Combustíveis Finanças Governamental/Legal Manutenção Mercado

Gasolina: com 30% de etanol os antigos terão problemas, mas governo quer 40%

posto gasolina bomba - Gasolina: com 30% de etanol os antigos terão problemas, mas governo quer 40%

A gasolina terá um maior percentual de etanol anidro na mistura quando for oferecido nas bombas, ainda sem data para início da distribuição. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, carros mais antigos terão problemas com a nova composição do combustível derivado do petróleo. Isso porque estes carros são movidos originalmente por gasolina e não foram projetados para suportar um percentual alto de álcool.


Testes teriam sido feitos pela Petrobrás em 2014 e um estudo indicava ser viável o uso de 30% de etanol na gasolina. Uma avaliação foi feita em carros e motos sem tecnologia flex. Em termos de funcionamento, os carros a gasolina mais recentes não tiveram problemas e operaram de forma regular. No entanto, os carros mais antigos, dos anos 70, apresentaram falhas durante a operação.

Estes carros com mais de 20 anos, terão problemas de funcionamento com a gasolina E30. Como essa frota ainda é bem grande em ruas e estradas brasileiras, a ideia será uma distribuição combinada de gasolina E27, enquanto um programa de renovação de frota ajudaria a eliminar das ruas esses veículos velhos. Tal proposta estaria atrelada ao Rota 2030, regime automotivo que ainda aguarda aprovação, substituindo o Inovar-Auto, que expirou em 2017.

Veículos antigos, como os dos anos 90, por exemplo, possuem tecnologias há muitos anos desatualizadas, especialmente o sistema de injeção eletrônica, o que não compensa a alteração com a presença do etanol misturado, porém, o estudo da Petrobrás não revelou quais seriam os danos ao motor no longo prazo e nem mesmo se seria necessário a substituição de um ou mais componentes, assim como haverá maior desgaste de componentes em contato com o etanol.


etanol 1 - Gasolina: com 30% de etanol os antigos terão problemas, mas governo quer 40%

40%

Porém, a gasolina E30 não é a meta atual do governo para o combustível. O presidente Michel Temer estaria com um decreto em mãos que prevê esse percentual de 30% misturado ao derivado de petróleo até 2022, mas ainda com a opção da gasolina E27. No entanto, o objetivo final é alcançar uma gasolina E40 até 2030. Ou seja, o combustível atual com mistura de 40% de álcool em sua composição.

Apesar do aumento parecer reduzir o preço do combustível, em realidade ele tornaria a gasolina mais cara, com aumento gradativo na ordem de R$ 0,06 por litro. Para o governo, o custo seria de perder R$ 4 bilhões ao ano em redução na arrecadação de Cide, PIS e Confins, que incidem sobre a gasolina. O temor do governo é que a alta no combustível gere ainda aumento de inflação. Só com a E30, 0 volume anual de cana colhida passaria de 668 milhões de toneladas atualmente para 820 milhões. Isso numa expectativa até 2026.

A produção de cana para o etanol passaria dos atuais 55% para 61% e o volume produzido de 18 bilhões de litros para 31 bilhões de litros todos os anos, reduzindo a produção de açúcar. Mesmo assim, a medida é defendida pelos usineiros que buscam recuperar-se, devido a crise econômica, que colocou boa parte deles em recuperação judicial.

Mas, com a imposição de 40% na mistura, os distribuidores poderão ser punidos com multa por desabastecimento, um dos motivos pelos quais o preço acabará subindo com a venda de certificados de compensação dos produtores. Diante disso, Temer está cauteloso, pois não quer aprovar algo que trará aumento de preços e desoneração fiscal. A análise do impacto ainda está sendo feita pela equipe econômica, mas a Fazenda havia indicado uma redução nos impostos da gasolina para conter a alta de preços.

[Fonte: Folha]

Agradecimentos ao Renato e ao Alexandre.

 

COMPARTILHAR:
  • Vitor Almeida

    “…Fazenda havia indicado uma redução nos impostos da gasolina para conter a alta de preços.”
    ATA.

    • leandro

      ATA 2: vão ter que criar imposto sobre o sol, até 2030 já teremos uma pequena frota de elétricos alimentados por placas fotovoltaicas (nas casas). Vão com muita ganância nos impostos, fazem a população criar artifícios para burlar.

      • Edinaldo_Tapica

        E é justamente por isso que a energia solar ainda não é massivamente disseminada: Não podem tributar diariamente o uso do sol.

        • fredggp .

          Pode acreditar, quando massificar a produção residencial solar vão tributar o que for gerado (contabilizado no contador)……..

          • Mr Tony

            Só vai valer a pena se a produção for totalmente Off-Grid com baterias, senão vai vir imposto ai!

      • Pedrob

        De fato já há proposta de cobrar royalties sobre vento e o autor, deputado Heráclito Fortes, do PSB do Piauí, quer estender a cobrança dos royalties para a energia solar.

      • Enquanto não colocarem um freio na gastança pública, seja por meio de contenção de salários e aposentadorias obscenas que parte do funcionalismo recebe, seja por meio de redução da corrupção para financiar nosso sistema político caquético, não vai mudar o cenário: é o governo em seus 3 níveis tentando aumentar sua arrecadação a todo e qualquer custo e a iniciativa privada chafurdando na falta de competitividade e nos baixos índices de crescimento econômico.

        • JOSE DO EGITO

          Que tal começar cortando pela metade esse BOLSA FAMILIA tem muito vagabundo recebendo esse dinheiro sendo que poderia estar trabalhando

          • Pior é que relativamente ao valor gasto com salários de muita gente que recebe muito e nada dá de retorno ao Erário (esses são bem mais “vagabundos” que os que recebem migalhas no bolsa família), o programa assistencial é o menor dos problemas. Hoje, só com a aposentadoria de cerca de 1 milhão de brasileiros, gasta-se 200 bi por ano do orçamento federal, enquanto o BF custa 29 bi. Está tudo muito errado. Nunca se concentrou tanta renda no país… tanto se falou disso nas últimas décadas, e só fizemos nos aprofundar nessa mazela.

            • Allysson Santos

              O Governo Federal diminuiu para 1/3 o investimento no fundo de segurança pública, destinando apenas 170 milhões para ele. Enquanto isso, aumentou em 8,8% o fundo partidário, acima da inflação, indo a incríveis 819 milhões para sustentar partidos!

              Esse país é sério? :(

              • Raul Pereira

                Então, mas quanto gente eu ouvi aqui dizendo: “votaram na Dilma, agora vão ter que aguentar o Temer até o final” e olha aí no que deu…

          • Verdade né, mas tem que aumentar o salário dos políticos e servidores públicos, por que eles ganham mal. É cada uma viu, como só isso fosse o problema. Se rolar isso vamos ser primeiro mundo hehehe!!!

        • Dario Lemos

          Uma significativa parte do povo brasileiro prefere um Estado assistencialista, não importando a qualidade entregue, poucos se incomodam com a gastança desenfreada, muitos anseiam fazer parte da “turma” (veja a quantidade de candidatos em concursos públicos); em relação à corrupção há a esperança em também fazer parte do “bolo”; se tiver novela, futebol, carnaval e churrasco já “está bom demais”.

          • Concordo plenamente. Muitos reclamam só enquanto estão “de fora” da farra. Difícil de enxergar a luz no fim do túnel.

          • Unknown

            Qual o problema de se candidatar à concursos públicos? Você está desvirtuando tudo em seu comentário… Colocando todos os funcionários públicos ou aspirantes num bolo só! E conforme comentário do colega Ubaldir, o maior problema dos gastos públicos são os salários exorbitantes de uma minoria e a corrupção generalizada e não os programas sociais, que de alguma forma, aliviam as condições deploráveis de uma parcela considerável da população.

            • Dario Lemos

              Há vários problemas que contribuem para um estado inchado como é o brasileiro. O que o Ubaldir Jr comentou é uma parte do problema, o que eu escrevi é uma outra parte. Fique com sua opinião e eu com a minha. Abraços!

              • Unknown

                Dá a entender que é um frustado por tentar por várias vezes, mas nunca ter tido competência em ser aprovado em um concurso público…

                • Elizangela Oliveira

                  Toda generalização é burra. Muitos a usam para descarregar suas frustrações… E o pior: não tem argumento para sustentar suas teses “Fique com sua opinião e eu com a minha.” Qual o embasamento para sua opinião, embora ele seja livre?

                  • Unknown

                    Não sabe argumentar, parte para esta generalização…

                    • Dario Lemos

                      Está difícil hein John Doe!

                • Dario Lemos

                  Sou engenheiro, trabalho por conta própria, não precisei aspirar a um cargo público com o objetivo de ter estabilidade, John Doe!

              • Ulysses Araujo

                Quer dizer que todo professor, policial, médico ou administrador é parte do problema? Pesquise e veja que a quantidade de funcionários públicos no Brasil per capita está abaixo de muitos outros países. O problema da folha de pagamento dos governos está nos altos valores dos cargos de indicação política, para os quais nem há concurso.

          • Elizangela Oliveira

            Segundo seu raciocínio só tem interesseiros prestando concursos, é isso?

            • Unknown

              Foi o que conclui também!

            • Dario Lemos

              Existem interesseiros e existem candidatos sérios, aliás conheço vários que que encaixam nessa descrição assim como conheço muitos que se encaixam na anterior. E parece que se incomodou com a questão faz parte do primeiro grupo. Está na hora de passarem a interpretar melhor os textos.

        • Raul Pereira

          Cara, pior que esses ‘peixes’ são os que menos produzem, ganham o triplo dos concursados e como não entendem do serviço, ainda ficam atrasando o trabalho de quem efetivamente trabalha. E nisso incluo vários juízes, o pai de um amigo é juiz aposentado do trabalho e nunca ganhou auxílio moradia, terno, livros e tal, enquanto outros ganham mais de 70 mil nessa brincadeira.

    • zeh

      …chegaram a dizer o valor que a gasolina sai da refinaria, se não me engano R$ 1,59….e que o vilão era os postos e o Sindicom..que controla o cartel….

      • F30FLORIPA

        O vilão é o governo que tributa demais a gasolina.
        Pode perguntar para donos de postos, gerentes ou até frentistas, o posto lucra cerca de 20 centavos por litro.

        • Léo Faria

          Isso é o que te contam ,ne? No Rio cartel corre solto. É descarado. Alguns postos mais escondidos ( fora dos cartéis) chegam a cobrar 10 centavos a menos por litro.

          • F30FLORIPA

            Cartel existe sim, mas ele não faz o posto aumentar os preços, apenas mantém todos no mesmo patamar para evitar a concorrência.

          • Danilo

            Aqui no interior de SP, dentro da cidade o valor é 2,95 no etanol, na BR que cruza a cidade tem posto vendendo a 2,58. Não entendo a diferença sendo que os postos estão a o que?! 30 km de distância??? Vai entender.

  • foratemer globo

    combustivel ta caro

  • Lucas

    Será que tudo isso é para tentar matar a gasolina e incentivar ainda mais o etanol?
    Estranha essa pesquisa da Petrobras, pensava que motores atuais desenvolvidos para gasolina não se davam vem com nossa, que já é uma b*sta, tanto que para se tornarem flex recebem diversos novos componentes e modificações, muito estranho isso, beira o ridículo, na minha opinião. O consumo será ruim e o preço mais caro. Qual a lógica?

    • DiMais

      quando a Fiat fez o Siena Tetrafuel ela destacava bem que dois dos quatro combustíveis eram a gasolina batizada com o aval do governo e a gasolina pura, se não tivesse diferença não precisariam disso e seria trifuel.

      • Lucas

        Muito bem lembrado.

    • th!nk.t4nk

      A lógica é atender ao lobby dos usineiros. Nada além disso.

      • Lucas

        E como sempre, o povo que se f*o da.

      • alexandre

        Acertou na mosca! É isso e tb o fato dessa m** de PTrobrás ser estatal. Privatiza já!!! e leva os Correios de brinde junto!!

    • Cláudio Modesto

      O teste mostrou que carros novos não pifavam com 30% de álcool, mas não fala da vida útil dos motores…
      Essa mijolina acaba com motores não preparados.

      • Lucas

        Pois é, podem até não dar problema logo de cara, mas a longo prazo…aí é problema na certa, sem dúvidas.

  • Eduardo T. Küll

    Uma canalhice meio que travestida de estupidez, pois promove o protecionismo contra carros importados e, no máximo, como temos visto DESDE SEMPRE, não resulta em preços melhores ao consumidor EM QUALQUER DOS COMBUSTÍVEIS. O ideal é os mantem SEPARADOS, com a gasolina com, NO MÁXIMO, 15% (quinze por cento) de etanol, variação aceitável de 3% para cima ou para baixo, como nos EUA e em vários países europeus, pois com este índice, o desempenho e economia da gasolina permanecem praticamente inalterados e o etanol, em outra frente, como outra forma de escolha. SIMPLES ASSIM.

    • th!nk.t4nk

      A mistura mais vendida no mundo é a E10, com apenas 10% de etanol. Estaria bom demais. Mas não, os canalhas querem ceder mais uma vez ao lobby dos usineiros, pois vem uma grana boa pra campanha junto com essa aprovação.

      • cepereira2006

        Várias malas de dinheiro estão prometidas ou já rolaram por conta desta historinha.

    • Thiago

      No Paraguay, está custando R$ 2,62 o litro da Económica 85 Aditivada, preço desse sábado, inclusive no site paraguaio da própria petrobras está R$ 2,51 (Gs$ 4.250,00).

    • Schack Bauer

      Vc levantou um aspecto muito interessante. Essa jabuticaba aí deve ser invenção dos malas da anfavea, pra dificultar a vida dos importados por aqui. Os custos pra adaptar os carros pra nosso combustível jabuticaba seriam ainda mais elevados. Mais protecionismo tosco. Pura entubação no orifício do consumidor.

    • Rodrigo

      PESSOAL EU QUERIA ENTENDER OQ ESTÁ ACONTECENDO.

      SEGUNDO A FORMULAÇÃO DE PREÇO DIVULGADA PELA PETROBRAS.

      O ETANOL TEM CUSTO ((((SUPERIOR)))) AO DA GASOLINA PARA A PETROBRAS.

      OU SEJA ADICIONAR MAIS ETANOL A GASOLINA A TORNA MAIS CARA E NÃO MAIS BARATA, E ESSA PRATICA INVIABILIZA TAMBÉM LIVRE CONCORRÊNCIA ENTRE OS DOIS COMBUSTÍVEIS, TORNANDO O CARRO FLEX (INÚTIL).

      • Danilo

        Desativa a caixa alta man, da dor de cabeça ler seu comentário!

  • Ricardo Blume

    “Mesmo assim, a medida é defendida pelos usineiros que buscam recuperar-se…” Isso explica tudo. Malditos usineiros, quanto mais choram, mais ganham. Há Estados, como o RS, que álcool é inviável; portanto aumentem a produção, façam com que a oferta diminua o preço na bomba e mais brasileiros possam usufruir do combustível de cana puro dentro de seus tanques. QUANTO MAIOR A PORCENTAGEM, MAIOR O CONSUMO, sem contar uma possível incompatibilidade nos motores mais antigos, como o meu por exemplo. Canalhas!

    • leomix leo

      Aqui na Bahia, o etanol sempre fica em uma diferença de R$ 1,00 para a gasolina, o cartel nunca deixa ele ser vantajoso. Já desisti de trocar de carro por causa dos preços abusivos, já deixei o carro em casa por causa do preço do combustível, agora o desgoverno me incentivou a não ir às urnas, não vou perder meu tempo precioso para votar em vagabundo algum, nenhum quer o bem para o brasileiro, só pensam em seu bolso.

      • Francisco Helio

        Não votar é o melhor caminho para deixar tudo como está. Já ouvi histórias aqui no NE de candidatos que pagam para eleitores ficarem em casa para não votarem no outro candidato.

        • TFSI

          Votar nulo ou votar em branco não influencia, uma vez que não é computado para fins de eleger quaisquer candidatos. Agora deixar de votar sim, porque ajuda os candidatos que já têm mais votos computados. O correto é renovação, é colocar gente nova, de cabeça com novas ideias.

          • Dario Lemos

            Mas o que aconteceria se (vamos supor, ok?) 70% ou mais não comparecessem às urnas? Eu não sei quais são as regras mas, para mim, as eleições não teriam legitimidade.

            • TFSI

              Como os votos brancos e nulos não são computados, o computo geral é feito em cima dos votos válidos. Por isso que é importante que se vote. A sociedade ainda não percebeu a importância que o voto representa. Deixando de votar, você entrega o seu futuro àquele que não sabe votar (vende o voto, troca por bens móveis/imóveis, etc).

              • Dario Lemos

                Mas 70% ou mais de ausentes indicam algo, não é possível que se validasse uma eleição com tão poucos presentes. É baseada nessa hipótese que fiz meu comentário.

                • TFSI

                  Entendo seu ponto de vista, mas a legislação é clara nesse sentido. Veja a CF/88:

                  Art. 76 (…)

                  § 1º A eleição do Presidente da República importará a do Vice-Presidente com ele registrado.

                  § 2º Será considerado eleito Presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.

                  Esses artigos acima são aplicados à eleição de Governador e Prefeito nos municípios com mais de 200 mil eleitores. Veja que a lei é uma norma impositiva, como toda norma primária deve ser. Por isso que eu disse que é importante que se vote, de um jeito ou de outro teremos eleições.

                  Há hipóteses em que o voto será anulado:

                  Código Eleitoral

                  CAPÍTULO VI

                  DAS NULIDADES DA VOTAÇÃO

                  Art. 220. É nula a votação:

                  I – quando feita perante mesa não nomeada pelo juiz eleitoral, ou constituída com ofensa à letra da lei;

                  II – quando efetuada em folhas de votação falsas;

                  III – quando realizada em dia, hora, ou local diferentes do designado ou encerrada antes das 17 horas;

                  IV – quando preterida formalidade essencial do sigilo dos sufrágios.

                  V – quando a seção eleitoral tiver sido localizada com infração do disposto nos §§ 4º e 5º do art. 135.

                  Temos ainda as hipóteses de voto anulável, mas não cabe citar aqui.

                  Art. 224. Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.

                  Então despreze a informação quando você ver alguém pedindo para votar nulo ou branco afim de anular a eleição. O art. 224 é muito claro.

                  • Dario Lemos

                    Puxa, nem precisava colocar toda a regra que se aplica a eleições, mas agradeço a preocupação em esclarecer sobre o assunto. Pessoalmente, considero esse sistema feito desta maneira para que se privilegie essa corja em se perpetuar no poder às custas de um povo ignorante e servil.

      • Louis

        Não votar é pior, pois ajuda os piores bandidos a se reelegerem. Eu quero renovação no congresso, mesmo se roubarem, que não sejam os mesmos canalhas de sempre. Temos que tirar esses bandidos que estão há décadas saqueando o país.

      • Leonardo azevedo

        Pro Brasil mudar precisa votar… mas votar em gente nova não reeleger ninguém da mesma ladroagem de sempre, assim iremos fazer uma distribuição na renda, colocando novos ladrões kkkkkkkk

        • leomix leo

          Tirar de um rato, para dar a outro.

        • Rodrigo

          Por trás de uma “pessoa nova” pode apostar que tem um tantinho de velhos ratos da política tradicional. Seja por cargo nomeado seja pelo famigerado coeficiente eleitoral (é assim que chama?).
          A maneira de renovar a política no Brasil é através da pressão popular e não apenas pelo voto.

    • DiMais

      já tive boa parte do sistema de injeção do meu carro danificada por não ser flex, mesmo não sendo posto de bandeira duvidosa (e não é carro das décadas de 70/90 como a Petrobrás definiu para antigo).
      infelizmente, com a OMC pressionando contra as sobretaxas praticadas nos importados por aqui, vão estudar outra forma de barrar carros melhores para nós, ou pior, agora que o mundo todo se move para abandonar o diesel vamos ter essa opção pra poder receber projetos antigos do resto do mundo.

      • FrankTesl

        São as barreiras ocultas à importação. Vão vender a título de gasolina uma mistureba adulterada, que se usada nos carros importados, aumenta muito o consumo, desgaste e custos de manutenção, de modo que o mercado fica resguardado para ANFAVEA e de combustíveis para a UNICA.

    • zeh

      veja esta matéria……..https://g1.globo.com/economia/noticia/petrobras-passa-a-divulgar-preco-medio-do-litro-da-gasolina-e-diesel-nas-refinarias.ghtml….culpa dos combústíveis caros são os postos……ganham mais que os usineiros…sem o custo de produção….país é controlado por carteis…..

      • leomix leo

        Sempre foi.

    • cepereira2006

      Essa medida vai matar o etanol puro (hidratado) no brasil inteiro. Na verdade deveria ser proibido adicionar etanol na gasolina, máximo 10% por razões técnicas. Quem quer colocar etanol puro no carro não consegue. Nunca vale a pena.

  • afonso200

    ja prevejo colocar GNV nos carros aqui de casa a gasolina….Azera V6 . CR-V 2.0 e Altima 2.5……assim andam no GNV puro kit geração5 e somente a mijolina pra dar a partida até o motor chegar na temperatura de trabalho, e quando pisar forte pois o geração 5 injeta gasolina/etanol quando se pisa forte.

    • CharlesAle

      GNV realmente é bom, mas aqui em SP, pelo menos no ABC, não vingou. E carro usado com o Kit é dificil vender. Até taxistas não usam, ou poucos, usam GNV..

    • Everaldo Junior

      Aqui no rio GNV é muito utilizado, você vai ver desde carro da década de 70-80 usando como carros atuis e com motores turbinados, ontem mesmo eu conversei com um cara que tem um lounge com o 1.6 thp e o carro ta no GNV e ele disse que ficou muito mais econômico e que não interferiu em nada no funcionamento do carro. Com o preço da gasolina aqui no rio, etanol a 3,80, gás comum 4,70, aditivada 5,00 e podium 6 reais, GNV a 2,19-2,29-2,39 fica de graça

      • Linkera

        Sou de São Paulo mas viajo muito a trabalho para o Rio e posso afirmar que todos aqueles que usam o carro com muita frequência (taxis, uber e demais veículos utilizados para trabalho) usam o GNV. No Rio a Gasolina chega a ser R$1,00 mais caro que em São Paulo, isso explica a diferença de cultura de utilização do GNV entre os dois estados.

    • Louis

      Troca o Azera por um Fusion híbrido. O CRV por um Outlander PHEV. O Altima por um Prius. E ano que vem chega o Nissan Leaf.

    • NYC_Man

      Problema é que custa caro no meu ponto de vista.
      Creio que em torno de R$ 6000,00.
      Ai você precisa medir quanto você vai andar para vale a pena.

  • Marcelo Nascimento

    A reportagem não falou da gasolina premium, se continuaria com 25% de alcool. Aí o trecho diz, sobre os veículos mais antigos: “Como essa frota ainda é bem grande em ruas e estradas brasileiras, a
    ideia será uma distribuição combinada de gasolina E27, enquanto um
    programa de renovação de frota ajudaria a eliminar das ruas esses
    veículos velhos.”
    Ok para os veículos velhos, mas e os antigos??? Se fizerem um programa de renovação de frota automaticamente acaba a E27 e a premium também passa pra 30%?

    • Ygor Soares

      O que adianta a Premium? Aqui no RJ alguns postos já estão cobrando absurdos R$ 6.80 o litro!

      • CharlesAle

        Nossa! R$ 6,80 em um litro de gasolina é totalmente fora de propósito, sem condição. Eles não percebem que já está inviável o preço dos combustíveis.

        • Cláudio Modesto

          Não tão nem ai pra mim ou pra vc. Segundo o raciocínio dos políticos temos que andar no excelente transporte público que temos à disposição.

    • NYC_Man

      Duro é saber quem vende a premium de verdade, já que ninguém fiscaliza nada.
      Eu sinceramente não confio.

  • Munn Rá : O de Vida Eterna

    Somente o Lula para nos salvar ……………….. ele novamente presidente essa ” farra ” vai acabar

    Vai proibir que coloquem álcool na gasolina ( vai querer redirecionar todo álcool para si mesmo )

    • Marcio Souza

      Com certeza, pois vai querer a cana-de-açúcar pra fazer 51.

    • Julio Alvarez

      vai criar a E51, direto do posto pro buteco

      • Flavio de Castro

        a questão é simples, teremos menos autonomia, com preço igual?! q isto, brasil não tem mais jeito!

    • Renato Duarte

      Após isso, ele vai lançar no lugar da GASOLINA,, a MIJOLULA,, o novo combustível brasileiro.

    • JOSE DO EGITO

      Por favor nem cita o nome desse LADRAO

    • Ubiratã Muniz Silva

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa

  • Isaac Ferreira Santo

    40%???? Eu não li isso

    • CharlesAle

      Sim. Somos, ou não somos, um país onde só canalhas mandam!!!

      • Dario Lemos

        E, pior, um povo ordeiro que sempre obedece sem reclamar, basta ter carnaval, novelas, futebol, churrasco (serve até de gato) e feriados.

    • th!nk.t4nk

      Agora imagina como vai ficar o consumo. Vai beber igual carro 100% a etanol, mas com preço de gasolina.

    • Chris

      Provavelmente vão deixar a meta aberta, e depois vão dobrar a meta.. rumo aos 80%

  • Filipo

    Mais uma vez o governo agindo contra a população! Normal na Banânia. Enquanto o povo não acordar e continuar a só se preocupar com carnaval, BBB e cerveja, o país continuará do mesmo jeito e o povo (nós) a sofrer.

    • CharlesAle

      Concordo. Mas para ter um aumento de refinarias, com essa Petrobrás, mega ineficiente e toda aparelhada, nos cargos de poder, por gente incompetente e afilhados de politicos, a coisa vai ser difícil. O povo Brasileiro tem de se unir, e discutir o papel desse estatismo absurdo e ineficiente. Se quiser, no futuro, ser um pais mais desenvolvido, mais próspero..

      • Dario Lemos

        É complicado esperar um futuro melhor para um povo que insiste em ter um Estado assistencialista.

    • FrankTesl

      Já fizeram (e desistiram no meio do caminho) a Abreu e Lima e a Comperj, e só serviram para desviar e lavar dinheiro.

  • Diego G. de Lima

    Primeiro que 40% já deve ser. Segundo, e lá vai o estado “ajudar” usineiro.

    • leomix leo

      Acredito que aqui na bahia já seja 50%, pois a diferença em rodar no etanol e na alcoolina é muito pequena.

  • Marcio Souza

    Gasolina pura é mais barata em qualquer lugar da América do Sul e agora vem querer cobrar a gasolina mais cara do hemisfério com mais etanol? Elétricos pra ontem!!

  • TiagoNA

    Certa vez tive uma oportunidade inusitada de conversar com um engenheiro que trabalha na área de P&D da petrobras, estavamos em uma fila no detran. Por sinal, foi mais ou menos em 2014. Ele me disse: Fizemos todo o estudo por diversas vezes e verificamos que o máximo que pode-se misturar é 17% (algo em torno disso), mas a Dilma quer de todo jeito mudar pra 25%, e aí conseguiram fazer com que mudassem apenas pra 22.5%, após, novamente insistiram para mudar e foi para 27%. Enfim, pelo que ele falou: não dá!

    Meu carro é somente gasolina e não é antigo, comofaz? Mesmo abastecendo com uma gasolina mais “especial” não acredito que seja a solução (nao dá pra saber se é especial tbm…).

    E vem cá, jogadas dos governos sempre nos fodem, de todas as decisões que vejo os politicos tomando, esta foi uma das mais forçadas.

    • Rodrigo

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • TiagoNA

        Cara, é engraçado mesmo, mas sério: QUARENTA já não é mistura.. Poxa! Daqui a pouco vai pra 51%, aí como vão falar? Pq aí é mistura de gasolina no etanol.

  • Vinicius Batista

    Malditos filhos da put*!

  • Emygdio Carlos

    Seria bom para dona VW pensar muito bem antes de trazer o novo Jetta com motor movido apenas a gasolina. Se hoje já está difícil abastecer esse modelo com a nossa super misturada gasolina, imagino como será com esse aumento no percentual de etanol.

  • pedro
  • Fanjos

    Rabo de galo no tanque dos outros é refresco!

  • E no caso de carros importados, onde a maioria é somente a gasolina. Vai diminuir em muito a vida útil.

    • Schack Bauer

      Fede a lobby da anfavea

    • NYC_Man

      pensei o mesmo.
      Essa cadeia vai deixar de existir, exceto aqueles que já adaptaram para o flex.

  • Jefferson Ferreira

    É um absurdo como certo setores tem representatividade no legislativo e executivo nacional. Os usineiros mandam e desmandam, quanto será que foi o valor para adotar uma medida absurda como esta ? Com certeza o Rocha Lourdes não conseguiria sair correndo levando em apenas uma mala!

    • Francisco Helio

      Nesse caso precisamos votar em políticos comprometidos com os interesses dos consumidores e que não se vendam para lobistas!

      • Fabio Costa

        E eles existem?

        • Gil de Piento

          Sim, mas ninguém os leva a sério nem vota neles.

  • Lauro Agrizzi

    Isso só pode ser fake news para fuder o Temer.A questão que ninguem compreende é que ele que mesmo soltou a notícia. Vai ser burrro assim la na China.

    • Cesar

      Isso ele já provou que é há muito tempo.

  • Fabão Rocky

    Mesmo c/ “apenas” 25% de etanol nossa gasolina já é adulterada, imagina c/ 40%? Aí vem a pergunta q não quer calar: E quem tem carro importado que não é flex? Como é que fica?

  • Danilo

    que porcaria isso.
    gasolina eh gasolina
    alcool eh alcool

    gasolina nao deveria ter mais do que 20% de alcool e olhe lá. Preço ai so sobre. Tive em dezembro visitando minha familia e gastei 150 reais pra completar o tanque do carro do meu pai com etanol. Fiquei assustado. A ultima vez que havia abastecido em agosto de 2016, tinha gasto 105 reais.

    Piada esse país. Aqui encho o tanque com 70 euros e gasolina top.

    • Fernando

      Infelizmente a única saída para o Brasil é o Aeroporto!

  • Fabão Rocky

    Mesmo c/ “apenas” 25% de etanol nossa gasolina já é adulterada, imagina c/ 40%? Aí vem a pergunta q não quer calar: E quem tem carro importado que não é flex? Como é que fica?

    • afonso200

      imagina os esportivos como BMW M ….porsche, motores V10, V12 das mercedes e bmw de luxo dos anos 2000

    • Chris

      Talvez tenha que apelar para a Podium que provavelmente ficará um pouco abaixo dos 30%

  • jfontes

    Quem tem importado que se dane. Uma beleza.

  • Henry

    Rumo aos 60%

  • alemigav

    Car*lho, esse país é feito de loucos.

    • Gu92

      E ainda falam da Rússia

  • Fernando

    “não vamos estipular uma meta, mas quando chegarmos na meta vamos mante-la”…. t”em que manter isso ai viu”…. só pérolas desse país. cada dia um 7×1 diferente.

  • Baetatrip

    Pois e povo!
    Querem evitar a chegada dos carros elétricos aqui no BR
    E mete álcool na gasolina e se danam a gente que temos carros importados/ monocombustivel!
    Temer: VETA esse decreto URGENTE, pois vamos sofrer grandes consequências!
    A gente so ve desgraças por aqui… Faz pelo menos 1 coisa boa por nos!
    Acho absurdo que estão fazendo conosco!

  • Tibúrcio

    Que conversa de louco… estraga a gasolina colocando 40% de álcool e ainda assim o preço aumenta e a arrecadação cai?!
    Burrice extrema!
    Volte pra gasolina pura que é mais vantagem pra todo mundo! O consumo vai melhorar bastante e quem quiser abastecer com álcool ainda o fará!
    O país não é só dos usineiros!

    • Alexandre Maciel

      Os impostos sobre a gasolina são maiores. Essa, a explicação. Se você tem menos gasolina na composição, arrecada-se menos.

      • Mario Souza

        Qual a forma de mudar isso? Aumenta os impostos sobre o álcool. Resolvido o problema. 👏

        • Alexandre Maciel

          Aí o usineiro transforma cana em açúcar, assume o prejuízo da queda do preço do açúcar no mercado internacional e causa desabastecimento de etanol/álcool anidro no mercado interno. Para completar, para de colaborar com campanhas eleitorais. E aí?

          A política de combustíveis desta republiqueta não é pensada de forma a reduzir emissões e provocar pouco impacto financeiro sobre a população. Tudo aqui é arquitetado para encher os bolsos de uma pequena parcela de “empresários” (leia-se, bandidos).

          • Mario Souza

            Quando o usineiro manda para exportação o preço está alto, não tem preju

            • Alexandre Maciel

              Isso não acontece quando a cotação do açúcar está baixa, o que ocorre com alguma frequência. Por sinal, no exato momento a cotação não está alta. Isso pode ser verificado no histórico de cotação de qualquer site especializado nesse tipo de informação. No mais, você acha mesmo que a pressão dos usineiros para que se adicione mais álcool na gasolina não tem esse ponto como pano de fundo?

              • Mario Souza

                Daí entra sempre aquele 5% de canja nos 27,5% de alcool para cobrir a sobrinha.

                • Alexandre Maciel

                  Aí é prática de quem é responsável pela venda direta ao consumidor. É tema para outra notícia.

    • RIP Brazil

      Pesquise por “Curva de Laffer”, Tibúrcio.

  • Eduardo Sad

    Daqui a pouco veremos alguma investigação como a Lava Jato apurando repasse dos usineiros ao Governo em troca desses benesses econômicos … Anota aí

    • Mario Souza

      Já dão esse mole para os usineiros desde a década de 70, você não acha que isso é de agora não é?

      • Eduardo Sad

        Óbvio que não… Mas até o presente momento não houve nenhuma investigação nesse sentido, houve?

        • Mario Souza

          Investigação neste país é com outros interesses e na maioria das vezes com documentação falsa é notícia plantada em mídias!

        • Gil de Piento

          Só lembrando que um monte de denunciados na Lava Jato, como um certo ministro tucano que recebeu mais de 20 milhões de reais, nunca será investigado porque os crimes “prescreveram” ou “falta provas”.

  • Ricardo

    Só pode ser piada esta notícia!

  • Tochio

    Aproveita e já muda o nome pra Alcoolina, só por Deus este pais !!

  • Gu92

    Se seguir nesse embalo logo logo vai ter apenas álcool para vender nos postos e quem tiver carro a gasolina vai ter que pagar o pato como sempre, este é o Brasil!!

  • DiMais

    preocupados em renovar a frota, claro que quem tem um Del Rey, Chevette, Corcel, Fusca e afins (não me refiro aos que tem esses carros por paixão, mas por necessidade) vão poder trocar por um ‘popular’ que hoje começam em valores no mínimo 10x mais caros que estes no novo ‘Rota2030’.

    • Gil de Piento

      Se nem quem tem carro de 20 mil reais com menos de dez anos de uso está podendo comprar um popular zero, imagine quem tem carro de 5 mil reais.

  • Arthur Meirelles

    O que deveríamos ter era as Usinas vendendo Etanol direto para os postos. Atravessadores e distribuidoras ganham infinitamente mais que os produtores que empregam milhões de pessoas nos campos, sem produzir absolutamente nada. Dentro de um universo de 400 Usinas no país, todo Etanol produzido passa quase em totalidade na mão de 4 distribuidoras. O verdadeiro cartel está aí, poderíamos ter combustível bem mais barato se acabássemos com esse monopólio.

  • rafa.prebianca

    “… mete 99% já, exploda tudo de uma vez, poxa vida!”

  • ev gim

    Dinheiro para os usineiros poderem financiar campanhas, já que o cerco está fechando….

  • afonso200

    ja vejo as kombis carburadas (antes de 1999) de quem trabalha diariamente com elas, dando tiro na rua. se matando pra ligar ela.

  • Alessandro Araujo

    Sério, mesmo?! Será que eles ainda terão coragem de chamar essa “gororoba” de gasolina?!? Essa é a adulteração OFICIAL de combustível! Combustível BATIZADO e legalizado!!!

  • Tosca16

    Gasolina tem que ser gasolina, então quanto menos etanol melhor; mas se quiserem uma mistura alternativa, chamem-a de outra coisa menos de gasolina! Se fosse mais barato essa mistureba, eu até usaria numa boa; tipo 50%-50%, o veículo sendo flex tudo bem.

    • zekinha71

      Melhor chamar de rabo de galo, pelo menos todo mundo sabe que é uma mistureba.

  • Felipe Faria

    Daqui uns dias vamos ter gasolina no alcool

  • Davi Millan

    Os usineiro choram e ganham, já nos choramos e também ganhamos, mas vocês sabem bem o quê e onde ganhamos…

    • Gil de Piento

      Qualquer grande empresa chora e ganha, na verdade não chora, manda, aqui e em qualquer país do mundo. Mas se a gente faz greve geral contra essas empresas, tentam nos convencer de que somos vagabundos e baderneiros – tanto aqui quanto em países do Norte.

  • Zé Mundico

    Sem falar que essa medida também irá prejudicar os proprietários de carros importados, mesmo que tenham sido adquiridos recentemente.
    Quer dizer, até quem comprou carro a gasolina de 2010 prá cá vai tomar no carburador.
    Por exemplo, todos importados da KIA, Peugeot, Honda, Mitsubishi, Hyundai, etc e tal…

    • Gil de Piento

      Alguns importados da Kia, Hyundai e Honda já eram flex há algum tempo, como o Soul, Sportage, Cerato, Elantra, CRV.

      • Zé Mundico

        Acho que não. A maioria é monocombustível. Tem até carro fabricado aqui ainda a gasolina, caso do ASX (flex só em 2016) e o Jimy da Suzuki que ainda é gasolina.

  • Oberon de Megrez

    40% é demais para meu Nissan aguentar… acho que até o GNV deve fazer menos mal do que a Alcollina

  • Francisco Helio

    Lobby dos usineiros ou legítima preocupação com o “meio ambiente”?

  • Diego

    Deus me livre, estou pagando R$ 2,63 no Paraguai num posto Petrobrás. Por aqui temos 24% de etanol na composição, ou seja, pagamos menos por mais, fora as outras despesas como custo da energia elétrica 40% menor que o Brasil, aceitar 30% de etanol não é possível, Lobby de usineiros.

    • Louis

      Rapaz, como está sua experiência aí no Paraguay? Tem muita violência (assaltos, arrombamentos) por aí ?
      Aqui, mesmo nas cidades do interior, as casas estão todas colocando cercas elétricas, câmeras, grades… Está difícil com esta cultura esquerdista de proteger bandidos por aqui.

      • Diego

        Minha experiência está sendo bastante positiva,principalmente no campo financeiro, a quantidade de empresas brasileiras vindo pra cá é algo intenso.
        Por aqui ainda não me deparei com nenhuma situação de violência, um ponto que eu destaco neste pouco tempo morando no país é a educação do Paraguaio, muito gentil e ordeiro.

  • Josemar Alves

    Agora é que estou entendendo como o nosso governo quer atingir a meta de diminuição de poluentes na atmosfera: primeiro faz o consumidor pagar o valor de 100% de gasolina, entrega só 60%, depois quebra financeiramente o dono do automóvel, que por sua vez vende o carro para pagar as dívidas e só assim irá sobrar um tocado para comprar uma bicicleta. Pronto, resolvido o problema e só assim termos a população mais saudável e ciclista do mundo…

  • F30FLORIPA

    Os próprios postos não veem vantagem em vender o etanol.
    Neste final de semana descobri que NENHUM posto de gasolina as margens da BR-101 no trecho de Balneário Camboriú até Florianópolis vende etanol.

    • FrankTesl

      Quando passei um feriado na região com carro alugado, só usei gasolina. Era impossível achar etanol, e quando tinha, era quase o mesmo preço da gasolina.

  • REDDINGTON

    A comercialização do carro flex aqui não foi a toa….Quem tem carro só a gasolina como o Civic Touring está lascado.

  • Alexandre Monteiro

    Diesel, diesel, diesel, fujam para carros a diesel, se Deus quiser ano que vem troco o carro da minha esposa ou por um Compass ou um Renegade a diesel e dessa forma aqui em casa só teremos carros a diesel.

    • Samluzbh

      Daqui uns tempos vão querer por óleo de soja no diesel.

      • Gil de Piento

        O óleo de soja é a base da formulação do biodiesel, que já é acrescentado obrigatoriamente ao diesel vendido no país, e que chegará a 10% da composição no ano que vem.

  • zekinha71

    Carros velhos vão sofrer, não existe carro velho aqui, quando chegam aos 50K Kms misteriosamente eles somem.
    Fora que quando passa de 2 anos tem que trocado, pois vai dar manutenção, então é melhor pegar o carro que comprou por 100k, vender por 70k e comprar um novo por 120k, vai ter que colocar mais 50k, mas vai economizar 500 moedas na manutenção.

  • Tom Costa

    E as motos a gasolina?
    Só vai me restar enfiar minha Kawasaki via orifício circular corrugado do presidente a moto inteira, sem uma gota de óleo lubrificante e bastante álcool.

  • Léo Dalzochio

    Digo que Bolsonaro ainda é pouco pra tentar colocar a Banânia nos trilhos, e na vala os bandidos que se revezam no poder há 3 décadas. Ressucitar Pinochet, talvez?

    • Louis

      Sei que Bolsonaro não será um “salvador da pátria”, aliás qualquer um que tente arrumar este país herdará um bomba nas mãos. Mas é um dos poucos que parece ser sincero e querer mudar de verdade este país. Chega de esquerda, assistencialismo, coitadismo, etc.
      E para ajudá-lo, temos que votar em deputados e senadores que estejam alinhados com suas ideias.

      • zekinha71

        só olhar o que ele fez pelo estado dele, ou será que o plano de governo dele é deixar a bandidagem tomar conta e depois repassar pro milicos consertarem a merd@.

        • Louis

          Ele era um dos poucos que sempre falaram a verdade sobre Lula, Dilma, mesmo no auge do PT.
          Falar mal da Dilma hoje é fácil. Há 5 anos atrás, ele era o único que peitava a esquerda medíocre.
          Se ele não conseguiu ter projetos aprovados, é porque os demais deputados não estavam do lado dele.
          Ele é o que tem a linha de pensamento mais de acordo com a minha. E quero alguém de DIREITA. Meu voto é dele.

    • Gil de Piento

      Um cara que em 30 anos como político não fez nada, além de passar a maior parte desses 30 anos no partido com maior porcentagem de denunciados no Mensalão e Petrolão? Sério que vocês acreditam que ele fará alguma coisa?

      • zekinha71

        É só olhar o que ele fez pelo estado dele, ou será que o plano de governo dele é deixar a bandidagem tomar conta e depois repassar pro milicos consertarem a merd@.

        • Morgan Klaus

          Eu não sabia que deputado federal era responsável pela segurança pública de um estado.
          Mas mesmo assim está aí a lista de projetos dele:
          http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_lista.asp?Autor=5310721&Limite=N
          São 638 itens (entre projetos e emendas), e a maioria delas para a área de segurança pública.

        • Louis

          Quem quebrou o estado dele foi justamente quem ele opõe.
          Só ver quem o povo do RJ colocou pra governar nas últimas décadas. Benedita da Silva, Antony Garotinho, Rosinha Garotinho, Sergio Cabral… Só lixo do lixo.

      • Louis

        Com a grande maioria de esquerdistas no congresso, como você queria que aprovassem algum projeto dele?
        O povo coloca esse monte de estrume de esquerda lá, e depois a culpa é do Bolsonaro que não consegue apoio?
        Repito, não acho que ele seja santo, mas dentre as opções que temos, é o único que tem o discurso mais alinhado com minhas ideias. E é o mais sincero entre os candidatos, fala na cara, doa a quem doer.

        • Gil de Piento

          Monte de esquerdista? Em 30 anos de Congresso? Você realmente acredita nisso? O impeachment da Dilma foi aprovado pelos congressistas em maioria, a reforma trabalhista também. Inventam toda desculpa para defender o pior de todos os candidatos, que se baseia na manipulação do povo.

  • Bikudin

    Desgraça desse governo, ja esta indo longe demais.

  • REDDINGTON

    E quem lembra quando o governo do pt anunciou em março de 2015 que a partir de 1 de julho TODA gasolina do país seria aditivada??? Ai todo mundo bateu palma. Quando chegou na data, com a bomba da Petrobrás pra estourar mudaram a data pra 1 de julho de 2017…e o resto vcs podem acompanhar hoje nos noticiários…todo dia um 7 x 1 diferente viu. O povo paga caro por suas escolhas.

  • CanalhaRS

    De MIJOLINA passaremos para ALCOOLINA…quero ver até quando o brasileiro vai aceitar ser feito de trouxa por esses governos…

  • Rodrigo

    A Petrobrás é nossa, a-ha, u-hu (gritinhos histéricos).

  • Alexandre

    Cara, isso é venda casada. Isso viola direitos individuais. Isso é obrigar a pessoa a levar o que ela não quer. Isso devia chegar ao STF, uma ação que obrigue a Administração pública a não interferir no comércio… Precisaria fundamentar melhor, mas algum promotor, pelo amor de Deus, entre com uma ação. Se vamos no posto comprar gasolina ela tem que ser 100% gasolina. Se eu quero abastecer metade etanol a escolha é minha!!

    • TFSI

      Não precisa de Promotor e nem de Defensor, você mesmo pode entrar com uma ação popular. Como é uma SEM, sua ação pode tramitar na justiça estadual, mas acredito fortemente que a União intervirá como opoente, assim, a competência será da justiça federal, mas ajuíze-a na justiça estadual mesmo. O que pega é a fundamentação!

  • leitor

    Enquanto isso os donos das plantações de cana, mesmo com todo prejuízo vivem bem e passeiam em Paris, Londres e Nova Iorque todos os anos, se não forem mais de uma vez. Outros passeiam pelo Brasil mesmo, já moram fora há um bom tempo.

    • Gil de Piento

      Um monte de comentaristas daqui diria que você está sendo preconceituoso com os empresários.

    • zekinha71

      O que tem de empresário falido, que não pagou os funcionários, mas que continua com seus carrões, iates, jatinhos, haras, mansões, jogando polo.

  • Ubiratan De Arruda Câmara

    ESTÃO QUERENDO ROUBAR AINDA MAIS, ESTAMOS PERDIDOS COM TANTOS LADRÕES NO PODER.

  • Michel Soares Pintor

    Na prática já devemos estar usando o E60 faz tempo pois o combustivel está rendendo cada vez menos!

    • REDDINGTON

      FATO!

  • Schack Bauer

    E quem é antigomobilista? Onde vai achar gasolina de verdade, e não essa sopa que eles estão querendo nos empurrar?

  • FrankTesl

    vai ser um bom incentivo para conversões para carros elétricos, isso se não acabarem engavetando as medidas como a redução do IPI dos carros elétricos, além de criarem barreiras tributárias e alfandegárias para importação das peças.
    Há fábricas nacionais como a WEG motores elétricos de Santa Catarina que faz vários anos que exibem seus kits de motor elétrico + controlador em feiras, ambos prontos para serem produzidos mas dizem que não põe em linha de montagem porque não há demanda.
    A questão seria bateriais, mas aí seria o caso de liberar importação ou adotar novas tecnologias como células à base de sódio, que já estão em estágio avançado…

    Um kit de conversão para carro elétrico (baterias, motor, controlador, peças) + kit fotovoltaico grid tie seria a melhor resposta para esse governo que só mete impostos nos combustíveis e ao mesmo tempo nada faz contra adulteradores (que roubam no volume e na composição dos combustíveis).

  • Leonardo Teixeira

    meu pejozinho com o motor ew10 já sofre com 27%, imagina com 30 e 40% :/

  • Ubiratã Muniz Silva

    não só antigos. TODAS as motos acima de 400cm³ vendidas no Brasil são monofuel (assim como uma parcela bem grande das menores que já está rodando, a adoção da tecnologia flex nas pequenas da Honda e Yamaha é algo BEM recente).

  • Cláudio Modesto

    O Lobby dos usineiros é algo que já chegou no paradoxo irracional. O governo abre mão de receita, aumenta a gasolina e a inflação, destrói TODOs os carros movidos somente a gasolina e os usineiros ainda vão à falência.
    Alguém letrado explica aí.

    • Diego G. de Lima

      E é uma indústria que menos utiliza mão de obra humana, é muito mecanizado. Se o governo abrisse as pernas pros usineiros manter empregos eu entenderia, mas deve ter muito interesse obscuro nisso.

  • Cláudio Modesto

    Pelo que li aqui https://motor1.uol.com.br/news/235997/etanol-gasolina-40/ é tudo papo.
    Eu acredito no governo do Brasil, ele nunca mente.

  • Eduardo Edu

    Nem o omegão australiano dele roda com 30%.

  • Edson Fernandes

    Cara… ao invés de reduzir o imposto sobre o combustivel, a empresa quer adicionar outro tipo de combustivel para diminuir as perdas? Eles estão loucos?

    Acho que o futuro dos donos de automoveis será andar em carro 1.0 litro. Porque não é aceitavel essa alteraçõa dessa forma. Isso ferra o consumo dos carros e pagaremos ainda mais caro no combustivel!

  • Marcelo Dos Santos

    Estou em dúvida, e os carros importados que usam apenas gasolina, eles terão problemas com essa gasolina com 40% de etanol anidro, ou a injeção eletrônica consegue dar conta do recado.?

  • yurieu

    Os políticos só sabem prejudicar a vida dos brasileiros, sem condição. Isso deveria ser penalizado com pena de morte.

  • Lenilton Morato

    A real é que os usineiros estão falindo… E aí empurram essa trolha que vai encarecer a gasolina sob pretexto ambiental…

  • ObservadorCWB
  • Samuel Justus

    Leiam os comentários mais abaixo, tem caras falando de um tal político e achando que ele é o salvador da pátria! Não dá pra acreditar!

  • Lorenzo Frigerio

    É inacreditável como o governo pode comer na mão dos usineiros a esse ponto. Porque ninguém além destes ganha com a monocultura da cana no País. Por que essa turma não vai plantar milho, alface, cenoura, comida? Alguma hora ainda vão abrir a caixa-preta do álcool e vai ser um escândalo, como o das empreiteiras.

  • Gutemberg Ferreira

    Vamos bater panela pra ver se ele muda de ideia…

  • George Gurgel

    devia era tirar totalmente o etanol da gasolina, quem tem carro flex que descida se quer E20, E30, E100….

  • Abdallah

    Quando penso que algo vai melhorar………

  • Raul Pereira

    Para aqueles que acreditam pia e cegamente que só o PT tinha fundado com o país: onde está seu deus agora?
    Lembrando que o PMDB tem afundado desde sempre… e tanto quanto

  • IPZ.4

    Onde é que a gente assina pra mandar tomar no ..?

    • Diego Sampaio Vieira

      Quando achar, me avisa que eu assino tbm !!

  • Leonardo M. G.

    E se o valor do açúcar como commodity aumentar absurdamente como
    aconteceu uns anos atrás, os usineiros vão deixar todo mundo
    pendurado pelo pincel depois que subirmos na escada…

  • Toshi Noce

    1. Deixa ver se entendi: somos autosuficientes em petróleo (talvez o mais caro do mundo!), mas temos que aumentar o percentual de etanol na gasolina…
    2. A petrobrás também avaliou a corrosão nos sistemas de alimentação dos veiculos mais velhos? Mais Etanol, mais corrosão…
    3. Já que a frota “nova” (depois de ~2005) é toda flex, ou seja, dá para abastecer em qq proporoção de E27 até E100, porque obrigar o uso da E30 ou E40 oferecendo somente esta opção no mercado?
    4. Porque as E0-E5-E10-E12-E15-E18-E20-E22-E25 não podem estar disponíveis também?
    5. se querem incentivar o uso do etanol, porque não o fazem utilizando a manobra mais fácil, a “da caneta”, cortando o custo deste combustível para o consumidor ao invés de mexer em uma coisa que eles não sabem, que é engenharia e que é muito mais complexa?

    “Esse amadorismo dos que deviam ser profissionais é o que mais me desanima neste país!”

  • Paulino Lino

    E REDUZIR o salário dos parlamentares? …… país de m**da!!

  • Alexandre

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Brasillllllllllllllllllllllllll sendo Brasillllllllllllllllllllllllllllll

  • Anderson Moraes

    Reduçao nos impostos???? HAHAHAHAHA
    Deixe aqui tambem sua risada para essa piada muito boa:

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email