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Ford vai apresentar F-150 Raptor 2017 no Salão do Automóvel

Ford F-150 Raptor SuperCrew 2017 1

O sonho de muito consumidor brasileiro é ver a Nova Ford F-150 sendo vendida no Brasil. Ainda não chegou a hora, quem sabe um dia… Mas para dar uma palhinha da picape feita de alumínio, a marca americana vai exibir no Salão do Automóvel a versão mais insana do modelo, a F-150 Raptor 2017.

Voltada para o off-road, a Nova F-150 Raptor 2017 apresenta um V6 3.5 EcoBoost com dois turbocompressores e regulagem para entregar 456 cv e 70,5 kgfm, de acordo com a Ford Brasil. Aliado à isso, a picape ““extrema” vem ainda com transmissão automática de nada menos que 10 velocidades. Sim, agora ela é mesmo um caminhão…

Pesando 220 kg a menos que o modelo anterior, a Nova F-150 Raptor 2017 tem carroceria feita em alumínio de nível militar, incluindo o assoalho da caçamba de carga. Já o chassi de longarinas é construído em aço de alta resistência.

All-New 2017 Ford F-150 Raptor

O sistema de tração 4×4 da Nova F-150 Raptor 2017 vem com caixa de transferência sob demanda para uso em asfalto, além de bloqueio mecânico para uso severo no fora de estrada. Com gerenciamento eletrônico, o conjunto de tração vem com seis modos de condução:  normal, esporte, tempo, lama/areia, rocha e baja.

O modo Baja é interessante porque, além de bloqueio mecânico da tração 4×4, otimiza a resposta do acelerador, do câmbio e do turbo para aumentar a capacidade off-road. Toda a gestão eletrônica monitora o funcionamento do motor e transmissão, adaptando o funcionamento às condições enfrentadas pela Nova F-150 Raptor 2017.

All-New 2017 Ford F-150 Raptor SuperCab

Com Start&Stop (desligamento automático do motor quando o veículo está parado e engatado), além do gerenciamento citado, permitem reduzir o consumo de combustível em 20% na Nova F-150 Raptor 2017 em comparação com o modelo 2014, ainda da geração anterior da F-150.

A Ford ressalta que a mudança entre os dois modelos ainda consistiu na substituição do clássico V8 com bloco de ferro fundido por um novo V6 3.5 GTDI EcoBoost inteiramente feito em alumínio, que ainda entrega a mais 40 cv e 10,5 kgfm. Ou seja, o menor faz mais que o maior e ainda de forma eficiente.

F-150 Lariat

Nova Ford F-150 2017

A Ford desafiou a si mesma e também as rivais quando decidiu abandonar o aço usado praticamente durante um século em picapes. O alumínio foi e ainda é criticado no segmento de picapes nos EUA, mas a F-150 foi a primeira a adiciona-lo como forma de reduzir consumo e emissão.

A Ford ainda contratou fornecedores do material dois anos antes da fabricação da Nova F-150, visto que a cadeira produtiva não estava preparada para fornecer centenas de quilos de alumínio por veículo.

ford f-150 2017 v6 ecoboost 2

Com uso do novo material, a montadora teve que investir milhões de dólares na adaptação da linha de produção, pois o metal é mais difícil de trabalhar que o aço. O Nova F-150 2017 ficou 317 kg mais leve por conta das modificações no projeto, que incluíram também aumento da oferta de motores turbo e câmbio dotado de mais marchas.

Hoje, a Nova F-150 é feita nas plantas de Dearborn (Michigan) e Kansas City (lado do Missouri), sendo a capacidade instalada conjunta de 700.000 unidades por ano. O modelo é oferecido com os motores V6 Cyclone 3.5 de 283 cv e V8 5.0 Coyote com 385 cv, ambos aspirados, enquanto a gama EcoBoost é composta pelos V6 2.7 de 325 cv, 3.5 de 375 cv e 3.5 Biturbo com 456 cv, usado na Raptor 2017.







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