Antigos Clássicos Europa Veículos Comerciais

Galpão com carros de bombeiros históricos abandonados na França

bombeiros-antigos-frança-1-700x442 Galpão com carros de bombeiros históricos abandonados na França

Coisas escondidas das vistas da maioria das pessoas continuam sendo descobertas pelo mundo. Um “quase” achado muito interessante ocorreu na França recentemente. Trata-se de um galpão cheio de carros de bombeiros de todas as épocas. Amontoados e empoeirados, os veículos jazem sem qualquer cuidado.



bombeiros-antigos-frança-1-700x442 Galpão com carros de bombeiros históricos abandonados na França

O motivo deles estarem ali é que em 1990, várias corporações de bombeiros da França decidiram criar um museu para guardar seus veículos mais antigos ou saindo do serviço ativo. Assim, encontraram esse local na aldeia de Sainte-Barbe, que fica no nordeste do país.

bombeiros-antigos-frança-1-700x442 Galpão com carros de bombeiros históricos abandonados na França

O objetivo do local era servir de armazém e restauro para uma dúzia de veículos para enviar aos museus interessados, pois não havia dinheiro para a construção de uma única exposição. Mas aparentemente ninguém se interessou e os carros de bombeiros foram se acumulando ao longo dos anos.

bombeiros-antigos-frança-1-700x442 Galpão com carros de bombeiros históricos abandonados na França

Além disso, as verbas para restauração eram muito pequenas e em 2002, o governo cortou ainda mais os recursos, fazendo com que qualquer tentativa de recuperação fosse completamente impossível. Houve uma nova ação em 2009, mas sem sucesso, bem como discussões em 2013 e 2014. Hoje, os veículos continuam no mesmo local há 25 anos e esperando uma salvação, que não tem previsão de chegar.

Galeria de fotos dos carros de bombeiros históricos da França:

COMPARTILHAR:
  • CignusRJ

    É uma pena o que acontece com este carros mas lá como cá isso não da voto. Talvez agora que vem ao grande público alguma coisa aconteça, torcemos.
    .

  • Pedro Henrique

    isso deve ser como o paraíso pra colecionadores…
    mas algo me chamou atenção, na ultima foto, aquele tanque em cima do motor é de combustível?

    • Odair Martinez Martinez Filho

      deve ser o reservatorio do radiador.

  • Milton Baptista

    Cortes orçamentários…

  • Marcus Vinicius

    Seria interessante se essas corporações de bombeiros da França anunciarem à venda de seus velhos caminhões de bombeiros para colecionares e museus de outros países para salvarem a frota de caminhões antigos !

  • R5GT

    Esses carros abandonados representam numericamente muito pouco frente à quantidade de relíquias que estão em museus espalhados por toda a França, mesmo museus de carros de bombeiros são frequentes. Outra coisa, “decidiram criar um museu”. Segundo o que escreveu o possível autor das fotografias, no Facebook, a intenção era, para evitar vender os veículos ao público, serem restaurados em um atelier e repassados para museus. O atelier era justamente essa caserna que interrompeu os trabalhos em 2002, mas acabou recebendo ajuda de uma associação que o manteve por mais 18 meses. Também não li que “aparentemente ninguém se interessou”. Primeiro: se era um atelier, funcionava. Esses carros não estão parados desde 1990, até porque, evidentemente, não caberia em um galpão todos os carros clássicos de bombeiros da França a serem restaurados. Segundo, eles eram justamente repassados para museus públicos, não tinha essa de gostar ou não, não há museu de carros antigos que não queiram relíquias assim. E, terceiro, e mais importante, podem ver que não há nenhum veículo em perfeitas condições, a ponto de ser repassado, todos estavam em processo de restauração. Por fim, carece bastante de informações a respeito dessa caserna pela internet, porque trata-se um fotógrafo de Urbex, geralmente não divulgam a localização de suas fotografias. Sainte-Barbe, Santa Bárbara, é a santa protetora dos bombeiros, não tem a ver com a comuna citada. Pelos comentários, tudo indica que esteja no centro-sul da França.

    • FabioTex

      R5GT, bom dia. Você é do ramo, historiador, escritor ou similar?
      Parabéns pelo seu texto-comentário. Perfeito!

      • R5GT

        Bom dia, FabioTex. Muito obrigado pelo elogio. Não sou historiador (não sei se você pensou que eu já conhecia esses dados, mas eles foram retirados do página do fotógrafo, como eu citei), embora me interesse bastante, nem escritor. Porém, tenho um mal, dependendo do ponto de vista, que é ser perfeccionista. Prezo, sempre que possível, pela informação correta e precisa. Por isso, eu não consigo ficar calado, ser leniente, a certos descuidos que distorcem gravemente a informação. Neste post, por exemplo, do modo que foi escrito, dá-se entender que a França é um ovo e que todos os caminhões de bombeiros clássicos, que representam a história nacional, cabem num galpão e estão abandonados, além de vários outros erros. Quando a verdade é completamente diferente, a França vive do turismo, internacional ou nacional, há museus por toda parte, entre os quais vários de carros de bombeiros muito bem conservados. Isso fez algumas pessoas pensarem errado, teve gente que falou de política, eu acredito não ter como comparar com o que se faz no Brasil, acho que parte de filantropia e de iniciativa dos próprios bombeiros, se é que eles sabem da existência desse depósito, e ainda teve quem dissesse que seria melhor vender para outros países, o que é absurdo, é não ter noção da dimensão econômica da França. Agradeço mais um vez, bom domingo.

  • Petrucci

    Os Delahayes e o Renault são fantásticos!!!!!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 11 anos. Saiba mais.

Notícias por email