Gasolina DT Clean é boa?

As distribuidoras de combustíveis sempre buscam melhorar seus produtos diante da concorrência, que é sempre acirrada.

A gasolina, por sua vez, já é produzida na refinaria com octanagem específica, mas ao chegar aos distribuidores, ela recebe aditivos para melhorar seu desempenho.

Essa é a única forma que empresas do setor podem fazer a diferença ou não diante do consumidor.

Uma delas é a chamada gasolina DT Clean.

O que é a gasolina DT Clean?

gasolina dt clean

Desenvolvida pela distribuidora de combustíveis brasileira Ipiranga, com sede no Rio Grande do Sul, a gasolina DT Clean é dita pela empresa como sendo um produto que promete limpar o motor, reduzir o atrito das partes móveis em contato com o combustível e prolongar a vida útil do conjunto.

Ela tem coloração verde por causa da adição de corante para diferenciá-la das demais.

De acordo com as vantagens apresentadas acima, o combustível desenvolvido pela Ipiranga – na verdade um aditivo com ação detergente – melhoraria o desempenho do motor ao proporcionar melhor queima do combustível durante a combustão e isso permite não só mais desempenho, mas também menor emissão de poluentes em níveis mais elevados de eficiência energética.

Com isso, a gasolina DT Clean reduziria também os depósitos na câmara de combustão com a ação detergente, o que de fato, se realmente ocorrer como descrito, prolonga a vida útil do motor. Isso ocorre ao retardar a formação de depósitos de material não queimado, que geralmente acabam se acumulando ao longo do tempo de uso do propulsor.

Como uma coisa leva à outra, se a combustão for bem feita e o detergente eliminou ou reduziu a formação de depósitos, especialmente nas válvulas, automaticamente o rendimento energético aumenta e assim o motor tem resposta melhor.

Ao mesmo tempo, ele consome menos combustível, tal como também expele menos particulados e CO2 na atmosfera.

Gasolina DT Clean é boa?

dirigindo 2

A resposta: é necessário que cada pessoa a teste em seu veículo para ver os resultados, que podem variar muito de carro para carro, entre modelos antigos, populares, esportivos e assim por diante.

Mas como assim? Acreditamos que a gasolina tenha mesmo os diferenciais divulgados pela Ipiranga, mas se as alegadas vantagens serão interessantes para cada pessoa ou não, é necessário um teste inicial para verificação.

Com isso, o leitor experimentará o combustível para ver se nota ou não alguma diferença. Se você tem uma rotina diária sem muita modificação no trajeto, então o melhor a fazer é abastecer o carro com a gasolina DT Clean (um tanque cheio) e ver se ela realmente faz efeito.

Para isso, o melhor é deixar o carro entrar na reserva. O ideal seria mesmo ter o tanque totalmente vazio, mas como isso não é possível para a grande maioria, então utilize a reserva como parâmetro para um segundo abastecimento.

Complete o tanque até o travamento da bomba. É essencial que você abasteça no mesmo posto da rede Ipiranga e até mesmo na mesma bomba, se possível.

Anote a quilometragem ou zere o hodômetro no momento em que encher o tanque. Anote também a quantidade de litros. Se antes de você fazer isso, abasteceu numa rede diferente e fez as contas, melhor, pois terá um parâmetro para comparação. Se não fez, então faça antes ou depois de testar a DT Clean.

Rode da mesma forma de sempre e de preferência cumpra religiosamente a rotina diária, sem alterar demais o trajeto. Seja um “motorista de ônibus” por um período de tempo até o próximo abastecimento.

O ideal é que se rode muito mesmo, se isso lhe ocorrer diariamente. Assim, fica mais rápido chegar à reserva sem ter que passar os dias do fim de semana, onde eventualmente não há muita rotina.

Então, abastecer na segunda-feira para ver se até sexta-feira o ponteiro chega na reserva é uma boa. Quando chegar na reserva, procure o mesmo posto da Ipiranga.

O que andam dizendo por aí?

Tirando a campanha publicitária da Ipiranga, a internet tem até vídeo de dono de posto de combustível e de algumas pessoas que testaram o combustível.

Durante tais testes, como o exemplificado acima, os relatos falam que a média de consumo melhorou, alguns dizendo que tiveram melhoras significativas.

Então, na dúvida teste e depois comente abaixo.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X