Europa Ford Vans Veículos Comerciais

Ford Transit ganha versões aventureiras no mercado europeu

Ford Transit ganha versões aventureiras no mercado europeu

A Ford Transit é um comercial leve muito popular na Europa e que atualmente é vendido também nos EUA. Aqui, como uma van, o produto foi importado da Turquia, mas por pouco tempo.


Embora seu foco seja de fato atuar como veículo de trabalho, isso não a impede de portar um visual mais chamativo, mesmo que seja para entregas urbanas bem longe de um meio rural.

Ford Transit ganha versões aventureiras no mercado europeu

A Transit ganhou na Europa duas versões com visual alusivo ao fora de estrada e aventura. Uma delas é a Active e a outra é a Trail. Tanto as variantes furgão quanto de passageiros, recebem as novas opções de estilo.

A Ford oferece a Transit Custom Trail e a Transit Trail, sendo esta última um furgão. Da mesma forma, as Transit Custom Active e Tourneo Custom Active se apresentam, mas num acabamento exterior mais leve.

No primeiro caso, as vans tiveram inspiração na Ranger Raptor e acrescentam um envolvente conjunto protetor preto, que inclui protetor inferior de cor cinza, rodas esportivas aro 17 polegadas com liga leve e acabamento preto, além de grade personalizada semelhante ao frontal do EcoSport Storm, por exemplo.

Ford Transit ganha versões aventureiras no mercado europeu

Se isso não bastasse, a Ford Transit Trail vem com tração nas quatro rodas e até diferencial de deslizamento limitado na traseira, bem como sistema de gerenciamento de torque que distribui a força em até 50:50. Ele traz ainda seletor de tração com modos de chuva e também de lama/areia.

No caso da Transit Active, a inspiração veio dos modelos Fiesta e Focus com essa denominação no mercado europeu, tendo uma aparência mais leve na Transit e quase igual à Trail na Transit Custom, que é menor.

Ford Transit ganha versões aventureiras no mercado europeu

Aí, elas recebem rodas aro 17 diamantadas e com visual esportivo, assim como estribos laterais e molduras laterais mais polidas. O para-choque dianteiro tem uma parte maior em cinza escuro.

Nas duas, os bancos são revestidos em couro e o painel tem detalhes em preto brilhante. A Custom tem oito lugares com mais conforto a bordo, mas existe opção com cinco assentos.

Ford Transit ganha versões aventureiras no mercado europeu

Na mecânica, o motor EcoBlue 2.0 entrega 130, 170 ou 185 cavalos, tendo ainda transmissão manual ou automática, bem como versão híbrida leve com sistema elétrico de 48 volts. Traslados e distribuição de mercadorias, agora podem ser feitos com mais estilo.

Ford Transit Trail e Active – Galeria de fotos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Gustavo Carmo

    Por que as montadoras aqui no Brasil investem tão pouco em modelos comerciais? Fiorino é a mesma desde 2013, Partner, Berlingo, Kangoo e Doblò passam anos sem atualização. A própria Transit não pegou. A Peugeot e a Citroen lançaram a Expert e o Jumpy, mas pouco é divulgado. A Ducato vendida aqui está uma geração atrasada. A Mercedes já parou de trazer a Vito. Fica uma sugestão de pauta.

    • zekinha71

      E isso não é de agora, só ver o caso da Kombi, fazem a mesma coisa.

      • Gustavo Carmo

        Esqueci da Kombi também. Durou 57 anos basicamente com a mesma carroceria e até agora não teve uma sucessora.

    • Alaor

      As vendas deste tipo de carro tem sido sempre baixas e ficaram irrisórias desde 2014. Além disso, são carros com quase 100% de vendas diretas, com margem de lucro reduzida. Não há muito retorno financeiro investindo nesses carros no mercado brasileiro. A Transit, por exemplo, era importada da Turquia, vendeu razoavelmente bem inicialmente, mas o dólar foi subindo, o preço idem e as vendas caindo, tornando o carro inviável.

  • Mercado imaturo, consumidores pouco exigentes.

  • Piston head

    Transit é cheia de versões personalizadas, uma vez pegaram uma ”ST” no top gear, comparando com a Amarok.

  • Guilherme Batista

    o Tourneo ficou parecendo que fizeram um tuning de mal gosto

  • Ricardo Blume

    Obrigado Ford por abandonar a Transit aqui no Brasil.

  • Martini Stripes

    Até que ficou legal. Mas que traseira horrível. Creideuspai

  • Luis Burro

    Ñ tem como colocar um banco na Torneo assim como o da Transit pra ficar com 3 lugares na frente?

    • Natán Barreto

      Não, porque o carro é mais estreito. A Transit é do porte da Sprinter, Master e Ducato, a Tourneo é do porte do Jumpy e Expert.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email