Governamental/Legal Mercado Preços

Gasolina é mais barata nos EUA, mas diesel é mais barato aqui no Brasil!

gasolina-e-mais-barata-nos-eua-mas-diesel-e-mais-barato-aqui-no-brasil Gasolina é mais barata nos EUA, mas diesel é mais barato aqui no Brasil!







Enquanto os americanos festejam a gasolina mais barata, depois da imensa alta do petróleo, o diesel por lá agora virou o vilão dos combustíveis.

Para se ter uma idéia, a gasolina está 60% mais barata nas refinárias americanas do que aqui no Brasil. Até ai, sabemos que lá a gasolina sempre foi mais barata do que aqui.

Mas, o preço de nosso diesel cobrado pelas refinárias daqui está 44% mais barato que o americano! É isso mesmo, não é milagre não!

O porquê disto? Simples. Nos EUA os preços são cotados pelo mercado interno, que não está agregado à uma empresa específica.

Já aqui no Brasil, todas as refinárias pertencem à Petrobras, que dessa forma estipula um preço final. Assim, quando o petróleo estava em alta, a Petrobras manteve os preços que ficaram até 20% mais caros que os americanos.

Agora, a cotação do barril deverá ficar baixa por algum tempo, para que haja alguma redução nos preços da gasolina e do diesel aqui no país.

Os preços da gasolina vêm se mantendo estáveis desde 2005, mas o diesel teve alta de 13,2% nos últimos meses. O álcool também mantêm uma certa estabilidade no preço, graças à crescente produção do biocombustível.

Fonte: Folha Online.



  • Luis.J.R.

    Se fosse permitido carro a diesel no brasil, tenho certeza que esse combustivel estaria com mesmo preço da gasolina!Ou até mais caro.Porque o preço da nossa gasolina não abaixa, tá louco. :angre:

  • tiago brito

    Tambem aqui diesel e so em carro grande e caminhão :hauhau: :hauhau: :hauhau:

  • lndnfsu2

    queria ver se tivessemos carros movidos a diesel se esse preco continuaria assim…

  • marceloups

    pra vcs verem como esse povo ganha dineheiro em cima do consumidor brasileiro, vender um dieesel muuuito ruim e q tem alcool em sua composiçao e ainda ganham muita grana em cima.

  • Mauricio

    Preferia ter gasolina barata a diesel barato.
    A diferença é que nos EUA o transporte das mercadorias não fica restrito a somente rodoviário…

  • Diguinho

    Claro :angre: no brasil só caminhonete a diesel e nem todo mundo pode comprar :down: nos EUA tbm tem carro pequeno né :teeth2:

  • JoaoCEC

    [Comentario #138232 sera citado aqui]

    O diesel daqui tem álcool :?: Acho q so a gasolina.
    O q o diesel daqui tem eh muito enxofre, isso sim! :clown: :teeth2: :asner: :censor:

  • Bruno Marques

    Mas o díesel que é produzido lá é muito mais caro de ser produzido que esse piche que vendem como diesel no Brasil. O Diesel lá tem por tem 15 partículas por milhão de enxofre enquanto o piche que a petrobras vende aqui tem 1500 ppm de enxofre. Em janeiro iria entrar a lei que obrigava as distribuidoras a terem diesel com 50 ppm, mas a petrobras “esqueceu” disso e não oferece isso.
    O diesel lá é mais caro mas pelo menos polui 100 vezes menos que o diesel que atualmente é vendido no Brasil, ou seja, grande porcaria o daqui ser mais barato, era o mínimo que deveria ser considerando a incapacidade da estatal brasileira de produzir diesel de qualidade.

  • DarK_FlooD

    “imensa alta do petróleo”

    ?? :shii:

  • Redfoot

    Mesmo assim o diesel daqui tá mto caro, pergunte para que trabalha com Van de turismo, o valor dele subiu d+ e o kilômetro rodado naum, tem empresa abrindo o bico.

  • wotan

    Quando paro meu popular no posto, e coloco no maximo $30 de gasolina e logo para do lado aquela super SUV importada movida a diesel, e o dono fala “comoleta” eu fico FU…DO, por que eu estou ajudando aquele cara da SUV a pagar mais barato o diesel, por conta do SUBSIDIO, que o governo da a esse combustivel, literalmente o governo TIRA dos pobres para dar aos ricos. por isso que o diesel é mais barato aqui.
    BRASIL UM PAÍS DE TOLOS

  • tscarani

    [Comentario #138274 sera citado aqui]

    Não adianta diesel mais limpo sem nenhum motor daqui estar preparado pra ele… Seria perda de dinheiro sem benefício.

    [Comentario #138302 sera citado aqui]

    Já tem um tempo que não tem mais subsídio direto, só a carga tributária que é bem menor.

    [Comentario #138232 sera citado aqui]

    Diesel com álcool? Bebeu o que antes de comentar isso?
    E sobre a gasolina com álcool, é tendência mundial: Em breve, a Europa já a adotará. A Holanda já usa, e é ÁLCOOL HIDRATADO, ainda por cima.
    É mais limpo que o aditivo de octanagem usado lá atualmente, que, além de tudo, é cancerígeno.

  • wotan

    [Comentario #138304 sera citado aqui]

    Como a taxação da gasolina é maior que a do Diesel o que que o governo fez foi uma troca chamada por alguns economistas de “subsidio indireto”, assim passa-se a impressão que o subsidio acabou, quando na verdade quem paga é quem usa diretamente a gasolina. Ou seja para diminuir o preço do diesel, eleva-se o da gasolina. Caso contrario o preço do diesel seria maior que o da gasolina.
    BRASIL UM PAÍS DE TOLOS

  • Rafael

    Gente existe mais de 200 países pelo mundo…

    Vende o carro e a casa, compra uma passagem de avião e Bye Bye

    Não precisamos conviver com algo que não gostamos…Procurem sua felicidade la fora lavando pratos e sendo Garçon. Ou talvez vão pro japão encarar uma jornada de trabalho de 16 horas por dia. Os nego daki trabalham 8horas e 1 minuto e já quererm por os chefes no P4u. Aposto que em 1 ano todos voltam morrendo de saudades daqui….

  • Ali

    É de conhecimento de todos que nós importamos gasolina?????
    Pois é, nosso petróleo é bom para produzir diesel e óleos lubrificantes…

  • tscarani

    [Comentario #138324 sera citado aqui]

    Sim, mas antigamente existia também um subsídio direto, além da diferença de impostos. Muita gente acha que ainda existe.

    [Comentario #138352 sera citado aqui]

    Exato. Pra isso o Brasil tem que exportar petróleo: Vende petróleo pesado, compra petróleo leve e gasolina.

  • tiago

    O que falam:
    – A Petrobrás segura o preço da gasolina, pois na época de preços do barril na estratosfera (150 dólares), ela vendia mais barato.
    – A gasolina precisa ser mais cara agora para não quebrar a indústria sucro-alcoleira, que já vende álcool a preço de custo(segundo a UNICA) e é o grande xodó do Lula como plano brasileiro de solucionar os problemas ambientais do mundo.
    – Por que não se traz carros à diesel da Europa? Porque polui mais!!

    A verdade:
    – A Petrobrás sempre vendeu combustível de má qualidade e aproveitou os altos preços do barril para vender a preços não atrelados ao mercado internacional para insinuar boa vontade com consumidor brasileiro e fazer uma média com o governo, que não teve sua popularidade afetada por uma possível inflação.
    – A aposta de investidores na indústria da cana é de risco: se abrir o mercado externo para o álcool, estes ganharam muita grana, se der errado, perderão todo o investimento. Portanto, todos sabem do mercado de risco que estão participando, mas no Brasil tudo cai sobre o colo do consumidor.
    – A verdade é que a tecnologia da petrobrás na área de diesel é infinitamente inferior as concorrentes internacionais. Diesel tem custo-benefício maior que a gasolina e não é interessante para a Petrobrás esse cenário, além de ser mais um concorrente para o álcool, que o governo protege tanto.
    – A Petrobrás tinha um contrato com a Brasil EcoDiesel para fornecimento de biodiesel para ser misturada ao diesel normal. Como sempre no Brasil, pela exemplar segurança jurídica, a Petrobrás rasgou o contrato e continua vendendo diesel de piche.

  • lndnfsu2

    [Comentario #138328 sera citado aqui]

    ahh se fosse tao facil…..

    to ha alguns anos tentando tirar cidadania italiana e pra sair desse pais e nao consigo….. meu sonho mesmo era morar no japao.. mas pra i pra la tem q casa 2 anos com uma japa e sabe 85% da lingua japonesa (nova regra visando diminuir a imigracao)

  • GuiJr

    A palavra “refinarias” é paroxítona e não possui acento.

  • wotan

    Pagamos mais Impostos que os Ingleses, temos o retorno disso pior que Gana, nossos carros são caros e são umas porcarias, nosso combustível é uma droga de uma garapa, nossas ruas e estradas são um lixo, nosso transito é selvagem, sistema de saude, educação nem se fala, politica corrupta, policia nem se fala. Acho que vou me suicidar.
    >>>BRASIL, UM PAIS DE TOLOS<<<

  • charles

    o problema todo somos nos mesmos, sempre querendo um roubar o outro
    o cara do posto roubando o tempo todo misturando alcool e porcarias na gasolina,
    a petrobras so roubando

    estive nos eua por 12 dias no fim do ano passado e via todo dia ,,,todo dia,,,o preco da gasolina cair,,

    paguei 2,8 num dia e quando voltei estava pagando 2,6, em todo lugar diminuia

    trabalho em uma empresa americana e vivencio que os americanos tem uma tendencia de fazerem a coisa certa, mas a gerencia brasileira sempre coloca margem de lucro nas alturas.

    Vou te dar um exemplo, uma peca que desenvolvi, custando 56 reais,, no departamento de pecas para reposicao da empresa passou a custar mais de 600 reais,,,, 10 vezes o preco de custo que a empresa pagava

  • mister m

    [Comentario #138328 sera citado aqui]

    Sobre trabalhar 8 horas por dia, saiba que é bem mais do que você pensa. Na Alemanha, e Europa Ocidental como um todo, por darem valor a qualidade de vida, só se trabalha em média 28 horas semanais. Me corrijam se eu estiver errado.

  • Gagliotti

    LAGAL MAS NÃO SOU CAMINHONEIRO E NEM TENHO UMA PICK UP COM ESTE MOTOR, OU SEJA PARA A GRANDE MAIORIA DOS BRASILEIROS USUARIOS DE AUTOMÓVEL ESTA VANTAGEM NÃO EXISTE (PROVAVELMENTE SE NOSSOS CARROS PUDESSEM UTILIZAR, COM CERTEZA ESTARIAMOS PAGANDO MAIS QUE OS GRINGOS), NOSSO GOVERNO SÓ EXPLORAR O POVO ,POIS É BEM MAIS FÁCIL GOVERNAR COM OS COFRES CHEIOS.

  • tscarani

    [Comentario #138414 sera citado aqui]

    Santa ignorância, hein? Pra fazer comentário sem embasamento, fique quieto.

    – A gasolina vendida aqui não é de má qualidade na fonte (É de péssima qualidade se vc abastecer num posto de merda que adultere), e os preços NUNCA foram atrelados ao mercado internacional. A gasolina circula no mercado interno a um preço “custo de produção + lucro” que independe do preço do barril, justamente pra segurar qdo o barril sobe (Senão o país pára) e lucrar quando o barril desce.

    – A tecnologia da Petrobras na área de diesel está longe de ser inferior. Não se fabrica diesel com baixo teor de enxofre aqui porque o atual é muito mais barato e os motores não estão prontos pra usar o diesel mais limpo, perdendo-se assim todo o benefício e só aumentando-se o custo. Não é interessante pra ninguém.

    – A mistura de biodiesel no diesel tá maior do que foi inicialmente planejado no cronograma. Não pode misturar mais ainda, simplesmente porque a maioria dos motores a diesel circulantes no Brasil NÃO AGUENTARIA rodar com Biodiesel. QUEBRARIAM.

    – O diesel não é liberado como combustível para veículos de passeio pois existe um esforço em manter o preço dele convidativo, já que o transporte de bens no país é primariamente RODOVIÁRIO. Diesel é mais do que um combustível para o governo: É questão estratégica, e é por isso que se limita a caminhões e a veículos de trabalho (Capacidade de carga > 1t e utilitários com 4×4 + reduzida ou sistema eletrônico que possibilite desempenho fora-de-estrada semelhante.)


Send this to a friend