Fox Trend: história, equipamentos, consumo, desempenho, preços

Fox Trend: história, equipamentos, consumo, desempenho, preços

O Fox Trend é, sem dúvidas, uma das configurações mais populares do compacto da Volkswagen.


Boa parte das unidades 1.0 e 1.6 do carro saíram nesta configuração, que na realidade era ofertada como um pacote opcional.

O pacote Trend era obrigatório caso o consumidor quisesse adicionar itens de conforto no carro, como ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, entre outros.

Veja abaixo os principais detalhes do Volkswagen:

Fox Trend – história

Lançamento do novo Fox Trend em 2009

Presente no mercado brasileiro desde 2003, o Volkswagen Fox passou por mudanças profundas em outubro de 2009. O hatch compacto recebeu alterações no visual, melhorias significativas no acabamento interno e novos equipamentos, o que incluía até teto solar elétrico, retrovisor interno eletrocrômico e sensores de luz e chuva.

O Fox Trend era um pacote opcional para as versões 1.0, com duas ou quatro portas, e 1.6, com quatro portas, esta última com direito ainda a opção do câmbio automatizado i-Motion.

Ele agregava alguns recursos extras de conforto, design e acabamento. Seus preços começavam em R$ 29.900 na versão 1.0 duas portas, R$ 31.830 na 1.0 quatro portas, R$ 34.800 na 1.6 e R$ 37.200 na 1.6 i-Motion.

Fox ganha opção de pacote i-Trend em 2011

Em sua linha 2012, o Volkswagen Fox passou a dispor de uma variação do pacote Trend. O modelo ganhava também a opção do pacote Fox i-Trend.

O então novo Fox i-Trend apelava para a tecnologia, com direito a sistema de som com CD player e interface para iPod, quatro alto-falantes e dois tweeters, computador de bordo i-System e volante multifuncional com comandos de som e computador de bordo.

Na versão Prime, o i-Trend incluía ainda rodas de liga-leve de 15 polegadas.

Volkswagen lança motor 1.0 TEC para o Fox em 2012

Em agosto de 2012, a Volkswagen anunciou a chegada do Fox com o novo motor 1.0 TEC (sigla referente a “Tecnologia para Economia de Combustível”). De acordo com a marca, este propulsor consegue reduzir o consumo de combustível em até 3% frente ao antigo 1.0 VHT.

Este propulsor oferece 72 cv com gasolina e 76 cv com etanol, a 5.250 rpm, e torque de 9,7 kgfm e 10,6 kgfm, respectivamente, sempre com transmissão manual de cinco velocidades.

Airbags e ABS de série para o Fox em 2012

Se antecipando à legislação que entraria em vigor somente dois anos depois, o Volkswagen Fox passou a contar com itens de segurança como equipamentos de série em 2012.

O hatch compacto recebeu airbags frontais e freios com sistema ABS (antitravamento) como itens de série em todas as versões da gama. Por conta dessa incrementação, o modelo ficou cerca de R$ 1,3 mil mais caro.

Fox Trend: história, equipamentos, consumo, desempenho, preços

Fox fica mais equipado em 2013

Para a linha Fox 2014, a Volkswagen anunciou em março de 2013 novos equipamentos para a lista do modelo. Além dele, os também compactos Gol, Voyage e Polo e o hatch médio Golf também receberam novos equipamentos.

O carro passou a dispor de direção hidráulica, painel de instrumentos com conta-giros, chave canivete, faróis com máscara negra, rodas de aço de 15 polegadas com calotas, aviso sonoro de faróis ligados, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, entre outros.

Fora isso, ele ganhou uma nova arquitetura eletrônica, que permite ao carro uma maior interação entre seus sistemas eletrônicos. Como parte desta nova arquitetura, recebeu um sistema de som integrado ao painel, sistema Comfort Blinker (que aciona a seta por três vezes com um toque na alavanca) e sistema ESS (Emergency Stop Signal), que aciona as luzes de freio de forma intermitente em frenagens de emergência.

Ganhou também o ECO Comfort, uma função no computador de bordo que emite mensagens ao condutor para auxiliar numa condução mais econômica.

Os preços do Fox foram reajustados para R$ 33.770 com motor 1.0, R$ 37.470 com motor 1.6 e R$ 40.260 com motor 1.6 e câmbio i-Motion.

VW Fox perde configuração duas portas em 2014

Em janeiro de 2014, o Volkswagen Fox duas portas deu adeus ao mercado brasileiro.

Esta foi uma estratégia da marca alemã para reposicionar o Fox frente aos modelos up! e Gol, que naquela época assumiam os papéis de carros de entrada da Volkswagen no Brasil. Os dois também contavam com versões duas portas.

Fox Trend dá lugar ao Fox Trendline em 2014

Já em agosto de 2014, o Volkswagen Fox Trend foi descontinuado. Na realidade, ele seguiu sendo vendido, mas agora como Volkswagen Fox Trendline – seguindo o novo padrão de nomenclatura da marca.

Além disso, o carro recebeu um novo visual, com faróis mais agressivos, nova grade frontal, para-choques redesenhados, lanternas traseiras invadindo a tampa do porta-malas e novas rodas. O interior também foi retocado.

O Fox Trendline 2014 partia de R$ 36.250 com motor 1.0 e R$ 40.690 com motor 1.6.

Fox Trend: história, equipamentos, consumo, desempenho, preços

Fox Trend – detalhes

O Fox sempre foi um dos carros de maior destaque dentro da gama da Volkswagen no mercado brasileiro. Ele chegou em 2003 se destacando pela carroceria mais alta, ampliando o espaço para os ocupantes. Além disso, tinha preços acessíveis e boa oferta de equipamentos.

Porém, foi em 2009 que ele caiu realmente no gosto dos consumidores locais. Ele mudou da água para o vinho com um visual renovado e um interior totalmente reformulado, abandonando o acabamento desprezível da linha anterior.

E uma das novidades foi o Fox Trend, ofertado como um pacote de opcionais. Ele pode ser reconhecido pelo nome “Trend” posicionado na parte inferior das portas dianteiras. E boa parte dos Volkswagen Fox desta geração vendidos no Brasil saíram equipados com tal pacote.

O modelo pode ser identificado pelos faróis biparábolas com máscara negra, grade frontal com acabamento em preto brilhante, retrovisores externos com pintura na cor do carro e repetidores de seta, maçanetas na cor da carroceria, frisos laterais, rodas com calotas e aerofólio na tampa do porta-malas.

Por dentro, tem bancos com revestimento em tecido exclusivo e para-sol do motorista e do passageiro com iluminação.

Entre as boas soluções oferecidas pelo Fox, há uma gaveta posicionada embaixo do banco do motorista, o que permite a acomodação de pequenos objetos longe dos olhos dos meliantes. Nesta reestilização, ganhou também porta-luvas com tampa.

Como opcional, o Fox Trend podia ser equipado com ar-condicionado, vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, tampa do porta-malas com abertura elétrica, computador de bordo (com consumo médio, consumo instantâneo, temperatura interna e externa e autonomia), rodas de liga-leve, sistema de som com CD player, entre outros.

Os modelos mais recentes já saíram dotados de airbag duplo frontal e freios ABS, recursos que antes eram opcionais.

Outra opção do carro era o câmbio automatizado i-Motion, que hoje já não é mais ofertado em qualquer carro 0 km da Volkswagen no País. Disponível somente com motor 1.6, esta transmissão nada mais era que uma caixa manual com um robô para fazer as trocas de marcha, aliviando o pé esquerdo do motorista.

O modelo conta com 3,82 metros de comprimento, 1,64 metro de largura e 1,54 m de altura, com distância entre-eixos de 2,46 m. Seu porta-malas tem capacidade para 260 litros de bagagens, podendo ser ampliado com o rebatimento do assento e do encosto do banco traseiro.

Fox Trend: história, equipamentos, consumo, desempenho, preços

Fox Trend – versões

Veja abaixo as versões do Fox Trend oferecidas no mercado brasileiro:

  • Volkswagen Fox Trend 1.0 2 portas
  • Volkswagen Fox Trend 1.0 4 portas
  • Volkswagen Fox Trend 1.6 4 portas
  • Volkswagen Fox Trend 1.6 i-Motion
  • Volkswagen Fox i-Trend 1.0
  • Volkswagen Fox i-Trend 1.6
  • Volkswagen Fox i-Trend 1.6 i-Motion

Fox Trend – equipamentos

Como citamos acima, o Fox Trend nada mais era que um pacote de equipamentos oferecido como opcional nas configurações básicas do Volkswagen. Entre os recursos, o modelo incluía grade dianteira com acabamento em preto brilhante, faróis com dupla parábola, maçanetas e capa dos retrovisores pintados na cor da carroceria, frisos laterais na cor do carro e bancos revestidos com tecido exclusivo.

Oferecia ainda para-sóis iluminados e preparação para som com antena de teto.

Outros opcionais eram os airbags frontais, freios ABS, faróis de neblina, rodas de liga-leve de 15 polegadas, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, travas elétricas, banco traseiro com ajuste longitudinal, alarme, sistema de som com entrada USB, volante multifuncional, sensor de luminosidade, sensor de chuva, sensor de estacionamento traseiro e retrovisor interno eletrocrômico.

A versão básica do Fox já saía de fábrica com direção hidráulica, limpador e lavador do vidro traseiro, banco do motorista com regulagem de altura e brake light.

Fox Trend: história, equipamentos, consumo, desempenho, preços

Fox Trend – preços

Confira abaixo os preços do Fox Trend, segundo a Tabela Fipe em fevereiro de 2020:

  • Volkswagen Fox Trend 1.0 2 portas: R$ 18.780 (2010) a R$ 30.180 (2014)
  • Volkswagen Fox Trend 1.0 4 portas: R$ 20.860 (2010) a R$ 30.320 (2014)
  • Volkswagen Fox Trend 1.6 4 portas: R$ 23.860 (2010) a R$ 31.000 (2014)
  • Volkswagen Fox Trend 1.6 i-Motion: R$ 24.140 (2010) a R$ 31.120 (2014)

Fox Trend – motores

O Volkswagen Fox Trend sempre foi vendido em configurações com motor 1.0 8V ou 1.6 8V.

A variante mais básica usava um 1.0 flex de quatro cilindros em linha e oito válvulas, capaz de desenvolver 72 cavalos de potência com gasolina e 76 cv com etanol, a 5.250 rpm. O torque é de 9,7 kgfm e 10,6 kgfm, respectivamente, a 3.850 rpm.

Já os modelos mais caros saíam equipados com um 1.6 litro flex, também de quatro cilindros em linha e com oito válvulas (duas válvulas por cilindro). Neste caso, são 101 cavalos de potência com gasolina e 104 cv com etanol, a 5.250 rpm, e torque máximo de 15,4 kgfm e 15,6 kgfm, respectivamente, a 2.500 rpm.

Os dois trabalham juntamente com um câmbio manual de cinco marchas. Todavia, o Fox 1.6 tinha ainda a opção do câmbio automatizado i-Motion de cinco velocidades.

Fox Trend: história, equipamentos, consumo, desempenho, preços

Fox Trend – consumo

Veja a seguir os números de consumo na cidade e estrada com gasolina e etanol do Volkswagen Fox:

Volkswagen Fox 1.0

  • Consumo de 7,5 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 11,5 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada com gasolina.

Volkswagen Fox 1.6

  • Consumo de 6,6 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 8,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com gasolina.

Volkswagen Fox 1.6 i-Motion

  • Consumo de 6,6 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada com etanol;
  • Consumo de 9,8 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada com gasolina.

Fox Trend – desempenho

A Volkswagen informa os seguintes números de desempenho do Fox Trend:

Volkswagen Fox 1.0

  • Aceleração de 0 a 100 km/h 14,2 em segundos;
  • Velocidade máxima de 160 km/h.

Volkswagen Fox 1.6

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos;
  • Velocidade máxima de 184 km/h.

Volkswagen Fox 1.6 i-Motion

  • Aceleração de 0 a 100 km/h em 11 segundos;
  • Velocidade máxima de 184 km/h.

Fox Trend – ficha técnica

Motor

1.0 8V

1.6 8V

Tipo

Dianteiro, transversal, gasolina e etanol

Dianteiro, transversal, gasolina e etanol

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

999

1.956

Válvulas

8

8

Taxa de compressão

12,7:1

12,1:1

Injeção eletrônica de combustível

Multiponto

Multiponto

Potência Máxima

72 cv com gasolina e 76 cv com etanol a 5.250 rpm

101 cv com gasolina e 104 cv com etanol a 5.250 rpm

Torque Máximo

9,7 kgfm com gasolina e 10,6 kgfm com etanol a 3.850 rpm

15,4 kgfm com gasolina e 15,6 kgfm com etanol a 2.500 rpm

Transmissão

Tipo

Manual de 5 marchas

Manual ou automatizada i-Motion de 5 marchas

Tração

Tipo

Dianteira

Dianteira

Freios

Tipo

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Disco ventilado (dianteira) e tambor (traseira)

Direção

Tipo

Hidráulica

Hidráulica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente

McPherson, independente

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Aço ou liga-leve de 15 polegadas

Aço ou liga-leve de 15 polegadas

Pneus

195/55 R15

195/55 R15

Dimensões

Comprimento (mm)

3.823

3.823

Largura (mm)

1.641

1.641

Altura (mm)

1.543

1.543

Distância entre-eixos (mm)

2.465

2.465

Capacidades

Porta-malas (litros)

260

260

Tanque (litros)

50

50

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

400

400

Peso em ordem de marcha (kg)

1.009

1.054

Coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx)

ND

0,353

Fox Trend – fotos

Leonardo Andrade

Leonardo atua no segmento automotivo há quase nove anos. Tem experiência/formação em administração de empresas, marketing digital e inbound marketing. Já foi colaborador em mais de sete portais do Brasil. Fissurado por carros, em especial pelo mercado e por essa transformação que o mundo automotivo está vivendo.