Fusca elétrico: Ora Punk Cat é registrado no Brasil

Fusca elétrico: Ora Punk Cat é registrado no Brasil

Releitura moderna do Fusca, o ORA Punk Cat é outro carro que a Great Wall Motors registrou no INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial. O conceito inspirado no clássico modelo da VW chamou muita atenção fora da China.


Como o Beetle, Käfer ou simplesmente Fusca, nunca foi um modelo “popular” na República Popular, ele atraiu a atenção do mundo por ser uma releitura interessante do sedã que deixou a produção há pouco tempo, mas em sua terceira geração.

Fusca elétrico: Ora Punk Cat é registrado no Brasil

Sem um novo Fusca previsto pela VW, a Great Wall pode ter se motivado a fazer isso pelos alemães, algo que até Elon Musk chegou a comentar certa vez, mas em relação a um veículo que trouxesse a Kombi de volta.

Pelo menos isso a VW fará certamente, mas o companheiro de longa data, irmão inseparável da utilitária ficou no limbo. Agora, com a ORA, o conceito de estilo do Volkswagen retorna numa carroceria grande e com quatro portas.

Fusca elétrico: Ora Punk Cat é registrado no Brasil

Ainda que tenha coisas estranhas, especialmente os faróis dianteiros trocados pelas lanternas traseiras de Fusca 1500, o ORA Punk Cat, quando de lado, é sem dúvidas o alemão renascido.

No conceito do Punk Cat, contudo, um interior longe da proposta minimalista e elegante do VW, apresentando um ambiente focado no luxo, o que de certa forma remete ao início de carreira do Fusca, onde apenas pessoas bem de vida conseguiam comprá-lo.

Até agora, tirando a proposta de “Panamera” da ORA, o Fusca Punk, quer dizer, Punk Cat, parece o topo de linha de uma gama mais coesa em estilo, ainda que o trio R1/R2/R3 lembre modelos como Twingo, Soul e algo próximo de um Porsche.

Fusca elétrico: Ora Punk Cat é registrado no Brasil

Aliás, este último, chamado Good Cat, anda fazendo sucesso na Tailândia. Mas, de volta ao Punk Fusca, ele teria um papel de marqueteiro da Great Wall por aqui, dada a semelhança e caso não tenha problemas com a VW (o INPI é uma garantia).

A montadora chinesa já avisou que trará ao mercado carros elétricos e híbridos, mas no momento, temos que esperar para ver como o Punk Cat se apresenta na China. Por ora, o trio citado da ORA, parece um bom começo.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.