Antigos Clássicos Europa Governamental/Legal História Sedãs Volkswagen

Fusca: Batalha judicial pelos direitos autorais é vencida pela Volks

Fusca: Batalha judicial pelos direitos autorais é vencida pela Volks
KdF-Wagen

A atual geração do Fusca está se despedindo, sendo essa a terceira. Mas, o clássico e icônico carro da Volkswagen fez sucesso mesmo na primeira, aquela que surgiu nos anos 30 e que conquistou mais de 20 milhões de pessoas após a Segunda Guerra, um produto que ajudou a motorizar meio mundo, em especial o Brasil.

Entretanto, o Fusca que conhecemos ainda gerava uma dor de cabeça para a Volkswagen, não no sentido de sua existência, pelo contrário, a marca deve tudo a ele. A questão é sobre seu famoso desenho, aquele inspirado no besouro. Ele não foi criado por Ferdinand Porsche, como muita gente pode imaginar.


Fusca: Batalha judicial pelos direitos autorais é vencida pela Volks
Novo Fusca

Em realidade, o designer que criou o KdF-Wagen, que originou o Käfer, Beetle, Coccinelle, Vocho e o nosso amado Fusca, foi Erwin Komenda. Austríaco, ele não só fez o VW, mas também alguns modelos da própria Porsche. Falecido em 1966, Komenda volta a ser notícia, mas através de sua filha.

Ela moveu uma ação indenizatória de € 5 milhões contra a Volkswagen, alegando que a montadora utilizou o estilo original do Fusca em suas três gerações. Ela alegava ter direitos autorais sobre o desenho do carro, pedindo assim o pagamento desse valor.

A filha de Komenda também alegou que o desenho desempenho papel fundamental no sucesso do modelo ao longo dos últimos 70 anos. A ação havia sido registrada no tribunal de justiça de Brunswick, Alemanha. Após examinar os desenhos originais de Komenda, comparando-os com o KdF-Wagen, o tribunal alegou que não havia relação entre eles.


Fusca: Batalha judicial pelos direitos autorais é vencida pela Volks
Em pé, Erwin Komenda

Assim, decidiu que os direitos autorais do Fusca não pertencem à autora da ação, herdeira de seu pai, mas ao fabricante alemão de Wolfsburg. Historicamente, Erwin Komenda havia iniciado sua carreira na fábrica de carrocerias Steyr nos anos 20, onde conhecera Porsche, depois deste ter saído da Daimler-Benz.

Entre 29 e 31, ele foi designer-chefe da Daimler-Benz e saiu para trabalhar no escritório de projetos de Porsche, onde teria participado do desenvolvimento do Typ 60, que originou o KdF-Wagen. Komenda foi o responsável pelo design dos primeiros carros da Porsche, como os 356 e 550 Spyder, bem como o 901, que originou o 911. Neste, ele teria entrado em atrito com a família do fabricante, mas continuou na empresa até sua morte.

[Fonte: Economic Times]

Fusca: Batalha judicial pelos direitos autorais é vencida pela Volks
Nota média 4.2 de 13 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Ⓜ️arcelo

    Essa não deu.

    Vamos apresentar essa moça ao Neymar?

    • jfontes

      É aquilo. Vai que cola.

  • leitor

    Quem examinou o desenho foi o tribunal? Precisa se ver até que ponto existe a semelhança e influência por profissionais da área do desenho. Depois uma questão de senso baseado nos desenhos. Por último o tribunal decide.

    • Alexandro Henrico von Mann

      Geralmente eles contratam um especialista na área. Como em divórcio litigioso onde há imóvel, um perito avaliador de imóveis é indicado pelo juiz e avalia o imóvel, fornecendo um parecer técnico completo. Acredito que seja dessa mesma forma… Só acho…

  • th!nk.t4nk

    Moveram a ação na Saxônia, e perderam? “Nossa que surpresa!” haha. A Saxônia é um dos maiores acionistas do grupo VW, dona de 12% da empresa. Independente das questoes técnicas, a meu ver seria dificílimo ganhar uma batalha dessa.

  • Cromo

    O q me parece estranho é que, se ele trabalhou para essas empresas, suponho q era funcionário, aí o q ele produz é da empresa mesmo, ele recebeu salário para desenhar o carro.

  • Luis Burro

    Ué,mas se ele era contratado da empresa a marca já tá pagando pelo serviço e no caso ele ñ tem direito nenhum ñ?

  • Guilherme Martins

    Se era funcionário, a criação é da empresa, tinha salário, e tudo criado nesse prazo é da wv. Agora quem desenhou um Edsel, Astek, Múltipla, quer até que esse trabalho não conste em seu portfólio… ou abrem tbm uma ação para dividirem os prejuízos com suas respectivas montadoras? Falou em cash, a conversa muda totalmente… impressionante!!!

    • Edson Fernandes

      Sabe que pensei o mesmo?

      Já pensou se cada desenhista exigir remuneação por um desenho de sucesso? Não faz mto sentido.

  • Hodney Fortuna

    Quem for contra o poderoso estamento europeu corporativista vai perder com certeza. As alegações por parte da VW sobre o desenho do modelo são fortes, ainda que moralmente não sejam verdadeiras. Mas na zona meta capitalista como a comunidade europeia ir contra uma grande empresa é perder com certeza.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email