Automobilismo F1 Tecnologia

Fórmula 1: Motor único começa a ganhar força!

formula-1-motor-unico-comeca-a-ganhar-forca Fórmula 1: Motor único começa a ganhar força!







A FIA anunciou hoje em Xangai, que abriu uma licitação para fornecimento de um único tipo de motor e transmissão para equipar os carros de F1 a partir de 2010!

A iniciativa é história e poderá abalar definitivamente os alicerces da categoria. Houve protestos de equipes ligadas à montadoras que fizeram ameaças e repercussão favorável de equipes independentes.

Ainda não foram decididos detalhes sobre como ocorrerá a licitação, mas sabe-se que o novo fornecedor poderá ficar apenas três temporadas equipando as equipes de F1.

Comenta-se que para uma “melhor” independência das equipes, partes do motor poderiam ser feitas por elas. Criando-se apenas uma base padrão, com melhoramentos independentes, que obviamente influenciam no desempenho.

Segundo as equipes ligadas às montadoras, haverá uma perda enorme com a possível saída destes fabricantes. Hoje existem seis montadoras atuando na F1: Ferrari, Mercedes-Benz, Renault, Honda, Toyota e BMW.

O que você acha, leitor do NA? Seria bom ter apenas um motor e baixar os custos das equipes ou manter o desenvolvimento independente, tradicionalmente característico da categoria?

Agência Estado.



  • ale-spfc

    :nanao: :nanao: :nanao: :nanao:vão acabar com a graça da formula 1 :asner: :bate:

  • LFSP2

    A adoção de um motor ou de uma transmissão vai estimular a competitividade, mas vai tirar muito da liberdade das equipes de mexerem nos equipamentos.
    Eu acho que deveria ficar como está, pois a Fórumula 1, ainda que com algumas restições(como a proibição do uso do ABS) é um laboratório para as montadoras desenvolverem tecnologias para seus carros de rua.

  • Erves

    Seria uma grande contribuição para que as corridas fossem mais equilibradas. Porém não concordo com a atitude, aliás com as últimas atitudes. Simplesmente descartar corridas tradicionais como Canadá e França mostram que a F1 pode rapidamente se romper. E isso poderia fazer com que surgisse uma nova categoria, unindo todos os prejudicados pelas decisões tomadas. Isso tudo na minha opinião, é claro.
    Portanto sou contra!!!!

  • FK

    o q esta bom deve ser mantido ,o q seria o ideal ser 3 grandes motores ,mas isso vai restringir a criatividade e a competitividade ,nesta temporada não é o motor melhor q ganha as provas ,mas sim a aerodinamica e o piloto, seria bom pra nivelar as equipes e revelar de verdade qual é o melhor piloto e a melhor equipe :ok2:

  • IGAUM

    ihhhhh..nem vira isso naum… AONDE JÁ SE VIU UMA FERRARI aceitar usar motor igaul de outro? Por exemplo? Uma fabrica que fez a fama em cima da construção de motores?

    Lamento mas nao cola isso naum. Eles podem bolar sei lá… limitar a verba do desenvolvimento ou o numero de motores por ano… ou “x” motores por corrida…mas piorar esse ultimo caso, como por exemplo motor ter q durar 1/3 ou 1/4 do campeonato ou ate criarem regras ‘ecologicas”…

    Mas motor igual?… Ai é matar a F-1!!! Deixa motor igual para as IRL/Indy da vida…

    Já estou até prevendo…se fizerem isso é capaz de equipes como Ferrari/Bmw criarem categorias independentes TOPS para disputarem com regras independentes.

    :nanao:

  • Luis.J.R.

    Assim a f1 vai perder a graça mesmo?Só vai ter uma equipe, tem que continuar cada equipe com seu motor. :saad:

  • Andersound_sp

    Naummmmmmmmmmmmmmm :bate:, vai ficar pior que a Indy, que está negociando com a Porsche, Nissan e mais outra q não lembro, vai perder todo o “glamour” dos grandes fabricantes que iram debandar e criar outra categoria, mudanças mesmo, só pra pior :down:

  • Rafael FM

    AI SIMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM. JA NÃO AGUENTAVA MAIS VER FERRARI E MACLAREN NA FRENTE JA DEU O QUE TINHA QUE DAR,, AGORA SER FOR APROVADO A COMPETIÇÃO COMEÇA DE VERDADE ,, JA IMAGINO NELSINHO DANDO UMA PAL NO MASSA ,,, :rayban: :rayban: ,,, :rayban:

  • Guilherme Guimaraes

    A F1 já está com o pé na cova, com isso vai acabar de vez lol!

  • Giovanni

    Péssimo… Torço pra equipes, e pra mim perderia totalmente a graça. Não consigo imaginar uma equipe como a Ferrari usando um motor meia-boca de outra empresa, isso vai matar a F1 de vez :down:

  • italiano

    F1 tem esse “1” porque é a elite. A nata da engenharia automobilística. Sempre foi o laboratório que resultou em melhorias para os carros de rua. Só para citar os mais recentes:

    – suspensão eletrônica
    – controle de tração
    – câmbios automatizados
    – comandos de abertura variáveis
    – dupla embreagem

    Padronização é coisa para categorias de acesso, tipo GP2, A1, F-Superliga.

    A redução de custos pode ser alcançada pelas limitações aerodinâmicas, pois as equipes gastam fortunas com túneis de vento e fazendo dezenas de bicos e pecinhas em fibra de carbono.

  • André Vilson Pereira

    a F-1 é a nata a elite do automobilismo mundial, a F-1 é um grande laboratório as equipes se esforçam para criar partes novas para o melhorio da aerodinâmica, eletrônica, potencia, essa padronização vai matar a F-1, devia é deixa-la mais atraente para outras montadoras ingressarem no circo como Porsche, Masserati, Lamborghini….. para que as mesmas se afiliem a equipes pequenas

  • fr_amaral

    [Comentario #110799 sera citado aqui]

    É, acabou a F1… :water:
    Ainda bem que esse ano eu vou!

  • Perneta

    E vivas para o WRC!!

  • eduardo82

    Se for para ficar vendo carro padronizado, eu assisto provas da Stock Car e da Indy.

  • vini_dambroso

    já tá uma porcaria, sem graça , que não faz maiss fama, vai ficar pior!!

    eu se fosse as equipes fazia protesto por uma temporada!!!

  • JDFortuna

    HUAHAUHAUHAUHAUAHUA

    Tá vendo só como já acabou? A F1 ACABOU!!

  • Diguinho

    É bom, agora vai depender dos acertos aerodinamicos pra ver quem é o melhor :cool:

  • Jango

    F1 vai virar Stock Car Brasil.

    Ridículo!


Send this to a friend