Combustíveis Ecologia Matérias NA Mercado

Gasolina x álcool

volkswagen-gol-flex-combustivel-1024x768

O Brasil é o único país do mundo onde dois combustíveis diferentes são usados ao mesmo tempo nos automóveis e comerciais leves. Etanol e gasolina são duas das três principais matrizes energéticas que movem a frota de veículos do país. Graças à tecnologia flex, desde pequenos carros de passeio até picapes médias podem ser movidas pelos dois combustíveis amplamente disponíveis em todo o território nacional.


Com origens diferentes, os dois produtos possuem também preços diferentes. Mas não para por aí, eles também possuem características muito distintas. Mesmo assim, elas funcionam perfeitamente em motores flexíveis, que hoje dominam parte da frota nacional e são preferência em vendas. Mas, quais as vantagens de cada um? Vale mais gasolina ou etanol? No mercado, o que realmente manda em muitos casos é o preço, porém, boa parte dos motoristas prefere um ao outro. A questão gera muitos debates entre os motoristas sobre qual é o melhor em termos financeiros e energéticos.

etanol-1-1024x472

Etanol e suas vantagens

Com a Crise do Petróleo nos anos 70, o Brasil se viu praticamente em apuros com a alta nos preços do barril dessa commoditie que move o planeta. Por conta disso, lançou mão de algumas estratégias, entre elas eliminar o diesel dos carros e criar o Pró-Álcool. De lá para cá, esse combustível de origem na cana-de-açúcar ganhou importância considerável e chegou a ter seu período de declínio nos anos 90, quando se chegou a ver conversões sendo feitas no mercado para mudança do combustível para gasolina.


Em 2003, o motor flex surgiu e uniu pela primeira vez em 25 anos de convivência no mercado o álcool e a gasolina. A partir daí, o etanol só ganhou força e hoje está presente até na gasolina que consumimos. Fonte renovável de combustível, o derivado da cana é ecologicamente mais limpo que a gasolina, reduzindo as emissões de dióxido de carbono na atmosfera em até 73% numa comparação com a gasolina. Numa comparação com o diesel essa redução é de 68%.

Uma das vantagens do etanol é exatamente ser uma fonte renovável, não dependendo de reservas limitadas no subsolo, como no caso da gasolina. Assim, basta fazer um novo plantio da cana para que haja produção do etanol. Como o Brasil possui um vasto território cultivável e a indústria desse setor já está consolidada há décadas, então o produto não tem limitação nesse aspecto, o que reduz a dependência do país em relação ao petróleo.

Mas, no processo para se obter o etanol existe a queimada, que produz uma grande quantidade de dióxido de carbono. Porém, se a colheita for mecanizada, a redução de poluentes do etanol de forma geral aumenta para 82% numa comparação com a gasolina e 78% em relação ao diesel. Outra vantagem do etanol é que o mesmo é solúvel em água, evitando assim a contaminação do solo. Para o consumidor, a principal vantagem é o preço menor que a gasolina, mas isso só compensa se o mesmo tiver um valor por litro até 70% do preço do derivado de petróleo, caso contrário não vale a pena. Mas por que?

usina-1024x625

Desvantagens

Apesar de o etanol ser renovável, não poluente e ainda custar menos para o consumidor, ele tem menor rendimento calorífico em comparação com a gasolina. Em outras palavras, é preciso queimar mais etanol para ter o mesmo desempenho de um motor a gasolina. Essa diferença a favor da gasolina e contra o álcool é de 70%. Porém, a Unica (União dos Produtos de Cana) diz que essa média é histórica e feita em laboratório, usando gasolina com 22% de etanol e não reflete a realidade, onde a diferença estaria na casa de 75% atualmente.

De qualquer forma, o consumo com etanol é sempre maior que aquele registrado com gasolina. Por isso, nem sempre compensa utiliza-lo, especialmente em circuito urbano, se a diferença de preço estiver acima dos 70%. A variação do preço do etanol também é outra desvantagem e praticamente fica dependente da cotação internacional do açúcar, que se aumenta, faz com que os produtores mudem a produção para beneficiar o produto em detrimento do etanol, cuja demanda naturalmente vai aumentar e a produção cair, ocasionando redução na oferta e preços mais elevados.

Além disso, contribui também a mistura de 27% de etanol anidro, presente na gasolina, o que demanda mais volume do produto. Em motores não flexíveis, o álcool tem maior poder de corrosão e o desgaste é mais acentuado, o que não ocorre em motores flex. Em dias frios, a partida é mais demorada, sendo obrigado a injeção de gasolina em motores antigos ou flex com o sistema anterior, ainda em uso. Nos mais modernos, usa-se o pré-aquecimento antes da injeção no coletor de admissão ou câmara de combustão, se for injeção direta.

alcool-x-gasolina-11

Gasolina e suas vantagens

No mundo, a gasolina é o principal impulsionador da frota de veículos, sendo o diesel o segundo mais usado. Popular em todo mundo, pode ser encontrado facilmente em diversos lugares e em termos de escala, é o mais difundido e viável, pois já está no mercado mundial há mais de um século. Seu uso também permite um custo menor de manutenção, pois a cadeia global de suprimentos com componentes e peças para motores de ciclo Otto (que se beneficiam da gasolina, mas também do etanol e do GNV) está consolidada.

Graças à enorme cadeia produtiva envolvida com a produção da gasolina, seus custos são baixos, fazendo com que o combustível seja até um incentivador comercial de produtos como picapes e SUVs em países onde seu preço por litro é muito baixo, como acontece nos EUA. Outra vantagem da gasolina é seu poder calorífico, superior ao do etanol e que produz maior economia de combustível, mais rentável mesmo com seu preço maior que o do derivado da cana, mas somente quando este tem proporção acima de 70% do preço.

Quando com octanagem maior, o rendimento da gasolina aumenta muito, assim como a eficiência na queima e na economia de combustível. O uso de aditivos misturados em sua composição também ajuda a limpar e preservar mais o motor ao longo do tempo, evitando assim a corrosão acelerada, como no caso do etanol. Outro ponto é que a gasolina suporta melhor o clima frio em relação ao etanol, produzindo partidas mais rápidas sob este aspecto, exigindo assim menos combustível.

fumaca-escape

Desvantagens

Apesar de enormemente popular em diversos lugares, o derivado do petróleo é um grande poluidor global, tanto que até o diesel em certas situações é mais eficiente em redução da emissão de carbono. Por conta disso, a pressão ambiental obrigou os fabricantes a desenvolverem tecnologias que permitam a melhor eficiência energética no uso da gasolina, mesmo que essa tenha recebido alguns tratamentos, como redução do enxofre, eliminação do chumbo e acréscimo do etanol, que ocorre no Brasil e em outros países.

Além disso, a gasolina depende essencialmente das jazidas de petróleo mundiais para continuar existindo e elas não só são limitadas, mas estão acabando. Com isso, haverá futuramente uma tendência de aumento nos preços com a queda na produção. Outro ponto é a política global, pois em caso de conflito no Oriente Médio, a cotação mundial sobe e os preços sobem imediatamente, prejudicando o consumidor. No final, mesmo sendo mais eficiente no consumo que o etanol, a gasolina tem poder calorífico ainda baixo para ser totalmente aproveitado pelo motor.

COMPARTILHAR:
  • Joaquim Grillo

    Isso deveria ser proibido, Etanol acaba com o carro

    • Pedro Henrique

      errrrrou

    • Louis

      Meu carro está com 180 mil km, destes creio que cerca de 150 mil km foram rodados no Etanol. Sem problemas por enquanto, até o escapamento é original.

      • heliofig

        Louis, nos anos 80 e 90, antes dos flex, foi comprovado que motor só com etanol dura mais que só com gasolina. O etanol não cria a carbonização que prejudica a vedação dos cilindros. Eu mesmo já rodei 350.000km com uma Pampa CHT a álcool.

        • Louis

          Bacana hein, se meu carro rodar até os 350 mil km, está na metade da vida do motor KKKKK

          • Luis Burro

            Olhe,já vi caminhões de mais de 1 milhão de km rodados e em plena forma.Então se um veículo de serviço pesado consegue,imagino q um bem mais leve tbm.

            • RRodrigo Souza

              mas caminhão é a diesel e motores a diesel tem a resistência melhor em durabilidade.

              • mjprio

                Tivemos caminhoes e ônibus álcool. A MB usou o M352 O com carburador DFV 446 , o mesmo do Opala. Ja a Scania usa ate hoje uma variação do DC9 que usa álcool e aditivo detonador em ciclo diesel. Ja a Volvo usou um motor com álcool e diesel em duas linhas separadas. A VW usou o motor Dodge 318. Hoje a unica tecnologia em vigor e a da Scania que ja esta sendo testada no exterior

      • T1000

        e aí amigo, já trocou a bomba de combustível?
        não conheço um carro que rode exclusivamente a álcool que não tenha trocado esta bomba depois de 5 anos.

        • Louis

          Sim, troquei preventivamente. Não me deixou na mão, mas com 160 mil km começou a fazer um barulho um pouco diferente, aí eu preferi trocar para evitar ficar na estrada. Mas não sei se o álcool diminuiu a vida útil. Mas durou 10 anos.

    • renato dantas

      errrrroooouuuu só os componentes por onde passa o combustível são corroídos, demora mas corrói assim sendo o carro não acaba.

      • Deadlock

        Motorista abastecido com o etanol pode acabar com o carro…

        • carlos arriel

          Kkk

      • Pedro Henrique

        motor a etanol não cria carbonização como na gasolina e nem borra pois a borra é um resultado da queima da gasolina que provoca a contaminação do óleo do motor, pode perceber, carro que só roda a etanol vai trocar o óleo e ele sai limpo, carro que só roda a gasolina o óleo sai preto/escuro.
        quanto a corrosão, com os tratamentos de metais de hoje ta longe de isso acontecer, todas as peças que entram em contato com o combustível no motor já são preparadas pra receber isso sem contar que motores novos são todos de alumínio e não mais de ferro fundido.
        a unica coisa diferente de cuidados com o etanol eu diria é que em toda troca de óleo, além do óleo e do filtro de óleo, se troque o filtro de combustível.
        quanto a água do combustível vegetal, se, o posto que abastece normalmente não for gerenciado por um bando de ratos ladrões imundos(mas isso serve pra gasolina também), não vai ter quantidade suficiente pra algum problema, ela ira virar vapor na hora da combustão e vai sair pelo escapamento.

        só não abasteço com etanol porque nunca compensou…

    • heliofig

      Motor a etanol dura mais que motor a gasolina

      • José Barbosa

        Mas nunca! Tu não sabe o mal que a água faz no longo prazo num motor.

        Aliás, procure ver quantos carros a alcool e gasolina tu acha com 3 décadas de uso. E não é coincidência.

        • heliofig

          A água sai pelo escapamento. A gasolina cria carbonização que não tem no etanol.
          Outra: comprovadamente, motor a álcool dura mais que motor a gasolina, coisa que desde a década de 1980 já se sabe. Motores só a etanol duravam 300.000km sem muito esforço. Eu mesmo, rodei 300.000 km com uma Pampa CHT a álcool. Motores a gasolina daquela época mal chegavam a 200.000.
          Mais outra coisa: ninguém mais usa álcool quando retifica um motor dos anos 80 ou 90, porque o preço do etanol não compensa há muito tempo, na maior parte do Brasil. Sem falar que no final dos anos 90 houve uma crise de abastecimento de álcool, que foi o fim da era álcool. Naquele tempo, muita gente converteu motores a álcool para gasolina, mesmo sem precisar de retifica. Foi na época que sumiu a maior parte dos carros a álcool de fábrica.
          Já faz uns 10 anos que etanol praticamente só compensa no estado de SP

          • KOWALSKI

            A minha jabiraca de 24 anos de idade e 403 mil km discorda, a maior parte do tempo rodando com etanol, motor limpinho, baixando pouco óleo. Só vou converte-lo para gasolina porque ninguém merece carro carburado movido a etanol em Curitiba, uma eternidade para esquentar. Como roda muitíssimo pouco vou colocar a Podium, assim ao menos com carbonização não vai sofrer.

            • RRodrigo Souza

              qual que é sua jabiraca ? e outra qual o valor ai do combustivel no sul?

              • KOWALSKI

                Lada Laika 94. Gasolina normal é 3.99, a Podium está 5,59. Preço normal de bairro em Curitiba.

          • Thiago Ramos

            BH compensa demais. 2,77 x 4,29.

          • Retrato do Papai

            tem um problema sério no uso do etanol: motor frio… quem abastece com etanol e utiliza o carro em trajetos curtos com o motor frio tende a ter um motor com problemas relacionados à lubrificação precocemente… isso porque na fase fria (baixa temperatura + mistura rica) a água desce e contamina o óleo, fazendo este perder suas propriedades de lubrificação…

            • T1000

              sem falar no escapamento que enferruja inteiro e corrosão/criação de goma na bomba de combustível.
              não sei se o preço mais barato compensa esses custos que o dono terá depois. Acredito que fique elas por elas gasolina x álcool.

          • RRodrigo Souza

            essa informação do motor durar 300,00km ,seria que quando chegar neste estado tem que mandar para um retificar ou ta informando que tem que jogar fora e colocar um novo no lugar ?

        • Rodrigo Sanvido

          Te garanto a água evapora por conta da temperatura elevada da câmara de combustão. Pior é o que os solventes misturados a gasolina adulterada fazem para o motor.
          No meu carro só entra etanol…
          Gasolina só na Vespa…

          • Retrato do Papai

            isso quando o motor já está quente… quando o motor está frio a água desce e contamina o óleo, fazendo este perder suas funções de lubrificação… quem utiliza o carro em trajetos curtos com o motor frio e utiliza etanol está fadado a ter problemas no motor… resumindo: etanol + motor frio = desgraça iminente

      • Joaquim Grillo

        nem ferrando etanol é muito mais corrosivo que gasolina

        • Bryan Silva

          O etanol que hoje se utilizar é mais puro e eficiente. Portanto, essa estória de corrosão não é mais verdade. O que acontece é a baixa qualidade das peças, por exemplo, o cano de descarga dos carros que são feitos com materiais cada vez mais simples e ineficientes.

    • Guedes

      Tá sabendo legal!

    • Thiago Ramos

      De onde Grillo tirou isso? Desde 2008 eu só tenho carro flex, só abasteço com etanol e NUNCA tive problemas. NUNCA….

      • T1000

        mas você já ficou pelo menos 5 anos com um carro? A bomba abre o bico neste período.

    • Guilhe

      Meu avô tem uma Belina 1988 movida a etanol com 400k km e o motor ronca como novo ainda.

    • Renato Duarte

      Tá doido!!! o que acaba com o carro é a manutenção errada. Os componentes que são afetados pelo etanol ( quando chegam a ocorrer problemas),, são os bicos quando esses não são projetados para uso do composto da cana,, ninguém até hoje consegue comprovar que o bloco, cabeçote e pistões são danificados pelo etanol.

  • REDDINGTON

    2007…última vez que abasteci com alcool. PONTO. A não ser os 22% que me empurram tanque a dentro.

    • Pedro Henrique

      27%*

      • REDDINGTON

        Isso, vou corrigir…só lembrar dos 27.5 % de IR.

        • zekinha71

          Esses 27,5 % de IR foi o THC que inventou, era provisório pra salvar o Huezil e até hj ninguém lembrou de acabar com ele

          • Alfredo Araujo

            E q o Huezil ainda não foi salvo… E vai demorar um tempinho pra ser !
            Então preparem os bolsos… rs

  • Vinicius Lima Santos

    No meu Sentra, sem chance usar alcool. Consigo quase o dobro de autonomia na gasolina.

    • Unknown

      Motores da Nissan, em geral, aceitam muito mal o combustível derivado da cana. Inclusive a potência é sempre quase a mesma da gasolina, e tem enorme dificuldade de funcionamento em dias frios.

      • Luconces

        Nosso March nunca teve problemas com Etanol. Andava bem e bebia pouco, na gasolina era lento e consumia menos como de costume mas Etanol era nossa preferência.

        • Unknown

          Tenho uma Livina e percebo que ela se dá melhor com gasolina do que com etanol. Falha bastante antes do motor esquentar, em dias frios. Até coloco pelo menos uns 30% de gasolina quando chega esta época do ano que começa a ter manhãs mais frias…

          • Luconces

            Interessante, o March mesmo em dias frios era tranquilo o dia-a-dia.

            Meu primo que tinha um SV também, sem problemas.

            Será que não era algo da Livina ou Sentra?

            • Unknown

              Não sei, só sei que o motor 1.6 é de origem Renault e os motores destes carros que vc citou acho que é Nissan mesmo. Isso pode ter alguma relação ao fato de terem esta característica diferente.

      • José Barbosa

        Já o VHC do Celta era ao contrário. “Tolerava” gasolina, mas perdia potência e dava pouquíssimo ganho de autonomia, com um desempenho sofrível.

        • Unknown

          Isso porque a própria nomenclatura do motor revela “Very high compression”. Motor com alta taxa de compressão que tende a favorecer o álcool. Já a taxa de compressão do motor da Livina não é muito alta, por isso vai melhor com gasolina.

      • heliofig

        Corolla também não é grandes coisas com álcool. O melhor que vi foi o Gol G5 1.6, que era bem melhor com álcool que com gasolina. Tipo álcool 20% mais barato que a gasolina já compensava.

        • Unknown

          Os carros com projetos estritamente brasileiros costumam se dar melhor no álcool, afinal de contas praticamente só no Brasil roda-se com este combustível puro e, desta forma, foram pensados para rodar bem com ele.

      • Vinicius Lima Santos

        Sim, especialmente o Sentra vejo que ocorre dessa forma.
        Não há ganho no etanol, da mesma forma que gasolina ‘podium’, não faz efeito algum com sua maior octanagem. Ou seja, só gasolina de boa qualidade basta.

    • Xumbretado

      Tive uma EcoSport 1.6 16v que no alcool, na fase fria, falhava muito, marcha lenta irregular, desde 0 km. Depois que esquentava ficava ótimo, muito torque, bem mais esperto, embora mais áspero.

      Peguei um Honda city, semi novo, que funciona com tão bem com o alcool, como na gasolina. Sem falhas. quase não há diferença de desempenho (o torque melhora um pouco), mas a estabilidade de funcionamento é admirável, mesmo em dias gelados.

      O rendimento no alcool é de aproximadamente 75% da gasolina.

      • Bryan Silva

        Eu tinha um Fiesta Rocam 1.6 em 2011 que na gasolina era imprestável, porém no etanol era outro carro.

  • Louis

    Aqui, só no álcool ! Pagando R$ 2,39 agora que entrou a safra. E evito dar dinheiro para ditadores e terroristas, que vivem do petróleo. Sem falar que polui menos.
    Próximo passo, quero um elétrico.

    • leandro

      Tô com vc, mas pagando 2,89 no interior de MG
      (gasolina 4,49)

    • KOWALSKI

      Olha, sentimentalmente não gosto dos elétricos. Mas analisando a situação crítica de gastar uma fortuna com combustível me fez repensar, e hoje seria um dono de carro elétrico feliz da vida.

      • RRodrigo Souza

        para muitos compensa, tem pessoas que pagam valores diferente para a energia elétrica ,as vezes carregar um carro eletrico diretamente na casa pode dar o mesmo valor do combustivel. Se hoje no brasil tivesse varios carros elétricos e preço bem melhores eu iria de elétrico tambem já que até o momento a conta em casa não é alta

      • T1000

        vai gastar uma fortuna com energia, pois o valor do kw/h sobe muito se voce consumir mais de 200kw mensais.

        • KOWALSKI

          Sim.

    • Pedro Henrique

      quando você morar num lugar que o etanol ta 3,89 e a gasolina 3,99 ai você repensa nos ditadores…
      tem que ter dinheiro pra ser o amigo do planeta por essas bandas.

      • kleber peters

        Etanol a 3,89??!! Caramba, onde você mora? Aqui (Cuiabá) etanol a 2,39 e gasolina a 4,19. Etanol na cabeça! Já estou até pensando numa forma de converter minha motoca (1997 carburada) para etanol.

        • Pedro Henrique

          floripa, etanol aqui sempre foi só pra encher tabela, e sempre que a gasolina aumenta ta la o marvado indo junto, é sempre assim de 10 a 20 centavos abaixo da gasolina.
          quem abastece etanol aqui é quem tem carro movido exclusivamente pelo combustível ou tem algum carro preparado, no primeiro caso as pessoas não querem pelo custo e pela dificuldade de partida no inverno, no segundo caso a pessoa sabe bem no que ta se metendo kkkkkk

        • mjprio

          3.60 no RJ

    • Thiago Ramos

      QUERO ALCOOL A 2,39 =D

      • RRodrigo Souza

        vem pra SP guarulhos que voce acha, tem posto que voce acha até por 2,34 mas pode ser duvidosa a qualidade, abasteci meu carro na penultima vez num posto shell perto de casa e deu uma quilometragem bem baixa, até ai blz tinha algumas peças no meu carro que tinha que trocar que eu achava que poderia estar consumindo bastante, ai troque sonda lambda,rolamento da roda,braço axial, e abasteci no posto do extra e vou fazer anotação de valores que gastei e quanto que deu em km, para decidir aonde ficarei abastecendo frequentemente

      • Renan de Oliveira

        Por aqui, Santa Bárbara d’Oeste/SP, no posto que abasteço regularmente, o álcool está 2,29 e a gasolina está 3,78.

    • Unknown

      Aqui em SP temos o combustível mais barato do Brasil, mas ainda assim é caro! Mas que o álcool está valendo a pena nos últimos meses, está! Cheguei a pagar R$2,199 uns dias atrás.

      • RRodrigo Souza

        se aqui em guarulhos eu encontra-se neste valor , acho que iria tentar compra de galão kkkk encheria o tanque e armazenava um pouco em 2 ou 3 galoes kk

  • Ricardo

    Ou seja, se é só no Brasil não é bom, ou pior, é o único país do mundo onde vc é obrigado a comprar carro flex.

    • renato dantas

      Dizem que os manos do norte põe 15% de gasosa no etanol ou é o contrário?, o deles é derivado do milho.

      • José Barbosa

        sim, colocam, para poder não precisar de tanquinhos e outras gambiarras.

      • kleber peters

        É o tal do E85.

    • Unknown

      Obrigado ninguém é, pois existem veículos monocombustíveis, ainda.

      • Oberon de Megrez

        Tenho um V6 monofuel… não fui obrigado a ter um carro flex, mas quando o assunto é manutenção e cuidado com o veículo, estou inevitavelmente destruindo o motor do meu carro, pois vivo num país onde ou você tem um carro flex ou arrebenta com seu monofuel… logo… quando o amigo disse se sentir “obrigado” a ter um carro flex, entendi bem o que ele quis dizer.

        • RRodrigo Souza

          mas neste caso tem que procurar posto de qualidade e gasolina podium por exemplo né, infelizmente no brasil pagamos mais caro em tudo e nao temos a qualidade necessaria

          • Oberon de Megrez

            Verdade, mas se a aditivada aqui esta R$4,20 imagine a podium rsrs

            • RRodrigo Souza

              ouvi boatos que vai aumentar novamente os valores

              • Oberon de Megrez

                escuto esses boatos todos os dias rs Quarta feira passada visitei a fabrica da Nissan em Resende RJ. Fui abastecer o carro da empresa com etanol e estava R$3,89… gasolina R$4,69. legal foi quando eu pedi a nota para reembolsar o valor da empresa… R$82,00 de tributos em cima de R$188,00 do valor total.

                • RRodrigo Souza

                  mas é isso mesmo, aqui em Guarulhos teve greve de caminhoneiros por causa do aumento de combustivel .

        • Unknown

          Os carros monofuel mais antigos podem sofrer com os 27% de álcool adicionados à nossa gasolina. Porém os mais recentes já vêm preparados para isto!

          • Oberon de Megrez

            Perfeito Unknown, me indique um sedan ou hatch que seja flex “mais recente” de preferência 0km com mais de 200cv, automatico, freio ABS nas quatro rodas, suspensão com ajuste esportivo, teto solar, ar condicionado digital e etc e etc… a final, se for para trocar e pagar um absurdo tem que ser melhor que o meu concorda?

            • Unknown

              Acho que a BMW 320i active flex é a que mais se aproxima disso… rs

              • Oberon de Megrez

                Poxa, faltou 20 cv na versão de R$169k rsrs… Brincadeiras a parte, male má posso comprar um Virtus financiando a perder de vista. Vou ficar com meu bom e velho carro e ver no que vai dar.

                • Unknown

                  Verdade, mas me esforcei em achar um modelo flex com cavalaria mais elevada hein! rsrs

      • Ricardo

        Tipo Audi, BMW e Mercedes! Haha

        • RRodrigo Souza

          só se for bem nessa,

    • RRodrigo Souza

      você não é obrigado a comprar carro flex, existem carros apenas a gasolina e existem os a diesel, se voce fala que os carros mais baratos são geralmente flex ai é outra coisa.

  • renato dantas

    No meu caso uso o álcool é só na cerveja, wisky, vodka e alguns derivados da cana, por enquanto na carroça só gasosa.

  • Piston head

    A lavagem cerebral funcionou, não pode aparecer carro somente a gasolina que quase todos torcem o nariz… Abaixo de 70 mil só consigo me lembrar do Ecoboost movido somente à gasolina.

    • Luconces

      Temos o JAC T40 CVT que só roda na gasosa também.

  • FPC

    Por aqui só etanol direto desde 03/2017, meu carro faz no Etanol 75% do que faz a Gasolina.

  • Hernán Diego Ceccarelli

    Alcohol es TERCERMUNDISTA. Destruye motores, ademas catapulta a tener la mayoria de los motores viejos y obsoletos en la industria brasilera, porque las terminales no quieren hacer adaptaciones flex a los motores modernos con turbo e inyeccion directa. Es un proteccionismo errado, que no se usa en ninguna parte del mundo.

    • MarcioMaster

      Alcool não destrói motores, a tecnologia flex foi copiada em outros países. Nos EUA usam E85 e praticamente todas as injeções eletronicas de lá são capazes de suportar a falta de alimentação causada pelo alcool. No Brasil temos motores modernos e antigos, ou seja, tem para todos os gostos

    • heliofig

      Mi S10 2.5 SiDI flex es maravillosa con ethanol, con sus 206HP y inyeccion directa. Sin problemas…
      Además, tenemos en Brazil Mercedes C180 y BMW 320i, ambos flex y turbo…

      • Rodrigo Santos

        Temos também o Cruze turbo, o 1.0 TSi da VW e motores THP da PSA. Motores com tecnologia de ponta e flexiveis.

    • Thiago Ramos

      SHHHHHHH… vai pagar 0,03 centavos no litro queto ai e deixa a gente se fuder aqui em paz,

  • Andrew B.

    Interessante é que na cidade onde moro, dos 15 postos de combustíveis, se em 4 que tem etanol, é muito. Preço médio de 3,49…3,59. Onde abasteço, gasolina aditivada 4,09. Perguntei o motivo de tirar o etanol. Resposta: vende pouco.

    • heliofig

      Só compensa em São Paulo…

  • Fábio Carvalho

    Aqui no Rio de Janeiro não tem muita opção pois o preço da gasolina é um verdadeiro assalto.

    • Marcelo Nascimento

      E o do álcool sempre segue por perto, pra não ter chance de alguém usar…

      • Fábio Carvalho

        Eu uso o etanol pois chega a ser quase R$1,50 mais barato que a gasolina. Meu carro, que tem 8 anos de uso, funciona normalmente e não consome muito mais do que com a gasolina, com isso o custo/beneficio é muito bom para min.

        • Marcelo Nascimento

          Pois é, vou testar uns tanques com álcool pra ver como fica…

    • carlos arriel

      Só aí? Vocês não estão sozinhos! O nosso queridíssimo Governador elevou o imposto sobre os combustíveis. Hoje MG está entre os primeiros do ranking dos preços exorbitantes, se não o primeiro. O povo mineiro demonstrou a sua gratidão nas intenções de voto, ele está em primeiro, é mole!!!!

      • Fábio Carvalho

        Não sei a posição de Minas, mas o Rio de Janeiro tem a segunda gasolina mais cara do pais, chega a ser mais de R$5 o litro, só perde para o Acre. Aqui no Rio você é roubado pelos criminosos e pelo governo, não é a toa que tivemos ex-governadores presos. Só tem bandido!

  • Ney Lira

    Só uso Etanol nos meus carros, sou Burro? se sou me expliquem, grato.

    • carlos arriel

      Eu também só uso Etanol. Também quero saber se sou burro. Kkk

    • duhehe

      Já tentou andar na gasolina uns 2 ou 3 tanques e ver se a diferença compensa ?
      No meu, em termos de consumo puramente, o etanol compensa, porem com Etanol meu motor vibra mais e o cambio muda de marchas em regimes de rotação mais baixos, 2 coisas que me irritam profundamente, do contraria andaria no etanol.

  • Dante Alighieri

    Álcool só no copo, no tanque do carro, gasolina. Infelizmente com 27% de etanol que somos forçados a engolir pro Estado poder proteger os usineiros que “salvaram” o Brasil na crise do petróleo e devem salvar o bolso de alguns deputados regularmente também.

  • Leandro

    “Essa diferença a favor da gasolina e contra o álcool é de 70%.”
    O correto não seria 30%?

  • heliofig

    Tem é que criar postos OU de gasolina OU de etanol. Os dois vendidos pelo mesmo distribuidor não descolam o preço um do outro nunca!!!

  • Guedes

    Entendo que o primeiro paragrafo esteja equivocado. Estados Unidos também tem carro Flex.

    • Nnoitra

      Talvez para ser considerado flex, seja necessário ser homologado para os dois combustíveis em qualquer proporção e a totalidade de ambos, o flex americano trabalha com no máximo E85.

      • Gu92

        Mas se olhar por esse ponto de vista os carros flex brasileiros só são homologados para usar a gasolina acima de E22, ou seja nossos carros não podem usar o E5/E10 americano, da mesma forma que os americanos não podem usar o nosso E100, o que mostra que em ambos os países os carros não são 100% flexíveis!!

  • Sassá

    Sou de sp, sp aqui vale a pena. Uso alcool, e quando troco o oleo ‘e impressionante como esta claro, isso com 10k. Na gasolina sai pretao.

  • Sonfav

    Consumo anual de etanol está na casa de 25 bilhões de litros, e a meta para daqui a 10 anos é mais que dobrar isso – pesquisem Renovabio.
    Quanto menos passar pela mão da Petrobrás.. melhor.
    Aquilo dá prejuízo pra nós até quando dá lucro.

    • Ricardo Blume

      A Petrobrás é o que é por que é uma estatal e, como toda a estatal, é um cabide de empregos, é utilizada para dar impulso político a toda troca de presidente e esconde falcatruas dos menos honestos (vide a refinaria de Pasadena). As funções da Petrobrás são duas: fornecer combustíveis ao país e fazer política.

  • Gleden Casamentos

    Tudo depende do preço do combustível. Eu tenho um HB20 1.0 que praticamente só ando com álcool aqui em SP. Com Álcool e ar desligado a noite (faço uber) ele faz 10,5km/l. Com gasolina na mesma situação 11,5km/l e fica muito fraco. Detalhe pago R$ 2,39 no álcool. A gasolina tá R$ 4,09.

  • Thiago Ramos

    Cada carro é um carro e essa norma de 70% não vale pra todo mundo. Meu carro faz 10km/l na gasolina e 9km/l no etanol – na cidade. Até 90% do preço, o etanol ainda é mais rentável pra mim.
    Todos meus carros desde 2008 são ou exclusivamente a etanol (Corsa Wind 99/00), ou Flex e eu só usei gasolina pra viajar – o que hoje não vejo como vantagem ou quando os preços eram iguais, o que aconteceu aqui em BH algumas vezes. No mais, nada de borra, refazer cabeçote, trocar mangueiras ressecadas, NADA. Temos outro carro em casa, e a situação se repete: 6km/l no etanol e 7,5km/l na gasolina. Acho que estão tão acostumados com o derivado de cana, que deixaram de apresentar aquela caracterista de disparidade absurda entre um e outro e estão bem contidos.
    Ambos os carros, tanto o Fox 1.6 16v, quanto a Tucson são acostumados com etanol desde 0km, tendo sido bastecidos com gasolina pouquissimas vezes, vai ver por isso apresentam boas relações de consumo, além de terem o desempenho MUITO superior com etanol do que com gasolina, no Fox chega a parecer outro carro, retomadas melhores em giros baixos, gira mais rapido… enfim, não vejo mais vantagem nenhuma na gasolina….

  • Ricardo Blume

    Aqui no RS álcool puro no tanque é sonho. Nunca compensou. A propósito, 27% de álcool na mistura não prejudica o motor, prejudica o consumo. Isso sim eu sou contra. Reduz a quantidade na mistura, aumenta a oferta na bomba e desta forma, talvez, mais brasileiros possam usar o álcool no dia-a-dia. Só para lembrar que está semana a Petrobrás elevou o preço da gasolina pela quarta vez.

  • Rafael Gerude

    Vcs só tem essa foto de carro flex? Toda reportagem só aparece esse gol vermelho… Será que não tem 1 câmera, 1 celular aí na redação pra fazer uma foto diferente…???

    • Jurandir Filho

      é que foi o primeiro

  • Rodrigo Bertolacini

    “dominam parte da frota nacional e são preferência em vendas”. Temos opção de comprar carros que não sejam flex?
    “O Brasil é o único país do mundo onde dois combustíveis diferentes são usados ao mesmo tempo nos automóveis”. O mundo inteiro é burro, só os brasileiros são inteligentes, igual o uso da urna eletronica.

  • Navaman

    Aqui em Salvador o álcool nunca compensa financeiramente. E quando a gasolina sobe, ele acompanha o reajuste. A relação sempre fica na casa dos 75% a 80%.
    O álcool presente na gasolina cria um mercado em que a competição entre os dois produtos é prejudicada. Se vende etanol mesmo ao se abastecer com gasolina.

  • Bryan Silva

    Eu prefiro rodar no etanol, pois o carro fica mais “solto” e o rendimento enquanto performance é mais agradável. No entanto, aqui onde moro, o litro do etanol custa R$ 3,60 e da gasolina R$ 3,70. Logo, não compensa usar a cana!

  • Ricardo Diniz

    Acho muito simples essa questão. Vá no manual do carro e veja quais combustíveis ele suporta. Se o fabricante disse que é flex, você pode escolher rodar com álcool ou gasolina.

  • Luis Burro

    Eu ainda prefiro o biodiesel.Porém o q causa problema é a politicagem ñ importa o combustível,sempre terá um grupo querendo se dar bem encima dos outros manipulando e fazendo pressão no mercado.

  • Luis LC

    Isso é que nem a “tomada do Lula” se vier de fora tem que se adaptar, essa bagaça só tem aqui. Carro importado sofre que da dó!!!!

  • thi

    minha conclusão lendo os comentarios de qual o melhor combustivel para a saúde do motor. ALTERNE !pronto

  • FrankTesl

    a verdadeira revolução do etanol seria us-lo em células de combustível para gerar eletricidade para motores elétricos.
    A nissan já trouxe esse sistema para testar aqui, no Nissan Note.
    Se o cartel UNICA pensasse nisso, em criar novas utilidades para o produto deles, apoiando pesquisas nas universidades brasileiras e até mesmo trabalhando junto com as montadoras, daria um impulso global para o produto deles.

  • Estevão Gonçalves

    Nem todos os motores são iguais.
    Meu Peugeot 308 1.6, tem uma elevada taxa de compressão em 12,5:1 sendo altamente a favor do uso do etanol. O consumo não se distancia muito quando utilizado a gasolina.
    Sem falar q antes da gasolina conter 27% de álcool, o motor sofria com pré detonações, o famoso batida de pino.
    A Peugeot parece q já previa q o mercado tenderia a usar mais etanol na gasolina e preparou um motor pra rodar melhor com o derivado da cana.

  • leomix leo

    Aqui na Bahia, o MP entrou com uma ação, junto ao ANP, sobre o cartel dos combustíveis nos postos, toda vez que sobe a gasolina, o etanol vai junto, nunca que o cartel deixa ele ser vantajoso. Esse fds ela deve chegar aos R$ 4.79.

  • wilsonkikawa

    O Brasil deveriam importar outros tipos de Etanol de outros paises e assim poder abaixar o preço, tudo isso sem diminuir a produção nacional, acontece que o Brasil com essa corrupção jamais faria esse acordo por conta dos famigerados usineiros que n

  • Fernando Alves

    Queria entender o pq do seguinte: qdo a Petrobrás anuncia aumento da gasolina e do diesel, o etanol tbm aumenta…. pelo menos aqui em Sergipe é assim… Aqui, o etanol nunca é vantagem!

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email