Combustíveis Mercado

Gasolina formulada é legalizada, mas pode trazer danos ao motor

Gasolina formulada é legalizada, mas pode trazer danos ao motor

Você sabe o que é a gasolina formulada?

Gasolina formulada. Esse é o nome de um tipo de combustível vendido normalmente como “gasolina comum” em vários postos do país. O produto hoje ainda é desconhecido pela grande maioria dos consumidores em geral, mas a ANP legalizou o produto aqui no Brasil por volta de 2011 a 2012.


A tal gasolina formulada, também conhecida como “gasolina genérica” ou “gasolina de laboratório”, também tem a mesma cor amarela, mas o cheiro, bem, ele é bem diferente. Além disso, ela não tem o mesmo rendimento em quilômetros rodados por litro da gasolina tradicional que conhecemos, que é derivada de petróleo, pois ela – a gasolina formulada – é produzida com cerca de 200 elementos químicos, especialmente solventes, ou seja, não tem quase nada de gasolina real.

O preço da gasolina formulada é mais em conta para os postos comprarem, mas além de ela não ser vendida mais em conta para nós consumidores, os danos causados ao motor podem gerar um custo elevado para os proprietários de carros no Brasil.

Sem identificação nenhuma, os clientes não sabem que tipo de gasolina está sendo colocada no seu veículo, o que é um absurdo. Bicos injetores completamente entupidos e grande presença de resíduos deixados na câmara de combustão são alguns dos defeitos gerados pela gasolina formulada, que prejudica o motor do seu carro.


Deveriam existir regras a respeito dessa gasolina gormulada, obrigando (de alguma maneira prevista em lei) o posto a mostrar de maneira bem destacada que aquela gasolina é formulada e não a que gasolina real derivada de petróleo que estamos acostumados a colocar no tanque dos nossos carros.

O que você acha dessa nova gasolina chamada de formulada? Ela deveria ter sido aprovada para venda no Brasil? Ela deve continuar sendo vendida de maneira velada nos postos de combustíveis por aí?

[Fonte: TV Record]

Agradecimentos ao nosso leitor Willian Dcarlos M. Kawano por essa dica.

Gasolina formulada é legalizada, mas pode trazer danos ao motor
Este texto lhe foi útil??

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email