Gasolina batizada: sintomas

O ponteiro está chegando na faixa vermelha e você já começa a varredura visual para encontrar um posto de combustíveis com preço do litro da gasolina muito bom. É verdade que você não quer apenas isso, quer também que o posto seja de “bandeira”. Ok, você quer algo mais, que o combustível a ser adquirido seja de qualidade comprovada. Esses três desejos nem sempre são atendidos e você pode ter os dois primeiros muito facilmente. O problema é com o terceiro objetivo.

Não adianta tubo e bolinha ou outros dispositivos que ajudariam a comprovar que aquela gasolina é de boa qualidade. A malandragem dos falsos (sim, falsos, porque não são comerciais, são criminosos) donos de postos não têm limite e a qualidade da gasolina acaba muitas vezes sendo prejudicada por estes fraudadores, que adulteram o combustível para ganhar mais.


Nessa história, quem paga o pato é o proprietário do veículo. E quem sofre é o automóvel. A famosa gasolina batizada pode vir tanto de postos sem bandeira quanto daqueles que apresentam belas fachadas e um ambiente que parece acima de qualquer suspeita. Não existe um equipamento portátil como um Tricorder para analisar a qualidade do combustível no ato do abastecimento e nem um app milagroso com a mesma função.

O que sobra ao consumidor é a experiência. Abastecer sempre naquele posto onde a gasolina parece render mais e não dá nem trabalho para o carro é o ideal. Se for de bandeira, melhor, mas isso não é requisito para ter sempre gasolina boa, como dito acima. Se tiver um preço legal, ótimo! Nesse caso, não o deixe a menos que seja impossível retornar para encher o tanque novamente. Sim, se você tem histórico de problemas com outros postos, melhor se precaver e encher logo o tanque no posto de confiança.

Sempre é bom lembrar que quando a esmola é muita, o santo desconfia. Então, não arrisque em postos onde os preços dos combustíveis estão muito abaixo da média. Tenha em mente o lema: Não existe almoço grátis. Então, busque algo mais dentro da média. Mas, vai que você abasteceu em qualquer posto por aí. E agora, como saber se a gasolina é batizada? Quem vai te responder é o próprio carro. Os sintomas são os mais diversos e o proprietário precisa prestar atenção ao seu automóvel, pois quando ele começar a ter problemas, haverá tempo hábil para resolve-los.

Sintomas do batismo

Se você sempre faz o mesmo percurso geralmente e roda em condições muito parecidas todos os dias, você tem uma rotina muito chata, é verdade. Porém, essa mesmice do dia a dia é uma boa quando há algo errado com o combustível. Como assim? A resposta é o consumo. Como você tem seu cotidiano já marcado por uma média de consumo, o que acontece com a maioria dos condutores que saem de casa para o trabalho ou faculdade, normalmente, significa que qualquer alteração será sentida mais facilmente.

Caso o consumo repentinamente aumente, isso pode significar uma alteração no combustível. Claro, existem outros fatores, mas lembrando que você saiu da rotina e abasteceu em lugar diferente e logo após começou a notar números mais elevados de km/l, então pode colocar as barbas de molho em relação ao local do último abastecimento. Gasolina adulterada, a chamada “batizada”, rende menos e eleva o consumo. Então, olho no computador de bordo ou na hora de reabastecer.

Mas se acontecer apenas isso, você já pode considerar que saiu no lucro, pois muitas adulterações não apenas elevam o consumo, mas danificam gravemente o motor. Para começar, falhas no funcionamento. O motor começou a oscilar de rotação sem motivo aparente ou trepidar quase próximo de morrer, saiba que aquela gasolina de preço barato está fazendo o seu trabalho, que é o de prejudicar o funcionamento do motor.

O propulsor começa a engasgar ou ter dificuldade na partida a frio são outros sinais de que a gasolina batizada está fazendo das suas dentro do motor. E não para por aí. A perda repentina de força é outro indício de que o combustível tem mais coisas do que deveria, coisas ilícitas. Fora de sua composição estabelecida por lei, a gasolina tende a prejudicar o motor de diversas formas, uma delas é rendendo menos energeticamente, o que significa uma queima pobre e consequentemente um rendimento menor do propulsor.

Quanto aos sintomas, não basta apenas verificar os números de consumo e nem sentir o trabalho irregular do motor, mas deve-se ouvir o que o carro está dizendo. Preste bem atenção a qualquer ruído estranho vindo do motor e o mesmo em relação ao escapamento. Caso estejam alteradas, não pense duas vezes em buscar uma assistência técnica para verificação do sistema de injeção e outros sensores do carro. É melhor prevenir do que remediar. Mas, às vezes nem dá tempo e logo aquela luz da injeção acende e o mundo parece vir abaixo… Um diagnóstico computadorizado vai dizer o que está errado no motor e sua possível causa.

Em alguns casos, especialmente em carros importados, a gasolina batizada simplesmente desliga o motor. Casos de pane por conta disso não são raros e o prejuízo pode ser enorme se as medidas de correção não forem de um especialista. E por que isso ocorre? Por causa do que está misturado ilegalmente na gasolina.

Gasolina batizada: sintomas

Danos provocados pela gasolina batizada

A gasolina adulterada por sua própria definição está fora dos padrões estabelecidos por lei, como já comentado. Para tapear o consumidor e ganhar mais, os falsos donos de postos de combustíveis utilizam solventes e outros produtos químicos baratos para substituir parte da composição do produto, comprometendo suas especificações.

Os solventes usados acabam por danificar diversos componentes, entre eles velas de ignição e bicos de injeção. Esses produtos de origem desconhecida e que, mesmo se fossem conhecidas, não estão previstos na composição da gasolina, acabam também afetando outros componentes, tais como filtro de combustível, bomba de combustível, sonda lambda, catalisador e mesmo revestimentos isolantes, como a borracha, por exemplo.

Também ocorre a formação de resíduos na câmara de combustão, em especial nas válvulas, bem como o funcionamento geral comprometido, inclusive com a chamada “batida de pino”, que é a pré-detonação do combustível. Ou seja, ela está queimando antes do momento correto e isso traz consequências muito ruins para o motor. E isso porque falamos apenas de solventes na gasolina, mas a realidade também tem o etanol como vilão, pois muitos postos acabam misturando mais álcool à gasolina do que o estipulado por lei, que é de 27% de etanol anidro.

Em motores flex não haverá tantos problemas mecânicos, mas em carros que só queimam o derivado de petróleo, isso significará problemas, pois estes motores foram projetados para suportar até 27% de etanol anidro na gasolina, embora os antigos sofram ainda mais, já que anteriormente, os limites dessa mistura eram inferiores ao atual patamar.

Gasolina batizada: sintomas

Na dúvida, teste!

Foi num posto que não é o de costume e ficou em dúvida? Não hesite, peça para fazer o teste. Todos os postos de combustíveis são obrigados a dispor de equipamentos para essa aferição de qualidade. No caso da gasolina, adicione água em um recipiente com medidas padronizadas e com indicação do nível em que a gasolina deve estar.

O derivado de petróleo irá se separar da água, enquanto o etanol anidro se mesclará com esta última. Lembre que a diferença de volume tem de ser de no máximo 27% de etanol. Caso haja problemas no teste, entre em contato com a ANP pelo site ou telefone. Se o posto for de bandeira, ligue para as empresas responsáveis pela rede.

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 25 anos. Há 14 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.