EUA Finanças Ford Governamental/Legal Hatches Manutenção Sedãs

Ford vai indenizar a partir de US$ 20 por câmbio Powershift nos EUA

Ford vai indenizar a partir de US$ 20 por câmbio Powershift nos EUA

A Ford protocolou um acordo num tribunal federal dos EUA para indenizar os proprietários dos modelos Fiesta e Focus, que tiveram problemas com a transmissão automatizada de dupla embreagem Powershift, fabricada pela empresa alemã Getrag, fornecedora de longa data da montadora americana.


Essa última ação da Ford deve encerrar a longa novela que se arrasta pelo país e que afetou milhares de clientes da marca também fora dos EUA, inclusive aqui também no Brasil. A empresa se comprometeu a pagar US$ 77,4 milhões em indenizações para os clientes desses dois modelos.

São 2 milhões de clientes americanos que receberão US$ 30 milhões em dinheiro por conta dos custos envolvidos na reparação do câmbio Powershift na rede autorizada ou não, assim como US$ 20 em caso de declaração juramentada, que ateste o não atendimento da concessionária na correção do defeito dessa transmissão.

Ford vai indenizar a partir de US$ 20 por câmbio Powershift nos EUA

Além disso, a Ford se compromete a recomprar os carros dos clientes insatisfeitos num total de US$ 47,5 milhões. Para ter direito, os donos de Fiesta (de 2011 a 2016) e de Focus (de 2012 a 2016), precisam ter feito pelo menos 4 revisões na rede Ford nos 5 anos de garantia ou 60.000 milhas.

Dessa forma, a Ford encerra o caso de milhões de clientes afetados por defeitos na caixa Powershift no mercado americano, tendo feito outros acordos fora do país, já que o problema se estendeu por diversos países.

Aqui, como lá, muitos donos desses dois modelos da Ford, incluindo aqui o EcoSport também, relataram problemas envolvendo a caixa automatizada Powershift que, era uma inovação na aplicação em motores aspirados, quando foi lançada.

O assunto foi abordado aqui no NA durante muitos anos. Vibração, travamento e outros defeitos foram apontados pelos clientes. A Ford chegou a aumentar a garantia da transmissão para 10 anos, a fim de garantir atendimento sem custo para esses carros afetados. A marca acabou retirando esse câmbio, trocando-o por um automático com conversor de torque.

[Fonte: Motor Authority]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Tiago GV

    um kit completo de embreagem desse carro sai por volta de 7k, o parcial, sem todos os reparos passa de 5k
    imagina esses carros daqui a algum tempo, desinformados comprando usados

    • ViniciusVS

      Já são carros bem desvalorizados, em um futuro beeeem próximo cairão na mão dos vileiros.

      Se for viável passar para manual no futuro alguns comprarão barato e vão fazer essa gambiarra, do contrário serão sucateados já que é um sistema caro até para o primeiro dono, imagina só para o terceiro ou quarto dono que pagará 1/3 ou até menos do que o primeiro dono pagou e terá um carro com km mais alta e outras coisas para fazer?

      • Chap

        Tem muito dono de Imotion fazendo isso, mudando para MT. Talvez também seja o caminho para o Powershift, pois os carros em si que ele equipou são ótimos.

        • Danilo

          Pra passar de imotion pra manual é só trocar a pedaleira, o trambulador e a alavanca, peças facilmente conseguidas no ferro velho e baratas e os mais caprichosos trocam o módulo ou o programa dele pra não acender luzes no painel, já a adaptação de powershift pra manual deve ser bem mais complexa, precisando de uma caixa de marchas, embreagem, pedais, módulo e por aí vai. Da pra fazer, más é muito mais caro e complexo. Acho que irão ir emendando esse câmbio até o carro sucatear.

          • Chap

            Sim, no caso do Ford será preciso trocar a caixa, embreagem e fazer a reprogramação do ECU, além das peças básicas.
            Mas eu acho que vale a pena. Uma mudança dessas não passaria de uns R$ 6 mil. É melhor do que ficar gastando mais de R$ 3 mil a cada problema que o PS der.

            • Eric PB

              o melhor mesmo é nao adquirir o carro. pegar um cruze ou jetta de mesmo ano e não se incomodar.

            • Danilo

              Poderiam vender um kit original pra fazer essa adaptação. Seria menos feio pra Ford.

          • Ducar Carros

            Será que nesse caso não seria mais viável, em carros mais novos, trocar para um AT comum (com conversor de torque)?

            • Vinicius LMS

              Seria muito mais difícil, afinal não saiu essa geração do Focus com o 1.6 e 2.0 usando esse câmbio, então eu não sei como ficaria a parte da eletrônica e como o câmbio funcionaria.
              Já o câmbio manual não tem eletrônica, e se quiser trocar ou reprogramar a injeção, na Argentina tem Focus 2.0 manual, e para os que tem motor 1.6, fica mais fácil (ou menos difícil) converter e ficar praticamente original.

              • Ducar Carros

                Para o EcoSport não haveria problema então?

                O Focus de segunda geração tinha câmbio AT com conversor de torque, será que não daria para adaptar?

                • FocusMan

                  O câmbio 4F27E é muito mais problemático

            • saulo

              Mais viável é não comprar essa bomba….kkkk

            • Danilo

              Seria mais digno a Ford disponibilizar um kit pra venda com um AT tipo plug and play pra solucionar isso. Agora uma adaptação de um automático seria difícil pois ele tem um gerenciamento que depende do gerenciamento do carro como um todo pra funcionar. Nos EUA a gente vê vídeo de adaptação fácil daquelas caixas AT gigantes em carros antigos, mas elas tinham muito pouco gerenciamento do carro pra ela funcionar.

          • TijucaBH

            ainda tem um problema. No Imotion se fosse o caso de trocar o cambio, tem vários VW iguais com cambio MT pra dar PT e encontrar o cambio facilmente em ferro velho. Já nos casos dos FORD, principalmente 2.0, vai ser extremamente dificil achar um cambio de Focus 2.0 MT pra colocar no lugar, já que tem bastante tempo que a Ford disponibiliza o 2.0 apenas com powershifit.

      • Ducar Carros

        Será que não é viável trocar para um AT comum?

      • germano oliveira

        Os desinformados falam demais. O problema DPS6 foi inovador na questão do automatizado em carros aspirados. O maldito problema desse câmbio chama-se “retentor” do eixo primário e secundário. O meu 2014 está com 42K e até agora não apresentou problemas.

        • Josh Pádua

          2014 com 42k, media de 7mil km por ano ou 580km por mês, autonomia de um tanque de combustível viajando na estrada … qualquer carro que apresente problema com esse uso reduzido fazendo manutenção periódica é para jogar no lixo né

          • Retrato do Papai

            Tem que valorizar cada km que a bomba leva sem explodir né cara

            • germano oliveira

              Pois é… seria bom ter tido um NF PS, ter passado pelos problemas relatados… Aê sim poderia testemunhar. Mas a maioria age como “piolho”… alguns até andam com carroça e um AL4, iMotion, uns de Dualogic… Mas tudo bem “George”… ah, não tire o mérito do Marea, a verdadeira “bomba” transformada por antas que se diziam “mecânicos”.

              • oscar.fr

                Salvo que o AL4 ainda consegue ser mais confiável que os PS. E, caso estrague, é o câmbio automático mais barato de se consertar. Além disso, o 208 com o NF concorre usa uma versão corrigida do AL4 que não tem histórico de problemas. No lançamento, as revistas especializadas detonaram o 208 pelo uso do AT8 de 4 marchas enquanto o Fiesta vinha com o revolucionário PS. No papel, era legal. Mas a história tomou outro rumo.

                • FocusMan

                  Sério que li isso?

                  • oscar.fr

                    Voltou o cara que compra as dores do câmbio PS. Esse câmbio é um lixo, de reparo caríssimo e que ninguém quer em nenhum país do mundo. O câmbio do 208, o AT8 de 4 marchas, não tem um terço do histórico ruim desse câmbio Ford.

                    • FocusMan

                      Piada

              • FocusMan

                Exatamente!

            • FocusMan

              Ai meu Deus ele lacrou com essa reaposta

          • Danilo Virgens

            O meu 2014 tem 115k e não apresentou problema até então. Revisões na CSS, mas entendo que é exceção.

            • FocusMan

              Na verdade não é excessão.

        • Eduardo 1981

          Teu carro é 0km ainda. Mais pra frente é que irá incomodar.

      • FocusMan

        Caramba…

    • FocusMan

      O Kit de embreagem custa 1500 reais atualmente na concessionária.

  • Wall André

    Legal né, só nos EUA, aqui não tem importância pra Ford mesmo.

    • Dead Lock

      Indenização a partir de US$ 20? Pára com Ilson. Deixa Dilson..

      • Wall André

        é melhor do que nada, não?

      • Raul Mafra

        Da pra lanchar no mac kkkkkkkk

        • Wall André

          Caro esse lanche em, mais de 100 reais kkk, e 20 dólares é o valor mínimo

      • Jackson

        O dolar subindo cada vez mais, por que não? Além do mais, com esse governo dando piti em público, o dólar não terá limite.

        • Dead Lock

          Esse pagamento é feito no país do dólar, aqui neca de pitibiriba…

    • Dead Lock

      Será que a desvalorização do carro por causa do câmbio foi de apenas US$ 20?

      • Wall André

        com certeza não, mas aqui eles tão dando 0 reais? 20 dólares é ridículo, mas como digo, é melhor do que nada

  • Senna ever

    No Brasil não é problema, é “característica” do câmbio. Se ficar escrachado o defeito, a causa é mau uso… E nem adianta levar o caso à justiça…

    • Fernando Oliveira

      Essa é a diferença entre um país sério e um país esculhambado. Já que a justiça brasileira não tem competência para garantir o direito dos consumidores, estes podem usar a única e poderosa arma que possuem: boicote generalizado. Nada de adquirir qualquer modelo que seja da referida montadora, nem mesmo no mercado de usados por pelo menos um ano. Aí veríamos o tratamento mudar rapidinho. Porém, isso nunca vai acontecer, devido ao baixíssimo senso de civilidade dos nossos compatriotas.

  • Tygra

    Realmente esse câmbio deu dor de cabeça para muita gente, mas em situações em que ele funciona de forma satisfatória é um dos mais prazerosos câmbios já produzidos, e melhor, sem a necessidade de manutenção como troca de óleo. Esse é o meu caso, fui premiado com um câmbio sem problemas, o meu New Fiesta Sedan 13/14 está com 112 mil km e o câmbio continua trabalhando de forma perfeita, com troca de marchas rápidas e imperceptíveis. Fiz um teste drive em um Virtus recentemente e vi como apesar do tempo ele ainda é infinitamente superior a um câmbio AT convencional.

    • passis

      Assinado.

    • G E O

      Mas no caso tem que comparar com o câmbio automatizado que equipa os Golf. Na Europa equipa o Polo também.

      • th!nk.t4nk

        A VW usa câmbio automatizado até no Passat. A primeira geração do DSG teve também seus problemas, mas nem de longe foi tão problemático quanto o Powershift (e a nova geraçao é excelente). Agora, depois que a fama desse tipo de câmbio ficou tão ruim no Brasil, creio que será muito difícil mudar a cabeça do povo.

        • G E O

          Com certeza, think.
          Para mim o problema dos DSGs que equipavam os Golf 1.4 alemães não foi o câmbio em si. É a péssima qualidade do asfalto brasileiro. Isso aumentava muito a vibração, o “chacoalhamento” do câmbio. Sei pois tive um. Meu irmão um A1. Pegou a fama assim como os usuários do antigo Citroen Picasso reclamavam que era fácil roubar a lanterna traseira do veículo. Isso me levou já a bastante tempo a ter a percepção que não basta querer ter o carro europeu. Tem que ter o asfalto e qualidade do combustível também.

          Voltando ao câmbio automatizado. Os da Ford deram problema em todo o mundo, o que joga a responsabilidade para o câmbio mesmo.
          Se não estou enganado o DSG também ficou com má fama na Malásia.

          • th!nk.t4nk

            Verdade. Outro jeito é fazerem uma tropicalização decente. Esse é o mínimo que se espera da filial brasileira, adaptar o produto pra não terem problemas. Logo que a Ford viu que o câmbio tava dando pepino, já deveriam ter começado a se mexer de imediato.

            • radiobrasil

              Falando de cambio – tropicalização (ou falta dela) lembro do CVT do Lancer… o bichinho fervia e parava rss

    • Casados para Sempre!!!
      😂😂😂

  • Ganso

    Daqui a pouco bem alguém arrotar cebola, que não é verdade, que teve um carro desses e rodou 15 mil km sem defeito etc.

    • Na verdade não são todos os carros com esse câmbio que dão problema. E provavelmente deve ser menos da metade, apesar de um alto índice de reclamações.

    • renato sayao dias

      Pois o meu tem 40 mil km, é 2017. Um Focus 2.0 extremamente prazeroso de dirigir. Nenhum defeito. Garantia de 5 anos para a embreagem e de 7 anos para o modulo TCM do cambio. Tem gente que fala mal e anda de golzinho e outros carros beeeeeeem inferiores, e nunca dirigiu um Focus e não sabe como o carro é bom. Sim, meu salário me permite ter um Ford Focus e dar a manutenção adequada. Quem não pode, simples, anda de carro popular. Os ricos, de Mercedes, BMW, etc. Cada um na sua.

      • Eng. Mecânica 2014

        Demorou ainda pra chegar. Arrotando autoridade andando de Focus que não vale nem 45k no mercado de usados e ninguém quer… se bobear um gol equivalente custa até mais que essa porcaria que você dirige.

        • germano oliveira

          Quanta M3rd4 em tão poucas linhas, hein… Engomadinha Mecânica 2014!!!

        • leomix leo

          O cara não deve tá preocupado com revenda não amigo, eu mesmo tenho 2 Citroen em casa e nem aí pra revenda, quando eu quiser e achar que devo trocar, vou ali, pego o novo e esses aqui eu vejo o que faço depois, agora quem vive em financiamento e tem que comparar carro bom de comércio, não deveria nem ter carro. Sai mais vantagem andar de carro de aplicativo.

        • FocusMan

          Que resposta mais idiota…

      • Felipe

        O Focus 2015 do meu pai acabou de travar o cambio. Mesmo com a troca de peças na garantia de 10 anos, a conta ainda não fica barata. Esse cambio tem problemas crônicos e isso não é mito.

        • Chap

          10 anos é só o módulo. As embreagens e seus componentes são garantidos por 5 anos.

        • radiobrasil

          Nem que não “custe nada” pra consertar na garantia… mas o stress, a indisponibilidade do carro? Devem ser levados em conta…

      • Eduardo 1981

        Teu carro é muito novo ainda. Fala sério 40 mil km! Te prepara para mais adiante. Ahhh, e se a intenção for trocar por um carro mais novo, já que a atual condição social parece ser boa, desejo boa sorte na venda e na desvalorização.

      • Ai que inveja kkkkkkkk

        • radiobrasil

          Ja sei… ta com “inveja” de ficar sem o carro por um bom tempo né? huahuahauhauhua Focus é um ótimo carro? É… com powershit? NÃO. A partir do momento que ele não é “confiável”, prefiro Gorzinho mesmo sô! rss

          • O zé, eu to tirando uma com esse Renato Sayao aí se exibindo todo, não to defendendo essa bomba desse Focus.

            • radiobrasil

              É claro que eu sei, eu estava BRINCANDO, o “inveja” entre aspas é o modo IRONIA ligado, entendeu? rss

  • Davi Millan

    Eu tenho um Fiesta Ecoboost com 50mil km e até agora ótimo. Pelo que vi na concessionária, fórum e etc. Os problemas são mais recorrentes nos 1.6.

    • Chap

      Cara, eu nunca ouvi falar de problemas no PS com o EcoBoost por aqui. O que será que há de diferente?

      • leomix leo

        Acho que esse câmbio é feito para trabalhar com torque instantâneo, coisa que os aspirados não tem, deve ter alguma explicação técnica pra isso.

      • oscar.fr

        É que ninguém comprou o EcoBoost

    • radiobrasil

      Nem sabia que tinha Fiesta Ecoboost… huahuahau Sério! Vendeu POUCO e por isso poucos relatos, ou no motor turbo o problema é menor mesmo.

  • Tinha um cidadão aqui que defendia com unhas e dentes…SUMIU

    • ViniciusVS

      Focus man? Deve ter trocado de carro Kkkkk

      • Ernesto

        Tinha um outro. O nome era Janderson ou algo assim.

  • Jok Jok

    Alguém tem notícias do câmbio dos carros da chery caoa?

    • Eduardo 1981

      O AT4 é Toyota, aquele velho de guerra indestrutível.

      Já o CVT ñ sei.

      E quanto os DCT ñ há reclamações de quebra, só de programação. Esta poderia melhorar.

  • globo nao tem japa

    Cambio da Fiat tb é ruim

    • radiobrasil

      Aí o problema não é o cambio huahuahuahua Brincadeira saudável, pô! Tempos do 147 huahuahauhau

  • Max Neves

    Engraçado foi esperar anos pra aceitar que não prestava, e matar modelos que brigariam nas cabeças do segmento, não fosse esse câmbio, casos de Fiesta e Focus.

    • T1000

      O problema foi a Ford ter vendido este câmbio como automatico, só que na verdade é um automatizado. O proprietário vai dirigi-lo como um automatico, fazendo creeping prolongado em semáforos, rampas, etc, aí ele vai dar pau mesmo.

      • ViniciusVS

        O que seria um “creeping prolongado” ???

        • radiobrasil

          Como se vc ficasse parcialmente pisando na embreagem, sem acoplar totalmente, literalmente fritando-a. Como em alguma manobra ao estacionar…

  • Eskarmory .

    Tem gente que não quer de saber de Ford nem com esse câmbio banhado a ouro, enquanto outros tem algum modelo com Powershift funcionando normalmente e nem sabem o que significa Powershift. É meio bizarro, mas é comum.

  • É curioso o comportamento do brasileiro se comparado com o americano. Lá apareceu problema, todo mundo se une e força a empresa a ressarcir e corrigir o problema. Aqui o cara se agarra no seu carro adorado, até mente para defender a sua escolha e se fosse possível ele ainda surrava quem estivesse reclamando. Deste lado do equador a quantidade de herbívoros é assustadora…

    • radiobrasil

      Outro problema “crônico”, que deixou quase todos os consumidores na mão.. o famigerado celular LG G3. Não conheco UM que teve que nao perdeu o celular com pouco mais de 1 ano. LG Brasil fez o que? Cagou pra mim… tinha passado a garantia, 1 mes pra ser exato… em 2 aparelhos!

    • Rafael

      Tipo os donos de Golf DSG 7? Não deram garantia extendida, não fizeram nada e só tiraram o câmbio do mercado e os que compraram que se fodam com um conserto de 14k?

  • Fabão Rocky

    Enquanto isso na Banânia… zzzzzzzzzzzzzzzzz…

  • Ricardo Gasparino

    Parabéns Ford. Procurem um comprador logo, pois com essa credibilidade vcs correm risco de desaparecer. Manda um abraço pro cara de finanças que comandou essa redução de custos que deixaram seus carros verdadeiras porcarias.

  • Fabricio Guassaloca

    Bom dia. A questão de informação. A garantia de 10 anos é somente para o módulo. Já para o KIT de embreagem é de 5 anos em alguns modelos e de 7 anos para os 2014 à 2015. O meu está com 60 mil km em janeiro foi trocado o KIT para o modelo A. Nunca mais apresentou falhas e se por ventura apresentar posso acionar a garantia sem custos até 2021. NF 2015 Se.

    O carro é ótimo, quem acha que é uma bomba não esqueçam dos DSG`s de primeira geração. que dão problemas e a VW se nega a concertar ou fazer qualquer recall. Desafio a qualquer pessoa que tenha um popular um carro mais “na mão”que o new fiesta.

    Sobre trocar o câmbio para um manual não vejo a necessidade, depois de feito as correções no câmbio dificilmente ele volta a dar problemas.
    Claro tem pessoas que querem rodar tanto com o Imotion quanto um PS 300.000 mil km sem qualquer revisão e culpam o câmbio.

    A grande maioria das pessoas acham que o câmbio tanto DSG, Imotion, PS são automáticos e não precisam trocar embreagem. O kit na ford está 2,750 reais divida isso por 250mil km que é o que precisa durar o kit. Mesmo assim acho que vale a pena te-lo e teria um novamente sem medo algum.

    • ViniciusVS

      Não sei se existe um popular mais “na mão” que o Fiesta, mas se depender da Ford os proprietários ficarão “na mão” sim…

      • Fabricio Guassaloca

        Vinicius, não deixarão não. trocaram meu kit sem pestanejar e me avisaram que minha garantia foi extendida. Quem quer deixar na mão não avisa ou cria problemas na hora da reclamação, não concorda?

  • Guilherme Batista

    E já já a Ford vai tomar outro processo em cima desse daí.
    Acontece que que não foi estipulado um padrão para avaliar o valor dos veículos na hora da recompra então a Ford está jogando o preço dos veículos lá embaixo. Está cheio de casos em que a montadora está oferecendo menos de 5k e vi relato de uma pessoa em que ela ofereceu 2K em um focus que no mercado de usados vale pelo menos 12k.

    • Carlos AM

      Imaginei o mesmo.
      Não adianta a Ford passar a boa impressão de compra garantida sendo que eles mesmos jogam o valor lá pra baixo.

  • saulo

    Galera falando em trocar o câmbio pra manual e tal, eita povo que gosta de se incomodar hein!!! Mais fácil não comprar essa bomba, vai atrás de outro carro, facilita a vida meu povo!!!!.kkkkk

  • oscar.fr

    Um Focus vale no mercado de usados do Québec o mesmo que um Corolla cinco anos mais velho. Vale menos que os sedãs coreanos. É bomba mundial. Menos a versão manual, a única que tem bom mercado (e que vendeu razoavelmente bem aqui)

  • FocusMan

    Quando o NA fica sem movimento nos coments, posta algo sobre powershift pra polemizar. Ai todos os super engenheiros de Internet e super advogados de video video game vem aqui vomitar besteira sobre um assunto que nem entende.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email