Prepare-se: gasolina com 30% de etanol está no radar do governo

combustiveis etanol gasolina diesel

Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, revelou que o governo federal considera aumentar o percentual de álcool na mistura com gasolina vendida nos postos, de 27% para 30%. ebc

ebcEm Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul, Alckmin disse: “A ideia é passar para 30%. Vamos ter a gasolina mais limpa do mundo, além do carro flex, com etanol e gasolina. Há um estudo”, acrescentou ele pouco depois”.

O aumento do percentual de etanol na gasolina segue uma política do governo federal para os combustíveis, com o mesmo ocorrendo com o óleo diesel, onde o chamado biodiesel recebe 12% de óleos vegetais para ajudar a reduzir as emissões.

A iniciativa é do Conselho Nacional de Política Energética, que aumentará esse limite para 15% até 2026. No caso da gasolina, o impulso para aumentar a quantidade de álcool no derivado de petróleo vem da primeira usina de etanol do Rio Grande do Sul.

etanol 1 1

Esta planta industrial receberá R$ 556 milhões em investimentos e a produção terá como foco o processamento de cereais como milho e trigo, para obtenção de etanol.

Com ênfase no etanol, o governo promete financiar até R$ 20 bilhões para o setor sucroalcooleiro no país, sendo que só no Rio Grande do Sul, outras usinas serão construídas para produção de etanol de outras origens, como as citadas.

Geraldo Alckmin, ao lado do governador do estado, Eduardo Leite, disse que a administração local mapeou outras seis localidades onde pretende que sejam construídas novas usinas de etanol. Atualmente a produção gaúcha de etanol é quase nula, porém, o governo de Porto Alegre pretende chegar a 24% com o investimento nas usinas.

Mas, o que muda para você? Quem tem carro flex verá uma diminuição no rendimento energético com a gasolina E30, enquanto os proprietários de carros a gasolina deverão sofrer mais com esse adicional, especialmente os carros mais antigos.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X