Fiat Montadoras/Fábricas Tecnologia

FPT já testa no Brasil motor SGE da Fiat!

fpt-ja-testa-no-brasil-motor-sge-da-fiat FPT já testa no Brasil motor SGE da Fiat!







Quem lembra da matéria sobre o motor SGE que a Fiat irá fabricar na Polônia? Pois bem, parece que não será somente na Polônia. A FPT(Fiat Powertrain Tecnologies) está testando o motor SGE no Brasil.

O novo motor SGE é muito compacto, pois tem apenas 2 cilindros em sentido “twin”, ou seja, ambos os pistões descem e sobem ao mesmo tempo.

O novo pequeno propulsor da Fiat tem 900 cilindradas e possui duas versões ambas à gasolina: aspirada e turbo-alimentada. A versão aspirada terá 65cv, enquanto a versão turbo chegará aos 105cv.

Ambos devem desenvolver bons níveis de torque em rotações mais baixas. Em breve, poderão ser iniciados os testes com versões “flex” desse motor para o mercado brasileiro.

Quem achou que o motor não faria parte do mercado brasileiro, se enganou. Parece que a Fiat quer inovar mais uma vez para se manter na liderança de mercado.

Seria uma boa estratégia lançar um motor tão pequeno em um mercado que cada vez mais está exigindo mais potência dos seus modelos compactos?

Fonte: Automotive Business.



  • eliasmaluko

    acho uma boa….
    um .9 de 65cv com um torque alto em baixa rotaçao, vai ser perfeito para quem só roda em cidade, ainda mais em cidades sem muitos morros, e ainda para carros de segurança em shoppings e condiminios fechados.

    Agora esse turbo, não sei não, mas so vendo mesmo…

  • JDFortuna

    Eles descem e sobem ao mesmo tempo, mas não quer dizer trabalhem no mesmo tempo. Um quando explode, o outro deve estar na admissão.

    Bacana hein… bons números.

  • Jango

    Provavelmente vem pra substituir o Fire 1.0.

    65cv com bom torque já tá ótimo pra Palio e Uno. Se bem que até lá não existirá nem Palio, nem Uno.

    Um Palio com dois motores, 65cv e 105cv estaria bom demais pois cobriria uma faixa grande de potência. Muita gente acha o 1.4 fraco e o 1.8 agora é só R.

    Notinha de rodapé:

    Ano que vem a Fiat lança o Punto com o 1.6 16v Tritek de 120cv!

  • Anderson Puff

    Se a Fiat conseguir lançar um UNO com um motor SGE 2 cilindros 65cv por um preço mais barato tipo 19 mil reais, acho que vale a pena e vai vender muito.

    Com o preço próximo ao do motor de 4 cilindros acho que não vai pegar.

    Mas a fiat deve estar preparando chumbo grosso para a volks, os próximos 2 anos até a chegada do novissimo Palio prometem.

  • [Comentario #109930 sera citado aqui]

    Tem razão, com um motor menor e de custo mais baixo, o Uno fica mais barato mesmo, espera-se pelo menos né?

    [Comentario #109927 sera citado aqui]

    Também acho que o motor 1.6 da Tritec poderia ocupar o lugar vago pelo 1.8 da GM. Mas, não sei se seria extamente com 120cv, acredito que possa ser algo perto da potencia original, 114cv.

    Outra…com a chegada da Lifan no Uruguai, quem sabe a Fiat não forneça o Tritec 1.6 para o LF620, aquele… :banana:

  • Diguinho

    Olha o mille economy de verdade ai gente :hauhau: imagina a economia :cool: :banana:

  • Andersound_sp

    Não sei viu :??: um motor de apenas dois cilindros e com bom torque ???? Piada :down:, vamos ver nossa realidade, um motor EA1xx do novo Gol, tem torque na casa dos 10,5 kgfm com quatro cilindros, alcool e o escambau, agora imagine este de 2 cilindros ??? teria força equivalente de um Uno Millie Eletronic, com horríveis 7,5 Kgfm, viajei uma vez num troço daquele (UNO) na Castelo Branco, passava aqueles Cometa e quase jogava o bichinho pra fora da pista, com o deslocamento do vento, fora a retomada dele, parecia quando agente teima em não levantar da cama de manhã em um dia frio, Jézuis

    Pode ter uma Tecnologia digna da eficiência de um motor honda, na linhagem dos VTec, não dá, potência boa, mas força não tem, esse motor é bom pra carro tipo Tower, não rola no Palio e “talvez” o Millie devido a seu peso baixo.

    Mas enfim, se for tudo o que promete, desfaço o que digo e que seja bem vindo :cool:

  • LFSP2

    O motor tem a mesma ptência do Fire com dois cilindros mesnos, é potente, realmente é bom que venha ao país, mas o melhor mesmo seria também trocar aquele motor 1.4, e tirar o 1.8 da linha colocando o Tritec e o 1.9 16V(se bem que eu achei ele bem fraco).

  • tiago brito

    Aleluia,Aleluia,Aleluia,Aleluia,Aleluia,Aleluia,
    ate que enfim a Fiat vai aposentar o seu motor manco(fire,com o uno ele ate vai bem mais o palio e sofrivel) ja passou da hora :clapp: :clapp: :clapp:

  • Rodrigomc

    caramba gostei da materia!!!! superou o motor do carrinho da suzuki :banana: e outra imagina a economia??? :craz: só o ouro!!!

  • Rafael FM

    A TURBININHA >> KKKKKKKKKKKKKK .. MAIS BLZ >> :rayban:

  • IGAUM

    Pessoal acha q N°. DE CILINDROS tem a ver com torque… ou potencia…

    DOCE ILUSÃO!

    Se fosse assim as MV AGUSTA de 4 cilindros e apenas 1.060cm³ não tirava 200cv do motor.

    TEM MUITO…MAS MUITO MAIS COISA na engª. mecanica para manipular torque/potencia.

  • felipeb193

    [Comentario #109944 sera citado aqui]

    Número de cilindros não influencia muito no torque nem na pontência, mas sim nas vibrações do motor, com certeza seria um motor muito aspero em baixas rotações. O que realmente influencia no torque é como o combustível é queimado, se for com eficiêcia, sim, será um bom motor!

    Acho rídiculo o preconcenito do brasileiro com motores “anormais” assim como foram com o marea 5 cilindros, e são até hoje com os motore de 4 vávulas por cilindro. Pura ignorância!!! :down:

  • Giovanni

    Falando em ignorância, vi gente aí dizendo que o motor de 2 cilindros seria mais simples que a versão de 4 cilindros. Não é bem assim. Está certo que é bem mais compacto e usa menos componentes, porém esta unidade tem árvore de contra-balanceamento e outras tecnologias que custam dinheiro, como um cabeçote bem sofisticado. Este 2 cilindros no fim das contas é possivelmente mais caro que o 4 cilindros atual. E digo mais: provavelmente ele anda até mais! Então deixem o preconceito de lado e simplesmente acompanhem. Nada de condenar o motor antes mesmo de ser lançado. Isso aí é tecnologia, não vem pra baratear ou piorar nada, e sim pra se tornar um motor líder em baixo consumo na categoria. Muita gente vai ficar de cara em quão econômico este motor é :clapp:

  • JDFortuna

    Esse motor pode privilegiar o torque sendo cada um dos seus 450cc em curso longo, aumentando a alavanca. De qualquer forma, pede contra-balanço e isso leva peças também.

    Agora, como a Fiat quer criar uma marca pra pobre, esse motor pode ser dessa nova marca.

    A Fiat pretende lançar toda uma linha de carros mais acessíveis economicamente sob uma marca diferente. O presidente executivo, Sergio Marchione, diz que os novos modelos chegarão em 2 anos e serão fabricados fora da Itália, em um dos países em que a empresa possui instalações produtivas. (Provavelmente aqui) ESTA NOVA MARCA será criada, de acordo com o executivo, para NÃO COMPROMETER a IMAGEM da QUALIDADE da Fiat. Ela ainda contará com uma rede de distribuição própria. (!!!)
    *texto resumido de matéria jornalística

    Bizarro!!! Como se a Fiat fosse de luxo!!! Quem nos vender lixo!!

    E outra, como eu já tinha até dito aqui: Os europeus querem ser chineses com contra-partida dos asiáticos quem em 90% dos carros, mostraram quererem ser europeus!!

    BIZARRO!

    :banana:

  • thu

    [Comentario #109977 sera citado aqui]

    torque é mais diretamente ligado a capacidade cubica do motor, ao tamanho dele… um 0.9 ~tendo 2, 3 ou 4 cilindros não vai passar dos 10kg de torque…. a não ser com uma turbina…..

    ja a potencia pode subir…. é só ter um comando mais “bravo” e elevar o giro…. mas aí vai faltar força em baixa…..

  • Mr.Gongora

    [Comentario #109944 sera citado aqui]

    É incrivel como sempre tem um pra zicar antes do inicio. :bate:
    Ridiculo isso!
    Vamos aguardar, quem sabe para cidade será uma excelente opção.

  • Ramazzotti

    Testar aqui é uma coisa, a Fiat brasileira tem ótimos engenheiros, o lugar é ideal para teste de novos motores, as condições são as mais adversas – trânsito horrível, vias esburacadas, gasolina péssima, altas temperaturas, mas pensem bem – quanto tempo a Fiat levou pra aposentar o motor Fiasa?

  • uruca

    Incrivel é quem acha que entende e da apoio a penalidades dessas…achei que era um motor pra colocar num KART… :hauhau: :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • peterson

    esse motor fiat deve ser horivel como todos os outros da marca italiana :trowup:

  • Luigi

    TRASH PREVISTO

  • Erves

    Viva a tecnologia… Viva quem sai na frente… Fora o pré-conceito….

  • Giovanni

    [Comentario #110032 sera citado aqui]

    Tem sempre algum APzeiro pra sacanear o post… :down:

  • uruca

    É desse modo o brasil num sai do lugar mesmo!!!o 1.4 ja é fraco imagina esse motor de bomba hidraulica ai!!!

  • uruca

    tecnologia sao os motores FSI que eliminam a injeçao o carburador ganhando potencia e economia juntos,isso ai e levantar o 2cc da citroen!!!é melhor deixar o 1.4 que colocar um motor desse ai e turbo alimentar etc…

  • leobozo

    Incrível como tem gente que não entende nada de motor, ainda nem testou… e fica falando besteira

  • uruca

    Eles devem voltar a fabricar o 147!!!???

  • fr_amaral

    [Comentario #109935 sera citado aqui]

    E O UNO IA FICAR MAIS ECONOMICO!

    [Comentario #110026 sera citado aqui]

    E qual motor é bom? Ah, ja sei, é o 1.8 da VW que tem menos de 110 cv! :hauhau: :hauhau: :hauhau:Sinceramente, tem gente que so comenta pra atrapalhar tudo, se for comentar assim, explique o porque, tipo o uruca que explica. VC nem sabe explicar o que fala!

  • BEM COM DOIS CILINDROS A MENOS 50% MENOS PROBLEMAS JA QUE DA FIAT NAO SI PODE ESPERAR MUITO :trowup: :trowup:

  • Luis.J.R.

    Boa iniciativa da fiat?Esse motor ai deve ser bem economico, imagine aumentar a taxa de compressão usando alcool, a potencia chegar uns 70 ou 73cv!Ainda mais com turbo uns 110 ou 112cv!Mais é verdade que o punto vai mesmo usar motores da tritec ano que vem! :cool:


Send this to a friend