Fox Pepper: história, equipamentos, motor, consumo, concorrentes

Fox Pepper: história, equipamentos, motor, consumo, concorrentes

Para entrar na onda de hatches “esportivados”, a Volkswagen lançou em 2015 o Fox Pepper. O modelo, que inclusive deu origem ao up! Pepper e Saveiro Pepper, tinha visual exclusivo e interior com acabamento diferenciado.


Baseado no Fox Highline, ele entrega até um bom desempenho, fruto do conjunto mecânico com o propulsor 1.6 MSI 16V de até 120 cavalos, acoplado ao câmbio manual de seis velocidades.

Veja abaixo tudo sobre o modelo:

Fox Pepper – história

Lançamento do Fox Pepper em 2015

Apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em novembro de 2014, o Volkswagen Fox Pepper começou a ser vendido em março de 2015. Baseado no Fox Highline, estreou com motor 1.6 16V MSI com câmbio manual ou automatizado i-Motion.

Com preço inicial de R$ 53,5 mil, chegou com para-choques herdados do CrossFox, moldura nas caixas de roda, saias laterais, rodas de liga-leve exclusivas, faróis de neblina com função de faróis de milha, grade frontal tipo colmeia com filete vermelho, capa dos retrovisores em preto brilhante ou vermelho, faróis e lanternas escurecidos, dupla ponteira de escape, entre outros.

O interior tem saídas de ar com aros vermelhos, volante revestido em couro com costuras vermelhas, bancos com revestimento em tecido exclusivo e tecido vermelho nos painéis de porta, entre outros.

Fox ganha novos equipamentos em 2016

Em maio de 2016, o Volkswagen Fox recebeu mudanças na lista de equipamentos. A versão Pepper passou a contar com faróis com friso vermelho.

Além disso, adotou um novo conjunto de rodas de liga-leve como opcional.

Os preços do Fox Pepper 2017 começavam em R$ 58.210 com câmbio manual e R$ 61.150 com câmbio i-Motion.

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Novos itens para o Fox Pepper em 2017

Já em maio de 2017, o Fox 2018 ganhou outros equipamentos. O modelo na versão Pepper ganhou novos recursos de segurança como itens de série.

O modelo passou a sair de fábrica com controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, assistente de partida em rampas, luz de conversão estática e câmera de ré. Antes, esses itens faziam parte de um pacote de opcionais por cerca de R$ 1.500.

A respeito dos preços, o Fox Pepper manual pulou para R$ 62.430, ao passo que o modelo i-Motion passou a custar R$ 65.830.

Fox Pepper deixa de ser vendido em 2017

Para reposicionar a gama do Volkswagen Fox frente ao novo Polo, a marca alemã deixou de comercializar o Fox Pepper em nosso mercado.

O modelo passou a ser vendido somente nas configurações Connect e Xtreme, com motor 1.6 litro flex de oito válvulas. Tais variantes estão disponíveis até hoje.

Fox Pepper – detalhes

O Fox Pepper nada mais é que um Fox Highline MSI com um “banho de loja”. Recebeu para-choque frontal mais robusto, moldura em plástico preto nas caixas de roda, saias laterais, grade frontal tipo colmeia em preto brilhante e com friso vermelho, capa dos retrovisores em preto brilhante, nome da versão nas portas dianteiras, faróis com máscara negra, lanternas escurecidas, rodas exclusivas aro 15, aerofólio traseiro, entre outros.

No interior, tem moldura vermelha nas saídas de ar e na base do câmbio, mesma tonalidade presente no revestimento das portas e dos bancos, estes com direito ainda a abas laterais mais proeminentes e revestimento em couro sintético nas cores cinza, preto e vermelho.

Conta também com volante multifuncional revestido em couro com costuras vermelhas.

De resto, segue a mesma receita do Fox Highline vendido naquela época.

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Fox Pepper – equipamentos

Segurança: airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, faróis auxiliares com funções de neblina e longo alcance, três encostos de cabeça traseiros, entre outros.

Conforto: direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas das portas e porta-malas, retrovisores externos elétricos com função Tilt Down (rebatimento do espelho em marcha a ré no lado direito), banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, banco traseiro corrediço e rebatível, chave tipo canivete com comando remoto,

Visual e acabamento: rodas de liga-leve “Rock” de 15 polegadas com pneus 195/55 R15, volante revestido em couro, bancos revestidos em couro sintético Native com costuras na cor vermelha, pedais com apliques em alumínio, ponteira de escapamento dupla, apliques de tecido vermelho nas portas, moldura vermelha nas saídas de ar e na coifa de câmbio, para-choques exclusivos, molduras nas caixas de roda, adesivo “Fox Pepper” nas portas dianteiras, friso vermelho na grade, grade frontal tipo colmeia, capa dos retrovisores em vermelho, aerofólio traseiro na cor preta, soleiras de portas, entre outros.

Tecnologia: sistema de som com rádio AM/FM, CD Player, MP3 player, entradas USB, auxiliar e para cartão SD e conexão Bluetooth, volante multifuncional, computador de bordo I-System, volante multifuncional (com paddle shifts no Fox Pepper i-Motion), entre outros.

Fox Pepper – opcionais

O Fox na variante Pepper também tinha alguns opcionais. Confira:

  • Pacote Preto (rodas de liga-leve “Hard Rock” de 15 polegadas com pneus 195/55 R15, teto pintado em preto brilhante e colunas centrais externas em preto brilhante);
  • Pacote Segurança (sistema Cornering Light de luz de conversão estática nos faróis de neblina, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração e assistente de navegação);
  • Sistema de som com navegação (central multimídia com tela de 6,5 polegadas e navegador GPS integrado);
  • Módulo Tecnológico (piloto automático, sensor de chuva, sensor de luminosidade, faróis com função Coming & Leaving home e retrovisor interno eletrocrômico);
  • Teto solar elétrico.

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Fox Pepper – cores

Veja a seguir as cores que a Volkswagen disponibilizou na gama do Fox Pepper:

  • Branco Cristal (sólida)
  • Preto Ninja (sólida)
  • Vermelho Tornado (sólida)
  • Prata Sargas (metálica)

Fox Pepper – preços

Abaixo, você pode conferir os preços do Fox Pepper 2015 a 2018 no mercado de usados, conforme os dados da Tabela Fipe em fevereiro de 2020:

Volkswagen Fox Pepper 1.6 manual

  • Volkswagen Fox Pepper 1.6 2015: R$ 39.970
  • Volkswagen Fox Pepper 1.6 2016: R$ 41.320
  • Volkswagen Fox Pepper 1.6 2017: R$ 44.350
  • Volkswagen Fox Pepper 1.6 2018: R$ 47.260

Volkswagen Fox Pepper 1.6 i-Motion

  • Volkswagen Fox Pepper 1.6 i-Motion 2015: R$ 38.120
  • Volkswagen Fox Pepper 1.6 i-Motion 2016: R$ 39.415
  • Volkswagen Fox Pepper 1.6 i-Motion 2017: R$ 42.960
  • Volkswagen Fox Pepper 1.6 i-Motion 2018: R$ 50.000

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Fox Pepper – motor

Assim como o Fox Highline reestilizado, o Fox Pepper usa o motor 1.6 MSI 16V flex, que hoje é encontrado em modelos como Gol e Voyage automáticos, Polo e Virtus MSI e Saveiro Cross.

Trata-se de um motor de concepção mais moderna que o 1.6 VHT das demais versões do Fox. Pertencente à família EA211, ele é dotado de quatro cilindros, 16 válvulas (quatro válvulas por cilindro), bloco e cabeçote de alumínio, comando variável de válvulas, duplo circuito de arrefecimento, duplo comando de válvulas integrado ao cabeçote e sistema de partida a frio sem tanquinho auxiliar de gasolina.

Ele consegue desenvolver 110 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 120 cv com etanol, a 5.750 rpm. O torque é de 15,8 kgfm e 16,8 kgfm, respectivamente, a partir de 4.000 giros.

Junto a este propulsor está o câmbio manual de seis velocidades. Trata-se de uma transmissão bastante eficiente, com bom escalonamento e engates precisos, o que garante um bom desempenho em acelerações e retomadas.

Como opcional, a Volkswagen oferecia o câmbio automatizado i-Motion de cinco velocidades, que nada mais que é uma caixa manual com um “robô” que faz trocas manuais de marcha, aliviando a perna esquerda do motorista.

Vale ressaltar que o carro dispõe ainda de direção elétrica. A suspensão segue a receita de todos os outros Volkswagen, com ajuste mais firme, mas sem prejudicar tanto o conforto. Há um conjunto independente tipo McPherson na frente e eixo de torção atrás. Já os freios são a disco ventilados na dianteira e a tambor na traseira.

Fox Pepper – consumo

De acordo com o Inmetro, no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), os números de consumo do Fox na versão Pepper são estes:

  • Consumo de 8,2 km/l na cidade e 10 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 11,3 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada com gasolina.

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Fox Pepper – desempenho

Confira a seguir os números de desempenho do Fox Pepper divulgados pela Volkswagen:

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos;
  • Velocidade máxima de 189 km/h.

Fox Pepper – garantia e revisões

O Volkswagen Fox na versão Pepper foi comercializado com garantia de fábrica de três anos. Porém, dado o fato de que ele deixou de ser produzido em 2017, há pouquíssimas unidades seminovas e usadas ainda dentro da garantia de fábrica, isso se o antigo proprietário efetuou as revisões conforme manda o manual do proprietário.

Por falar em revisão, o Fox Pepper tem revisões a cada seis meses de uso ou 10 mil quilômetros rodados, o que ocorrer primeiro. Veja abaixo os preços das revisões do carro até os 100 mil quilômetros:

  • Revisão de 10.000 km ou 6 meses: R$ 330,78
  • Revisão de 20.000 km ou 12 meses: R$ 356,70
  • Revisão de 30.000 km ou 18 meses: R$ 628,80
  • Revisão de 40.000 km ou 24 meses: R$ 670
  • Revisão de 50.000 km ou 30 meses: R$ 448,40
  • Revisão de 60.000 km ou 36 meses: R$ 810,40
  • Revisão de 70.000 km ou 42 meses: R$ 488,40
  • Revisão de 80.000 km ou 48 meses: R$ 670
  • Revisão de 90.000 km ou 54 meses: R$ 628,80
  • Revisão de 100.000 km ou 60 meses: R$ 670

Fox Pepper – concorrentes

Chevrolet Onix Effect

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Seguindo uma receita parecida com a do Fox, o Onix Effect tinha visual mais ousado. Contava com adesivos nas laterais e na traseira, rodas aro 15 na cor cinza, teto pintado de preto brilhante, grade frontal com moldura escurecida, saias laterais, spoilers, capa dos retrovisores em preto brilhante, entre outros.

No interior, ganhava detalhes em vermelho acetinado no volante e nas saídas de ar. O volante, inclusive, tem desenho exclusivo. Os bancos receberam tecido exclusivo e costuras vermelhas, ao passo que o painel de instrumentos exibe grafismo exclusivo.

Conta com um motor 1.4 flex de 106 cv. Podia ser encontrado por R$ 55 mil.

Ford Fiesta Sport

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Também já descontinuado no Brasil, o Fiesta Sport tinha visual discreto. O modelo se diferenciava do Fiesta SE 1.6 pelos faróis com máscara negra, spoilers, saias laterais, aerofólio, rodas de liga-leve aro 16 pintadas de preto, grade frontal e retrovisores em preto brilhante, entre outros.

Por dentro, não tinha qualquer modificação. Seu motor é o 1.6 flex de até 130 cv.

O preço do carro sondava os R$ 60 mil.

Hyundai HB20 R spec

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Lançado quase na mesma época do Fox Xtreme, o HB20 R spec foi oferecido até 2019. Ele tem grade do tipo colmeia e moldura imitando alumínio, faróis com máscara negra, rodas exclusivas diamantadas de 15 polegadas, pinças de freio dianteiras na cor vermelha, para-choque traseiro exclusivo, capa dos retrovisores em preto brilhante e saias laterais.

Por dentro, usa volante com revestimento em couro e costuras vermelhas, pedais de alumínio, moldura vermelha nas saídas de ar do painel, sistema de som e manopla de câmbio e detalhe vermelho nos bancos.

Seu motor é um 1.6 de 128 cv. Partia de R$ 61,4 mil.

Peugeot 208 Sport

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Além do 208 GT, a Peugeot oferecia o 208 Sport, uma versão do compacto com apelo esportivo só no visual.

Ele era mais discreto que os demais, apenas com detalhes vermelhos na grade frontal, faróis com máscara negra, lanternas traseiras escurecidas, rodas de liga-leve de 16 polegadas pintadas de preto e capa dos retrovisores e defletor de ar traseiro na cor preto brilhante.

Por dentro, tem volante herdado do 208 GT com revestimento em couro perfurado e base achatada. E só. O motor do modelo é um 1.6 flex de 122 cv.

Podia ser encontrado na época por a partir de R$ 64 mil.

Renault Sandero GT Line

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Com preço na casa dos R$ 56 mil, o Renault Sandero GT Line era outro hatch “esportivado” comercializado na mesma época do Volkswagen Fox na variante Pepper.

O modelo da marca francesa tinha detalhes exclusivos como grade frontal com novo layout, moldura na cor cinza na região dos faróis de neblina, rodas de liga-leve de 16 polegadas pintadas de cinza grafite, saias laterais, difusor, aerofólio traseiro, faróis com máscara negra e lanternas traseiras escurecidas.

Por dentro, tem bancos com revestimento em tecido preto que imita fibra de carbono e bordado nos encostos de cabeça dianteiros, volante em couro com o nome da versão e costuras dos bancos, volante e manopla de câmbio, molduras das saídas de ar e moldura do velocímetro na cor azul.

Usa um motor 1.6 flex de até 118 cv.

Fox Pepper – ficha técnica

Motor

1.6 16V MSI

Tipo

Dianteiro, Transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

Cilindrada em cm3

1.598

Válvulas

16

Taxa de compressão

11,5:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Potência Máxima

110 cv com gasolina e 120 cv com etanol a 5.750 rpm

Torque Máximo

15,8 kgfm com gasolina e 16,8 kgfm com etanol a 5.000 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de seis marchas ou automatizado i-Motion de cinco marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Freios

Tipo

Discos ventilados (dianteira) e tambores (traseira)

Direção

Tipo

Elétrica

Suspensão

Dianteira

Independente, McPherson

Traseira

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga-leve de 15 polegadas

Pneus

195/55 R15

Dimensões

Comprimento total (mm)

3.868

Largura (mm)

1.660

Altura (mm)

1.552

Distância entre os eixos (mm)

2.467

Capacidades

Porta-malas (litros)

270

Tanque (litros)

50

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

415

Peso em ordem de marcha (kg)

1.105

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

0,353

Fox Pepper – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.