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Fox Connect: equipamentos, cores, preços, consumo, revisões

Fox Connect: equipamentos, cores, preços, consumo, revisões

Se você achava que o Volkswagen Fox iria morrer com a chegada do Polo, se enganou. Mesmo após quase três anos da chegada do irmão novato, o velho hatch compacto segue firme e forte. O Fox Connect 2020 é a configuração de entrada e apela para a boa relação custo-benefício.


Por pouco mais de R$ 50 mil, você pode estacionar na sua garagem o Fox na versão Connect com uma boa dose de equipamentos e motor 1.6 flex. Com este mesmo valor, você pode levar também outros modelos como Onix, Argo, Ka e HB20, mas em suas versões de entrada, com motor 1.0 e sem tantos recursos assim.

Além disso, ele agrada pelo bom espaço interno e posição de dirigir mais elevada, como num SUVzinho compacto.

Veja abaixo os principais motivos que você pode considerar ao analisar o VW Fox Connect:

Fox Connect: equipamentos, cores, preços, consumo, revisões

Fox Connect – detalhes

Apesar do nome diferenciado, o Volkswagen Fox Connect segue a mesma linha dos outros Fox vendidos nos anos anteriores no Brasil. Ele não tem nada de muito moderno. Segue equipado com o velho motor 1.6 litro flex de apenas oito válvulas, com câmbio manual de cinco marchas.

Entre os recursos mais atuais, dispõe somente de direção elétrica, computador de bordo, volante multifuncional e central multimídia com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas e espelhamento de smartphones através dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Porém, ele conserva as boas virtudes do modelo. Entre eles, o amplo espaço interno, favorecido pelo teto elevado e o entre-eixos adequado para a categoria. O carro consegue acomodar com conforto até quatro adultos. Por outro lado, o porta-malas tem tamanho reduzido, com capacidade para 270 litros, podendo ser ampliado com o rebatimento do assento e encosto do banco traseiro.

Outro item de destaque do carro é a posição de dirigir mais elevada, o que agrada sobretudo as mulheres. Contudo, tem a opção de ajuste de altura e profundidade da coluna de direção e ainda a regulagem de altura do banco do motorista.

O acabamento do compacto segue a mesma linha dos demais modelos da categoria. Há plástico rígido por todas as partes. Todavia, as peças têm bom encaixe e um certo aspecto de qualidade. Nas portas dianteiras e traseiras, há acabamento em tecido nas áreas de contato com os braços dos ocupantes.

Como citamos acima, o forte do Fox Connect é mesmo a relação custo-benefício. Abaixo você pode conferir a lista de equipamentos completa do carro. Mas você já pode ficar ciente de que dificilmente vai encontrar outro compacto 0 km com a mesma fartura de equipamentos de série do Fox e motor 1.6.

Para levar um outro hatch compacto com motor 1.6 flex ou equivalente e a mesma lista de recursos do Connect, você vai desembolsar pelo menos R$ 60 mil, senão R$ 5 mil ou R$ 10 mil a mais que isso.

Além disso, ele praticamente não tem opcionais. Só oferece como opção um pacote de R$ 200 e alguns quebrados que agrega recursos visuais e de acabamento, que aí vai de acordo com o gosto de quem compra.

É certo que ele é um carro com quase 17 anos de estrada, mas ele é uma das melhores opções para quem quer um carro completo, sem pagar muito mais que R$ 50 mil por isso. E deve ser justamente pela idade que faz a Volkswagen vender este carro a preços mais baixos, já que o projeto do modelo já está muito mais que pago.

Fox Connect: equipamentos, cores, preços, consumo, revisões

Fox Connect – equipamentos

Segurança: airbag duplo frontal, freios com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema de alarme com comando remoto, alças de segurança dianteiras e traseiras no teto, faróis de neblina com luz de conversão estática (Cornering Light), cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de carga, cintos de segurança laterais traseiros de três pontos com retorno automático, entre outros.

Conforto: direção elétrica “easy drive”, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos com função “Tilt Down” de rebatimento automático na marcha a ré no retrovisor direito, travas elétricas das portas e porta-malas com controle remoto, sensor de estacionamento traseiro, chave tipo canivete com comando remoto, banco do motorista com ajuste de altura, limpador e desembaçador traseiro, banco traseiro com encosto e assento rebatível, piloto automático, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, entre outros.

Visual e acabamento: rodas de liga-leve “Rock” de 15 polegadas com pneus 195/55 R15 de baixa resistência a rolagem, para-choques na cor do veículo, para-sois com espelho, luz de leitura dianteira, lanternas traseiras escurecidas, grade frontal em preto brilhante com friso pintado em “Siberian”, repetidores de seta nos retrovisores, painel com detalhes de acabamento “chrome effect”, entre outros.

Tecnologia: central multimídia “Composition Touch” com tela sensível ao toque e App-Connect, volante multifuncional com comandos do sistema de som e I-System, computador de bordo I-System, painel de instrumentos com conta-giros, sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters, entre outros.

Fox Connect – opcionais

O VW Fox na versão Connect é vendido com somente um opcional. No caso, há um pacote por somente R$ 202 extras que inclui rodas com desenho diferenciado e alguns outros detalhes de visual e de acabamento. Veja:

Pacote Dark II (R$ 202): rodas de liga-leve “Turim” de 15 polegadas, tapetes de carpete, capa dos retrovisores externos na cor preto ninja e faróis duplos com máscara negra.

Fox Connect: equipamentos, cores, preços, consumo, revisões

Fox Connect – preços

Confira a seguir os atuais preços da linha Fox Connect 2020 0 km:

  • Volkswagen Fox Connect 2020 – R$ 51.990
  • Volkswagen Fox Connect 2020 + Pacote Dark II + pintura metálica – R$ 53.802

Fox Connect – cores

A Volkswagen comercializa o Fox Connect 2020 com cinco opções de cores, sendo três sólidas e outras duas metálicas. Veja abaixo as tonalidades disponíveis:

  • Branco Puro (sólida, sem custo adicional)
  • Preto Ninja (sólida, sem custo adicional)
  • Vermelho Tornado (sólida, sem custo adicional)
  • Cinza Platinum (metálica, por R$ 1.610 extras)
  • Prata Sargas (metálica, por R$ 1.610 extras)

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Fox Connect – motor

Debaixo do capô, o Volkswagen Fox Connect 2020 esconde o conhecido motor 1.6 8V MSI flex de quatro cilindros, que é encontrado também em modelos como Gol, Voyage e Saveiro. Trata-se de um motor que já soma cerca de 17 anos de mercado e que, portanto, não traz uma concepção tão moderna assim.

Membro da família EA111 de motores da Volkswagen, este propulsor usa quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro (oito válvulas no total), injeção eletrônica multiponto, comando de válvulas simples no cabeçote e bloco e cabeçote em ferro fundido.

O 1.6 16V MSI mais moderno da VW, usado pelos Gol e Voyage automáticos, Polo, Virtus e Saveiro, já possui construção em alumínio e duplo comando variável de válvulas.

Ele consegue desenvolver 101 cavalos com gasolina e 104 cv com etanol, a 5.250 rpm, e torque de 15,4 kgfm e 15,6 kgfm, nesta ordem, a 2.500 giros.

O motor do Fox está acoplado ao aclamado câmbio manual MQ200-5F de cinco marchas, dono de um bom escalonamento e marchas com engates macios e precisos. Além disso, ele tem uma alavanca com curso curto e também um tamanho compacto e em posição elevada, o que favorece um certo conforto na condução diária.

Ele usa também suspensão independente do tipo McPherson na frente e semi-independente com eixo de torção atrás. Já os freios são a disco ventilados na dianteira e a tambor na traseira, com sistema ABS com EBD.

Vale lembrar também que o Volkswagen Fox conta com direção com assistência elétrica. Até poucos anos atrás, ele tinha direção hidráulica.

Fox Connect – consumo

Confira a seguir os números de consumo do Fox na versão Connect com motor 1.6 8V MSI e câmbio manual. Os números são do Inmetro, no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Veja:

  • Consumo de 7,8 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 11,6 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina;
  • Nota “C” na comparação relativa na categoria e “B” na comparação absoluta geral.

Fox Connect – desempenho

Segundo a Volkswagen, o Fox Connect 2020 entrega os seguintes números de desempenho:

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos;
  • Velocidade máxima de 183 km/h (etanol) e 181 km/h (gasolina).

Fox Connect: equipamentos, cores, preços, consumo, revisões

Fox Connect – garantia e revisões

O Fox, assim como os demais carros de passeio da Volkswagen, é comercializado com garantia de fábrica de três anos, sem limite de quilometragem.

A Volkswagen disponibiliza todos os preços das revisões do Fox 2020 até os 100 mil quilômetros rodados ou 10 anos de uso, o que ocorrer primeiro. Confira abaixo todos os valores (fevereiro de 2020):

  • Revisão de 10.000 km ou 1 ano: R$ 545,97
  • Revisão de 20.000 km ou 2 anos: R$ 618,27
  • Revisão de 30.000 km ou 3 anos: R$ 545,97
  • Revisão de 40.000 km ou 4 anos: R$ 762,09
  • Revisão de 50.000 km ou 5 anos: R$ 545,97
  • Revisão de 60.000 km ou 6 anos: R$ 618,27
  • Revisão de 70.000 km ou 7 anos: R$ 545,97
  • Revisão de 80.000 km ou 8 anos: R$ 762,09
  • Revisão de 90.000 km ou 9 anos: R$ 545,97
  • Revisão de 100.000 km ou 10 anos: R$ 618,27

Fox Connect – concorrentes

Hyundai HB20 Vision 1.0 – R$ 50.490

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A primeira alternativa ao Fox Connect é o novo HB20 em sua versão Vision. Porém, assim como todos os rivais nesta lista, ele usa motor 1.0.

O HB20 Vision neste valor é o modelo com central multimídia, que tem tela de oito polegadas sensível ao toque e espelhamento de smartphones. Oferece ainda direção elétrica, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, computador de bordo, retrovisores elétricos, banco do motorista com ajuste de altura, retrovisores com repetidores de seta, entre outros.

Seu motor de três cilindros consegue gerar até 80 cv e 10,2 kgfm, com câmbio de cinco marchas.

Ford Ka SE Plus 1.0 – R$ 51.120

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Por pouco mais de R$ 51 mil na tabela há o Ford Ka SE Plus, também dotado de motor 1.0 litro flex. Ele tem um propulsor tricilíndrico de até 85 cv e 10,7 kgfm, com transmissão de cinco marchas.

De série, tem direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, computador de bordo, faróis de neblina, sensor de estacionamento, central multimídia com tela sensível ao toque, Isofix, indicador de trocas de marchas, coluna de direção e banco do motorista ajustáveis em altura, entre outros.

Fiat Argo Drive 1.0 – R$ 51.390

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Outro modelo é o Argo na versão Drive. Este modelo sai equipado de fábrica com ar-condicionado, direção elétrica progressiva, banco do motorista e volante ajustáveis em altura, Isofix, preparação para som com seis alto-falantes, painel de instrumentos com tela TFT de 3,5 polegadas, vidros dianteiros e travas elétricas, entre outros.

Ele também usa motor 1.0 litro flex de três cilindros, que neste caso desenvolve potência máxima de 77 cv e torque máximo de 10,9 kgfm, combinado a um câmbio manual de cinco marchas.

Renault Sandero Zen 1.0 – R$ 51.390

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Reestilizado recentemente, o Renault Sandero tem preço equivalente ao Fox Connect em sua versão Zen com motor 1.0 flex e câmbio manual. Neste modelo, ele rende 80 cv e 10,5 kgfm, com câmbio de cinco marchas.

O Sandero Zen é equipado com luzes diurnas em LED, lanternas traseiras em LED, quatro airbags, Isofix, ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, chave canivete, banco do motorista com ajuste de altura, start/stop, central multimídia com tela de sete polegadas, entre outros.

Chevrolet Onix LT 1.0 – R$ 52.890

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Embora seja o Onix de entrada, o Chevrolet Onix LT 1.0 é bem completo sobretudo nos itens de segurança. Tem seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, Isofix, alarme, ajuste de altura dos faróis, entre outros.

Há ainda ar-condicionado, computador de bordo, direção elétrica progressiva, volante multifuncional, painel de instrumentos com tela TFT de 3,5 polegadas, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro bipartido e central multimídia MyLink com tela sensível ao toque de sete polegadas e espelhamento de smartphones.

Seu motor é um 1.0 litro flex aspirado de três cilindros, com até 82 cv e 10,6 kgfm, associado a um câmbio manual de seis marchas.

Fox Connect – ficha técnica

Motor

1.6 8V MSI

Tipo

Dianteiro, Transversal e Bicombustível

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.598

Válvulas

8

Taxa de compressão

12,1:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

104 cv a 5.250 rpm

Torque Máximo

15,6 kgfm a 2.500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de cinco marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 15 polegadas

Pneus

195/55 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.868

Largura (mm)

1.660

Altura (mm)

1.552

Distância entre os eixos (mm)

2.467

Capacidades

Porta-malas (litros)

270

Tanque (litros)

50

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

448

Peso em ordem de marcha (kg)

1.072

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,353

 

Leonardo Andrade

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.

  • Ford Opala Attractive 200TSI

    Ainda é uma boa opção de compra.

  • Leonardo C.

    Possuo um Fox Connect 2020 e me atende perfeitamente. Adquiri justamente pelo custo-benefício e a quantidade de itens disponíveis. Gostei da posição elevada de condução, do bom câmbio manual e do funcionamento da central com o Apple CarPlay, porém o consumo do motor 1.6 é elevado, ele tem um “lag” muito grande no acelerador eletrônico, mesmo depois de 13.000 km rodados ainda me irrita um pouco a demora na resposta, e o fato das revisões serem registradas só no app Meu VW, visto que a linha 2020 da VW não se carimba as mesmas no manual.Uma outra ressalva vai para o preço, pois pagar quase 600 reais apenas para trocar óleo é complicado.

    • TchauQueridos

      Tive um Prime logo que lançaram com Airbag e ABS em 2010.
      E oque eu mais gostava era a rápida resposta do acelerador e a agilidade do 1.6 VHT. Era muito arisco!

      • Jack 😎

        Devem ter calibrado os mais novos para consumo.

        • Rafael Rodrigo

          Interessante você comentar isso, tenho um 2012 Prime e como o colega @retrato do Papai disse, ele chega a ser arisco. Vou tirar um tempo pra fazer um teste drive nesse novo pra ver a diferença porque estou procurando um carro na faixa dos 50k pra trocar, e nesse valor, não tem nada tão completo quanto.

      • Leonardo C.

        Esse mais novo deve ter sido recalibrado, pois já dirigi um Fox 2011 e era arisco, nada comparado aos novos.

    • Retrato do Papai

      um absurdo esse preço, também tenho um fox 1.6 8v (versão rock in rio 2014) e a troca e óleo sai cerca de 200 reais, 150 reais o óleo e 50 reais a mão de obra, e isso utilizando o óleo 508 88 que é caro pra caramba

  • Willie Cicci

    Antigasso, mas tem motor 1.6 com preço melhor que muito zero km mais moderno. Além de ter um acabamento melhor até que o do Polo. Eu tive um Fox 1.6 e era um excelente carro.

  • Jack 😎

    Custo-benefício.

  • Alex Matos

    Comprei um Fox Xtreme este mês por 54.000, achei mais bonito que o Connect por quase o mesmo preço (negociação na CCS). Excelente carro pelo valor pedido, se ele tivesse uma opção de automático igual o do Gol teria maior expressão de vendas, mesmo sendo datado já. Me assustei com os comentários das revisões aí, eu tinha um Onix e a troca de óleo era 155,00 na CCS!

  • Ricardo Silva

    Interessante, mas pelo que andei pesquisando a versão 2018 vinha com muito mais equipamento inclusive controle de estabilidade e tração, alguém conhece melhor essa versão?

    • Cleidson

      A versão Highline vinha com 1.6 16V que equipa hoje o Polo, câmbio 6 marchas, ESP, Hill holdes, controle de tração, teto solar opcional e muitos outros itens. E era bem cara na versão completa. Em 2016, seu último ano, acho que custava completo quase 65 mil reais. E a versão Pepper e a Rock in Rio foram baseadas nessa versão.

  • Jack 😎

    Dizem que o lula, por conta de ter trabalhado na VW, tinha um Fox, da primeira geração.
    Daí os nine fingers…
    Brincadeiras (nem tão jocosas assim) à parte, hoje em dia é um bom custo-benefício.

  • RicardoVW

    Ainda melhor que muito carro mais atual!

  • DODHOP

    Velho, projeto de 2003, mas o acabamento do Fox deixa o do moderno Polo, mesmo nas versões mais caras deste, no chinelo. Do up! nem se fala. O câmbio automático de 6 marchas tinha que ter sido lançado nele e não no Gol, que só vende pra frotistas hoje, com certeza o público que compra um Fox desses ia gostar da opção automática.

    • Felix Sehnem

      Polo tem interior bem ruim me apavorei.

  • Felix Sehnem

    E uma opcão correta em termos de preço e equipamentos. Para quem não se importa com o fato de estar desatualizado no mercado pode ser uma boa escolha.

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