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Freio baixo: o que pode ser?

Freio baixo: o que pode ser?

Está com o freio baixo? Bem, sabemos que o sistema de freios do carro é um dos itens de maior relevância quando pensamos na segurança veicular.


Muitos dos problemas deste dispositivo de frenagem do automóvel podem ser observados no próprio pedal de acionamento. Por isso, este artigo vem falando sobre a questão. Freio baixo: o que pode ser?

Uma das situações mais temidas pelos proprietários de veículos é quando se sente a perda de eficiência nos freios.

Se isso ocorre de repente, o susto pode ser grande e, dependendo da situação, pode gerar um acidente com consequências que podem ir de leve até grave, com sério risco de morte ou invalidez.


Freio baixo: o que pode ser?

Freio baixo: o que pode ser?

Você está dirigindo e de repente, o pedal do freio baixa. Que susto, não é mesmo? Entretanto, nem sempre acontece assim. No uso cotidiano do automóvel, muitas vezes os donos de carros nem percebem que o perigo já se instalou há algum tempo.

Eles só se dão conta quando outra pessoa assume a direção e avisa sobre o pedal baixo ou mesmo quando o proprietário se dá conta (tardiamente) de que o pedal está baixo. Não é comum o pedal de freio baixar. Se isso aconteceu, de imediato ou ao longo tempo, é porque existe um problema no sistema.

Então, a recomendação é buscar reparação de preferência numa oficina especializada em freios. Caso contrário, um mecânico bem recomendado, pode ser a solução.

Veja: o que é freio ABS?

Vazamentos de fluído

Freio baixo: o que pode ser?

Uma das principais causas para freio baixo nos carros é o vazamento de fluido hidráulico. Este é o elemento que faz todo o circuito do sistema de freios funcionar.

Um esvaziamento do nível de fluido pode se dar em qualquer parte da rede de dutos onde este líquido passa ou mesmo nos tambores de freio.

O vazamento em apenas um dos cilindros dos freios nas rodas (o chamado burrinho), pode fazer com que o nível geral baixe e a pressão também, fazendo com que o pedal tenha seu curso efetivo reduzido, aumentando o tempo de resposta do condutor à frenagem e colocando-o em risco.

Deve-se observar desde o reservatório de fluido de freio até os cilindros nos tambores, assim como os dutos e o cilindro-mestre de freio.

A reparação deve ser imediata em um especialista, que irá substituir o fluido e sangrar o sistema para eliminar entrada de ar, equalizando assim a pressão e o pedal voltará à posição normal, atuando como se deve.

O cilindro-mestre com problema também fará o pedal de freio baixar. O especialista saberá se ele está distribuindo corretamente a pressão no circuito ou não.

Entrada de ar no sistema de freio

Freio baixo: o que pode ser?

A preocupação com os freios é algo de suma importância. Quando na garantia, a rede autorizada é obrigada e verificar o estado do sistema.

Depois, é o proprietário que terá de marcar revisões estabelecidas pelo fabricante do carro (dentro ou fora da rede de assistência).

Assim, um dos pontos principais é a substituição do fluido de freio. Este líquido tem prazo de validade e quando este expira, geralmente em torno de 20.000 km ou um ano, o mesmo deve ser trocado. O motivo é que com o tempo, ele absorve umidade do ar e isso gera ar dentro do circuito.

Por conta disso, o pedal de freio baixará, pois, a pressão interna foi alterada. A troca do fluido hidráulico também necessitará de sangria para ficar 100% sem ar.

Instalação

Freio baixo: o que pode ser?

Se o condutor é precavido, ele fará a manutenção como se deve. Porém, mesmo assim, é necessário observar algumas características do sistema de freio.

As pastilhas ou discos de freio novos demoram em média 300 km para assentar corretamente um no outro. Então, além de pedal baixo, é verificado perda de eficiência. Após o assentamento, fica tudo normal.

Outro ponto é que pastilhas mal colocadas, acabam também gerando perda de frenagem e pedal baixo por tempo indefinido, necessitando correção. Tambores de freio sem regulagem das lonas ou com as mesmas gastas, também geram freio baixo.

Freio baixo: o que pode ser?
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Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Domenico Monteleone

    Muita gente nem imagina que fluído de freio deve ser trocado a cada dois anos. Eu sempre digo, muita gente ama carros , mas não tem noção do que é ter um carro, ou se tem, do que é uma manutenção preventiva correta. E é claro, existem as css que sabem disso e prestam aqueles “serviços”.

    • SDS SP

      O manual detalha bem o protocolo de manutenção, mas muitos ignoraram e caem na lábia de pseudo profissionais do ramo.

  • Retrato do Papai

    recentemente troquei pivôs e coxins do amortecedor com rolamento e o freio do carro baixou e ficou “xoxo”, mesmo pressionando com toda a força em terreno com pouca aderência ele sequer travava as rodas… retornei ao mesmo local de troca, resolveram e me disseram que havia entrado ar no sistema (infelizmente não pude acompanhar), achei muito estranho isso e ainda estou observando o comportamento do freio…

    obs: no início do ano eu troquei discos e pastilhas, porém não fiz a sangria pois o fluido ainda está no prazo, apenas acompanhei o nível do fluido (que ficou bem alto e acabou vazando um pouco pela tampa do reservatório), mas isso já tem meses e uns 700km rodados…

    • Lucas

      Sim acontece porque retiram tudo do lugar para trocar amortecedor dianteiro e sempre tem que testar os freios após retirar eles do lugar, honestamente você teve sorte de não acontecer acidente já que não estava freando normal.

      • Retrato do Papai

        eu percebi a diferença logo assim que entrei no carro e dei o primeiro toque no freio, mas já estava bem tarde e não daria para resolver isso no dia (inclusive o alinhamento teve que ser feito no dia seguinte por conta disso)… como eu moro perto, voltei para casa com o máximo de atenção… achei estranho, não sabia que isso poderia ocorrer pois o sistema de freios é totalmente fechado

        • Unknown

          Também não sabia que tinha relação uma coisa com a outra. Agora alinhamento após a troca de peças da suspensão, é básico! Inacreditável o seu mecânico não ter feito isso!

    • Unknown

      Que manutenção mal efetuada, hein…

  • Unknown

    Olha que erro grosseiro no texto:
    “Por conta disso, o pedal de freio baixará, pois, a pressão interna ou alterada.”

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