!!!

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