Ford Transit 2.4, coluna semanal: as qualidades técnicas

ford transit frente

OBS.: este post é publieditorial.

Continuando com nossa coluna semanal sobre a nova van Ford Transit, hoje vamos falar sobre as qualidades técnicas do modelo da Ford.

Ela atenderá muito bem a quem a escolher, tanto para ser uma van comercial, para transporte de carga, quanto para a escolher para ser um veículo de transporte de passageiros.

A Ford Transit tem um motor turbodiesel Duratorq 2.4 TDCI, a unidade com maior torque do segmento, com ótimos 32 kgfm.

E ela também é a única com câmbio de seis marchas. Com ele, a rotação do motor fica bem menor na estrada, resultando em menos ruído e melhor consumo de diesel.

ford transit motor

Conta com tecnologias de controle e segurança modernas e exclusivas: de série, vem com freios a disco nas quatro rodas com ABS, controle de tração, controle eletrônico de estabilidade, assistência para arrancadas em aclives e assistência para frenagem de emergência. Possui também air-bag para o motorista.

Aí você pode comparar ela com os modelos concorrentes, que não tem todos esses equipamentos de série. Adicionando tudo isso as outras acabam ficando com preço superior.

A Ford Transit está disponível em três versões, furgão curto, furgão longo e van, para transporte de passageiros. O furgão curto tem peso bruto total de 3.350 kg, teto com 2.404 mm de altura e transporta um volume de 7,5 m3 e 1.400 kg de carga.

O furgão longo tem peso bruto total de 3.500 kg e acomoda cargas com 11,3 m3 ou 1.420 kg, no compartimento traseiro com 2.619 mm de altura. Ambas levam três ocupantes no banco da frente.

ford transit interna furgao

Espaço de 11 metros cúbicos é suficiente para entregas com grande volume. Além do transporte básico de carga, é facilmente implementada para aplicações como ambulância, UTI móvel, bombeiro, polícia, controle de trânsito, prestação de serviços, oficinas móveis e cargas especiais como refrigeradas.

Está regulamentada na legislação até 3.500 kg de peso bruto total, que não exige carteira de habilitação profissional para sua condução, podendo ser dirigida com carteira de categoria B.

Já a Ford Transit Van, com peso bruto total de 3.550 kg e capacidade de carga de 1.130 kg, transporta com conforto 14 ocupantes (13 passageiros + motorista). Possui janelas amplas, que proporcionam ótima visibilidade para todos os ocupantes.

Oferece treze assentos, mais o do motorista, todos com cintos de segurança de três pontos, uma inovação no segmento.

Eles são distribuídos em cinco fileiras – motorista mais dois passageiros na frente; dois passageiros na segunda fileira; e 2+1 passageiros nas demais fileiras.

Esse arranjo, sem fileiras “sanduíche”, proporciona um bom espaço nos assentos e facilita o acesso.

FORD TRANSIT 2009 – ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Modelo Van/Furgão
Motor Ford Duratorq 2.4 L TDCI
Número de cilindros 4
Potência (cv/rpm) 115,6 (85 kW)/ 3.500
Torque (kgfm/rpm) 32 (310 Nm)/ 1.750 – 2.000
Cilindrada (cm3) 2.402
Curso do êmbolo (mm) 94,6
Relação de compressão 17,5:1
Combustível Diesel
Sistema de injeção Common rail Denso – Euro III

Transmissão Getrag MT 82
Número de marchas 6 à frente e 1 ré
Relação de marchas
1ª 5,440:1
2ª 2,835:1
3ª 1,720:1
4ª 1,220:1
5ª 1,000:1
6ª 0,790:1
Ré 4,935:1

Tração Traseira
Relação de redução 4,27:1

Embreagem Luk
Acionamento Hidráulico
Diâmetro 258 mm

Eixo traseiro motriz Dana 70
Redução (simples velocidade) 4,27:1

Direção TRW, tipo pinhão e cremalheira
Redução 48,3 mm/ giro

Suspensão
Dianteira Independente McPherson com molas helicoidais,
barra estabilizadora e amortecedores telescópicos
pressurizados a gás

Traseira Eixo motriz com feixe de molas semi-elípticas
parabólicas e amortecedores telescópicos
pressurizados a gás

Freios…………………………………..Hidráulico, assistido à vácuo, com cilindro mestre operando em dois circuitos independentes opostos. Freio à disco nas 4 rodas, com antibloqueio ABS, EBD, assistência em emergência HBA e assistência para subida em rampa HLA

Freio de estacionamento.. Mecânico com ação nas rodas traseiras acionado
por cabo (alavanca na cabine)

Rodas 5,5 x 16” com calotas
Pneus Radiais sem câmara LT 215/75 R16

Sistema elétrico
Alternador (V/A) 12/ 90
Bateria (quantidade/V/CCA/Ah) 2/ 12/ 590/ 60

Capacidades (L)
Tanque de combustível 80
Óleo do motor
Com filtro 6,9
Sem filtro 6,5
Eixo traseiro 3,0
Transmissão 2,2
Sistema de arrefecimento 10

Transit Van
Desempenho do veículo (cálculo teórico)
Relação de redução do eixo traseiro 4,27:1
Velocidade máxima em PBT (km/h) 132
Velocidade máxima em PBT na descida (km/h) 145
Capacidade máxima de subida em PBT (%) 62
Partida em rampa em PBT (%) 27

Pesos em ordem de marcha (kg)
Eixo dianteiro 1.285
Eixo traseiro 1.135
Total 2.420
Massa máxima admissível por eixo:
Eixo dianteiro 1.750
Eixo traseiro 2.250
Peso Bruto Total Homologado 3.550
Cap. de Carga (lotação) 1.130
Cap. Máxima de Tração (CMT) 6.000
Massa máxima de reboque:
Sem freio 750
Com freio 2.450
Obs.: Os pesos dos veículos podem sofrer alterações devido à inclusão de opcionais

Capacidades
Número de passageiros 13+1
Volume do compart. interno 9,5 m3

Dimensões (mm)
Distância entreeixos 3.750
Comprimento total 5.680
Balanço traseiro 997
Balanço dianteiro 933
Largura com espelhos 2.374
Largura sem espelhos 1.974
Bitola traseira 1.700/ 1.718
Bitola dianteira 1.737/ 1.745
Diâmetro de giro a parede (m) 14.3
Altura (ordem de marcha/mm) 2.393

Transit Furgão Curto
Desempenho do veículo (cálculo teórico)
Relação de redução do eixo traseiro 4,27:1
Velocidade máxima em PBT (km/h) 133
Velocidade máxima em PBT na descida (km/h) 145
Capacidade máxima de subida com PBT (%) 68
Partida em rampa com PBT (%) 29
Obs.: Dados projetados por simulação de performance

Pesos em ordem de marcha (kg)
Eixo dianteiro 1.150
Eixo traseiro 800
Total 1.950
Massa máxima admissível por eixo:
Eixo dianteiro 1.700
Eixo traseiro 2.150
Peso Bruto Total Homologado 3.350
Capacidade de Carga 1.400
Capacidade máxima de tração 5.300
Massa máxima de reboque:
Sem freio 750
Com freio 2.650
Obs.: Os pesos dos veículos podem sofrer alterações devido à inclusão de opcionais

Capacidades
Número de passageiros 2+1
Volume do compart. Interno 7,5 m3

Dimensões (mm)
Distância entreeixos 2.933
Comprimento total 4.863
Balanço traseiro 997
Balanço dianteiro 933
Largura com espelhos 2.374
Sem espelhos 1.974
Bitola traseira 1.700/ 1.718
Bitola dianteira 1.737/ 1.745
Diâmetro de giro a parede (m) 10,8
Altura (em ordem de marcha) 2.404
Altura do compart. carga 1.745
Largura entre caixas de rodas 1.390

Transit Furgão Longo
Desempenho do veículo (cálculo teórico)
Relação de redução do eixo traseiro 4,27:1
Velocidade máxima em PBT (km/h) 128
Velocidade máxima em PBT (km/h) na descida 145
Capa. máx. de subida com PBT (%) 62
Partida em rampa com PBT (%) 27
Obs.: Dados projetados por simulação de performance

Pesos em ordem de marcha (kg)
Eixo dianteiro 1.240
Eixo traseiro 840
Total 2.080
Massa máxima admissível por eixo:
Eixo dianteiro 1.750
Eixo traseiro 2.250
Peso Bruto Total Homologado 3.500
Capacidade de Carga 1.420
Capacidade máxima de tração 6.000
Massa máxima de reboque:
Sem freio 750
Com freio 2.450
Obs.: Os pesos dos veículos podem sofrer alterações devido à inclusão de opcionais

Capacidades
Número de passageiros 2+1
Volume do compart. interno 11,3 m3
Dimensões (mm)
Distância entreeixos 3.750
Comprimento total 5.580
Balanço traseiro 997
Balanço dianteiro 933
Largura com espelhos 2.374
Largura sem espelhos 1.974
Bitola traseira 1.700/ 1.718
Bitola dianteira 1.737/ 1.745
Diâmetro de giro a parede (m) 14,3
Altura (em ordem de marcha) 2.619
Altura do compart. carga 1.885
Largura entre caixas de rodas 1.390

Comunidade da Ford Transit no Orkut:

Ford Transit no Twitter: http://twitter.com/Ford_Transit

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.