Governamental/Legal Hatches Populares Recalls Segurança Volkswagen

Fox e os dedos decepados: Volkswagen aceita fazer recall

volkswagen-fox-prata Fox e os dedos decepados: Volkswagen aceita fazer recall

A Volkswagen do Brasil finalmente aceitou fazer um recall de quase meio milhão de unidades do Volkswagen Fox, e suas respectivas guilhotinas. Pelo menos oito pessoas tiveram dedos dilacerados ou mutilados ao manusear o mecanismo. E o recall envolve absolutamente todos os Fox feitos no Brasil, desde seu lançamento em 2003.



A decisão foi tomada nesta segunda-feira em Brasília, num encontro entre o Departamento de Defesa e Proteção ao Consumidor (DPDC, órgão do Ministério da Justiça) e representantes da Volkswagen, com a participação do Ministério Público Federal e de suas seções de São Paulo, Santa Catarina e Bahia, além do Procon de São Paulo.

A Volkswagen informou oficialmente que assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), pelo qual a empresa se compromete a realizar, no prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30, o recall do modelo Fox. Também uma doação será feita, de 3 milhões de reais, ao Fundo Federal de Defesa de Direitos Difusos. A VW diz que está fazendo essa doação voluntariamente, mas na verdade o tal fundo recolhe as indenizações referentes a danos aos consumidores.

Existe uma área no site da VW onde os donos de Fox podem consultar a necessidade de seu veículo passar por esse tipo de processo. Provavelmente essa área será usada no caso do Fox. Veja o link:

http://www.vwbr.com.br/PecasAcessoriosServicos/recall/

Por correio as pessoas também serão avisadas. Desde 2006, os acidentes com o Fox estão sendo veiculados pela mídia, mas só agora o assunto tomou proporção nacional. A Volks também criou um site para ensinar os motoristas a operar o sistema de rebatimento do banco sem correr o risco de se machucar — ou, como a Volks escreve no começo da apresentação, sem que haja “eventuais equívocos”. Lá há dois vídeos mostrando o que fazer quanto ao banco e a peça suplementar.

Existe um telefone (0800 019 8866) disponível nos dias úteis, das 8 até as 22 horas, oferecendo informações sobre como operar o sistema do rebatimento do banco.

[Fonte: VW]

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend