Ecologia Europa Governamental/Legal

França: Nove em cada dez carros diesel não cumprem normas de emissão

14 Bico escapamento

Uma comissão parlamentar da Assembleia Nacional da França declarou que 9 em cada 10 carros diesel em circulação no país não cumprem as normas de emissão de poluentes.

A declaração polêmica vem acompanhada de um alerta dos parlamentares, que alegam que os testes não contemplam uma avaliação no uso diário do veículo, ou seja, na vida real. Todos os carros diesel são testados em laboratório, por isso agora existe a busca por uma mudança na legislação.

A comissão francesa também alerta que não se pode colocar todos os fabricantes na mesma posição em que a Volkswagen está, exatamente por conta do método atual de certificação.

O escândalo envolvendo a marca alemã foi seguido do fim dos benefícios fiscais para o diesel na França e o aumento dos incentivos para gasolina, que devem ter efeito entre 2016 e 2017.

[Fonte: Auto Plus]





  • Bruno Wendel Marcolino

    não cumprem, porém também omitem? Não.

    O grande problema da VW foi ter omitido a informação, se ela tivesse lançado os carros acima das normas, porém não tivesse omitido nada disso teria acontecido.

    Semelhante ao pica-pau não ter avisado as autoridades. hehe

  • Robson

    Nove, se fosse sete já ia dizer que era alemão!!

    • Garuda

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      não faz isso não cara passei vergonha no serviço rindo alto

      bem pensado

      • Robson

        rsrsrs

  • lheu

    /Diesel não polui mais/ /Diesel é seguro agora/ /Diesel é o futuro/ Diziam os “sábios”aqui no N.A.

    • V12 for life

      Eu acho o diesel excelente, para quem trabalha na rua, como um taxista ou como eu que era como um car boy, ficava com uma Strada o dia todo buscando e levando produtos, documentos ou pessoas, mas para uso particular o custo simplesmente não compensaria, já que rodo 12mil km ano, no serviço era isso por trimestre e ir ao posto todos os dias para abastecer o gás era péssimo, para rodar 12mil km com gás eram cerca de 50 idas ao posto, com diesel reduziria para 12 a 18 visitas além de o carro já sair pronto de fabrica, enquanto o Kit GNV segura o carro na oficina por uma semana e as vezes mais.

      • Danillo Barros

        Cara, acho que tá mais difícil aprovarem diesel pra carro pequeno aqui na terra da “gasolina de garapa”.

        • V12 for life

          Nem tenho esperança sobre isso, apenas acho ser o correto, mas que político se importa com o correto no Brasil?

    • ObservadorCWB

      Cuidado, não generalize. Veja mesmo os caminhões (claro que consumindo ARLA junto ao Diesel). O problema não está no Diesel atualmente e suas soluções. E sim nos fabricantes inescrupulosos. Acho temerário este efeito manada. Uma hora todo mundo a favor. outra hora todo mundo contra. Agora todo mundo de SUV….amanhã sei lá o que ……

      • André

        Cara, voce escreveu da minha alma, odeio esse “efeito manada” do brasileiro, como se fossemos burros apenas por pensar diferente da maioria, quando na verdade, burros são aqueles que não pensam e seguem as manadas apenas por impulso.
        Com relação ao diesel, todos sabemos que é o combustível menos nobre e consequentemente polui mais, exigindo tecnologia mais avançada e cara para manter os poluentes dentro de um determinado limite. Na Europa, acho que o dieselgate significa o começo do fim do diesel, pelo menos para carros de passeio, as montadoras vão voltar a apostar mais na gasolina, híbridos e eléctricos.

        • Wellington Myph13

          Híbridos vão dominar com o tempo. Os puramente elétricos são muito caros de se fazer quando se considera uma autonomia elevada e a falta de estrutura pra “abastecer” em qualquer canto…
          Claro que os elétricos vão aumentar, mas os Híbridos vem primeiro, dominando o mercado, eu chuto que por volta de 2020 toda montadora já vai ter pelo menos de 2 a 3 modelos Híbridos (Desde Acessíveis aos mais Tops) e lá pra 2040 podemos pensar em um mundo só com Elétricos, já que com os Híbridos rodando, vai ser necessário mudar a estrutura geral pois também precisam ser recarregados….

    • Castle_Bravo

      Muito debati à época com esse povo, como é bom ver agora, quem realmente estava certo.

  • Blessa

    Carros diesel sempre serão fortes poluidores, alguém aqui acha que só a VW fraudou os Softwares? Todas fraudam em carros diesel, se os governos quiserem pesquisar vai dar problema em tudo que é carro de qualquer marca.

    • tiago

      Até o momento, só a vw fraudou os testes.

    • Murilo Soares de O. Filho

      A única ainda que foi pega foi a VW.

      • Blessa

        Todas fraudam, por enquanto só a VW se ferrou, se for a fundo vão ver que todas tem o rabo preso.

        • Stéfano

          Oráculo.

  • CorsarioViajante

    Pelo que entendi, a França concluiu que 90% dos carros não cumprem normas de emissão na vida real embora cumpram nos testes de emissão. Isso equivale a dizer que os testes de emissão não reproduzem a vida real, mas isso não é meio óbvio? A diferença para o caso da VW, a meu ver, é que ela fraudou o teste de emissão. É isso? rs
    De qualquer forma, parece que o futuro do carro diesel está meio comprometido.

    • CanalhaRS

      Eu penso a mesma coisa, amigo.
      Essa pressão toda vai gerar muito custo de desenvolvimento para tornar os motores diesel realmente eficientes. As consequências, ao meu ver, seriam um encarecimento dos futuros modelos com esse combustível, ou uma alocação de mais recursos na direção de veículos elétricos e/ou hidrogênio, levando, em qualquer dos cenários, a uma gradual aposentadoria do diesel (bem vinda, diga-se de passagem). Abraço.

      • CorsarioViajante

        Bem observado CAnalha!

    • V12 for life

      Realmente parece que o dieselgate foi apenas a chama que acendeu o estopim, e que a verdadeira explosão ainda está por vir.

      • 4lex5andro

        com esse abalo no mercado do combustivel a oleo, quem deve se beneficiar sao os proprios fabricantes que estao adiantados com seus carros eletricos (como tesla, e nissan com o leaf)..

        por outro cabe aos governos com suas camaras legislativas, se apressarem para estabelecer regulamentaçoes modernas e redes de apoio á comercializaçao desses carros (e caminhoes em um futuro proximo, talvez) eletricos ..

        • V12 for life

          Por isso esse escândalo tem cara de golpe no consumidor que comprou a idéia do diesel ser mais limpo.

    • motstand01

      Na minha opinião, esse episódio é o início do fim dos carros de passeio a diesel. Chegou-se ao limite em termos de emissões, se a lei apertar mais um pouco, não tem como manter esses carros no mercado, ou então terão desempenho estrangulado para atender às normas. O que certamente vai abrir espaço para desenvolver mais híbridos e elétricos. As previsões do fim do motor a combustão lá pra 2050, às quais eu sou meio cético, passam a fazer um certo sentido agora.

      • CorsarioViajante

        BOa observação.

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Depois da farsa da VW e com notícias como esta, estou cada vez mais desconfiado de que todo o Establishment sobre as vantagens econômicas e ecológicas entorno dos motores diesel no mercado europeu desde meados dos anos 80 foi uma estratégia dos fabricantes europeus para se protegerem no mercado doméstico de carros de passeio do crescimento das marcas asiáticas, verificado (coincidência?) desde meados dos anos 80 com os Japoneses, nos 90 com coreanos. O amplo domínio da tecnologia de ciclo diesel no mercado interno é um fator determinante para garanir os volumes de venda de fabricantes europeus em seu próprio mercado. Isto por que este tipo de motorização em carro de passeio só interessa aos europeus, e a escala de produção de japoneses e coreanos é global. Apenas no final dos anos 90 que a Toyota e Mazda passaram a oferecer motores diesel para carros de passeio a Honda os introduziu a menos de de 10 anos, a Nissan os oferece graças a associação com a Renault, a Subaru não oferece este tipo de motor. Como alternativa para economia de combustível e menos poluição, asiáticos e norte-americanos sempre defenderam a alternativa elétrica e os híbridos. Agora a farsa da VW poderá desmascarar uma farsa ainda maior criada para proteger o mercado europeu.

  • Mauro Schramm

    Pelo menos nisso o Brasil deu uma dentro. Foi sem querer, mas gol sem querer também vale. hahahaha

  • Aldo Raine

    Pros haters da VW, que acha que so ela da uma manipulada nesses testes.

    • Gio

      Em nenhum momento a matéria fala de manipulação de resultados de testes, como feito pela VW.

      A questão tratada pela matéria é de que os testes não representam a realidade.

  • V12 for life

    Realmente parece ser o início do fim para o diesel.

  • kravmaga

    Esse caso da VW está que nem o caso do Eduardo Cunha na operação lava-jato: posso apostar que não foi só a VW que trapaceou nos poluentes dos motores diesel.

    A Mercedes até está ajudando a VW nesse caso e não sei se é só ato de bondade.

  • JAC

    O diesel é poluente. Mas enquanto as demais procuravam contornar (sem sucesso) usando filtros,tanquinho disso e daquilo,reduzindo a potência aumentando o consumo e custos ,eis que a VW num passe de “mágica tecnológica” com um custo menor produzia, motores mais potentes econômicos e limpos,a ponto de receber prêmios,isenções fiscais ,quando não subsídios !!!

  • Airplane

    É o começo do fim do diesel.
    Tomara que não consigam liberar para os carros de passeio no Brasil.

  • mmcinza

    Só sei que no Reino Unido, os preços de carros semi-novos a Diesel da VW estão mais baratos que os equivalentes a gasolina. E não é ‘um caso ou outro’, posso dizer que praticamente todos estão mais baratos….

  • Marcos

    Lendo esta seção muitas vezes eu acho que alguns leitores opinam sem conhecimento e apenas torcendo para quem pode comprar um carro melhor não se dar bem.
    Eu tenho uma S-10 a diesel e estou muito contente com ela. Ela faz facilmente 13km/l na estrada e 9 na cidade e não vejo nenhum cheiro e nenhuma fumaça de diesel. Totalmente diferente da pick-up antiga que eu tinha (2010). Eu acredito que uma caminhonete fazendo 7 km/l de gasolina é ambientalmente menos eficiente que uma a diesel. Interessante que a Corolado americana que tem o mesmo motor da S-10 brasileira foi lançada recentemente nos EUA como um modelo ecológico. Acho difícil que a GM tenha fraudado o mercado americano. Ou seja, não podemos generalizar as montadoras e os mercados.
    A reportagem acima para mim diz apenas que 9 em 10 que estão nas ruas estão foram dos novos padrões, porém quantos veículos a gasolina antigos estão nos padrões atuais??

  • Castle_Bravo

    Sempre desconfiei, as cidades europeias eram (e ainda são) muito mais poluídas do que as da América do Norte, mesmo tendo uma frota menor. Mas a “moda” do diesel conseguiu convencer as pessoas de que o problema era o CO², os outros poluentes poderiam ser “esquecidos”. Até aqui à época havia muita gente fã do diesel, que era “o futuro”, “sem volta”, etc. Deu no que deu, a realidade bateu à porta.



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