*Destaque *Featured Citroen Crossovers Segredos-Flagras

Funcionário da Citroën manda mensagem especial para leitor do NA que fotografou o Cactus

citroen-c4-cactus-flagra-1 Funcionário da Citroën manda mensagem especial para leitor do NA que fotografou o Cactus

A PSA entrou em contato telefônico e por e-mail com o NA para esclarecimento sobre o atitude do motorista, segue o comunicado da assessoria de imprensa do grupo francês:



O Groupe PSA soube deste incidente e está apurando-o com rigor, mas já adianta que este tipo de atitude não condiz com os comportamentos promovidos junto aos colaboradores da empresa e, antecipadamente, gostaria de desculpar-se sinceramente pelo ocorrido.

O leitor Luan Caldeira estava dirigindo pela rodovia Presidente Dutra na altura de Resende-RJ, quando se deparou com um carro camuflado, rodando em testes e, diga-se de passagem, como sempre chamando a atenção de outras pessoas no trânsito. Frisamos isso porque o cidadão a bordo do carro em teste, que é o Citroën C4 Cactus, enviou uma mensagem com o dedo médio, indicando não estar gostando de ser fotografado.

Bom, de qualquer forma, o Citroën C4 Cactus foi flagrado novamente em testes pelo Brasil, onde deverá chegar em 2018. O crossover compacto – que agora tem o nome C4 como sucessor do hatch médio francês, que saiu de linha – é feito sobre a plataforma PF1, a mesma de C3, Aircross, 208 e 2008.

citroen-c4-cactus-flagra-5 Funcionário da Citroën manda mensagem especial para leitor do NA que fotografou o Cactus

Nas imagens, nota-se claramente que o C4 Cactus testado recebeu a esperada modificação nas janelas das portas traseiras, que agora possuem vidros que descem (espera-se que eletricamente) ao invés do vidro basculante visto no modelo europeu. Além disso, chama a atenção o fato do crossover ainda portar parte do visual anterior do Citroën, que recentemente passou por atualização na Europa.

Na frente, a disposição das grades, inclusive com elementos estéticos na parte superior, indicam a presença da atualização europeia. Além disso, o capô tem um leve ressalto na parte central, que poderia indicar a nova grade com frisos cromados duplos e formando o duplo chevron, como no modelo 2018. Também dá para perceber os contornos das novas molduras que abrigam os faróis de neblina. Enxertos abaixo dos faróis tentam disfarçar o visual.

citroen-c4-cactus-flagra-3 Funcionário da Citroën manda mensagem especial para leitor do NA que fotografou o Cactus

Até aí, tudo bem, mas no C4 Cactus flagrado apresenta molduras laterais bem proeminentes nas quatro portas, o que indicaria o uso de airbumps como no modelo antigo, porém, podem ser apenas enxertos para disfarce. Na traseira, visual parece ser o mesmo de antes, mas não é. As lanternas compactas antigas parecem presentes, mas há um enxerto sobre a tampa que pode ocultar as lentes internas, lembrando que o conjunto foi ampliado no modelo 2018.

Apesar do formato de airbumps nos lados da placa, nota-se que o para-choque apresenta luzes de posição na parte inferior, algo inexistente do C4 Cactus antigo e que estão devidamente inseridas no modelo 2018. Como a Citroën no Brasil não é fiel ao design apresentado na Europa e o crossover precisa mesmo de modificações para se adaptar ao gosto brasileiro, em especial as janelas traseiras, então seu visual será em parte exclusivo por aqui. Não é possível ver detalhes do teto, apenas as barras longitudinais.

citroen-c4-cactus-flagra-2 Funcionário da Citroën manda mensagem especial para leitor do NA que fotografou o Cactus

Por dentro, o Citroën C4 Cactus brasileiro deve alterar significativamente o painel e o ambiente. Na foto em que destacamos os supostos Airbumps, dá para ver uma cobertura arredondada sobre a instrumentação e um prolongamento na parte central. Mas, não será surpresa se o airbag de teto (passageiro) for abolido em prol de um tradicional, integrado ao painel, obrigando um redesenho completo do porta-luvas, que pode voltar ao formato normal (e bem espaçoso no caso da francesa). Ou seja, não espere pelo visual visto na Argentina (confira nosso vídeo de impressões do modelo europeu).

Citroën C4 Cactus – Galeria de fotos

Agradecimentos ao Luan.

  • Pedro154

    Ora, um carro camuflado no meio da rua, queria o quê? Que ninguém notasse? Quanta prepotência e arrogância. Deve ser a raiva de trabalhar numa marca lanterninha, rs. Chega bate uma tristeza quando passo na frente de uma concessionária da Citroën que tem aqui perto. Fico imaginando o que os vendedores ficam fazendo o dia inteiro dentro de uma loja em que deve entrar uma ou duas pessoas por dia, quando muito.

    • Darlon Anacleto

      Aqui em SC Citroen e Peugeot vendem muito bem. Não sei se é marketing das redes locais ou se simplesmente o preconceito aqui é menor, mas, mesmo os modelos mais caros são figurinhas fáceis.

      • Nicolas_RS

        Meu, pqp, a resposta para o fracasso de alguma coisa para os brasileiros é sempre preconceito, coisa nojenta, tudo é “discurso de ódio” ou “preconceito” a manutenção do Citroen é CARÍSSIMA, não é atoa que a revenda desses carros é a preço de carro popular usado.

        • Pedro154

          Galera fala daquele C4L como um “coitadinho injustiçado”, mas sinceramente, não vejo nada de especial naquele carro. Acho o interior dele feio, inclusive. Dos médios lanternas, prefiro mil vezes o Jetta.

          • Ygor Soares

            Então fique no Jetta que tem motor e lata por apenas 110 mil com seu design cansado ou no Corolla maravilhoso e ultra moderno que só foi colocar ESP agora!

            • Pedro154

              Fico sim, obrigado.

        • Pedro154

          Inclusive, o 206 chegou a se dar bem por aqui. Eles que não conseguiram manter o sucesso e nem se preocuparam em agradar o brasileiro, de fato. Lançaram aquela aberração do 206,5 e desde então, sumiram. Não vejo argumento algum que coloque a PSA num nível acima das outras marcas que vendem aqui. Veja o 208, que tem o mesmo nível de segurança do resto da cambada. Enfim, torcem tanto por essas marcas, mas deve ser no propósito de falar mal das outras. PSA vai continuar a ser coadjuvante. Não adianta ninguém vir com “desculpinhas” para endeusar Peugeot e Citroën.

          • Piston head

            Vale lembrar que Kia e Hyundai padeceram dos mesmo males que a PSA, especialmente nos anos 90 até 2004/05. Kia está patinando, mas a Hyundai simplesmente inspira uma confiança ao consumidor que a PSA ainda está pelejando para conquistar.

          • Malvino Jose Moreira Junior

            Mas o 207 “206,5” vendia bem lembra das promoções da época a 30.000,00 com motor 1.4. O errado foi matá-lo e colocar o 208 premiun no lugar dele , e não ter um produto destinado ao Brasil!

          • Brasileiro

            No meu ponto de vista no começo dos anos 2000, foram elas que revolucionaram o segmento de compactos, pois os 206, em algumas versões tinha Airbags, ABS, teto solar, freios a disco nas quatro rodas, ar digital, retrovisor eletrocrômico, faróis elétricos, sensor de chuva, sensor crepuscular, computador de bordo e etc, coisa que Gol, Palio nem sonhavam em ter, os veiculos da PSA sempre ofereceram mais por menos, o erro foi seu pós venda, que atualmente esta no nivel das outras, mas infelizmente o mercado Brasileiro ainda é imaturo.

            • Serginho_JEC

              206 era bem mais completo que os concorrentes, porem o carro sofria muito com a estrutura mole, suspenção e caixa horriveis.

          • oscar.fr

            Deve ser mesmo uma aberração o 207 brasileiro, bem diferente das maravilhas da época como Fox, Go, Fiesta, Palio, Uno. Só carrão.

            • Pedro154

              Isso melhora em algo o 207? Era da mesma equipe dos carros que você citou. Era antiquado para época.

              • oscar.fr

                Ele pode ser antiquado em 2017, mas jamais em 2008 quando foi lançado.

          • Itamar

            Pedro o 208 realmente chegou bem, mas da ultima vez que fui simular uma compra no site da peugeot parei no meio do caminho.

            O griffe que um dia ja custou 55 mil reais, hoje custa 70.

            Pedem pra perder venda…

          • Offshore LLC

            Eu deixei de comprar um Pejo 208 GT, justamente em virtude da falta da barra de seguranca nas portas.

        • JCosta

          Concordo. Já tive um Citroen e não quero outro tão cedo. A manutenção é absurdamente cara. Sem falar que, as revendas do grupo subvalorizam os carros da própria marca numa eventual troca.

    • Erasmo Artur

      Pois não fique triste não. A PSA anda muito bem financeiramente e não precisa da sua peninha.

      Quanto ao cidadão que mostrou o dedo, certamente vai pra rua, tal como os caras que vazaram as imagens do vw virtus. A falta de profissionalismo que vemos aqui no Brasil é de assustar.

      • Ygor Soares

        Assim como a falta de noção e educação de muitos!

        • Erasmo Artur

          Welcome to the jungle.

      • Pedro154

        A PSA também não precisa do compadecimento de ninguém.

      • Pedro154

        Pois é, a PSA pode andar muito bem lá fora, mas falando de Brasil, será que ela anda bem por aqui? Só emplaca coadjuvantes. Pode ser boa como for, mas essa que é a verdade. E qual o diferencial que o 208, por exemplo, tem em relação à concorrência? Segurança não é, motor não é (no caso do 1.2 e do 1.6 aspirado), câmbio não é… mesmo arroz com feijão da concorrência inteira. O mesmo vale para o C3, que está no morre-não morre.

        • Erasmo Artur

          – O carro mais econômico do Brasil
          – A gama mais completa (desde compacto de entrada até esportivo)
          – O carro mais barato do Brasil com 0-100 abaixo de 8 segundos
          – Pode ser equipado com dois motores consagrados (THP 8 vezes motor ano ano categoria 1.6 a 1.8 e Puretech atual campeão 1.2 a 1.4)

          Escolhe aí..

          Não sei se vc anda acompanhando as vendas, mas ambos tiveram aumento de vendas depois da implementação do At6.

          • Pedro154

            Podem ser ótimas características, mas e aí, o que vem depois? Tem uma penca de carro econômico à venda por aí, no papel podem ser décimos menos econômicos que o 208, mas na prática, são virtualmente a mesma coisa. Ter uma gama completa é algo importante, mas até hoje, se eu tiver visto um 208 GT nas ruas desde o lançamento, vi muito. Pelo menos por aqui, o Sandero RS é bem mais comum. Motores consagrados existem na VW, com a gama TSI disponível desde o up!, Polo e Golf e na gama Ford também com o Fiesta Ecoboost. De resto… câmbio AT6 a maioria tem, motor 1.6 a 1.8 ou 1.0T a maioria tem, painel digital por painel digital o Polo agora oferece um… enfim… nada se traduz como diferente para o consumidor leigo. A maioria vai continuar comprando versões completas do HB20, Polo, Argo e por aí vai.

            • Erasmo Artur

              TSI e ecoboost são sim excelentes.

              Mas então, pq a ford não coloca o 1.6 (ou o 1.5 tricilindro) ecoboost no fiesta e traz de vez o ST?
              A resposta é bem simples, esta versão não traz lucro, pelo contrário, gera prejuízo tal como o GT gera para a peugeot. Mas para o mercado é bom, é mais uma opção. Por isso gosto desse posicionamento de sair da caixinha que a peugeot de vez em quando tem.

              Quanto à concorrência do 208, quero é que seja atrativa mesmo. Quanto mais atrativa melhor. Viva a concorrência.

              Vc viu que o tucson baixou de preço de novo? Inicialmente estava a 135 mil a versão de entrada e 155 a completa. A peugeot trouxe o 3008 a atrativos 140k e na semana subsequente o Hyundai já anunciou redução de preços e aumento de equipamentos nas versões de entrada. Pois bem, recentemente entra a equinox no mercado dando mais pressão ainda, e hoje o que a hyundai fez? Anunciou outra redução. Agora temos uma versão de 129 mil com mais equipamentos. Novamente, viva a concorrência!

              • Leo

                O 1.5 3cc vai pro Fiesta no ano que vem, quando vier com facelift

                • Erasmo Artur

                  Não o ecoboost, que continuará sendo o 1.0 que confere desempenho bem semelhante ao 1.6, tal como o hb20.

                  • Ernesto

                    1.6 ou 1.5 ecoboost é muito motor para o Fiesta, a não ser para uma versão esportiva. O 1.0 ecoboost dá conta do recado tranquilamente para a sua categoria.

            • Iran Borges

              Realmente, ninguém tenta se sobressair em nada. Parece até que nem existe concorrência. Por isso honda e toyota estão aí ganhando dinheiro, pois se não empolga, pelo menos não aporrinha com dor de cabeça.

            • Thiago Fernandes

              Não tem jeito, a PSA tem seus defeitos mas, as outras também têm. Como justificar a pessoa comprar um HB20, Onix , FOX, e não comprar um 208… O brasileiro tem preconceito com a marca( devido a lenda que carro francês não presta, nos EUA é a mesma coisa, e brasileiro adora imitar fala de americano.

          • João Martini

            Uma das gamas mais completas, mas tem marca por aí que vende carro de 30 a 400 mil reais.

            • Erasmo Artur

              Vc viu que estamos falando especificamente do 208 né?

              Quero saber que carro é esse que tem valor de entrada de 30 mil e vai até 400 mil.

              • João Martini

                My bad rs. Defendo o 208 (tenho um e acho muito bom), mas não a marca, que tem errado muito..

                • Erasmo Artur

                  Ta certissimo. Acho que temos que parar com essa mania de “torcer” por marcas como se fosse um esporte.
                  Temos que ver o que é bom para o nosso mercado e ponto.

      • 1 Raul

        Um camarada que trabalha na PSA disse que o Brasil dá prejuízo para o grupo, mas a Argentina compensa na AL…

        • yurieu

          O chefe da toyota também disse. Afinal você tem que montar uma fábrica, contratar funcionários, pagar direito trabalhista e ainda sim recebe apenas 50% do valor do veículo na nota fiscal. Imagina a montanha de imposto pago pela empresa em todo este processo.

          • HashTag

            Yurieu, só um detalhe: Não é a montadora que paga esses impostos não. Ela repassa integralmente isso para o preço, pode ter certeza. Quem paga somos nós!

      • G.Alonso

        Aqui no Brasil não anda não, está tão ruim que arrasta.

    • Oberon de Megrez

      Existem bons e maus profissionais em todo lugar, isso independente da empresa em que o cidadão trabalha. Gostaria muito de trabalhar numa marca lanterninha como essa que ao menos paga meu salario e todos os direitos em dia. E quanto aos vendedores, de graça garanto que eles não estão la. A PSA esta cagando para o Brasil faz tempo, e esta crescendo e tendo lucros em outros mercados.

    • Marciofilho Santos

      ainda mais um citroen!!! igual a leite em pó, desmancha sem bater kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • yurieu

      Nos EUA, não existe citroen, peugeot, renault, etc. Se existe aqui é porque o povo compra, e compra bastante até.

  • Tosca16

    Como se as empresas não gostassem dos flagras para divulgarem os veículos…

    • Luciano RC

      Acredito que fez isso pra chamar mais atenção ainda.

      • Tosca16

        Eu creio que a empresa não irá gostar, uma retaliação ele terá.

        • Luciano RC

          Duvido… deu mais imagem aqui. Quantas montadoras não tiram as fotos na rua e manda para os sites. Fiat e Ford são mestres em fazer isso.

          • Tosca16

            A atitude foi desprezível, o marketing se torna negativo…

          • Luconces

            Assim que a Citroen descobrir quem retirou o carro no dia, o motorista vai ser demitido rapidinho.

          • Pedro154

            Deu uma imagem ruim, isso sim. Esse motorista deve ter uma mente do século XVIII, até parece que não sabe que está sujeito a ser fotografado.

            • Luciano RC

              Pela atitude dele que estamos aqui divulgando a marca e falando do caro.

        • Dudu Pimentel

          Colocou o carro na rua, vai ser flagrado mais cedo ou mais tarde…não quer que ele seja flagrado? Teste o carro dentro fábrica, com pistas e circuitos fechados…agora demitir o motorsta por ter sido flagrado com carro? Isso é injustiça, pois não há como impedir que fotos sejam tiradas…é como demitir os trabalhadores por fazerem o trabalho ao qual são designados ou tem capacidade para tal…os disfarçes não servem para atrapalhar os fotógrafos de plantão? Se o carro foi detectado, tem que demitir as pessoas que disfarçaram o carro, pois não fizeram o trabalho direito.

          • Tosca16

            Cara, vc tá entendendo tudo errado, o flagra é natural e as empresas sabem disso, muitas das vezes os melhores “flagras” são até enviadas por elas mesmo a imprensa, o que não deixa de ser um excelente marketing. A atitude dele que foi desprezível, apontar o dedo do meio, isso foi errado de sua parte e mancha a reputação da empresa, que já não é das melhores aqui.

            • Dudu Pimentel

              Tá certo que mandar o dedo do meio, não iria impedir que a foto fosse tirada, nem que o kra não precisava fazer isso…mas demitir o kra? O carro está com disfarce, eu mesmo não faria idéia de que carro seria…a marca poderia pensar tb que as podem estar interessadas no carro.

              • Tosca16

                Não digo demissão, mas alguma retaliação e advertência sim; mas se tiver algo explícito no código de ética e conduta da empresa, meus pêsames.

                • Luconces

                  Eu acho demissão o mínimo nesses casos…

          • Luconces

            Errado por quê? O cara está apontando o dedo, sujando a imagem da empresa. Eu acho é pouco.

            • Dudu Pimentel

              Como se demitir o kra fosse impedir que a foto circule pela internet…

              • Luconces

                Não impede que a foto circule mas fica o aviso de que a empresa não tolera esse tipo de atitude.

                Eu não entendo como alguns de vocês defendem o cara nesse caso.

                Aliás, se olhar a foto novamente vai ver que não foi o motorista mas sim o passageiro. A julgar pelo dedão na foto, trata-se de um braço esquerdo. Impossível ser o braço do motorista naquele ângulo.

  • MMM

    O cara deveria pensa: trabalho em uma bost@ de empresa e ainda bem q alguem ainda se interessa pelos nossos produtos e mandar um beijo pro fotografo.

    E antes q me chamem de qqr coisa, sou fã de muitos carros da PSA e ja tive varios mas as estrategias adotadas por eles me fizeram perder qqr interesse em comprar outro carro do hrupo.

    • Pedro154

      Cuidado, falar mal da PSA por aqui pode render xingamentos contra sua pessoa!

    • Wagner Lopes

      Já trabalhou lá? Conta pra gente porque que não presta?

      • MMM

        Em momento algum eu disse que era uma bost@ para se trabalhar. Disse que a PSA do Brasil é uma bost@ pelas suas estratégias totalmente equivocadas que mal consegue 2% de market share somando duas ótimas marcas.

    • Adriano Lius II

      Top é a Ford, GM com nota zero.

      • MMM

        Não, top é entendwr o texto pra não escrever bobagem.

  • Rodrigo

    Bom dia males o menor, pelo menos esse daí não tentou agredir fisicamente o rapaz que fez o flagra (como já aconteceu com os repórteres da 4 Rodas ao flagrarem modelos Fiat e VW).
    Eu penso assim: não querem que flagram manda construir uma pista de teste própria e pára de andar pelas ruas. Ainda mais com um carro todo camuflado que acaba chamando ainda mais a atenção.
    No domingo passado eu vi um Renault Koleos sem camuflagem nenhuma passeando aqui por São Paulo. Da mesma forma que já vi o 308 europeu rodando sem disfarce algum. Não sei se eram carros de teste ou frota de diretoria.

    • Luciano RC

      O problema é que tem gente que não quer só tirar foto, fica colando o carro pra tentar ver detalhes, fica chamando pra pergunta. Entendo que deve ser um saco.

      • Luconces

        Ossos do ofício…

      • Edson Fernandes

        Se vc é piloto de teste e está com um carro camuflado, é isso que vai acontecer.

        Agora, vc deve ter em mente tais atitudes. Nem esquente, vá e siga o teste que vc está fazendo. Me lembro bem dos testes do Golf TSI 1.4 no Brasil. Uma vez peguei um andando na Anchieta. Quando fui bater fotos, ele acelerou forte e sumiu (e ainda eu tinha um C3 1.4…rs) e foi assim. Logo mais a frente eu até me aproximei , mas como era proximo da minha saida e logo mais a da fabrica da VW em SBC, preferi não perder minha entrada a toa. Era só um Golf camuflado pensei…rs

        • Luciano RC

          Eu já persegui 3 up! na Ayrton Senna e os pilotos jogavam os carros em cima de mim. Eu tinha um SUV grande e deixei encostar várias vezes.

          • Edson Fernandes

            Encostou? Digo… raspou ou amassou o carro?

            Porque comigo já aconteceu de Gol (eu morava em São Bernardo do lado da fabrica, então era facil encontra-los na rua), Fox, Jetta, Golf todos zebrados testando. Mas desses, eu segui um Gol para ver detalhes. Mas o cara viu ali que não valeria a pena correr mais… fomos até 160km/h juntos. Mas não fiz feito um louco: Estava livre e ele correu (e me parecia já estar testando assim) e eu fui atrás. Na epoca era um C3 1.4, então julgo que ele estava com o Gol 1.6 na época.

            • Luciano RC

              Chegou a encostar, porem não amassou. Confesso que tomei um susto. Desde aquele dia, parei de ficar correndo pra ver carro camuflado.

              • Edson Fernandes

                Rapaz… que maluquice…

                • Luciano RC

                  Por isso desisti disso… hoje nem fico mais procurando.

    • Gabriel

      Isso quando não provocam acidentes graves como aquele lá de Minas entre um Argo e um Corolla.

      • José Barbosa

        quando falo em indústria da multas, uma das coisas que fico mais curioso para saber é o que acontece quando os gracistas dos pilotos de testes são flagrados. Até porque, na velocidade em que andam, deveria ser o caso de suspensão imediata da carteira.

      • Nicolas_RS

        No acidente de minas o Argo que invadiu a pista contraria…

    • Luconces

      Ou usa mula mesmo… Hoje com impressora 3D e tudo mais.

      Usa a casca de algo pronto e adapta.

      Tipo a Fiat que usava a frente do Grand Siena para a mula do Argo.

      • Matheus Conrado

        fiat é mestre em mulas bizarras.. a última marcante pra mim foi a fiat toro com frente de Linea.. pena que so ficam camufladas… ja a volks,costuma fazer mulas super discretas,como usara casca de Polo encurtado pra testar o UP!

    • Edson Fernandes

      Hehehehe… eu tbm já vi os dois. O Koleos foi bem raro… só vi uma unica vez. Ele é enorme! rs

      Já o 308 eu já vi algumas vezes (e a semelhança frontal do 3008 é grande!) mas gostei muito do hatch. Realmente é um visual fora da curva para um hatch.

      • Rodrigo

        O Koleos realmente é muito grande. De traseira me lembrou o porte do Volvo XC90.
        Pena que não consegui anotar a placa, as vezes aparece a motorização que, tenho a impressão ser a diesel.

        • Edson Fernandes

          Se for de outro país tem grandes chances de ser diesel. No Brasil será o 2.5 do Altima. (que foi o que eu vi, já que era bem silencioso)

          • Rodrigo

            Era placa brasileira… o que consegui ver foi a inscrição AWD na traseira e a aceleração vigorosa na saída do semáforo (o que me fez crer que ou era turbodiesel ou algum modelo turbo a gasolina).

            • Edson Fernandes

              Acredite, é o 2.5 a gasolina com transmissão CVT…rs

    • ViniciusF

      Já vi 308 europeu aqui no RS também, inclusive tenho quase certeza que era um 308 SW europeu. Tava no lado oposto de mim na Freeway. Até hoje tenho curiosidade de saber como ele veio parar aqui.

      • Rodrigo

        No sul deve ser mais comum de ve-los, provavelmente devido aos nossos Hermanos Argentinos e Uruguaios que possuem tais modelos disponíveis para aquisição.
        O 308 que eu vi era placa cinza de São Paulo capital, um modelo GT azul belíssimo que mais tarde descobri ser carro da diretoria da PSA.

        • ViniciusF

          Já vi um C4 lounge Hatch também. Mas a placa deste era diferenciada também , não lembro da cor. Acredito que era de embaixada.

  • Alvarenga

    Essas camuflagens são o maior fiasco, não escondem nada. Quando elas começaram a ser usadas, cerca de 30 anos atras eu ja cantei a bola, mas o pessoal de montadora é tão bobinho as vezes…..

  • Eduardo Almeida

    Uma reedicção moderda do Citroën BX, da década de 80!

  • Gabriel

    Se vender igual aos outros Citroen e Peugeot, não sei o que será da marca francesa no Brasil.

    • Matheus Conrado

      o aircross é figurinha facil na minha região(recife) e olha que tem apenas uma CSS no estado.. o público gosta muito de suv,o design dele é agressivo (vide o sucesso da Toro) tem grandes de dar certo

    • Dudu Pimentel

      Eles tem que melhorar o pós-venda e o mercado de peças…enquanto essas coisas não melhorarem, eles vão continuar vendendo pouco mesmo sendo bem equipados, confortáveis, espaçosos, seguros e até com preço abaixo da média.

      • Vinicius Vasques

        Desculpe mas imagino que você não tenha carro da PSA ou não frequentou a rede autorizada nos últimos 3 anos. O tal do Peugeot Care é realidade desde que comprei meu carro e os caras seguem a cartilha à risca. Minha experiência tem sido excelente. Pelo menos em BH, as 2 css são bem boas de serviço (nem tanto de preço, algo normal em todas as marcas) e existem pelo menos 2 oficinas especializadas na marca que são excelentes. O acesso a peças de reposição é tranquilo e muitas vezes as peças originais são mais baratas que as paralelas (caso dos amortecedores dianteiros do 208).

    • Erasmo Artur

      Pior que não ein….
      A Peugeot está se recuperando no cenário nacional. Provavelmente por conta da correção de vários erros recorrentes (como extinção de motores e câmbios antigos), reestruturação da rede e implementação de novos programas (como o peugeot total care).

      Observe as vendas de 1 ou 2 anos atrás do 208 e 2008. Em um mês bom, eles vendiam 800 unidades cada. Agora estão passando das mil unidades.

      O 3008 está vendendo 200 unidades por mês. Para um carro peugeot de 140 mil reais, é um avanço.

      Peugeot e Citroen juntas hoje conseguem 3% do mercado. Antes não chegava a 2.5%.

  • Luconces

    Huehuehuehue

    Meu irmão quando trabalhava na GM pegava o Cruze, Cobalt e a S10, todos zebrados, para dar uma volta. Ou passar o FDS.
    (Lembro que dei um toque pois mesmo com o carro zebrado, dava para achar o logotipo Chevrolet nas lanternas, eles cobriram depois)

    Um colega de trabalho dele fez o que o motorista acima fez. Tiraram uma foto desse colega dirigindo o Cobalt na Bandeirantes em SP e o cara mostrou o dedão.

    A pessoa que fotografou entrou em contato com a GM, postou no Facebook, divulgou como foi feito acima e o resultado?

    A GM correu atrás e achou no livro de pedidos quem retirou o carro naquele dia. O cara foi demitido por justa causa. kkk

    Eu acho é pouco.

    Torcendo para a PSA se posicionar a respeito.

    • Luis Burro

      Mas não sabemos realmente se ele fez isto pela foto ou outro motivo.

      • Uranium

        Não interessa.

      • Luconces

        Acho que aqui não importa o motivo.

        Se ele está trabalhando para uma empresa do porte da PSA tem o código de conduta a ser seguido. Querendo ou não ele representa a empresa.

        Se tomou fechada, se ficaram colando na traseira dele, se buzinaram para ele parar… enfim, qualquer que seja o motivo ele não pode tomar nenhuma atitude dessas.

        No meu último emprego para você ter ideia, existia um termo de que se a empresa descobrisse qualquer post na internet de algum funcionário que não respeitasse outra pessoa, ou mesmo que fosse algo polêmico, a empresa poderia te demitir. Fora isso, nem no LinkedIn eu poderia endorsar outro funcionário que trabalhou comigo…

        Isso se chama Compliance também. Pode apostar que esse motorista não tá comprindo com a parte dele.

  • Marco Bonato

    Quanto ódio no coração desse irmão!…huahuahua

  • eduardo helio

    Que dedão!!

  • afonso200
  • tjbuenf

    Eu caí na “mensagem especial” do título…

  • Michel

    Pessoal, aproveitando o assunto Citroen, queria saber qual opinão de vocês sobre o DS4, penso em pegar um usado, 14/15 Branco, infelizmente tem poucos videos e relatos de donos do carro, confesso que sou apaixonado no carro e estou ciente de tudo que envolve a citroen, especificamente sobre peças, mas queria saber mais de gente que teve ou tem o carro.

    • Marcos Pastori

      DS4, belo carro. Mecânica é o conjunto THP + Aisin 6 marchas, então, bem difícil dar problemas (motor alemão e câmbio japonês).

      Lembra que o vidro traseiro dele não abre, só os dois dianteiros.

      Caso você dê manutenção em concessionária, prepare para revisões caras. Se fizer fora, consegue dar revisão à preços bem mais módicos e provavelmente a mão de obra é tão qualificada quanto as das concessionárias da marca.

      Peças serão compatíveis com todos que têm o THP (procure por opinião dos donos de C4 Lounge, DS3, DS5, Pugs 2008 e 3008, Mini Cooper S e BMW 116i, o preço de peças de mecânica será bem próximo).

      Para vender é bem difícil, mas como todo carro, tem público seu público específico. Então requer paciência, mas vende.

      Opinião pessoal, acho um carrão, apesar de gostar ainda mais do DS5 e DS3. E como já tive tanto Citroen quanto Peugeot, ainda prefiro a Citroen no quesito de confiabilidade.

      • Edson Fernandes

        Negativo, motor é da PSA, logo é francês.

        • Marcos Pastori

          Edson esse motor pelo que me lembro é feito em Parceria BMW com a PSA. Tanto que equipa vários modelos da mesma. Então não considero um motor francês.

          • oscar.fr

            Motor feito na França, não equipa mais BMW. E o atual THP 1.6 já comporta atualizações desde a saída da BMW da joint-venture.

          • Edson Fernandes

            A parceira foi:
            Motor PSA com tecnologia BMW. Logo, o motor é PSA.

            Tanto que hoje, a BMW quis desenvolver com essa expertise seu proprio motor (o atual 1.5 turbo) e a PSA ficou com a tecnologia e obviamente produz seus carros com ele pois é de direito dela.

    • Erasmo Artur

      Com preço bom (o que provavelmente estará), com certeza vale muito a pena.

      Lembre-se que o espaço dele é similar a de um hatch médio. Outro detalhe interessante desse carro é que ele é altinho, tem um pouco mais que 17cm de vão livre do solo. Para se ter ideia é mais alto que um Honda HRV ou 3008 antigo.

      Peças de powertrain não são problema pra esse carro, dado o extenso compartilhamento da marca. Mas peças específicas e de acabamento podem ser um problema na questão da disponibilidade.

      Enfim, colocando tudo na balança, acho uma compra bastante interessante.

  • Erasmo Artur

    Se vai ser montada na PF1, então há a possibilidade de não vir com o THP na versão AT.

    Se for pra insistir nesse erro, melhor nem lançar agora. Cedo ou tarde a psa implementa a emp2 por aqui, aí sim vai ficar atrativo.

    • Gomes

      Na França tb eh PF1, pq aqui seria diferente?

      • Erasmo Artur

        Então, nem vejo problema ser PF1. O peoblema, é que pelo menos aqui não há versão THP + AT6 nessa plataforma.

        • Jurandir Filho

          Que tragam o 1.2 thp AT, caberia como uma luva nesse carro (e no 2008 também)

          • Edson Fernandes

            E no 208 tbm…. com o Polo aí…. é uma bela hora do 1.2 THP aparecer.

            • Jurandir Filho

              Pois é, a peugeot tem a faca e o queijo na mão

  • matheusguila

    Ridícula a atitude desse funcionário da citroen. Como disseram abaixo, queriam que ninguém notasse um carro camuflado no meio da rua e ainda por cima não tirasse foto? Isso mostra o tipo de colaborador da marca…Falta de profissionalismo e respeito pela marca.

  • Ricardo Blume

    Totalmente sem noção e respeito esse sujeito do Cactus. O que ele pode esperar ao dirigir um modelo que ainda não está nas ruas e camuflado? Chamar atenção é o que ele mais consegue, mesmo que contra sua vontade.

  • Paulino Lino

    Vai ver ele quis dizer que espetou esse dedinho esquisito no Cactus também esquisito kkkkkkkkkkkkkk

  • CanalhaRS

    Inadimissível um funcionário da empresa agir assim, ainda mais em público.
    Se a Citroen for uma empresa séria, deveria demití-lo.

  • NaoFaloComBandeirantes

    Famoso “vai tomar no meio do cactus”!

    • Paulo Lustosa

      queria que tivesse o emoji do haha que tem no facebook, que eu ri igual a um retardado com isso huahuauhuhauhahuuhahuauhuhauhauh

  • Cara, na boa… que sujeito otário. Se fosse eu no lugar dele, não estaria nem aí. Desde que não mostrasse o meu rosto, poderia fotografar sem dó! afinal de contas, isso rende uma boa promoção do produto. [ironic mode: on] Pobre alma… rsrsrs Nunca mais fui o mesmo depois que cheguei ao Nirvana… [ironic mode: off] Hahahaha

  • Osni Duarte

    Menos mal que foi um dedo do meio. Na década de 70 uma equipe da 4 Rodas foi alvejada por tiros de seguranças da VW durante um flagrante do Brasília!

  • REDDINGTON

    Desnecessário…hoje é o dedo, amanhã joga o carro em cima.

  • Victor Hugo

    Que coisa horrível. O cara mandar um dedo por causa de fotografia… Que falta de profissionalismo.

  • ocampi

    Demite o funcionário…..simples assim….

  • MMM

    Bost@ porque só toma decisões erradas no Brasil. Hoje a soma das 2 marcas da PSA não chegam na venda da Nissan, simplesmente pq os caras fazem muita besteira.

  • Edson Fernandes

    Que tristeza. Muitos carros da marca sempre elaborados em cima da plataforma PF1. E para piorar: Será um COMPACTO a preço de médio.

    • Luconces

      Edson, postando em cima do seu comentário pois queria saber se vocês tiveram algum retorno da PSA sobre isso fora a nota divulgada…

      Olhando as fotos novamente não parece que foi o motorista mas sim o passageiro. Julgando pela foto e que lado está o dedão, tem que ser o braço esquerdo. Impossível ter sido do motorista.

      • Edson Fernandes

        Nâo teve nenhuma mensagem até ond eeu saiba. Possivelmente o Eber teria retratado nessa noticia ou em uma nova.

        • Luconces

          Legal!

          Obrigado pelo retorno

  • JCosta

    Sinceramente… esse motorista deveria ser demitido. Andar com um carro camuflado assim, naturalmente chama atenção e qualquer pessoa com um telefone tem a capacidade de fotografar. A atitude demonstra a cultura profissional da empresa e como ela vê o “mundo exterior”, que também é o seu público consumidor.

    O desrespeito deve imperar nessa empresa.

  • Vattt

    Se o C4 está tão esperado pelo mercado quanto soberba de seu funcionário, vai ser fácil ver no top 10 dos mais vendidos por muito tempo heim?

  • Eduardo Edu

    O povo não sabe…o dedo do meio vai ser o novo logo da Citroen. O leãozinho da Peugeot manda um recado parecido também. É o que merece o incauto que compra carro francês. No inferno os engenheiros são franceses e no céu, alemães.

  • Em 2007 segui uma Palio Adventure subindo pra Nova Lima. O piloto evadiu. Mais adiante no posto Chefão, vi ele parando e fui atrás, desci e comecei a tirar fotos, ele desceu do carro abriu o braços e disse: “Pô cara me ajuda aê. Assim vc me quebra”. Ignorei e continuei tirar as fotos, entrei no carro e fui embora.

  • Bruno@BRN.CS

    Kkkk recado especial, gostei do humor no título da matéria. A PSA podia soltar pelo menos uma nota se desculpando pelo comportamento do funcionário.

  • Danilo

    nossa precisava mostrar o dedo? quem ve pensa que o cara ta testando o mais dos pica grossa do mundo automotivo enquanto so eh uma porcaria de um cactus ridiculo

  • Rogerio Venturella

    Como faço para achar este bonitão e mandar ele tomar na ‘ampola retal’, pela empresa dele? Minha C3 queima lampadas todas as semanas…. acho que a Citroen é dona de fabricas de lampadas!!!!!

  • João Cagnoni

    Devia ser chamado de “C3 Cactus”. Lá na Europa ele usa a plataforma do C4 e não do C3. Mais uma porcaria que enviam aos brasileiros.

    • oscar.fr

      Não. Ele usa plataforma do C3 em qualquer páis do mundo.

      • João Cagnoni

        É verdade, eles resolveram mudar de última hora para a plataforma do C3. Pensei que seria apenas no BR, mas parece que não.

  • Rodrigo

    Se a PSA tivesse ao menos uma pista de testes, não teria que rodar ao léu com carros camuflados mostrando o dedo para quem fotograsse.
    Geralmente os carros camuflados saem pra rua para “aparecer” mesmo quando estão em vias de lançamaneto.

  • carnero

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….
    O cara deve ter seguido o carro no mínimo pra ele ficar nervoso….

    Esse negócio de paparazzi é controverso. Eu não curto e acho que faria o mesmo

    E outra, vocês deveriam reconhecer o esforço da PSA por estar fazendo testes nas ruas da Lua, quero dizer, Brasil, mesmo zerando o ranking da Fenabrave…. Tem montadora que nem isso faz

  • Draga

    Pelo menos a placa ficou clara p/ a citroen tomar as devidas medidas educativas hehehehe

  • Licergico

    eu achando que seria um gentileza … só depois percebi o pedido de demissão do rapaz…

  • Fernando Bento Chaves Santana

    Gostei bastante do Cactus original, não muito do atual redesenho da versão européia e desconfio que não gostarei das alterações previstas para mercado brasileiro – mas vamos esperar pra ver.

    Mas o revoltante mesmo é a total inversão do conceito: Na Europa é um carro muito simples, porém bem construído, com espaço interno próximo ao oferecido pelos modelos do segmento C, mas com preços mais próximos aos dos modelos do segmento B. Ou seja: um Sandero um pouco mais refinado. E por aqui custará mais de 80k – talvez até 100k.

    É o Low Cost-Premium brasileiro: Low Cost para produzir. Premium para vender

  • yurieu

    Não acho legal tirar o emprego do maluco, querendo ou não ele deve ter família e deve movimentar a economia e pagar imposto muito mais que 80% da população, assim como todos nós.

    • Paulo Lustosa

      Mas também, querendo ou não, existe um código de conduta a se seguir, e que, sabido, gestos obscenos é causa de demissão.

  • Anderson Trajano

    Pessoal, não percam tempo tentando defender a PSA. Ela só está colhendo os frutos do que fez com os brasileiros no passado. Não tem jeito, a PSA tem bons produtos atualmente, mas nunca mais emplacará nada aqui, será uma mera coadjuvante. Falo isso como ex proprietário de 3 modelos da marca.

    Ou alguém se esqueceu das trapalhadas :
    – Todas as concessionárias do mesmo dono (Grupo SHS atual proprietário da JAC) o que deixava a manutenção cara;
    – O famoso câmbio AL4 que após a garantia, deixava os proprietários na mão com uma conta bem salgada. Vendeu esse câmbio infame por mais de um década.
    – Problemas elétricos e de suspensão no C4 Pallas;
    – O problema do rolamento da linha 207, que comia o eixo;

    Respeito todos os atuais proprietários da Marca, até porque era dono de um C3 a 18 meses atrás, mas essa é a realidade. A PSA errou muito no Brasil, e vai ter que remar muito para desfazer esse preconceito que o Brasileiro tem com eles.

  • Antonio Sergio

    Se estivesse andando por aí sem qualquer camuflagem, ostentando até mesmo os logotipos etc, poderia passar por um carro de importação independente. Ninguém notaria. Mas camuflado assim….. Às vezes, o melhor disfarce é exatamente a aparência comum.

  • Marquinhos

    o Dedinho para cima do motorista do Cactus significa que ele está curtindo o canal kkkkk

  • Ilson Eric Bezerra

    Tomara que a PSA continue sofrendo preconceito aqui no Brasil….
    Só assim eu vou poder continuar comprando carro seminovo completo, por quase a metade do preço de um similar pelado das quatro grandes

  • jkpops

    Sendo eu tinha a manha de dar uma batidinha pelo menos pra descamulfar o carro desse FDP otário quando ele parasse daria um jeito de extrair uns dentes desse otário…

  • MMM

    Chamei no sentido ser ser uma empresa estabelecida, estar a tanto tempoo no mercado brasileiro e tomar baile de newbies. É impressionante como eles erram mo Brasil. E volto a dizer, gosto muito das marcas , ja tive mais de um e so me deu alegrias.

  • Luciano RC

    O Golf eu vi uma vez no Rodoanel semanas antes de lançar. O piloto estava pisando fundo, só freava nos radares.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email

Send this to a friend