Fusion: Europa se despede do Ford Mondeo na Espanha

mondeo fim 2

O Ford Mondeo, que conhecemos aqui como Fusion, despediu-se oficialmente do mercado europeu com a última unidade do modelo topo de linha da marca americana na região.


O último Mondeo marca o fim da geração anterior do produto, que foi vendida aqui por muitos anos e saiu do mercado em 2019.

Em carroceria liftback, assim como perua, o Ford Mondeo surgiu como um carro mundial da marca em 1992, chegando ao Brasil na mesma época, ainda sob jurisdição da Autolatina.

Após quatro gerações, o Ford Mondeo – que foi vendido aqui nas três primeiras – deixa o mercado europeu sem um sucessor, uma vez que a Ford apostará em crossovers.

Tendo enfrentado players de peso como o VW Passat e o Opel Insignia, o Ford Mondeo não resistiu – assim com o primeiro – ao avanço dos SUVs no velho continente.

A quarta geração, difundida mundialmente, teve seu fim iniciado no México, com o término da produção do Ford Fusion, que saiu oficialmente do mercado americano.

mondeo fim 1

Na China, porém, a saída da quarta geração marcou a chegada de uma nova, a quinta e exclusiva dos chineses.

Como o mercado local é muito grande e (ainda) diversificado, para a Ford vale a pena manter os sedãs em sua posição, diferente dos EUA, onde não há nenhum.

Na Europa, com o Mondeo morre uma das últimas opções de liftback do mercado, sendo este um estilo de carroceria muito popular na região.

Assim, entre as poucas opções, VW Arteon, Skoda Superb e Opel Insignia ainda se mantêm para os consumidores que não abrem mão do estilo com tampa grande no porta-malas.

Já a perua Mondeo é uma perda irreparável, mesmo que alguns fabricantes insistam em mantê-las na ordem do dia, como notadamente o grupo Volkswagen e marcas francesas.

Enquanto o nome Mondeo sobrevive na quinta geração chinesa, o Fusion pode retornar aos EUA sob a forma de um crossover grande.

[Fonte: El Carro Colombiano]

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.