Clássicos México Mercado Montadoras/Fábricas Sedãs Volkswagen

Fusca: Mais um adeus após 81 anos – Futuro é incerto para o clássico

Fusca: Mais um adeus após 81 anos - Futuro é incerto para o clássico

Nesta quarta-feira, dia 10 de julho, Puebla marca mais uma despedida memorável. Encerrará pela terceira vez a produção do mais icônico dos automóveis, o Volkswagen Fusca. Também chamado Beetle (e outros nomes no passado), o clássico sedã alemão chega ao fim da terceira geração e com futuro incerto.


Se depender oficialmente da Volkswagen – já que existem muitos segredos na própria empresa – o Fusca não retornará ao mercado mundial. O último exemplar dos 5.961 carros da série Last Edition sairá da linha de montagem mexicana direto para o museu principal da VW, em Wolfsburg.

Fusca: Mais um adeus após 81 anos - Futuro é incerto para o clássico

Em produção desde 1938, o Fusca já acumula mais de 21,5 milhões de unidades feitas, sendo 3,35 milhões produzidas na Anchieta, no Brasil. Tendo sido produzido em 19 cidades ao redor do mundo, o VW Sedan teve sua geração clássica encerra na mesma Puebla, em 2003.


Antes disso, porém, o New Beetle surgiu num visual New Age em 1997 e durou até 2011. Ele conviveu com o modelo clássico mexicano por quatro anos. Em 2011, logo após o fim deste, surge o Novo Fusca – que chegou ser igualmente vendido no Brasil, assumindo pela segunda vez o nome que lhe foi dado por aqui.

Fusca: Mais um adeus após 81 anos - Futuro é incerto para o clássico

Mais moderno, assumiu um visual mais encorporado e esportivo, preservando ainda a versão conversível, embora o modelo clássico nunca tenha sido produzido de fato nessa configuração, sendo os exemplares feitos pela Karmann-Ghia e até particulares.

Fusca: Mais um adeus após 81 anos - Futuro é incerto para o clássico

Com o fim do Beetle em Puebla, as portas da VW se abrem novamente para outro clássico, uma versão de produção da Kombi clássica, que mescla futuro e retoma o emprego comercial do segundo modelo da marca alemã, criado para levar seu próprio peso em carga e que iniciou a fortuna de muitos e a construção de inúmeras grandes empresas.

Fusca: Mais um adeus após 81 anos - Futuro é incerto para o clássico

Para a VW, embora a plataforma modular MEB desta nova Kombi possa trazer o Fusca de volta, ter dois carros de emoção no portfólio significaria desgastar a imagem dos mesmos. Assim, apenas um poderá concentrar a história da marca e ainda indicar seu futuro.

Volkswagen Fusca – Galeria de fotos

Fusca: Mais um adeus após 81 anos – Futuro é incerto para o clássico
Nota média 4.3 de 3 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Deadlock

    Esse gosta de despedidas….Isso é muito cansativo… Finalmente a era dos SUVs (ou algo parecido) parece que vai dar um fim ao besouro duro de matar…

  • Eskarmory .

    Esse último modelo com as rodas clássicas é bacana demais.

    • Mateus Pinheiro de Carvalho

      nostaugia, lindo!

    • Eduardo Campos

      Uma pena a VW ter focado na esportividade por aqui.

    • Fabão Rocky

      Tbm achei top essas rodas!

  • h1ghland3r

    Sentirei saudades do Beetle assim como do Scciroco..

    • Eduardo Zacchi

      Scciroco é realmente MARAVILHOSO!!!

    • 4lex5andro

      Os dois esporte-turismo da Volks, tanto o Eos quanto o Scciroco, bem como a linha OPC dos Opel, mas as multinacionais entenderam que hoje é a era dos SUV/Crossovers.

  • Thales Laurindo

    A nova Kombi já virou lenda urbana. Já faz uns 10 anos que a VW está para lançar e só fica adiando.

    • cepereira2006

      Ela será lançada após a chegada do Kia Rio ao Brasil.

      • Diego Germán de Paco

        Kkkkkkkkkkk

  • th!nk.t4nk

    Esse modelo atual tem aproveitamento de espaço muito ruim. É só um carro de imagem mesmo. Apesar disso, a versão Cabrio tem um baita charme no verão (e geralmente tá cheio de mulheres lindas dentro hehe).

    • Alexandre

      o Fusca nunca foi um carro espaçoso

      • th!nk.t4nk

        Sim, mas hoje em dia o mercado tem bem mais opçoes (fora que o Fusca nao é um modelo de baixo custo mais). O Fusca atual briga com o carros como o Mini e afins, é bem nicho.

        • Alexandre

          verdade

  • FocusmanBA

    Quase comprei um dia desses…. resolvi esperar ele sair de linha para o preço despencar e comprar. É um ótimo carro, na versão TSI 2.0 é um Golf GTI com comportamento dinâmico um pouco pior.

    • Junoba

      Uai, era você que gritava aos quatro cantos, dizendo que morar no exterior não compensava !? …haha

      • FocusmanBA

        Nunca falei isso.

  • delvane sousa

    Bom mesmo seria se fosse o ultimo SUV fabricado pela humanidade, mas receio que não vou viver pra ver isso kkkkk

    • Fabão Rocky

      Se tivesse a opção de dar mais de um like, estaria estuprando o botão do mouse agora!

  • Dod

    Daqui a uns anos ele volta como elétrico :’D

  • André

    No Brasil a Vw vendia o Fusca somente nas versões Top com o motor 2.0 tsi e enquanto em outros países era vendido com o motor 1.4 TSI do Golf, mas uma vez a vw acabou matando o Fusca no Brasil por cobrar muito para um mercado como o Brasil.

  • Fabão Rocky

    Uma pena q o novo Fusca veio como um carro de imagem e não um carro popular como era antigamente. Acredito q se a VW fizesse o novo Fusca como um popular, um sucessor do Gol, iria cair nas graças dos brasileiros. Aposto como poderia ser um líder de vendas hj!

    • Junoba

      Eu também penso isso. Se tivesse sido vendido aqui no Brasil com motor 1.0, “pé de boi”, seria sucesso, com toda certeza.

      • Fabão Rocky

        Exatamente, poderia conviver junto c/ o Gol, ou substituí-lo, ou a VW colocá-lo num degrau acima do Fusca, tipo colocar o nome do Polo de Gol mesmo.

      • Diego Germán de Paco

        Esse tipo de carro não tem mais apelo no Brasil. Brasileiro gosta de carro espaçoso e equipado, note que praticamente nenhuma marca mais vende carro sem ar condicionado ou direção hidráulica. Não obstante, o design do Fusca nunca vai priorizar o espaço interno, logo, ele se encaixa melhor em categorias de nicho. Note como o Up tem o design caixinha, com viés de aproveitamento de espaço interno

  • RKK

    Esta última versão do Fusca foi uma heresia quanto ao design traseiro. Quem já se viu lanterna não redonda no Fusca ? O melhor revival do Beetle quanto ao design foi a versão de 1998-2010.

    • Fabão Rocky

      Cara, mesmo não sendo fiel a lanterna redonda retrô do antigo Fusca, até q não achei feio. Feio mesmo achei o Camaro reestilizado e o Mustang atual! Perderam completamente as características retrô e a personalidade própria. Seria ótimo se as montadoras pudessem fazer mais modelos de carros retrô! Imagina vermos nas ruas releituras de clássicos do passado? Fusca, SP2, Opala, Monza, Del Rey, etc.

    • 4lex5andro

      Foi o único detalhe que poderia ter sido evitado mudar, a lanterna da última geração (que poderia ter ficado restrita ás versões TSI) nem de longe lembram os clássicos.

    • Rodrigo

      Não confunda re-leitura com réplica. Existem n exemplos de re-leituras ou novas gerações de modelos que mantém o nome e as formas gerais mas não necessariamente tragam elementos de design totalmente iguais.

      • RKK

        Quem falou em réplica aqui ?

        • Rodrigo

          Vc não falou diretamente mas afirmou que fusca tem que ter lanterna redonda, sendo que nem todos os fuscas tiveram lanternas redondas, o primeiro inclusive tinha lanternas quase verticais, depois ovaladas para quase no final ficarem redondas.

          • RKK

            Negativo, o primeiro fusca tinha lanternas redondas. Depois viram as ovaladas.

    • Alaor

      O Fusca clássico de 72 a 78 não usou lanterna redonda também. Muito mimimi

      • RKK

        Então Mimimi, outra heresia.

        • Alaor

          Sua infantilidade salta aos olhos. Nunca decepciona rsrs

    • leitor

      Já eu achei a frente do último exagerada.

  • 4lex5andro

    Mercedes inventou, Ford popularizou e a Volks internacionalizou.

    O beetle foi um grande ícone, mas o tempo é implacável, deu o que tinha que dar.

  • Ricardo

    Sem Scirocco, sem Fusca e com váaaaaarios SUVs. Triste!

  • Duda Haddad

    Tive um 2013, manual! Carro espetacular! Pena que para nosso asfalto lunar e transito caótico dava medo de sair com ele.

  • leitor

    Se não vende o bastante, infelizmente terá que sair. Será que ainda terei um Beetle usado? Será que haverá peças de reposição por um bom tempo?

  • Benny Blanco

    A versão 2.0 Tsi é uma delícia.

  • Raul Cotrim de Mattos

    Deveriam lançar um subcompacto com esse nome, e com um design que remeta ao clássico.

  • Fabão Rocky

    Esse desenho aí ficou bem parecido. Vi um desse no blog IDD (irmão do Décio), esse cara ficou mto famoso na net pelas projeções dele. Seria bom se tivesse protótipos tbm!

  • Julio Magalhaes

    Coisa linda essas versões, Tive um branco 1974…. muito legal…

  • Emanuel Schott

    Daqui a pouco ele volta como E-Fusca.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email