China Elétricos Finanças Lifan Montadoras/Fábricas

Geely pretende assumir controle da Lifan e ampliar carros elétricos

Geely pretende assumir controle da Lifan e ampliar carros elétricos

A Zhejiang Geely Holding Group está querendo ampliar seus tentáculos e o próximo alvo é a nossa conhecida Lifan Motors. A Chongqing Lifan Holdings está na mira do gigante de Li Shufu, que quer seu o maior acionista da companhia.


De acordo com a Reuters, a Geely quer assumir o poder na Lifan para direcionar a montadora de Chongqing para produção de carros elétricos, possivelmente modelos bem baratos.

A manobra é mais ou menos a mesma que está sendo realizada pela Volkswagen sobre a JAC Motors, que também está no Brasil. Embora a Geely tenha várias marcas, parece que mesmo elas não são suficientes para atender a demanda que a montadora deseja.

Geely pretende assumir controle da Lifan e ampliar carros elétricos

Dona de marcas como Volvo, Lotus, Proton (em parte), Manganese Bronze (táxis londrinos) e tantas outras por aí, a Geely não terá muitos problemas em assumir também a Lifan que, além de carros, produz motocicletas.

Combalida, a marca chinesa que produzia no Uruguai, está enfrentando dificuldades financeiras há algum tempo na China, o que limita muito seus investimentos e, naturalmente, seu crescimento no mercado doméstico.

Rumores dizem que as dívidas da Lifan alcançam bilhões de yuans e até de dólares. Segundo se comenta na China, algumas áreas foram transferidas para o governo de Pequim, junto com outros ativos para reduzir as pendências financeiras.

Geely pretende assumir controle da Lifan e ampliar carros elétricos

Com a pandemia de coronavírus, que reduziu produção e vendas no primeiro trimestre na China, assim como as exportações para a Rússia (seu maior mercado fora do país), fizeram ainda mais mal à Lifan.

A companhia passa por um processo de reestruturação, que deve resultar na aquisição do controle por parte da Geely. Não seria estranho se a gigante chinesa adquirisse a menor por completo, dado seu enorme poder aquisitivo.

Por aqui, a Lifan tenta sobreviver com importação direto da China, depois que a operação uruguaia se encerrou. No site da marca, ainda se apresentam os modelos 530, X60, X80 e Foison.

[Fonte: Reuters]

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Marcus Vinicius

    Com a geely assumindo a produção no Uruguai poderia voltar e a operação de motos poderia também ser levada para Manaus no AM.

    • olha, acho difícil retomarem a produção no Uruguai. Passei, durante uma viagem no ano passado, na frente da fábrica uruguaia e o abandono era total.

  • Alaor

    A operação no Brasil está paralisada já faz um bom tempo.

  • Sino Weibo

    A operação Uruguaia se encerrou? Não ficamos sabendo. O que sabemos é que fizeram acordo com a Brilliance, pra produção por lá. Inclusive isso foi noticiado. E o estranho é que recentemente a empresa CHJ Automotive, que faz o elétrico Lixiang ONE, ou Leading Ideal, comprou a Lifan Motors e até tinham mudado o nome da empresa para Chongqing Leading Ideal. Agora esta parte que a Geely quer comprar é o restante da empresa ou a mesma? Pq a Lifan é um grupo gigante que produz motores, motos, carros, caminhões e até tratores. Mas pelo menos não irão deixar a empresa morrer.

    • João Senff

      No Brasil tá morta a tempos. Em Itajaí SC passava sempre em frente a uma Lifan e ela virou loja da Audi já faz uns 4 meses. Porém a oficina que fica do outro lado da avenida atrás do posto tá ainda adesivada como Lifan e oq tem de carro desbotado esperando peça . Inclusive tem um Stock car na oficina fazendo oq lá não sei.

    • não só parou, como a fábrica está abandonada faz tempo. Passei em frente à planta em Maio do ano passado, e o mato havia tomado conta!

      • Sino Weibo

        Vai voltar, a Lifan foi vendida na China.

  • João Senff

    Será que vamos ter Lifan dividindo showroom com a Volvo ? Kkkkkk

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

Notícias por email