Combustíveis Manutenção Matérias NA

Gasolina batizada: sintomas

posto-1024x682

O ponteiro está chegando na faixa vermelha e você já começa a varredura visual para encontrar um posto de combustíveis com preço do litro da gasolina muito bom. É verdade que você não quer apenas isso, quer também que o posto seja de “bandeira”. Ok, você quer algo mais, que o combustível a ser adquirido seja de qualidade comprovada. Esses três desejos nem sempre são atendidos e você pode ter os dois primeiros muito facilmente. O problema é com o terceiro objetivo.


Não adianta tubo e bolinha ou outros dispositivos que ajudariam a comprovar que aquela gasolina é de boa qualidade. A malandragem dos falsos (sim, falsos, porque não são comerciais, são criminosos) donos de postos não têm limite e a qualidade da gasolina acaba muitas vezes sendo prejudicada por estes fraudadores, que adulteram o combustível para ganhar mais.

Nessa história, quem paga o pato é o proprietário do veículo. E quem sofre é o automóvel. A famosa gasolina batizada pode vir tanto de postos sem bandeira quanto daqueles que apresentam belas fachadas e um ambiente que parece acima de qualquer suspeita. Não existe um equipamento portátil como um Tricorder para analisar a qualidade do combustível no ato do abastecimento e nem um app milagroso com a mesma função.

O que sobra ao consumidor é a experiência. Abastecer sempre naquele posto onde a gasolina parece render mais e não dá nem trabalho para o carro é o ideal. Se for de bandeira, melhor, mas isso não é requisito para ter sempre gasolina boa, como dito acima. Se tiver um preço legal, ótimo! Nesse caso, não o deixe a menos que seja impossível retornar para encher o tanque novamente. Sim, se você tem histórico de problemas com outros postos, melhor se precaver e encher logo o tanque no posto de confiança.


Sempre é bom lembrar que quando a esmola é muita, o santo desconfia. Então, não arrisque em postos onde os preços dos combustíveis estão muito abaixo da média. Tenha em mente o lema: Não existe almoço grátis. Então, busque algo mais dentro da média. Mas, vai que você abasteceu em qualquer posto por aí. E agora, como saber se a gasolina é batizada? Quem vai te responder é o próprio carro. Os sintomas são os mais diversos e o proprietário precisa prestar atenção ao seu automóvel, pois quando ele começar a ter problemas, haverá tempo hábil para resolve-los.

gasolina-injeção-1024x682

Sintomas do batismo

Se você sempre faz o mesmo percurso geralmente e roda em condições muito parecidas todos os dias, você tem uma rotina muito chata, é verdade. Porém, essa mesmice do dia a dia é uma boa quando há algo errado com o combustível. Como assim? A resposta é o consumo. Como você tem seu cotidiano já marcado por uma média de consumo, o que acontece com a maioria dos condutores que saem de casa para o trabalho ou faculdade, normalmente, significa que qualquer alteração será sentida mais facilmente.

Caso o consumo repentinamente aumente, isso pode significar uma alteração no combustível. Claro, existem outros fatores, mas lembrando que você saiu da rotina e abasteceu em lugar diferente e logo após começou a notar números mais elevados de km/l, então pode colocar as barbas de molho em relação ao local do último abastecimento. Gasolina adulterada, a chamada “batizada”, rende menos e eleva o consumo. Então, olho no computador de bordo ou na hora de reabastecer.

Mas se acontecer apenas isso, você já pode considerar que saiu no lucro, pois muitas adulterações não apenas elevam o consumo, mas danificam gravemente o motor. Para começar, falhas no funcionamento. O motor começou a oscilar de rotação sem motivo aparente ou trepidar quase próximo de morrer, saiba que aquela gasolina de preço barato está fazendo o seu trabalho, que é o de prejudicar o funcionamento do motor.

O propulsor começa a engasgar ou ter dificuldade na partida a frio são outros sinais de que a gasolina batizada está fazendo das suas dentro do motor. E não para por aí. A perda repentina de força é outro indício de que o combustível tem mais coisas do que deveria, coisas ilícitas. Fora de sua composição estabelecida por lei, a gasolina tende a prejudicar o motor de diversas formas, uma delas é rendendo menos energeticamente, o que significa uma queima pobre e consequentemente um rendimento menor do propulsor.

Quanto aos sintomas, não basta apenas verificar os números de consumo e nem sentir o trabalho irregular do motor, mas deve-se ouvir o que o carro está dizendo. Preste bem atenção a qualquer ruído estranho vindo do motor e o mesmo em relação ao escapamento. Caso estejam alteradas, não pense duas vezes em buscar uma assistência técnica para verificação do sistema de injeção e outros sensores do carro. É melhor prevenir do que remediar. Mas, às vezes nem dá tempo e logo aquela luz da injeção acende e o mundo parece vir abaixo… Um diagnóstico computadorizado vai dizer o que está errado no motor e sua possível causa.

Em alguns casos, especialmente em carros importados, a gasolina batizada simplesmente desliga o motor. Casos de pane por conta disso não são raros e o prejuízo pode ser enorme se as medidas de correção não forem de um especialista. E por que isso ocorre? Por causa do que está misturado ilegalmente na gasolina.

gasolina-peças-1024x679

Danos provocados pela gasolina batizada

A gasolina adulterada por sua própria definição está fora dos padrões estabelecidos por lei, como já comentado. Para tapear o consumidor e ganhar mais, os falsos donos de postos de combustíveis utilizam solventes e outros produtos químicos baratos para substituir parte da composição do produto, comprometendo suas especificações.

Os solventes usados acabam por danificar diversos componentes, entre eles velas de ignição e bicos de injeção. Esses produtos de origem desconhecida e que, mesmo se fossem conhecidas, não estão previstos na composição da gasolina, acabam também afetando outros componentes, tais como filtro de combustível, bomba de combustível, sonda lambda, catalisador e mesmo revestimentos isolantes, como a borracha, por exemplo.

Também ocorre a formação de resíduos na câmara de combustão, em especial nas válvulas, bem como o funcionamento geral comprometido, inclusive com a chamada “batida de pino”, que é a pré-detonação do combustível. Ou seja, ela está queimando antes do momento correto e isso traz consequências muito ruins para o motor. E isso porque falamos apenas de solventes na gasolina, mas a realidade também tem o etanol como vilão, pois muitos postos acabam misturando mais álcool à gasolina do que o estipulado por lei, que é de 27% de etanol anidro.

Em motores flex não haverá tantos problemas mecânicos, mas em carros que só queimam o derivado de petróleo, isso significará problemas, pois estes motores foram projetados para suportar até 27% de etanol anidro na gasolina, embora os antigos sofram ainda mais, já que anteriormente, os limites dessa mistura eram inferiores ao atual patamar.

gasolina-teste-1024x447

Na dúvida, teste!

Foi num posto que não é o de costume e ficou em dúvida? Não hesite, peça para fazer o teste. Todos os postos de combustíveis são obrigados a dispor de equipamentos para essa aferição de qualidade. No caso da gasolina, adicione água em um recipiente com medidas padronizadas e com indicação do nível em que a gasolina deve estar.

O derivado de petróleo irá se separar da água, enquanto o etanol anidro se mesclará com esta última. Lembre que a diferença de volume tem de ser de no máximo 27% de etanol. Caso haja problemas no teste, entre em contato com a ANP pelo site ou telefone. Se o posto for de bandeira, ligue para as empresas responsáveis pela rede.

COMPARTILHAR:
  • Louis

    Muita pilantragem por causa de um dos maiores problemas deste país: falta punição.
    Tem posto que é lacrado, e poucos dias depois volta a funcionar. Talvez porque o pilantra do dono tenha contatos com autoridades responsáveis. Um comerciante que frauda combustíveis deveria ser banido de ter qualquer empresa, e deveria ser enjaulado por alguns anos. Tenho certeza que se houvesse punição severa, este tipo de fraude seria rara. Mas estou pedindo demais em um país onde a malandragem impera, e onde há muitos defensores de meliantes.

    • Peerre

      Concordo!
      Sem punição esses vagabundos pintam e bordam com o consumidor (acaba passando a ideia de que até existe uma parceria entre esses parasitas e os órgãos “competentes”).

      Pior que não é só postos “baratos” que podem está vendendo gasolina batizada, já vi situações de postos de bandeira conhecida e com valor normal/caro vendendo combustível batizado. E nós, consumidores ficamos como vitima pagando pela pilantragem desses bandidos donos de postos e do governo incompetente que só sabe regular os preços e tocar o F*** na hora de fiscalizar e punir…

    • 🅰🅽🅳🅴🆁🆂🅾🅽 – 🆂🅿® ✅

      Tem um posto “Jack Sparrow” aqui perto de casa que já fechou umas 3/4 vezes e sempre reabre, o combustível é horrível, meu irmão fez o favor de abastecer meu carro lá uma vez e senti na pele o que é um combustível ruim, a aceleração do carro ficou falha, em lugares que subia uma ladeira de 3º tive que colocar 1º, mas em outros postos eu sinto que as vezes o combustível não rende a mesma coisa que havia abastecido antes, o carro rende menos, tá difícil achar algum estabelecimento honesto.

      • CharlesAle

        Eu procuro postos de mercado. Mas sei que isso não é garantia de qualidade. Este pais é muito corrupto…

    • Ronald

      Você com razão se indigna e ao mesmo tempo joga a toalha?! Tudo bem, esse país é uma mer.. mesmo, mas não podemos esmorecer. Há um tempo atrás denunciei um posto aqui no RJ, na Rua uranos, no bairro de Ramos. O posto chegou a ser fechado por alguns dias e reabriu. Só que descobri que ele reabriu na marra e fui denunciando. Foram 3 abre e fecha e depois não reabriu mais. Temos que insistir, ser chatos. Obviamente esse sujeito dono do posto já deve ter reaberto em outro lugar. Mas se TODOS fizessem isso, também ajudaria bastante a minimizar. É óbvio que as coisas não deveriam ser assim, mas já que o governo não faz a sua parte, pelo menos a gente vai perturbando os caras, dando trabalho. Só que a maioria quando constata um posto assim, simplesmente para de ir e não faz nada, lava as mãos. Dessa forma, nos tornamos coniventes. Além, é claro, da questão do voto e cobrar aos órgãos fiscalizadores que façam a sua parte. Mas como disse, as pessoas só sabem vir reclamar na internet. Lavam as mãos. Não querem se envolver, ter trabalho. É principalmente por isso que a situação do país está essa mer…

    • SDS SP

      Posto de combustível é no geral, uma grande fonte para lavagem de dinheiro.

    • Marcio Souza

      Deveria ser feito o seguinte: constatou adulteração, remove as bombas.

  • Zé Mundico

    Tem um posto aqui numa cidade vizinha onde gasolina e etanol sempre foram mais baratos, coisa de 20 centavos a menos no litro. Fica na rodovia que faz a rota das praias, muito movimento mesmo. Postinho vagabundo, sem bandeira, no barro, sem cobertura, funcionário de bermuda e chinelo, tudo bem fulêro mesmo.
    Nos fins de semana tinha até fila para abastecer e os dois pivetes mal davam vencimento da procura. Eu sempre achei aquilo meio esquisito e num fim de semana voltando da praia fui abastecer o Peugeot 408 que eu tinha na época. Deu mais de meio tanque e logo na volta o carro já estava falhando, engasgando e com a luzinha vermelha acesa acusando alguma marmota. Deu para rodar mais 1 dia e voltei a completar com gasolina de um posto conhecido. Resultado: em questão de minutos a luzinha apagou e o carro voltou ao normal.
    Entrei no site da ANP e do Procon aqui do estado e fiz denúncia nos dois. Não sei no que deu mas o posto ainda está lá aberto e com fila na porta…..Complicado isso….

    • adrielmenezes

      E quem abastece lá sujeitando a pegar fila não percebem que o carro ficou com funcionamento errôneo? Ou será que os 6 reais economizados valem a pena destruir o motor?

      • Zé Mundico

        Aí é que está o problema. A maioria dos carros brasileiros engole qualquer porcaria de combustível, só indo dar problema a médio e longo prazo. Só muito depois o cara vai perceber o problema e levar na oficina para limpar ou trocar as velas ou fazer algum reparo.
        Já o motor THP do Peugeot acusa na hora qualquer combustível vagabundo. Na verdade, qualquer carro monocombustível é mais sensível a combustível adulterado. Esses marreteiros deitam e rolam em cima da escassez e liseira do povo.

  • Maycon Farias

    Ótima matéria. Foi fazer um teste quando der. Aqui no meu bairro dois postos ficaram interditados ano passado por gasolina adulterada.

    • th!nk.t4nk

      Em pleno 2018 ainda existem postos vendendo gasolina adulterada. É impressionante como o Brasil não evolui, isso desanima demais!

  • Lucas086

    Muito bom, uma vez em uma celta que tive, abasteci em um posto no interior que minha avó mora, depois de uns 5 km, luz da injeção acesa e carro 3 cilindros… resumindo, travou um bico. Fiz limpeza dos bicos, do tanque, filtros e tudo e o carro voltou a ficar bom que nem era e nunca mais voltei nesse posto.

  • Ailton Junior

    Os carros deveriam vir com sensores de qualidade de combustível. Não é dificil

  • Xandy Paiva

    Eu acho que a responsabilidade é das autoridades e não do cliente de testar a gasolina, todos os dias da semana na forma de um sorteio,já que o governo detona nos impostos o que justifica o altíssimo preço, o mínimo que deveriam fazer e forcar os postos a oferecer um produto de qualidade.
    Mas no Brasil sobra tudo pro cidadão, visto que o governo nunca consegue fiscalizar nada

  • Ricardo Blume

    A partir do momento que o alvará for cancelado do posto que reincidir o erro pela segunda vez, acabam os problemas. Faça isso com dois ou três que servirá de exemplo aos demais.

    • CharlesAle

      Brasileiro morre de medo da cadeia. Só cadeia mesmo para estes pilantras respeitarem o consumidor. Paises sérios isso da cadeia, por que aqui não? …

      • Ricardo Blume

        Se você tem dinheiro, você não vai para a cadeia. Cadeia, amigo é depósito de pobre no Brasil.

  • Davi Millan

    O pior é quando posto tem “bandeira”, é caro (acima da média) e ainda tem gasolina adulterada…

  • julio

    Carro elétrico acabaria com esta pilantragem. Pelo menos até descobrirem uma forma de fraudar o carregamento das baterias. O que resolve mesmo é PUNIÇÃO!!!

    • Marcio Souza

      Eu sou entusiasta do veículo elétrico, primeiramente por não jogar dióxido de carbono no ar que respiro. Segundo: não ficar refém de refinarias e usinas. Ai vai vir alguém e falar: vc ficará refém das geradoras de energia. Sem problemas, mas estarei pagando de fato o que eu estou comprando.

      • Louis

        Também sempre penso nisso, petróleo é grande financiador de ditaduras e terroristas.
        Com energia elétrica, temos opção de instalar placas foto-voltaicas no telhado. Eu ainda não instalei, mas estou comprando ações de empresa geradora hehehehe.

  • Marcio Souza

    O pior que as vezes não adianta ir num posto com gasolina a preço de mercado pois isso pode ser uma fachada também. Ja tive uma péssima experiência, na qual tive que trocar todas as velas e bicos. O pior é o prejuízo que fica na sua mão e o vagabundo dono do posto continua fazendo isso com centenas de pessoas. Quando tiver cadeia pra isso, esses infelizes vão pensar duas vezes antes cometer falcatrua. O que eu costumo fazer é sempre abastecer com etanol, onde a probabilidade de adulteração é menor, mas já ouvi falar que para burlar o densitometria do etanol, costumam misturar água do mar.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email