Elétricos Europa Ford Mercado Pickups Volkswagen

Ford vai dispor de 600.000 carros com plataforma MEB em acordo com VW

Ford vai dispor de 600.000 carros com plataforma MEB em acordo com VW

Volkswagen e Ford anunciaram oficialmente um extenso acordo de cooperação comercial em diversas áreas. Além das duas empresas, entrou no negócio a startup Argo AI. As montadoras utilizarão a tecnologia de condução autônoma para automóveis e entregas de mercadorias.


Essa tecnologia será de Nível 4, onde o condutor pode acompanhar a direção autônoma do veículo sem intervenção, embora tenha volante e pedais para eventualidades ou manobras mais difíceis. Bryan Salesky, disse: “Enquanto a Ford e a Volkswagen continuam independentes e ferozmente competitivas no mercado, unir-se e trabalhar com a Argo AI nesta importante tecnologia nos permite oferecer capacidade, escala e alcance geográfico inigualáveis”.

Ford vai dispor de 600.000 carros com plataforma MEB em acordo com VW

Além disso, a Ford confirmou o uso da plataforma elétrica MEB. Serão mais de 600.000 carros em seis anos, todos feitos para serem vendidos no mercado europeu. Isso dá em média 100.000 carros elétricos com base VW por ano.


Picapes grandes e médias, assim como alguns SUVs e crossovers continuam importados, assim como o esportivo Mustang. Os modelos Ford MEB começam a ser feitos em 2023, numa nova fábrica em Köln-Merkenich, Alemanha.

Ford vai dispor de 600.000 carros com plataforma MEB em acordo com VW

VW e Ford também reafirmaram o acordo global para desenvolvimento e produção de picapes médias, sendo que a próxima Ranger continua como base para a Amarok seguinte. A operação deve ser iniciada em General Pacheco, Argentina, a partir de 2022. Europa, África, Oriente Médio e Ásia-Pacífico também estão incluídas.

A Ford “projetará, fornecerá e construirá” a próxima picape média “anunciada anteriormente”. Além disso, vans comerciais também continuam na ordem do dia, atendendo clientes na Europa, sendo Transit e Ranger pela Ford, enquanto a VW terá Transporter, Caddy e Amarok.

Ford vai dispor de 600.000 carros com plataforma MEB em acordo com VW
Nota média 4.4 de 10 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Renato Duarte

    Que bos**!!!
    A Amarok sem dúvida alguma é a melhor pick up do mercado. Motor v6 e um chassi que dificilmente capota deveriam ser mantidos. Esse fornecimento da Ford não cheira bem.

    • Murilo Soares de O. Filho

      O mercado parece não concordar com você.

      • Julio Alvarez

        Ele fala do mercado americano amigo.

        • FocusmanBA

          A Amarok nem vende nos EUA

      • Vinícius

        Ele fala do mundo amigo

    • Vinícius Sza

      Ford é praticamente dona do segmento de pickups.

    • Chap

      O Ranger possui melhor comportamento dinâmico se comparado ao Amarok. E a Ford também possui V6 diesel e até V8 diesel na sua prateleira.

      • Lucas

        Você ta fumando pedra pra falar uma barbaridade dessas sobre o comportamento dinâmico das duas picapes. ANde nas duas antes de falar isso.

        • Robinho

          eu andei a Amarok é interessante pois parece muito um carro de passeio, mas no geral prefiro a Ranger.

          • Edson Fernandes

            Pode dizer um pouco mais sobre isso?

            Pergunto porque a maioria das pessoas que conheço e foram donas de uma Ranger, dizem que apesar dela tecnologicamente ser superior e inclusive ter mais itens de segurança, o rodar dela não é dos mais confortaveis e a motorização apesar de bem forte, não corresponde a ficha tecnica sendo até uma das quemais consomem combustivel. Ou trocaram por Hilux ou Amarok, super satisfeitos com a troca. (a Amarok em questão é a 2.0 biturbo)

    • Robinho

      sua opnião. Na minha Ranger é bem melhor.

  • Naylthon Souza

    Onde é que a Amarok é melhor que a Ford Ranger, quem sabe fazer pick-up é a Ford, por isso é líder mundial em vendas de pick-up,s

  • Sergio c

    Nova Autolatina, agora versão mexicana, ops, americana.

  • TheuAMG

    1º foram as caminhonetes Ranger e Amarok dividindo plataforma, agora os autônomos e elétricos e daqui a pouco anunciam q será a vez dos caminhões das duas. Muito Provavel uma fusão no futuro. Criaria a maior montadora do planeta e dificilmente seria ultrapassada por outra.

    • Reginaldo Ferreira Campos

      A Ford praticamente desistiu do mercado de caminhões, eles tem apenas um acordo de cooperação com os turcos e só. Em suma, nesse quesito os americanos não tem nada à oferecer para o negócio para com a DONA do mercado de veículos pesados global.

  • Cleidson

    À espera do Ka 1.0 TSI.

    • The_Prosecutor

      Já tem o Ka 1.5, que anda tão bem quanto um Up! TSI

  • Chap

    2023… Bastante tempo no mundo automotivo, tanta coisa pode mudar até lá…
    Mas agora as coisas começam a ficar mais translúcidas e algo me diz que o Mondeo continuará na ativa na Europa e será montado na MEB, pois a data coincide com o encerramento da produção dessa atual geração. Além disso, o volume de 100 mil unidades/ano é compatível com o modelo. Fora autonomia nível 4, que num primeiro momento certamente não será aplicada em carros populares/baratos e sim em produtos de maior valor agregado como o Mondeo.

  • Reginaldo Ferreira Campos

    Um acordo bom para ambas as partes. A Ford tem acesso às tecnologias do grupo VWAG e esta à reputação da Ford no mercado americano, algo que tambem servirá para os americanos na China, país praticamente dominado pelos alemães.

  • th!nk.t4nk

    A Ford se deu bem, vai herdar uma plataforma elétrica que recebeu um absurdo de investimento. Bom pro consumidor também, que vai ter manutenção mais fácil e barata. E também bom pra própria VW, que poderá ter maiores chances de expandir nos EUA com uma parceria dessas (particularmente com pickups).

    • Eddd

      O compartilhamento da MEB também é bom para a VW no que diz respeito a retorno do investimento do desenvolvimento, até porque esta plataforma não deve ter sido nada barata uma vez que foi feita praticamente do zero, coisa que há muito tempo não acontecia, conforme admitido pelo próprio grupo VW.

  • Cesar

    Rangarok você ainda vai ter uma.

  • Vae Victis

    A Ford está desaparecendo da Europa. Com o final da produção de C-Max e Ka Plus o grupo será reduzido para 4 modelos. Eu acho que o mercado europeu não lhe interessa mais,
    no futuro eles só venderão modelos da VW.

  • RKK

    AutoMundial

  • Jackson

    E tem dedo da fiat também olha que colocaram o nome Argo na porta do fusion kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • FocusmanBA

      hahahaha eu vi o mesmo.

  • rodrod

    acho q aquele cara do meio dificilmente entra/acha um (n)um carro p ele…

    desculpa o humor negro, mas…

    é q ele parece uma almondega!

  • gtry

    Linda imagem de socorrida da Ford…fordismo pra quem precisa

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email