*Destaque Antigos Europa História Vídeos

França: Diversos carros clássicos da década de 30 foram encontrados em uma pedreira (vídeo)

franca-pedreira França: Diversos carros clássicos da década de 30 foram encontrados em uma pedreira (vídeo)

O ano de 1940 sempre será amargamente lembrado na França, pois marca a maior derrota em sua história, que começa como nação no Tratado de Verdun, em 843. Após uma “Blitzkrieg” promovida pelo exército da Alemanha Nazista, o país capitulou em poucas semanas para o desespero e incredulidade de milhões de franceses e também do mundo.



Diante do inevitável, alguns franceses decidiram impedir que parte de seus bens fosse capturada pelos nazistas. É com base nisso que se credita o motivo pelo qual uma pedreira, na região central da França, guarda um tesouro automotivo quase intacto desde aquele fatídico ano.

Dentro de um túnel na pedreira, se escondem vários carros antigos, na maioria clássicos dos anos 30. No entanto, existem também alguns de anos posteriores e até mais recentes. Praticamente todos estão em péssimo estado de conservação, sendo a maioria destruída pela corrosão provocada pela umidade do local.

franca-pedreira-2 França: Diversos carros clássicos da década de 30 foram encontrados em uma pedreira (vídeo)

Alguns carros foram vendidos recentemente e peças também foram levadas em anos anteriores, provavelmente vendidas pelo proprietário da pedreira, que não foi divulgado, assim como o local exato da “tumba”. Porém, não se sabe o que aconteceu com os antigos proprietários, que não retornaram para busca-los.

Acredita-se que, com o avanço alemão por dentro da França, os habitantes do local esconderam seus veículos na pedreira para não serem confiscados pelos alemães, que os converteriam em aço para seus armamentos. Não foram divulgados quantos carros existem por lá. Assim, o local se converte em um sítio histórico da Segunda Guerra, que poderia ser preservado pelo governo francês.

[Fonte: Jalopnik/Fotos: Cold Stone]

  • Tosoobservando

    Uau, se fizerem um museu, vai ser o museu do automovel mais legal do planeta, numa pedreira! hehe

    • Mario

      Veja o que o ser humano é capaz. Uma guerra iminente, e os caras se preocuparam em esconder seus carros. O que aconteceu com os proprietários, todos já sabemos! Se não foram levados para a Polônia, morreram nas trincheiras.

      • Eduardo Alves

        Nao meu amigo, nao foram todos os homens franceses que lutaram nao. Alem disso, como de costume, o exercito frances levou uma peia e capitulou mesmo antes de tentar lutar.

      • Marcos Souza

        Na verdade eles fizeram o certo!
        Se os alemães pegassem esses carros, o metal deles viraria tanques, aviões e armas para serem usados contra eles.
        A falta de metal foi um dos motivos que contribuíram para a queda da alemanha nazista.

  • A título de curiosidade, li em um site esses dias que boa parte da fortuna da família de Saddam Hussein ainda pode se encontrar escondida em bankers secretos que poucas pessoas sabem o paradeiro. Além de jóias e ouro seus filhos eram prodígios em colecionar carros esportivos e de luxo (diz a lenda que Ferrari F40 ele tinha duas, uma encontrada pelo exército americano ). Quem sabe daqui a 20 ou 30 anos algumas coleções de carros sejam descobertas.

    • Junoba

      A invasão do Iraque foi orquestrada muito antes da Guerra do Golfo. Depois da batalha de 1990-91, o país sofreu varias sanções, com isso eles ficaram enfraquecidos militarmente, e em 2003 a OTAN resolveu dar uma volta por lá.

  • Zé Mundico

    Juntando tudo talvez dê um Dacia.

  • Ricardo Blume

    Mesmo após mais de 70 anos do término da Segunda Guerra, ainda são encontrados segredos, descobertas e novos fatos sobre a mesma. Tudo isso prova o tamanho que a guerra foi. Passará décadas e ainda teremos notícias de algo novo ocorrido durante o conflito.

  • PauloHCM

    Mais Renault que toda nossa linha atual.

  • Gran RS 78

    Realmente a imagem dos nazistas entrando em Paris com a Torre Eifel por trás dos soldados e os moradores franceses chorando incrédulos, marcaram demais essa triste história para todo o mundo.

  • Freaky Boss

    Possivelmente os donos não puderam buscar depois da guerra, isto é, emigraram ou morreram durante o conflito (carros poderiam ter sido de judeus franceses, por exemplo..).

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend