Geely conversa com Renault e pode fabricar aqui

zeekr 001 foto
zeekr 001 foto

A Geely, maior grupo chinês detentor de marcas estrangeiras, quer solidificar suas operações no Brasil, de modo a ter atuações melhor assentadas no mercado nacional com suas marcas e ir de forma cautelosa, diferente da abordagem de conterrâneas como BYD e GWM.

Conforme revelado ao site Automotive Business , a Geely já busca fornecedores internacionais localizados no Brasil para itens específicos, como pneus, de modo a evitar erros de outras chinesas, que trouxeram carros com componentes inexistentes no mercado.

Com isso, a Geely quer ter uma base local de suprimentos, com investimentos também em distribuição de peças e já mantém conversas com a Renault , em relação à Horse, empresa da qual detém agora 50% e que fornece motores para a montadora francesa.

radar rd6 1 1
radar rd6 1 1

A ideia, entre as duas, é ter pelo menos dez modelos até mais tardar 2028, sendo que o primeiro já foi mostrado na Coreia do Sul, sendo ele o Grand Koleos. Independente de importadores, a Geely quer assumir suas atividades no país, como faz a Volvo, outra de suas marcas.

Com Polestar, Zeekr e Riddara confirmadas para o Brasil, a Geely busca que elas tenham bons desempenhos por aqui de modo a ampliar futuramente sua atuação no país, que pode envolver até a produção local.

Um incentivador nesse caso é o imposto de importação a 35% a partir de 2026 que, ao lado de resultados positivos destas e de outras marcas que por ventura venda aqui, a Geely pode produzir localmente.

polestar 3 2023 4
polestar 3 2023 4

Não se falou em produção com a Renault, mesmo porque o foco está na Horse, mas a montadora tem uma fábrica enorme e ociosa, que bem poderia atender em parte as ambições da Geely por aqui.

Com inúmeras marcas, como a popular Lynk&Co, a inglesa Lotus e a chinesa Lifan, que vendeu aqui e faliu, sendo renomeada Livan, a Geely tem um grande elenco.

Todavia, o palco brasileiro não é tão grande quanto se imagina, por isso, os atores terão de ser bem selecionados se quiser aplausos ao final da atuação.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X