Etc Matérias NA

Fotos de carros rebaixados

Carros rebaixados sempre dividiram as opiniões, e parece que isso não vai mudar tão cedo. Se por um lado existem os fãs e adeptos desse estilo, do outro estão aqueles que criticam e condenam mudanças drásticas no estilo original do veículo. Veja aqui fotos de carros rebaixados.

Fotos de carros rebaixados


Esse assunto foi ganhando mais importância ao passo que a fiscalização feita pelas autoridades brasileiras ficava mais forte, o que gerou revolta por parte de quem já tinha um veículo rebaixado ou pensava em fazer essa modificação. Mas o que a lei fala sobre isso?

Lei revisada legaliza os carros rebaixados

Fotos de carros rebaixados


Desde 2014 essa prática passou a ser permitida por lei, de acordo com o revisado Artigo 6º, da resolução nº 479, de 20 de março de 2014.  Agora, o texto diz o seguinte:

Art. 6º Os veículos de passageiros e de cargas, exceto veículos de duas ou três rodas e quadriciclos, usados, que sofrerem alterações no sistema de suspensão, ficam obrigados a atender aos limites e exigências previstos nesta Resolução, cabendo a cada entidade executora das modificações e ao proprietário do veículo a responsabilidade pelo atendimento às exigências em
vigor.

§1º Nos veículos com PBT até 3500 kg:

I – o sistema de suspensão poderá ser fixo ou regulável.
II – A altura mínima permitida para circulação deve ser maior ou igual a 100 mm, medidos verticalmente do solo ao ponto mais baixo da carroceria ou chassi, conforme anexo I.
III – O conjunto de rodas e pneus não poderá tocar em parte alguma do veículo quando submetido ao teste de esterçamento.

Fotos de carros rebaixados

§2º Nos veículos com PBT acima de 3.500 kg:

I – em qualquer condição de operação, o nivelamento da longarina não deve ultrapassar dois graus a partir de uma linha horizontal.
II – A verificação do cumprimento do disposto no inciso I será feita conforme o Anexo I.
III – As dimensões de intercambiabilidade entre o caminhão trator e o rebocado devem respeitar a norma NBR NM – ISO 1726.
IV – É vedada a alteração na suspensão dianteira, exceto para instalação do sistema de tração e para incluir ou excluir eixo auxiliar, direcional ou auto direcional.

§ 3º Os veículos que tiverem sua suspensão modificada, em qualquer condição de uso, deverão inserir no campo das observações do Certificado de Registro de Veiculo – CRV e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veiculo – CRLV a altura livre do solo.

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Com essa alteração, a lei passou a permitir que veículos rebaixados rodem legalmente, desde que respeitem os pontos acima, como a altura mínima de 10 centímetros do chão e a proibição das rodas tocarem qualquer parte do chassi.

Fotos de carros rebaixados

Fotos de carros rebaixados

A novidade certamente fez a alegria de todos os simpatizantes desse tipo de customização, e isso fez aumentar ainda mais o número de carros rebaixados nas ruas, em seus diversos estilos.

Carro rebaixado não é tudo igual

Fotos de carros rebaixados

A febre dos carros rebaixados não surgiu no Brasil, e tampouco é algo recente. Modificar carros é tão antigo quanto os próprios veículos em si, especialmente as alterações mecânicas visando competições.

Mas as modificações feitas especificamente na suspensão, resultando em carros rebaixados, tornaram-se algo comum apenas nos anos 80, na Califórnia, EUA. Foi lá que o termo lowrider, que designa um tipo específico de personalização, se popularizou.

Fotos de carros rebaixados

E o que eles costumavam fazer não parece em nada com o que conhecemos hoje. Para deixar seus Impalas mais próximos do chão, eles costumavam colocar sacos de areia ou pedra na traseira. E é claro que o peso extra não costumava ser um empecilho para os enormes motores V8.

O problema é que isso fez surgir um confronto constante entre esses carros rebaixados e a polícia, que não permitia essa prática. Para resolver isso, e continuar com seu estilo, muitos começaram a desenvolver alterações na própria suspensão dos veículos.

Foi assim que surgiram as suspensões pneumáticas e outras transformações que conhecemos hoje, dispensando os pesos na traseira.

Fotos de carros rebaixados

Desde então, diversos estilos diferentes passaram a diferenciar os carros que andam colados no chão. Talvez você não tenha percebido, mas nem todos os carros rebaixados tem o mesmo tipo de mudanças.

A mais comum, e talvez a mais simples, é chamada de dropped, onde se usa molas esportivas ou outro método para simplesmente alterar a altura do veículo.

Fotos de carros rebaixados

O chamado estilo slammed deixa o carro ainda mais próximo ao chão, além de alterar a inclinação das rodas. É comum ver carros desse tipo com a parte superior da roda entrando no para-lama.

Existem também aqueles que gostam de deixar as rodas ligeiramente para fora dos para-lamas, num estilo conhecido como flush. E se as rodas forem ainda mais largas e a cambagem negativa, o carro rebaixado passa a ser do estilo hellaflush.

Fotos de carros rebaixados

Pontos positivos e negativos dos carros rebaixados

Fotos de carros rebaixados

Assim como o estilo original de um carro pode dividir opiniões, o mesmo acontece com as modificações feitas posteriormente. Gosto é gosto, e determinar se os carros rebaixados são uma coisa boa ou não seria invadir o direito que cada um tem de decidir o que fazer.

O que não podemos negar é que esse tipo de personalização virou moda, especialmente nos anos 2000. Músicas, programas de TV, revistas e filmes passaram a tratar do assunto com mais frequência.

Quem não se lembra da febre provocada com o lançamento do primeiro filme da franquia Velozes e Furiosos?

Fotos de carros rebaixados

É verdade que alguns ainda argumentam que isso deixa o carro mais estável, como visto nos veículos de competição, mas isso é verdade apenas em partes.

As alterações feitas nesses carros (como na categoria Stock Car) envolvem muito mais do que apenas a suspensão; na verdade, eles são inteiramente projetados para altas velocidades e mais estabilidade nas curvas.

Mas isso não muda o fato de que os adeptos dos carros rebaixados fazem isso por uma questão de estilo, uma maneira de expressar sua personalidade. Isso é tão válido como qualquer outra mudança, como um estilo de roupa ou corte de cabelo, e precisa ser respeitado.

Fotos de carros rebaixados

Do outro lado, porém, estão aqueles que preferem não mexer nas características originais de seu carro. O principal argumento é que equipes de engenheiros gastaram milhares de horas para entregar aquele produto, não tendo sentido algum alterar o que eles projetaram.

De qualquer forma, essa discussão não vai acabar com os carros rebaixados, nem fazer com que todos tenham essa alteração. Respeitar esse estilo, especialmente agora que ele está dentro da lei, é o melhor caminho.

Afinal, das ruas do interior da Califórnia até as ruas da sua cidade, os carros rebaixados vão continuar existindo.

Fotos de carros rebaixados

Fotos de carros rebaixados

Fotos de carros rebaixados
Nota média 4.3 de 6 votos

  • Louis

    Carro rebaixado pra mim é lixo.

    • Fanjos

      Carro rebaixado pra mim é lixo.²

      • REDDINGTON

        Carro rebaixado pra mim é lixo 3

        • Dod

          Carro rebaixado pra mim é lixo ⁴

          • Fábio A.

            Carro rebaixado pra mim é lixo 5

      • Maycon Farias

        Fiquei mesmo curioso como fez esse ao quadrado ai. Meu teclado nunca fez.

        • Atillio XVII

          alt gr + 2

    • Richard

      Curioso é o sujeito que não tem interesse algum em carro rebaixado, abre a matéria para comentar isso.

      • catucadão

        carro rebaixado é muito daora eu curto mais não socadão prefiro tipo com no contorno da caixa de roda muito já não gosto mais acho maneiro ver nos outros

        • Alexandre

          pra mim, eu sou contra pq boa parte deles andam devagar demais, atrapalham quem quer fazer o transito fluir… se não fosse por isso, eu nem me importaria… cada um faz com seu carro o que achar melhor…
          mas fui comprar um carro com 3 anos de uso e vi o assoalho todo raspado e a suspensão toda ferrada, então nao comprei o carro… tbm eh uma opção minha

  • Paulino Lino

    Particularmente eu acho horrível esses carros rebaixados e lambendo o chão. Quando se rebaixa apenas “levemente” pra casar melhor o conjunto de rodas grandes e melhorar a estética acho até aceitável. Morro de medo de comprar um carro usado e saber que ele já andou se esfregando por todo o asfalto, por isso fica a dica pra sempre levantar o carro no elevador e pedir pra um mecânico de sua confiança olhar a máquina. Como eu prefiro os carros mais “altinhos” mesmo, então não corro tanto esse risco. Só pra não polemizar, RESPEITO totalmente quem curte essa prática de rebaixar carros…. mas não teria algo do tipo jamais!

    • Guh MDNS

      Concordo plenamente!!!
      Rebaixar sutilmente, pra manter a estetica com as rodas é legal, mas “encravar” o carro no chão é horrivel, ridiculo e incoerente. Porque se a intenção de rebaixar é deixar o carro “esportivo” (risos pros 1.0 aspirados), pra que deixar o carro tão baixo que não da pra passar de 30 km/h??????

  • Zé Mundico

    Pô, nem um Chevette?

  • Paulo Reis

    na grande maioria das vezes um rebaixamento coerente sempre melhora a estabilidade pelo fator inclinação da carroceria nas curvas, lógico que não é só isso, barra estabilizadora, angulo do camber, entre outros, impactam bastante.

  • Diego G. de Lima

    Acho esquisito demais, mas… Seu dinheiro e seu bem, suas regras.

  • xyzR2

    Li e reli as vantagens e desvantagens… cadê? Não tem vantagem alguma além de uma suposta melhora na estabilidade… isso sem mencionar a qual velocidade essa melhora ocorre, e que seria possível obtê-la sem rebaixar.

    E as desvantagens? São inúmeras… Problemas em lombadas, rampas, buracos e valetas. A verdade é que não é simplesmente uma demonstração de “personalidade”.

    É uma demonstração de ignorância, é mostrar que vc não tem noção do que é o trabalho de engenharia de projetar um carro, nem da legislação, nem dos problemas viários do país. Pouco importa se é mais bonito, se a funcionalidade se perde. Forma acima de função é um erro de design que saí caro. É bonito até se formar uma fila atrás do cara enquanto ele retira um par de tábuas de madeira do porta mala…
    Haters gonna hate, to nem aí.

    • zekinha71

      Tem uns dias que saiu um vídeo dos Acelerados falando sobre carros rebaixados, e eles falarem em bom português que quando pegam algum pra volta rápida é uma porcaria, se quer rebaixar tem que ter muito $$$ pra mexer em várias partes, e não simplesmente cortar dois anéis e jogar no chão que fica bom, piora muito a estabilidade.

  • Maycon Farias

    Bonito apenas para exposição. Para rodar é totalmente sem sentido e sem função. Já vi muitos com as bordas do paralama cheio de amassadinhos. Nossa malha viaria é péssima.

    • SDS SP

      Exato. Com à qualidade do nosso pavimento, um carro desse tipo perde conforto, além de danificar bem a parte de baixo.

  • fsjal

    coisa de retardado

  • Guh MDNS

    Eu só queria entender, onde ha coerência em rebaixar picapes e SUVs????
    Não tem logica, não “bate” os conceitos!!!
    Só espero que a galera do mimimi que gosta de rebaixados comente minha opinião com educação e todas as concordâncias gramaticais possíveis.

  • zekinha71

    AAAHHHH essa mania de reimaginar os carros.
    Tem uns que são de pista fazem sentido de ser assim, agora tem uns ali que não devem nem andar, só são de demonstração, igual os mokups que expõem em salões.

  • Frederico Sardinha

    Meu carro na altura de fábrica, já raspa no chão direto, imagina rebaixado. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Diogo Amorim

    credo!

  • Daniel dos Santos

    Carro rebaixado, só original… Dai cai nos mega esportivos que tem uma engenharia forte por traz…. Nosso pais tem estrada e ruas pessimas. .Mas temos a manolagem que se acham engenheiros e alteram o carro… E depois atrapalham o transito… Pra mim é desperdicio de dinhero. . Economizo a grana e compro um melhor ou invisto em estudo… .

  • IPZ.4

    Pode rebaixar se quiserem, mas sem ficar parecendo um fresco na hora de passar em lombadas, valetas e buracos, atrapalhando uma via inteira. Se conseguirem essa mágica, focófi.

  • Dod

    Pra mim quanto mais rebaixado o carro menor o QI do sujeito proprietário, isso, claro, para carros que não são assim originalmente.

    • David Diniz

      Mas tem carro que parece um JIPE de tão alto se for original de fábrica(especialmente modelos que originalmente em outros países tem roda 15 ou 14 e aqui é 17 para “agradar o consumidor”) ai vale a pena investir em um Jogo de molas esportivas como “eibach” para uma ajustada na altura.

  • Baetatrip

    Tenho pavor de carro rebaixado!
    Nao tenho paciencia p/ esperar o cara num simples quebra mola… Passo por cima e vou embora!
    Curto carro alto (Levantei 1.5″) e ficou lindo…..!
    Fico vendo os rebaixados que adoram raspar o fundo do carro e fico com pena do carro… Como o cara pode ser tao idiota….!
    Qual graça disso? Nenhuma
    Só se for bolsa de ar que deixa original e rebaixe…… Estraga menos o carro….
    Tudo e LIXO!

  • David Diniz

    Até gosto de um carro levemente baixo(tipo para lama pneu) mas carro “socado” atrapalhando o trânsito me faz pensar se a pessoa tem algum tipo de retardo mental…

  • pdias

    KITSCH : que se caracteriza pelo exagero sentimentalista, melodramático ou sensacionalista, freq. com a predileção do gosto mediano ou majoritário, e pela pretensão de, fazendo uso de estereótipos e chavões inautênticos, encarnar valores da tradição cultural (diz-se de objeto ou manifestação de teor artístico ou estético).

  • pdias

    KITSCH : adj m+f : Diz-se de objeto, geralmente de decoração, ou de expressão artística de gosto duvidoso, tendendo ao ridículo e ao exagero.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email