Fusca da Great Wall muda de nome e terá versão final em setembro

Fusca da Great Wall muda de nome e terá versão final em setembro

A Great Wall Motors está firme na decisão de lançar um novo carro elétrico que já está causando polêmica. Inspirado no Fusca, o então Punk Cat agora chama Ballet Cat e será apresentado em versão final em setembro.


A estreia da versão de produção ocorrerá no Salão de Chengdu, o terceiro maior da China. Explorando as linhas icônicas do Beetle e do Käfer Taxi dos anos 50, o Ballet Cat pretende resgatar um design que atrai muita gente até hoje.

Por ora sem intervenção da Volkswagen, que se comenta não ter mais os direitos de propriedade sobre o design básico do Fusca, a Great Wall vai usar a marca ORA/Euler para emplacar um carro elétrico mais premium que os atuais compactos da marca.

Ela também pretende fazer o mesmo com um “Panamera” elétrico, que inclusive já foi registrado pela Great Wall no Brasil. Se a intenção da ORA é internacionalizar-se, como é um movimento interno da própria China em expansão, provavelmente o Ballet Cat será visto em lugares onde o Fusca original ainda roda.

Fusca da Great Wall muda de nome e terá versão final em setembro

Dado que o “Panamera” da Great Wall foi registrado aqui, agora esperamos o mesmo pelo “Fusca” de quatro portas que, sem dúvidas, chamaria muita atenção do público aqui e provavelmente de alguns compradores saudosistas de alto poder aquisitivo.

Isto porque não espere ver um Fusca como esse ou muito menos um Panamera pelo preço de um modelo elétrico da JAC Motors, por exemplo. Aliás, esta, por coincidência, tem ligação com o fabricante original da inspiração da Great Wall.

Tanto um quanto o outro serão caros, mas nas regras chinesas, não devem passar de 300.000 yuans ou R$ 244,9 mil, o teto para subsídios de carros elétricos por lá.

Mesmo modelos que buscam rivalizar com a Tesla, como o ET7 da NIO, os preços começam abaixo desse patamar. Você compraria esse Fusca elétrico da Great Wall?

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.