Volkswagen

Gerente de concessionária Volkswagen fala sobre as margens de lucro

calculadora Gerente de concessionária Volkswagen fala sobre as margens de lucro

Gostaria de fazer algumas colocações a respeito da matéria a respeito das margens de lucro das concessionárias, visto que os comentários a respeito são os mais variados e em sua maioria emitidos por pessoas que não tem conhecimento de causa e portanto colocando as concessionárias como vilões e os consumidores como os “enganados”.



1) As margens apresentadas no site na realidade são um pouco menores, uma vez que no preço de custo citado ainda falta calcular o valor do ICMS-substituição, que é a parcela devida ao estado onde o veículo é vendido. Este valor inclusive é recolhido pelo concessionário até o início do mês seguinte à aquisição do veículo junto ao fabricante independente de o veículo ter sido vendido ou não. Considerando este imposto os veículos da VW tem margem bruta de 7,0% para veículos 1.0 e de 9,5% para os demais veículos, exceto os importados da Alemanha que tem margem de 10,5%.

Na prática esta margem é menor pois a grande maioria dos modelos é vendido com promoções promovidas pelo fabricante onde a margem bruta fica em torno de 5,0 a 5,5% para veículos 1.0, e de 7,0 a 7,5% para os demais veículos. Margem cheia só é obtida em veículos no lançamento e eventualmente alguma falta de algum modelo no mercado, o que é cada vez mais raro.

2) É preciso também analisar as despesas envolvidas na venda de cada veículo : A concessionária adquire o veículo mas tem que revisá-lo, envolvendo mão-de-obra, alguns litros de combustível e uma lavagem o que já gera uma despesa de 0,3% da margem de um veículo 1.0. Além disso os vendedores são comissionados, e vamos assumir para efeito de cálculo que um vendedor receba uma comissão de 0,5%(normalmente é o % médio nacional, podendo partir de 0,2 até 1,0%). Sobre esta comissão que o vendedor recebe incide uma série de encargos (férias, 13o. salário, descanso semanal remunerado, INSS, FGTS) que são outros 0,5% da margem, ou seja, para vender um veículo o custo da venda é de pelo menos 1,3% da margem, ou seja, um veículo 1.0 deixa uma margem líquida de contribuição de aprox. 4,0%.

Tomando o preço médio de um veículo 1.0 de R$ 30.000,00 a margem de contribuição é de R$ 1.200,00. Estamos falando de uma venda a preço promocional em que não foi concedida nenhuma cortesia ao cliente o que é cada vez mais raro pois o mercado é muito competitivo e esta competição (que é excelente para o consumidor) faz com que se gaste aprox. mais 1,0% em descontos ou brindes, ou seja, na prática um veículo 1.0 de R$ 30.000,00 deixa para a concessionária um margem real de contribuição de R$ 900,00 (3% do valor do veículo). Os veículos acima de 1.0 deveriam deixar uma margem real 2% maior, mas na prática para estes veículos os descontos ou brindes são maiores o que acaba resultando em 4% de margem de contribuição líquida. Considerando o preço médio de R$ 45.000,00 a margem de contribuição de cada veículo acima 1.0 é de R$ 1.800,00.

Vamos considerar uma concessionária que venda 200 veículos novos 1.0 ao preço médio de R$ 30.000,00 e 100 veículos novos acima 1.0 ao preço médio de R$ 45.000,00, teremos uma margem de contribuição na venda total dos veículos de R$ 360.000,00 (200 * R$ 900,00 + 100 * R$ 1.800,00). Deste valor tem que ser descontadas todas as despesas que são necessárias para que a venda dos veículos possa ocorrer : salários de secretárias, gerente de vendas, diretor comercial, recepcionista, copeira (cliente exige café de qualidade !), entregador de veículos, lavadores, os encargos sociais sobre os salários de todos estes colaboradores, energia elétrica, publicidade (varia de 0,5% a 1,0% do faturamento), despesas com informática (manutenção de sistemas e de hardware), despesas com contabilidade, segurança, limpeza, material de escritório, seguro, IPTU e várias outras pequenas despesas que juntas acabam tendo valor significativo.

Estas despesas em uma concessionária que vende este volume de veículos atinge aprox. R$ 300.000,00, ou seja, a margem líquida do negócio de veículos novos é de aprox. R$ 60.000,00, o que dá R$ 200,00 por veículo vendido ! Pergunto : esta margem é alta ? Os mais céticos perguntarão com razão : então os concessionários fazem mega-estruturas para ganhar apenas R$ 200,00 por veículo novo vendido ? O negócio de uma concessionária envolve outros departamentos : veículos usados que aparentemente tem uma margem de contribuição alta mas esconde uma grande despesa de impostos, comissão do vendedor e os encargos sociais correspondentes e principalmente os reparos nos veículos para que o mesmo seja vendido ao consumidor com garantia e qualidade.

Além disso há a oficina mecânica que na maioria das concessionárias tem uma margem líquida próxima de Zero e a venda de peças que é um negócio que também contribui para o montante do lucro final de uma concessionária. A realidade é uma só : qualquer concessionária precisa trabalhar muito bem todos os seus departamentos. A venda de veículos novos tem que ter bom volume para que possa pagar todas as despesas e gerar lucro (ainda que pequeno). A venda de veículos novos ainda fomenta a compra de veículos usados para que possam ser revendidos, bem como os veículos novos necessitarão de manutenção gerando fluxo de oficina mecânica que por sua vez gera demanda de peças, ou seja, uma concessionária tem que trabalhar muito bem todos seus departamentos para que todos gerem lucro e assim o montante final seja razoável.

Eu particularmente se tivesse o capital de uma concessionária venderia o negócio e aplicaria em algo mais rentável, pois a grande maioria das concessionárias tem um retorno sobre o capital empregado menor que 1% ao mês. Na sua grande maioria as concessionárias tem grande preocupação com os consumidores e tem buscado junto com (e incentivada pelos) fabricantes oferecer melhores soluções aos clientes, mas infelizmente no Brasil nossa educação faz com que muitas pessoas façam críticas sem conhecimento.

  • Pptssj

    Acho que teríamos que ter uma matéria com o foco na margem de lucro das montadores, que é muito maior que das concessionárias! Só num é maior que o lucro do governo com os impostos =P, sonegar é crime, mas o roubo deles não?

    • Pedromachado

      vixe ,muita treta…e muita treta…….

    • Hodney

      "Estamos falando de uma venda a preço promocional em que não foi concedida nenhuma cortesia ao cliente o que é cada vez mais raro pois o mercado é muito competitivo e esta competição (que é excelente para o consumidor) faz com que se gaste aprox. mais 1,0% em descontos ou brindes, ou seja, na prática um veículo 1.0 de R$ 30.000,00 deixa para a concessionária um margem real de contribuição de R$ 900,00 (3% do valor do veículo)"

      Excelente para o consumidor? Fala sério! Tudo isso é bem orquestrado. É claro que no final o lucro desses concessionários nunca ficam na margem de como propagou pelo site. Todos esses descontos ou brindes são antecipadamente embutidos no preço do carro. Ninguém dá nada de graça. Tudo tem um propósito. Existe diferenças entre preços de determinadas concessionárias, justamente os mais caros são os que "presenteiam" os clientes com tapetinhos de borracha ou frisinhos vagabundos de plástico. Como sempre, carro no brasil é a maior roubada para se adquirir zero. E o pior são os botocudos correndo para financiar essas porcarias em sistema parecido com o habitacional onde desequilibra o orçamento familiar.

      Carro zero nesse país, nunca! Não chego a ser otário como a maioria.

      • DCald

        Ixxperto é o cara que compra um carro usado, muitas vezes com problemas ocultos e paga igualmente caro por isso… mas não tem garantia…

        O grande problema é a compra de carros sem necessidade, ou a troca apenas pq mudou uma lanterna ou um frisinho… ou seja, comprar pra mostrar pro vizinho… quem compra pra uso, pesquisa bem, pega 0km no menor preço possivel e desfruta do carro ao maximo (usa por mais de 50mil km) e antes de o carro começar a dar uma manutenção mais onerosa, vende o carro, pega a grana e vai lá e compra outro 0km…

      • classenetrafael

        Eu sinceramente não acredito nisso, se for pra lucrar R$ 200,00 em uma venda, compensa aplicar o capital na poupança, 30K rende R$ 180,00 ao mês, sem burocracia, sem CLT e mais nada, impossível isso ser verdade!

        • GuilhermeD.

          Concordo, acho que nem tudo o que foi explicado é verdade….

    • leonnardovidal

      Meu caro, você falou tudo agora. Sonegar é crime, e usar de cargo público para se apropriar de dinheiro publico não é crime porque. Sou comerciante e essa materia explica tudo o que um empresario brasileiro passa. Aqui no Brasil o problema são os impostos meu caro, seria interessante o noticiasautomotivas fazer uma materia falando o tanto de impostos que é pago desde aquela peça que o fornecedor passar pra montadora até os impostos finais na venda do veiculos, não são poucos, são muitos!!! Em outro topico uma pessoa comentou que a concessionaria lucra em um passat cc o valor de um gol 1.0. 25 mil reais. Se for contar todos os impostos envolvidos na compra e venda de veiculos, peças, montagem, saida da fabrica, imposto de frete, estadual, federal, tudo, vai dar mais que o dobro disso se juntar todos os impostos. A ganancia não está em quem vende a ganancia está na máquina pública que serve de sustento para os bandidos que administram o país.

    • alexnicolini

      Concordo plenamente. Eber, está na hora de investigar o quanto as montadoras lucram. Um aluno meu, que trabalha em Porto Real na Peugeot, me disse que o custo real unitário (a soma do custo das peças) de um 207 é aproximadamente R$ 7 mil reais – isso mesmo. É claro que ainda existem as atividades de manutenção da fábrica, o marketing, etc, etc. Mas, considerando o preço deste carro no Brasil e o do 206+ na França, é certo que a montadora ganha muito em cada carro. E vamos lembrar que os impostos na França são 20% do carro, ou seja, abaixo do Brasil mas nada que justifique a diferença do preço final…

    • Delson_Silva

      Pessoal, acho sempre interessante ouvir os dois lados. Mas o gerente foi demaziadamente modesto com essa história de vender 300 carros! Desculpe, isso é muito pouco! Vejam por exemplo: a nova rede da JAC Motors vendeu 1.100 carros em UMA SEMANA, o UNO e GOL vendem mais de 40.000 unidades mês. Então é dificil acreditar que uma concessionário de médio porte (nem vou falar das grandes redes) vendam APENAS 300 carros mês. Outra coisa: as vendas com financiamento também rendem participação para a concessionária, então o lucro deles tb está em outros itens. Vamos falar sério né, se não desse dinheiro não existiriam tantas concessionárias por aí!
      É difícil manter uma empresa sim, muito difícil … mas eles sabem que informação na mão do consumidor é uma arma muito forte pra quem sabe usar! Pra mim esses dados das margens vieram numa hora perfeita, estou negociando um Golf Special Edition e já consegui quebrar o preço em R$2.400, a última oferta da loja foi R$54.600,00 pelo carro na cor vermelha com teto solar mas mesmo assim ainda não comprei!

  • misterbass

    Entendo a parte que ele diz sobre as despesas, eu trabalho no comercio e sei muito bem o que é isso, mas infelizmente nem todos os proprietários de todas as concessionárias pensam assim, colocando o lucro acima de tudo, aciima até do bem estar do cliente…..

    e outra, voltando no inicio de tudo, ou seja, a fábrica, se os preços dos veiculos fossem menores, garanto que não precisaria de uma grande margem de lucro, visto que venderia bem mais….

    • iurirx7

      O preço dos veículos fossem menores??

      É por isso que o dono da concessionaria da Mitsubishi na minha cidade tem um Porsche Carrera, e a filha dele anda de lancha todo fim de semana.

  • deleted3861666

    Desculpe, eu não posso aceitar isso…

    Qualquer empresário que se preze não aplicaria dinheiro nessas condições que você descreveu. Se as concessionárias tem uma margem de lucro tão baixa assim, eu só consigo pensar numa coisa: lavagem de dinheiro. Não estou acusando ninguém disso, mas com uma margem tão baixa, é mais fácil aplicar o dinheiro na Caderneta de Poupança.

    Tem mais coisas por aí que você não revelou, ou porque não quer, ou porque não pode.

    Um exemplo: exagerando o salário de um mecânico pra R$ 2000. O custo dele seria de aproximadamente R$ 4000. Na maioria das oficinas de concessionárias que vejo em Curitiba, a hora de conserto custa R$ 150. Ou seja, pra pagar o salário mensal deste mecânico, com todos os encargos, o mesmo mecânico precisa trabalhar aproximadamente 27 horas. E ele trabalha 44 horas por semana! Vai dizer que a concessionária não lucra com isso? Fala sério né?

    Outro exemplo que aconteceu comigo. Fui trocar meu carro, e na época o meu usado valia no preço do mercado por volta de R$ 20 mil. O valor máximo que me ofereceram na troca foi de R$ 15 mil, depois de muito chorar! Tá certo que tem os esquemas de imposto, etc etc etc, mas tenho plena certeza que a margem líquida na revenda do meu usado foi de pelo menos R$ 1000, ou 20%.

    Novamente, desculpe, mas eu não posso aceitar isso.

    • Wagner_u

      Eu concordo plenamente, pelo que o cara diz eles trabalham quase de graça como se fosse um serviço comunitario, o que eu vejo é totalmente diferente, as concessionarias nunca se responsabilizam se o carro da defeito, sempre querem botar no do consumidor, e td é caro.

      O ICMS é pra ser integrado ao valor do carro e é pago pelo contribuinte, fora que quando a concessionaria compra o carro do fabricante, ele ja pagou ICMS e esse ICMS vira credito para a concessionaria, assim como o IPI tbm é pago pelo consumidor e qualquer outro imposto, a concessionaria nao é bomzinha de pagar.

      realmente coitadas das concessionarias, fazem um serviço quase que comunitario ai e são injustiçadas.

      • pablo

        Não, a montadora paga IPI. O ICMS é estadual. E o valor ´eintegrado ao valor do carro, ou você compra um carro por X e leva junto uma guia para pagar o ICMS que é y% de x?

        • Wagner_u

          sim é a montadora e a concessionaria so que elas passam ao consumidor final, achei que nao precisava explicar isso, mas sempre é o consumidor que paga os impostos, a nao ser que voce conheça algum lugar aonde eles descontam os impostos, e nao vem guia, mas na nota fiscal vem o ICMS devido.

    • HCO

      As montadoras são as donas e as concessionárias seus cachorrinhos
      Tudo treinado pra roubar
      Qualquer um que vier aqui defender as concessionárias pode ter certeza que trabalha em uma
      Pq o consumidor esclarecido sabe muito bem que é roubado em todas as partes
      Pelo valor absurdo que as montadoras praticam,pelo lucro das concessionárias e pelos malditos impostos do governo

      • wolfburger

        HCO, já que é pra generalizar:

        "Na verdade quem nada de braçada na venda do carro é o governo e qualquer um que vier aqui dizer o contrário pode ter certeza que é um politico corrupto que esta limpando o povo."

    • wolfburger

      Hora mecanica a R$ 150,00 só se for em Curitiba, em minha cidade é R$ 79,00.

      • eduardogege

        Em um mês são 160 horas de trabalho, supondo que a hora da mão de obra fosse R$75 seriam necessárias 54 horas de trabalho. As outras 104 horas gerariam R$7800 de lucro.

        Isso considerando R$75!

        • E pensar que dependendo do lugar, as concessionarias Citroen cobram de R$200 a R$360…… ja imaginou???

        • luizm

          Desde que, para operar a oficina, você não precisasse manter os recepcionistas, o telemarketing para agendamento das revisões – para que o cliente chegue com horário agendado, seja atendido rapidamente -, pelo menos um veículo leva e traz para conforto dos clientes,um chefe de oficina, um gerente de pós-vendas… Desde que essa oficina não consumisse aguá, luz, telefone, café, tv a cabo, não tivesse pelo menos um segurança, não utilizasse softwares nem qualquer outro tipo de insumo, além dos salários dos lavadores e produtos para limpeza para que os veículos fossem devolvidos limpos, realmente seria um grande negócio. Desde que não tivesse o custo de compra nem de reparo dos elevadores, dos computadores que fazem o mapeamento do motor e componentes eletrônicos, ferramentas, capas para não sujarem o carro…

      • jonathan1985

        Não é só em curitiba não, essa semana mesmo foi trocado o óleo do VW da minha mae, que ficou refem de fazer as revisoes na concessionária para manter a garantia de 3 anos do carro…
        Cobraram a bagatela de 151,00 de mao de obra para fazer UMA TROCA DE ÓLEO. isso mesmo, a troca de óleo custou nada menos que 330 reais!

        Coitadinhas das concessionárias, me deu até vontade de ir lá prestar solidariedade e abraçar o dono dela…
        Pq ele nao citou que nas cc's, quando pegam um usado na troca, as vezes chegam a lucrar SETE MIL REAIS em cima de um unico carro…
        Até imagino que o lucro em cima de um zero, com preço base seja esse mesmo, mas tem os opcionais, tem os serviços oferecidos, tem muitas coisas pras cc's lucrarem nas costas do consumidor.

        • Falando em cima do que vc disse, até imagino que todos os carros usados precisam de manutenção ne? Tem mtas situações que o cara acabou de revisar o carro todo antes de vende-lo por ter encontrado aquela proposta irrecusavel.

          Foi o meu caso. Troquei de carro por ter necontrado uma proposta que na epoca não tinha melhor e para mim eu comprei o carro atual com R$7000 de desconto. Sem contar que vendimeu carro acima da tabela FIPE. MAs considero que quem o vendeu foi meu primo, portanto, não quis negociar um preço maior ainda para ele ter a margem de lucro dele. Mas mesmo assim me dei bem mesmo na venda. Mas só citando, meu primo não precisou fazer NADA no carro, o que nao acarretou em gasto com mecanica.

    • olhandoalua

      Faltou citar o lucro que as revendedoras obtem com o financiamento. Algumas tem financiamento próprio , as que não tem recebem uma bonificação do banco ou financeira por financiar o carro…

      • artfukr

        Financiamento só gera lucro para o banco/financiadora. O banco/financiadora paga à vista o preço financiado para a concessionária e o valor das prestações pagas pelo cliente que compra o veículo fica inteiramente com o banco/financiadora acrescido dos juros e taxas incidentes.
        No caso, há pessoas jurídicas criadas como se fossem de propriedade da própria marca (ex.: Banco Fiat) quando, na verdade, são pertencentes às próprias instituições financeiras já existentes (no caso, o Banco Fiat pertence ao grupo Itaú).
        Assim, não existe bonificação do banco ou financeira para concessionária em razão da venda de um veículo. Eles apenas entregam o dinheiro à vista para as concessionárias e o coitado do comprador do automóvel financiado arca com as prestações com taxa de juros altíssimas e esse valor é totalmente revertido para o banco/financiadora.

        • GuilhermeD.

          Existem algumas revendas de carros que recebem sim uma bonificação por vender carro financiado, principalmente quando é carro usado.

    • rarvor

      Concordo plenamente com sua opinião, tenho 3 amigos, amigos mesmo donos de concessionárias, são sócios e possuem 10 concessionárias, e não reclamam não, e a margem líquida de investimento deles, gira em 3,5% ao mês, ou seja, o que investiram recuperam 3,5%, bem mais do que qualquer aplicação, tirando a bolsa de valores que seria um negócio de alto risco e nem um pouco empreendedor.

      Então, vamos com calma com o texto publicado, dizer que o negócio gira 1% ou menos do valor investido não reflete a realidade, apenas reflete má administração.

      Se fosse mal negócio, Sérgio Habib não teria centenas delas ou o senhor CAOA não teria feito fortuna, o cara é médico e começou no negócio de carros por acaso.

      Não existe mal negócio, existe negócio mal administrado.

      • aleneo2

        concordo com voce, se a margem fosse ruim nao teriamos um monte de ccs abrindo todo dia e a cada nova marca nao teriamos muitas pessoas dispostas a investir. do jeito que o cara falou investir na poupança é melhor negocio e nao gera risco. já que com qualquer crise a vendas de carro cai e o dono de ccs perderia todo o capital investido.

      • JosePedrosa

        Onde ficam essas 10 concessionárias?

      • laurosollero

        Exato, eles não são bonzinhos, são capitalistas.
        É idiota pensar que visar o lucro é do mal.

        E concordo que o retorno de 3,5% é mais provável.

    • timbucnc

      Também não é assim, veja o caso que eu coloquei na notícia (Exclusivo: veja quanto uma concessionária ganha de lucro em cada carro vendido). O Concessionário tem Lucro de R$400 Reais por carro mas ele vende 1000 carros/mês. O que dá a ele um bom Lucro de 400 Mil Reais. Por isso é essencial a essas concessionárias serem grandes por que elas ganham no volume. Com certeza deve ser balela essa história de 1% ao Mês.

    • Guilherme_M

      Cara, eu também não acredito que a margem de lucro de uma concessionária seja de apenas 1% ao mês. Eu imagino que deva ser de mais ou menos 2,5% ao mês. E como ja disseram ai, com um lucro de R$ 200 por carro, se for vender 1000 carros por mês teremos R$ 200 mil de lucro, ai o negócio fica mais vantajoso. E geralmente os donos de concessionárias tem mais de uma. Vide o Sérgio Habib, que tem mais de 56 concessionárias, das marcas Ford, Citroën, VW, Fiat, e agora JAC. Então, multiplique esse lucro por 56, para ver quão bom é o negócio: R$ 11.200.000,00. Isso que não estão inclusos os lucros com a venda de usados e acessórios, e ja foram tirados dai os custos de impostos, funcionários, conta de luz e água.

      • joaopbezerra

        Cara, qual é a concessionaria que vende 1000 carros por mes?
        Se cada uma das 56 concessionarias do Habibs vendesse isso, o cara já tinha comprado um país só pra ele!

        • Que o cara venda 100 por concessionaria…. será que isso não o deixa rico também? Cara, preciso cganhar uma grana para abrir a minha concessionaria, nesse pais com concessionaria é facil demais se tornar rico.

          O unico problema é quem tem concessionaria já é uma pessoa que tem uma situação financeira bem estavel e mto boa.

    • _Telson_

      Concordo. Concessionária não é uma entidade sem fins lucrativos, não estamos no socialismo e os proprietários não são Madre Tereza de Calcutá. Já deixei de acreditar em coelho da páscoa há tempos….

    • VAIDUMI

      Sinceramente é totalmente irrelevante as informações das concessionárias e também ddos fabricantes ,
      Vamos falar das concessionárias , todas elas vira e mexe recebem altissimos bonos das fabricas .
      Numa venda esta embutido Despachante : as concessionarias pagam uma media de 200 a 250 reais de emplacamento e documentação .
      e vendem o serviço de 500 a 850 reais ou seja lucro acima de 100% .Sem contar que no financiamento cobram TAC que em media é de 800 reais . No proprio financiamento vem as taxas de 0,99 %,049% , 1,39% e etc . SÃO TAXAS FALSAS. Todo financiamento feito em concessionária tem RETORNO FINANCEIRO ! São os chamados R1 , R2 , R3 e que vai até R15 , ou seja , é uma retorno do valor financiado . um exemplo : um financiamento de R$30.000,00 com retorno R5 a financeira irá pagar a mais pelo finciamanto a concessionária aproximandamente R$1500,00 para a concessionária , portanto além do juros absurdos o consumidor ja pagou ai 2300,00 a mais pelo carro (1500 de retorno + 800 de Tac ). se somar o valor ganho com o serviço de despachante; usando pelo valor minimo aqui citado (250,00) teremos um valor de 2550,00 . COITADINHAS DAS CONCESSIONÁRIAS . lucrou no carro , no financiamento , no despachante entre outros que possam vim como acessórios por exemplo .
      Lembro que esses valores podem ser muito mais . e que os vendedores ganham uma porcentagem desses 2550,00 , aproximandamente 10% em media do valor geral do acrescimo . (255,00) além dos ditos 0,5% que ganham sobre o valor bruto do veículo .
      Portanto Senhor defensor das concessionárias nao me venha com conversa pra boi dormir nao que vcs ganham e muito , mas muito mesmo . Niguem investe um dinheirão em uma concessionária pra ganhar mixaria .
      No Brasil o consumidor paga absurdos pra comprar um carro .
      Para que o consumidor seja menos lesado o ideal é financiar pelo proprio banco onde tiver conta e fazer documentação direto com o despachante .

      • DuDu_Pinto

        Isso do depachante é verdade. Na concessionária me cobraram 300 reais, fui em um despachante independente vizinho ao Detran (fica a uns 500 metros da concessionária) e me foi cobrado 80 reais. Podia ter sido até menos, mas escolhi uma empresa de despachantes mais conhecida… Fiquei em uma sala sentado no ar-condicionado e em menos de 40min me entregaram a placa e um documento provisório (no outro dia a tarde o documento final estava ponto). Foi só sair de lá e entregar as placas na concessionária… Sem stress nenhum! Vocês precisavam ver a cara de espanto do vendedor quando cheguei lá com as placas na mão, acho que ninguém fazia isso lá! :D

    • pablo

      Tá, é 1% com a venda de carros novos. A venda de usados e de serviços e peças rende mais na minha opinião. No final das contas acho que o lucro é de 3,5% ao menos.

    • DiMais

      quase chorei lendo esta matéria, coitado do cara. a concessionária só lucra R$200,00 por carro vendido… nossa… então pra que concessionárias com prédios faraônicos e tudo mais?? é porque não da dinheiro?? tá certo que o lucro da montadora é ainda mais absurdo, mas aí dizer que revenda não dá lucro!! ah vai contar historinha pra outro…

      • Pensa que estamos falando de uma VW. E as concessionarias AUDI? BMW? MINI? MERCEDES? Entre outras dessas importadas? SErá que a margem é apenas de 3,5% ao mes de lucro? Eu acho que o negocio PULA para 10% Ao mês!!!

    • Educhs

      Realmente..ninguém entra em um negócio pra perder.

    • epa

      concordo com vc. Digo ainda que quando o carro eh financiado o lucro eh alto para a concessionária.

    • luizkessler

      Gostei do cálculo da mais-valia sobre o trabalho do mecânico. Bem, com certeza esse choro é falso, e não existem 700 bobos donos de concessionárias VW pelo país. A história é bem diferente, pois temos muito capital sendo investido na abertura de novas concessionárias, incluindo de fábrica não estabelecidas no país. Aqui perto de casa, abriu a pouco menos de 1 mês uma concessionária JAC. Qualquer bobo sabe o que é custo de oportunidade, e observa bem a melhor rentabilidade para seu capital.

  • ricardo78scs

    Fechando os olhos, respirando fundo, contando até 10 e sendo muito ingênuo dá até pra acreditar.
    Mas quando esse Gerente diz que as oficinas mecânicas de concessionária tem margem praticamente ZERO, aí realmente não tem como acreditar.

    • Sky R32

      Verdade, todo leitor bem informado sabe qual a realidade na hora que o cara chega com o seu carro pra fazer a revisão: orçamentos absurdos como 7000 reais numa revisão do i30 ou 2800 reais numa revisão do Agile.
      Quem é leigo na área vai ficar com medo de perder a garantia e vai pagar o que estão cobrando.

      E agora eu pergunto: onde que está a margem praticamente 0?

    • ACR

      Margem quase Zero, olhem os preços por hora da oficina dos caras, sem contar vários relatos de serviço porco.

      • Inclusive porque eu não vejo mão de obra por hora que é baixa. Isso é conversa para boi dormir.

    • Marcelo_Machado

      Ele deve falar dos serviços de oficina na garantia, pois a fábrica não deve pagar pela hora da MO nem metade do que eles cobram da gente. Falar dos serviços com MO paga pelo consumidor impossível o lucro ser perto de zero. Se for assim, as oficinas "independentes" dão prejuizo!!!!! Como cobram tão menos que as ccs?!?!?!?

      • vonask

        Concordo planamente com vc. Deve ser na garantia, e só mão de obra.
        Ja que existe peças carissimas que vc tem que trocar e nao sao cobertas.
        Eu nao vou nem falar da oficina de lanternagem (só seguradora coloca lá) pois enquanto um concerto de 500 reais fora, pode sair por mais de 3000 em concecionaria. Imagina o lucro ai

      • MAs a realidade atual, é que as montadoras estão aumentando o tempo de garantia, mas no Brasil isso não funciona. Enquanto lá fora o clientetem uma garantia de 5 anos…. deu problema com alguma peça considerada vicio ou algo defeituoso que não deveria ter ocorrido? a concessionaria faz o serviço sem reclamar. AQui empurrarm o problema para o cliente sem pensar duas vezes.

        E o pior, ter ai 5 anos de gerantia para ter que arrumar o carro até o momento de chegar as peças caras de revisão? Alguem aqui acha que isso é ruim para o concessionario? O cara está fazendo com que as oficinas independentes percam seus clientes!!!! E eu estou dizendo por ver um amigo de perto com diminuição da carteira de clientes pelo fato dos clientes comprarem carros novos e ficarem refem da concessionaria!!!! absurdo!!!

  • wolfburger

    Perfeita colocação.

    Criticar é facil, principalmente quando não se sabe do que esta falando.

    • aleneo2

      nao concordo com o que dizem. o valor de ICMS e IPI está incluida na nota de venda para o consumidor quem paga é o pagador final. o que acontece é que a concessionária tem que pedir credito de ICMS para receber os valores de volta. outro detalhe é que quem que nao esteja bebado ia investir em um negocio de risco com margem de menos de 1% sendo que qualquer fundo de renda fixa da 1,2 a 1,3% e a unica coisa que ele precisa fazer é ficar em casa é loucura isso. ninguem ficou rico investindo na poupança ja o Sr. habib e CAOA ficaram ricos com ccs, nao concordo com a materia.

      • artfukr

        O ICMS incide em cadeia, para cada uma das operações de circulação de mercadorias e serviços. Quando a concessionária compra da fábrica, incide ICMS sobre o valor que ela paga. E quando o consumidor compra o veículo da concessionária, incide o ICMS sobre a diferença entre o valor que este paga e o preço pago pela concessionária, sendo que este valor é recolhido antecipadamente por essa depois de no máximo um mês da compra do veículo pela concessionária, como o autor da notícia bem afirmou.

      • Marcelo_Machado

        qual fundo de renda fixa dá 1,2 a 1,3 % líquido?

  • MakotoGreen

    depois do plano real implantado, eh necessario a reforma tributaria virar uma realidade, porem esta dificil um governo ter competencia para fazer isso ocorrer….. ate la acontece isso de comprar um carro de baixa qualidade por 30mil reais

    • Helder Rueda 2.0T

      Concordo
      quem tem comércio sabe como é conviver com tantos impostos
      e confirmo
      tem mercado que se trabalhar a quase 0% pra ter um preço competitivo.

      Enfim
      Carnaval todo mundo sabe ir pra rua,
      mas ir protestar com as barbaridades do governo
      ngm se mexe

      por isso tão pagando 30,000 em um carro de qualidade.

      • pablo

        Carnaval e quando o time perde.

    • Hodney

      Reforma tributária não tem objetivo de amenizar o contribuinte. Sua função é aumentar mais ainda a arrecadação com politicas de sufocar mais o pagador de imposto. Não se engane! Governo não quer facilidades para o cidadão, lembre-se que o maior inimigo do povo são os que ele vota.

  • EuMeSmObYmYsElF

    nunca critiquei os concessionários, a culpa não é deles e sim das fabricantes que exageram nos valores e dos impostos, claro

  • Fabaum_ITB

    Como eu coloquei na outra materia, seria interessante saber o quando a fabrica ganha com isso ai, creio q as concessionárias ficam com a menor parte do lucro.

    • DCald

      dai ia vir os fabricantes com o mesmo mimimi dos impostos… Ora, se é tão ruim ter lucro no Brasil, pq tá todo mundo correndo pra cá? Pq não aumentam o preço do carro nos USA já que lá os caras ganham salario melhor? só desculpa esfarrapada!

      • Fabaum_ITB

        Mas olha so, ai foi mostrado o preço que chega as concessionarias e por quanto ele eh vendido, queria saber da mesma forma quanto custa pra montadora, por exemplo um gol, quanto q ele paga de impostos e quanto q ele eh repassado pra concessionaria, ou seja, o caminho completo do carro no Brasil.

  • vini_c_a

    R$ 60K mensal é um valor muito bom de qualquer forma, são poucos os negócios que rendem isso.

    • trunks

      Vini_c_a, depende: Olhando simplesmente para números, esses 60 k eh muito dinheiro. Mas quando vc analisa o investimento que foi necessário para abertura do negócio, as vezes esse 60 k é pouco. Não tnho idéia, mas creio que uma concessionária bem estruturada deve custar ao “investidor” uns 10 milhões. Vendo assim, tem-se um lucro líquido de 0,6%. Mesmo percentual de aplicações na poupança. Muito pouco retorno para o risco e investimento envolvido.

      Muita gente tem a ilusão de que “comprou por 10 vendeu por 20, ganhou 10”. Não é bem assim. Conforme o gerente de concessionária expôs, existem diversos custos envolvidos na manutenção do negócios.

      Os grandes vilões na história são as altas cargas tributárias, que afetam toda a cadeia produtiva e as fabricantes, pois estas usam da “desculpa” impostos, para inflar o preço de seus itens.

      • DCald

        Claro que tem os custos e a questão dos impostos… mas o cara ali em cima chorou muito e se ele, como gerente, acha que o retorno é de menos de 1%, é pq o dono da concessionaria enganou ele pra não aumentar seu salario de gerente… huahauhau…

        o retorno tem que ser no minimo de 2% liquido pra alguem investir tanta grana… do jeito que o mercado tá aquecido, acredito em retorno em torno de 4%….

    • aleneo2

      sei la se é bom o empate de capital de uma CCS passa de milhoes. tem que ver todo o capital investido para saber se 60K é bom ou nao, na verdade é necessario uma comparação percetual pq do jeito que o cara ta falando é melhor fechar a CCS vender todo o patrimonio e investir na poupaça? ta estranho essa conta.

    • pablo

      60k é bom? depende. Qual o custo pra abrir uma concessionária que tenha 60k de lucro? se for 200k é bom mas se for 10 milhões?

    • F_Fela

      se for considerado o investimento inicial e todas as "encomodações"… talvez não seja algo tão favorável quanto parece

  • Welingtonfdc

    Lero Lero é Mato carro no brasil é ficar rico na certa,e voce comom gerente deve tar ganhando uma bolada néw tem qui defender mesmo

  • Maxtremus

    Se concessionária de veículos é um negócio tão ruim então me digam porque tão abrindo concessionárias em todo canto agora?

    • pablo

      Só estão falando da venda de zero km. Claro que a concessionária ganha mais na oficina, acessórios, peças, usados.

  • GERTHAL

    Análise perfeita e muito bem colocada, muitos acham q pegamos os carros por R$10.000,00 e vendemos por R$12.000,00 e q a concessionária fica com R$2.000,00 de lucro, naum fazem idéia das despesas, com tributos, impostos e muuuuuitas outras coisas. Espero q com isso as pessoas consigam entender um pouco melhor sobre o assunto, e naum só ficar colocando as concessionárias, como foi dito no texto, como vilões.

  • _Ernesto_

    Agora fiquei até com dó do Sr. Sergio Habib, que investiu 200 Milhões de dólares em 50 concessionárias JAC (que serão 80 até o fim do ano) e possui ainda mais 53 de outras marcas.
    Realmente o lucro deve ser muito baixo mesmo!

  • Dcattini

    Infelizmente, não conheço nenhuma concessionária que tenha um serviço considerado bom, independente de ser venda de novo ou usado ou na oficina. Então temos que analisar isso também. Não estou criticando o autor do texto, mas infelizmente a NOSSA educação também não nos permite ter um serviço de qualidade pois muitas pessoas ali dentro (da concessionária) estão justamente ali só pensando no lucro (seja ele pequeno ou não) e com isso oferecem serviços muito abaixo do nível que se deveria ter como você mesmo disse em um mercado tão competitivo como o nosso. Já fui várias vezes à concessionárias quando estava procurando um carro novo para o meu pai e um carro usado para minha prima. Fui fazer cotações de reparos no Gol do meu tio e também levava o Sandero da minha mãe para a concessionária (a garantia de 3 anos acabou e o serviço da Renault em Brasília, na minha experiência, foi péssimo).

  • Por mim é isso mesmo, que eu lembre nunca critiquei css nenhuma quanto aos lucros, claro que sempre critico o 'ilustríssimo' consumidor brasileiro e a enorme carga tributária (em menor escala). Está difícil mudar a cabeça desse povo, imagina só uma reforma tributária? Mas tenho fé que um dia chegaremos lá!

  • wallisonlemos

    Respeito a opinião do nosso amigo, ele está dentro da concessionária e deve saber do que fala. Mas, visando o ponto de vista do consumidor, não acredito que as concessinárias lucrem tão pouco, que a VW lucre apenas 5% em cima de cada carro vendido, e que os impostos são os maiores culpados pelos preços abusivos praticados no país.

    Isos é um complô contra o consumidor, que é atomizado e não tem capacidade de fazer crítica contra esse regime! A culpa não é de quem explora, e sim de que aceita ser explorado, ou seja, nós mesmos!

  • Zenorev

    A culpa é do cafézinho

    • Cezarskinner

      Cafezinho não po.

    • Sky R32

      hsauihsauihsauihsaui
      Café Premium é muito caro ^^

  • Gabriel Scapin

    "(…) infelizmente no Brasil nossa educação faz com que muitas pessoas façam críticas sem conhecimento."

    O texto estava indo tão bem… uma pena ter encerrado com esse comentário sofrível… como se as pessoas reclamassem de forma injustificada… francamente!

  • Vin_T

    Conheço um dono d uma concessionária Chevrolet em uma cidade a 70 km d BH, e, pelo seu perfil, eh IMPOSSIVEL acreditar que ele disporia de tantos recursos em um negocio que rendesse tão pouco como relatado na matéria. Ainda mais em uma cidade onde o volume de vendas nem eh tão grande assim. Pode falar que a culpa eh dos gastos administrativos, impostos e o que mais quiser que isso nao me emociona. Afinal de contas, todos nos, miseros assalariados, vemos a mesma coisa acontecer com nossos salários todo mês.

    • pfcmacedo

      Acho que ele se prendeu a parte de vendas de veiculos novos. A parte dos valores dos lucros é verdade mesmo, "a função das vendas de novos" é pagar todas as despesas e dar um pequeno lucro. Ou seja as vendas de novos pagam todas as despesas logo a oficina, veiculos usados, lojas de acessorios é que dão o lucro mesmo. Obviamente ele não falaria valores. mas 1% certamente não é, e qualquer um sabe disso e ninguem montaria uma concessionaria pois tem muitos outros tipos de investimento mais rentavais e menos complexos

  • MMPaes

    Quero parbenizar este gerente que passou uma visão olistica sobre um assunto que poucos tem conhecimento Parabens

    • GuilhermeD.

      holística

  • Diens_mg

    Bom, concessionária não é um negócio ruim não, até pq aqui na minha cidade, todos os donos são muito bem de vida e todos os funcionários das mesmas ganham bem, justo, trabalham pra isso! Porém, como já foi dito na css, tudo é caro, qq peça é o dobro praticamente da mesma peça original numa loja de confiança, e como que eles falam q o lucro é zero? Mês passado mesmo, fiz um serviço no carro que na css, iria ficar por 900,00, e na oficina de confiança q levo, 500,00. Então é complicado!

    Mas aqui a maioria já sabia que os grandes vilões dos preços dos carros são o custo Brasil (impostos) e a vontade que as montadoras tem eliminar os prejuízos que tem em outros mercados, aqui!

    Eu nunca ouvi falar de alguma delas que monta no Brasil estar em dificuldade aqui, agora no resto do mundo sempre tem algum problema!

  • jujupanicat

    Hoje em dia até o FRETE do carro é o consumidor que paga. Isso sem falar em tapetes, limpador etc..

  • choiko

    Olha, creio que oficialmente essas informações possam até pode fazer sentido, mas existem outros fatores que não convém discutir aqui. De qualquer forma o ponto que eu quero colocar é que não devemos julgar as coisas de forma maniqueísta… nem tanto ao céu e nem tanto a terra… Creio que qualquer negócio que tivesse que investir altas quantias pra ter um retorno de 1% ao mês (que não é tão pouco como o gerente dá a entender). Acho que se realmente fossem esses valores não existiriam concessionárias, pois pra ter um retorno líquido de 12% ao ano existem diversos investimento qse 100% garantidos (títulos do governo, selic, etc) que geram retornos semelhantes.
    Então não sejam ingênuos, se o negócio não é bom ninguem mantém ele (vide decadência das lan houses). Só se mantém um negócio qdo ele é vantajoso. Ou vcs acham que alguem com milhões não tem esse discernimento?

  • choiko

    Olha, creio que oficialmente essas informações possam até pode fazer sentido, mas existem outros fatores que não convém discutir aqui. De qualquer forma o ponto que eu quero colocar é que não devemos julgar as coisas de forma maniqueísta… nem tanto ao céu e nem tanto a terra… Creio que qualquer negócio que tivesse que investir altas quantias pra ter um retorno de 1% ao mês (que não é tão pouco como o gerente dá a entender). Acho que se realmente fossem esses valores não existiriam concessionárias, pois pra ter um retorno líquido de 12% ao ano existem diversos investimento qse 100% garantidos (títulos do governo, selic, etc) que geram retornos semelhantes.

  • Jemag

    O volume de vendas é muito grande, a porcentagem pode até ao invés de 8%, ser uns 5%, mas mesmo assim com a quantidade o lucro é alto.

  • REUSAN

    No final a culpa é do governo(sempre esse lero, lero) e o lucros na alturas, explica mas ñ justifica!
    Alguém tá faltando com a verdade! https://www.noticiasautomotivas.com.br/carga-tribu
    Bons tempos de IPI reduzido e GM e HONDA, aumentaram os carros!

  • cleiton_alves

    então quer dizer q se ganha mais com usados do que novos,
    porque em 2009 a concessionaria pegou o stilo q meu pai tinha 06/06, na troca pelo linea, e pagaram 30.000,00 nele, e venderam ele a 33.000,00, só 10%, que dó deles ein

  • GarfieldMix

    Quanta baboseira.."Na sua grande maioria as concessionárias tem grande preocupação com os consumidores" piada, né?
    Fora na oficina que as ccs lucram DEMAIS.
    Se comparar o mercado paralelo com o cobrado nas ccs pqp..
    E por serem nacionais corta alguns impostos (mais que sei la quantos % feitos aqui tira alguns impostos..acho que 35%)

    E hoje em dia as concessionárias fazem Oligopólio, bando de mafioso!!!

    • Guilherme_M

      Cara, o que é um oligopólio? Você realmente sabe o que significa essa palavra?

      • GuilhermeD.

        No caso de várias concessionárias nas mãos de poucos, como o caso do Sérgio Habib, pode ser um oligopólio. Certo?

        • Guilherme_M

          Por ai. Mas é tipo, se 90% das donas de concessionárias fossem unidas para deter o mercado. O que, imagino, não acontece.

      • GarfieldMix

        Já que vc NÃO sabe, vou explicar:
        de acordo com o Houaiss, "situação de mercado em que poucas empresas detêm o controle da maior parcela do mercado".

        Não faz sentido?

        Informe-se sobre as REDES de concessionárias…veja que um grupo tem várias concessionárias de várias marcas diferentes.
        São assim, poucos grupos mas com controle quase que total sobre o mercado, por isso o consumidor perde poder de barganha pq vai trocar uma concessionária por outra, ou seja, 6 por meia duzia.

        Proxima vez que for questionar os outros, informe-se antes.

        Abs!

        Obs: GuilhermeD, o que vc falou está certo.

        • Guilherme_M

          E não foi isso que eu disse? A única diferença é que eu sei que as CSS não estão nas mãos de poucos. pois apesar de existirem grupos como a CAOA e SHC, que tem em média umas 70 css cada um, ainda existem muitos donos de concessionárias que tem uma, duas ou três lojas, como a Sbardecar aqui em POA. É isso. Oligopólio é quando a maioria dos detentores de um tipo de produto se associa, mas ainda há concorrência. Quando são poucas pessoas, e não há, ou há muito pouca concorrência, é um monopólio.
          Desculpa o mal entendido, mas é que muita gente usa certos termos, sem conhece-los. Como partidos se dizendo socialistas, lojas dizendo que fazem 70% de promoção, presidentes dizendo que suas mães nascem analfabetas…

  • TudoParaEmpresas

    Concordo. O lucro maior certamente é do fabricante.
    Mas "a oficina mecânica que na maioria das concessionárias tem uma margem líquida próxima de Zero"… Mesmo cobrando mais do que o dobro de oficinas independentes bem estruturadas??

  • jujupanicat

    Se concessionária lucra pouco, com conseguem aqui em BSB comprar espaço em horário nobre da TV (TODOS OS DIAS) e estar sempre – SEMPRE MESMO – com propagandas em Jornais. É muito dinheiro com propaganda.

    • pablo

      Depende… sem propaganda não vende. E normalmente a veiculação é local e não custa tanto.

  • aleneo2

    Do jeito que o cara falou o melhor negocio é vender a CCS e aplicar em renda fixa da mais de 1% ao mes e nao tem preocupação com funcionario e etc…

  • Antonio De Julio

    Só sei que nunca levo meu carro numa concessionária. Uma vez tive um UNO 1.5 que tava engasgando. Levei na Fiat da Barra Funda, o carro valia R$ 8.000,00 na época. (faz MUITOS anos) e vieram com um papo que era a "sonda lambda" e que ficaria em DOIS MIL REAIS. Pedi um orçamento por fax e não mandaram nem a pau.

    Tirei o carro de lá, levei num mecânico e era O FILTRO DE COMBUSTÍVEL ENTUPIDO! GASTEI R$ 200,00 NO CONSERTO!

    Pena que na época não existiam nem a internet e nem as redes sociais, senão não sossegaria em destruir a imagem daquela concessionária.

    em tempo, esse tipo de matéria é perda de tempo. Se entrevistar as lojas, elas são as coitadas. Mesma coisa com as montadoras, carga tributária, governo que tem que pagar Bolsa Familia, etc etc

    A CULPA É NOSSA! Pagamos um Uno Mille o que os europeus pagam num Civic e batemos DOIS RECORDES de vendas no mesmo ano!!

    ACORDEM!

  • CRW_09

    Será que é por isso que o dono da concessionária Chevrolet da minha cidade tem um Corvette preto? Coitado deve ter ganhado na loteria então.

    Esses dias liguei pra concessionária, só por curiosidade, pra perguntar quanto custava uma calota do Chevrolet Ágile e fui informado que custava R$45. Achei caro o preço do jogo e o funcionário deixou claro que NÃO ERA O JOGO, ERA A CALOTA INDIVIDUAL.

    • pablo

      Então, estes valores são apenas para venda de novos, zero km. Mas toda CSS tem vários outros produtos e serviços: oficina, peças, acessórios, financiamentos, seminovos/usados. Dai o negócio fica interessante.

  • anderson1055_legal

    Como eu ja havia comentado, as concessionarias sempre falam que a margem de lucro é pequena na venda de carros populares que vendem muito, até intendo que tambem há bantante despesas, mais de uma coisa eles escondem,é os agregados que dão o lucro deles… isso é (Seguros, bonus por insentivo de venda, acessorios, manutenção mecânica revisão, consorcio e outros) o que dá lucro é os pobres coitados que compram veiculos basicos e depois gasta com o que não pode com financiamento acessorios e outros.

    • pfcmacedo

      Bem lembrado, conheço um dono de concessionaria que no ano passado ganhou um new beetle de bonificação de vendas de 1 de suas concessionarias_

  • 4x4Brasilia

    Agora só falta alguma montadora defender seus altos lucros.Concerteza vai falar dos altos impostos……………………….mas por que então os carros importados chegam com o preço menor e com qualidade já que paga-se 35% de imposto a mais.=/

  • jujupanicat

    Engraçado que as montadoras importadoras de carro, Hyundai, Kia, JAC etc… pagam tudo isso que o Gerente falou + 35% de imposto de importação. A conta não fecha. Alguem está mentindo.

    • Sky R32

      Não cara.

      No caso das fabricantes sul coreanas e chinesas há a mão de obra mais barata e principalmente a relação cambial onde as moedas chinesa e sul coreana são extremamente desvalorizadas, então o custo das importadoras (que é o custo de fabricação na ásia mais impostos mais logística) deve ser igual ou menor que o custo de fabricação no Brasil.

      E eu acho que ainda tem um desconto nesse imposto de importação caso a marca tenha uma fábrica no Brasil (ou planos de criar uma). Por isso a Huyndai abriu uma, a JAC vai abrir, a Chery, a Lifan, etc…

  • Cezarskinner

    Não acho que concessionarias seja um negocio pouco lucrativo, mesmo para aqueles que prezam tratar bem e respeitando o cliente.

  • Eduardo Costa

    Eu ia comentar na outra matéria mas não fiz porque não tive tempo, mas foi bom ler esta pois ficou mais oportuno.

    Trabalhei como vendedor em concessionária por 11 anos e hoje sou autônomo, comprando e vendendo carros de repasse ( carros que não atingem o padrão das concessionárias e elas repassam à lojistas). E digo uma coisa: Sr. Gerente, lucro não é crime, nem pecado. Só aqui no Brasil as pessoas pensam assim. Acho que exagerou em demonstrar o quanto um concessionario ganha pouco. Talvez por sentimento de culpa. Mas não tenha este sentimento. Sei que o lucro não é muito e que as despesas são grandes por isso optei por não ter loja, mas com certeza é maior do que você expos. Você falou em R$ 200,00 em média por carro 1.0, mas esqueceu de falar sobre retorno financeiro ( que foi proibido pelo Banco Central agora em março, mas os bancos transformaram em bonificação ), TAC (  que a loja recebe uma parte ), seguro, acessórios, serviços de estética e etc. E outra coisa, dizer que a oficina deixa quase zero de lucro foi meio forçado.

    • Hoffmann_

      Sem falar no emplacamento..

  • ITALIA150

    Hum, sei não, em Maio de 2005 adquiri um Toyota Corolla Xli 1.6 que tinha preço tabelado de $ 50.515,00 , liguei num Sábado e de cara a vendedora me ofereceu por $ 49.000,00 ou seja 3% de desconto, detalhe o mercado estava aquecido para o Corolla, não tinham essa versão em estoque, tanto que fechei o pedido no dia 14/05 e o veiculo foi montado dia 31/05. Pergunto, nesse caso ,como ficou a margem de lucro da css ? ( paguei total à vista com ted de $ 49.000,00 )

  • andre_poa

    Agora, vamos nos colocar no lugar do consumidor. Exemplo: digamos que o consumidor possua um automóvel ano 2009, e tenha pago há 2 anos, R$ 38.000,00 por ele. E hoje, queira trocar por um modelo igual, só que 0 km. Seu usado hoje, tem valor de mercado de R$ 30.000,00, mas é avaliado pela concessionária por R$ 25.000,00. O mesmo carro, 0 km, ano 2011 (pretendido) custa, agora, R$ 42.000,00. Pra pegar o mesmo carro 0 km, além de dar o seu como parte do pagamento, terá que desembolsar mais R$ 17.000,00. Essa é a realidade.

  • miudinho

    Não confio nem um pouco nestas informações.
    não é viável abrir a loja. Tem muito mais nisso

  • rpasini1

    mimimimi o choro é livre! Pode chorar a vontade, mas se fosse tão ruim assim ter uma concessionária eu duvido que teriam tantas ccs ou garagens de carros da maneira que tem por ai. O lucro é alto e o valor do serviço prestado também é.

  • andre_poa

    Fui fazer a revisão de 2 anos (ou 40 mil km) do meu Fiesta. O que é feito: Troca de óleo (5w30), troca dos filtros: de óleo, combustível e ar, troca das velas de ignição. Preço na concessionária Ford: R$ 728,00. Fiz tudo isso numa auto-peças especializada em Ford por R$ 244,00. Sem falar que na autorizada tinha que deixar o carro num dia e buscar no outro e na auto-peças fizeram o serviço em 40 minutos.

  • Cil

    Bom, eu nunca fui mal atendida em CSS, felizmente. Aracaju tem uma CSS para cada marca e já experimentei 2 delas.

    Não é pouco lucrativo, é claro. Há gente que prefere fazer a revisão de seu carro na concessionária mesmo depois da garantia terminar por um ou outro motivo. Eu tenho um amigo que tem um Corolla e levou o carro para trocar pastilha de freios em outra oficina. Acabou levando na CSS da Toyota porque na oficina não tinha uma chave específica para mexer em alguma coisa.

    Tem-se o lucro da venda de peças, tem-se lucro até mesmo com a grana que é ganha da seguradora no reparo de carros. Oficinas, sejam elas particulares ou de concessionária, estão sempre cheias. E isso é igual a dinheiro.

    O que ouço de donos de Honda, por exemplo, é que as revisões são baratas.

    • Vitão

      E tem outro detalhe, eles ficam reclamando que tem q pagar imposto e tal…..

      Mas notaram q no preço final sempre está embutido os impostos?!

      No final de contas quem acaba pagando todos os impostos da CC somos nós os consumidores…..

    • AlexandreCE

      São relativamente baratas, Cil, com exceção das de 40, 80, 120 mil KM. Essas normalmente custam mais de R$ 1.000,00.

      Mas as demais, ficam entre R$ 150,00 e R$ 350,00. Pelo menos para o New Fit são nesse nível.

      Também há uma tabela fixa na concessionária, à qual se deve adicionar o valor da mão-de-obra.

  • nasser_ric

    Fiquei com dó agora, se algum dono de concessionária quiser doar a mesma, eu aceito de bom grado……

  • Vitão

    Através deste post, deu para saber +- q a história não é um conto de fadas para as concessionárias, mas creio eu q teve um pouco de exagero…..

    Pois se montar uma concessionária não fosse rentável, não teríamos um monte delas espalhadas…..

    Q nem os comentários acima, se a margem de lucro é baixa, é porque o negócio está sendo é MAL ADMINISTRADO…..

  • Alexdebrito

    Quem coloca um negocio quer lucrar. Tão sonhando com o mundo da fantasia aqui nos comentarios.

  • le4100

    Trabalho em lojas e concessionaria a 20 anos, respeito a opinião de todos. Mas por favor, pensem antes de falar de assuntos desconhecidos. A concessionaria lucra, dependendo do carro é logico, de R$1.000,00 a R$10.000,00. Isso multiplicado pelo numero de vendas vira uma fortuna, mas e as despesas? Por acaso vocês tem ideia quanto custa um anuncio no jornal? E na Globo? Gastos com impostos, salarios, manutenção do predio e serviços de terceiros? Tudo isso é necessario para vender cada vez mais e mais, atendendo a pressão das montadoras.
    A tempos atras esse site publicou uma materia sobre loja de usados, que falava tambem da margem de lucro. Lembro que nos comentarios havia muitas criticas. Isso para não dizer que só haviam criticas. Agora sobre as concessionarias de 0km acontece a mesma coisa. Para quem esta criticando tanto, e se acha muito esperto, só gostaria que me respondesse uma coisa: Seu meio de transporte, com certeza, é uma bicicleta, né?? Porque como criticam as lojas e concessionarias seria burrice demais comprar um carro.

    • VAIDUMI

      Jovem , desculpe mas ou vc tem grana pra comprar a vista ou nunca fez um finaciamento.
      As concessionárias ganham absurdos em cima de um venda ganham em tudo . No carro , no financiamento e no despachante .
      Isso se vc nao colocar acessórios no carro .
      Sinto muito mas o que diz nao faz o menor sentido .
      Voce mesmo ja deve ter ganhado muito com retorno em cima de financiamento .
      tenho amigos donos de loja Donos… e sei como é , conheço gerente de concessionária e sei como é .
      ganham mesmo e se for uma pessoa totalmente leiga ai que ganham mesmo em cima da venda e do financiamento .

    • GarfieldMix

      A maioria dos anuncios são feitos pela MONTADORA e não pela concessionária.
      Aliás, isso é tanta pilantragem que existem INUMEROS casos de anunciar no jornal um carro que não existe…a cc diz que foi vendido (mesmo que vc vá no dia da oferta assim que a cc abrir) ou que foi anunciado pela montadora e não é preço cobrado.
      É uma p*taria essa máfia !!!

  • le4100

    continuando… A unica coisa que posso falar sobre esse assunto é que escolham o carro que mais agrada, pesquise o preço, negocie e compre. Se a fabrica, a concessionaria ou o proprio vendedor esta ganhando demais ou não esta ganhando nada, não lhe diz respeito, o importante é se esta satisfeito com o negocio e se cabe no seu bolso. Ou alguem questionar se o seu salario é muito alto ou muito baixo vai se tornar habito, e vocês aceitarão isso com simpatia.

    • Hoffmann_

      Voce sugerir que as pessoas não comprem e não questionem os lucros é um pensamento sem sentido de mercado e social.

      • E principalmente, é traduzir dizendo: "Consumidor, faça o que queremos DE BOCA CALADA". Desculpe, mas isso não é uma monarquia, portanto, ninguém vai ficar com pena de uma concessionaria.

        Alias, se tivesse uma deveria ficar feliz, afinal não estaria na situação que me encontro hoje e ainda, estaria podendo melhorar em tudo minha qualidade de vida. Coisa que hoje, estou ainda batalhando para conseguir fazer as coisas porque eu REALMENTE nãop recebo nem 10% de R$60000.

  • alzano

    Trabalho com comercio e sei como são essa margens de lucro. Realmente o lucro com carros populares são baixos para as concessionarias. Mas alguma é muito alto, principalmente quando "engana" o cliente e aplica altas taxas de retorno. Vendas de seguros, acessorios e de peças tambem margem alta na venda. Pode pergunta para qualquer vendedor de carros, se ele prefere vender um carro com prazo de 72x ou a vista?

  • ebasone

    O engraçado é que em Moema – São Paulo (um dos m2 mais caros do Brasil) não pára de pipocar concessionárias. Só na Av. Ibirapuera foram 2 hyundai, 1 subaru e em breve 1 renault. Na Imarés um terreno que abrigava uma academia de tennis com 5 quadras vai virar mais uma concessionária. E não é nenhum "puxadinho", são construções luxuosas

    Indo na explicação do Gerente na matéria acima um investimento desses retornaria após uns 200 anos.

    A matemática não bate.

  • AlexandreCE

    Queria que o depoente tivesse comentado sobre o valor da hora-homem do serviço da oficina ser sempre acima de R$ 100,00. Dizer que a oficina quase não se paga não parece razoável. Outra coisa: se pessoas jurídicas ganham até 40% de desconto sobre peças compradas em concessionárias (eu sei disso porque comprava peça numa GM de Fortaleza com esse desconto através de um amigo), o lucro da autorizada sobre peças não recompõe uma outra boa parte do lucro que não se obtém na compra de um 0Km?

    Esse depoimento, honestamente, a mim não convence. Trate dos assuntos peças e hora-homem que pode ser que eu comece a acreditar.

    • Só que NINGUEM vai poder dar a dica da maquina de vendas que é o que ela vende. Vc acha mesmo que o gerente ou dono de concessionaria iria dizer como se faz lucro com concessionaria? Sim, todos sofremos, mas creio que quem abre a concessionaria está realmente numa condição financeira para não depender apenas do lucro obtido pois tem recursos para que não morra no caminho.

  • totorocho

    O que esqueceu de falar o gerente da VW é que a concessionária ganha sempre com o cliente por todos os lados !!!, ou seja, ganha na venda do carro deles…nos juros absurdos e ainda na compra de teu veículo (que geralmente te pagam um valor 20 % menor que da tabela). Eu quero saber onde o consumidor ganha !!!

  • AlexandreCE

    Um adendo.

    Concessionários, se vocês têm interesse em ter uma margem de lucro maior e querem oferecer melhores condições ao consumidor, façam lobby junto ao governo para tributação das divisas remetidas à matriz. Quanto ao imposto sobre grandes fortunas, isso não é recomendável porque os próprios concessionários seriam penalizados, já que inegavelmente todo proprietário de concessionária tem uma fortuna de patrimônio.

    Por fim, NÃO ESQUEÇAMOS DA TABELA DE RETORNO DOS FINANCIAMENTOS. Isso dá lucro considerável às concessionárias e todos nós sabemos disso. O depoente falou como se todos os carros fossem vendidos à vista.

  • andre_poa

    Só pra comparar, o mesmo carro que é vendido no Brasil e que na Argentina ou no Chile, por exemplo, custa a metade do preço. Como explicar? Será que a diferença toda é apenas dos impostos? Saber que um Honda Civic ou Toyota Corolla custam 15 mil dólares nos E.U.A ( em torno de 24 mil reais). Aqui no Brasil você compra um Fiat Mille com isso. Tem mais coisa por trás disso tudo, tem mais gente lucrando em cima do consumidor brasileiro.

  • Alesr50

    Sergio Habib então deve ganhar na loteria toda semana…já que concessionária não rende tanto…¬¬

    fala sério

  • daniloporta

    galera, o cara ta dando um de coitadinho, a margem em cima dos semi novos é em media 20 %, os acessorios se vcs pesquisarem, é o dobro do cobrado fora da concessionaria, tudo é cobrado, e tem mais , ele nem abriu o bico pra falar do retorno da financeira, que é onde ganham mais, pagam ate premio pro vendedor que vender com mais retorno, ninguem entra pra perder.

  • marcelofalves

    concessionaria ganha dinheiro tb na parte de manutenção, que eu acho um absurdo os valores cobrado por exemplo por 1 litro de oleo, mas tem que compensar de alguma forma e é nas manuntenções

  • danielowner

    Quem mais tem lucro com venda de carros no Brasil é o governo, que ganha uma bolada de imposto por cada carro.

    Agora só um curiosidade: qual é o lucro de uma concessionária de carros importados, como por exemplo a Só Veículos? Tenho impressão que é maior.

  • leopbrito

    "Além disso há a oficina mecânica que na maioria das concessionárias tem uma margem líquida próxima de Zero"

    Sei, sei… por isso que o preço das peças é em média 3 vezes mais caro que em oficinas independentes, né?

    No começo do ano fui trocar um par de amortecedores dianteiros e coxins, enquanto numa independente de qualidade cobravam 600 por peças e serviços, o gerente da concessionária ofereceu entusiasmado exatamente as mesmas peças e serviço por 1500 mangos.

    Se a margem da oficina das concessionárias é próxima de zero, a das oficinas independentes deve ser negativa!

  • Sky R32

    Olha, a concessionária talvez ganhe realmente 200 reais (lucro líquido) por carro 1.0 zero km vendido, mas há outros ganhos como a venda de peças, a oficina, a venda de usados, as bonificações das financeiras por financiamento feito…

    Mas são as financeiras que eu penso que tem os ganhos mais abusivos nessa história toda, porque afinal, a grande maioria das vendas de carros no Brasil são por financiamento, e há casos em que o lucro da financeira é de 100% sobre o preço do carro, um absurdo!

  • scar_old

    Quantas CCS na sua cidade voce viu fechar nos últimos anos? Não descreio de tudo o que o gerente falou mas tem caroço embaixo desse angu. Ninguem investe em um negócio para lucrar 1% ao mes. Na cidade do Rio de Janeiro são 19 CCS Volks sendo 5 de uma mesma rede, sinto pena desse empresário.

  • kikofar

    Mas esperem aí: vocês acharam que o cara viria aqui falar do lucro do negócio dele??? É claro que ele vai chorar… Ontem fui a 2 concessionárias daqui do DF procurar por um usado. Numa, da VW, havia uma Mercedes C63 AMG liiiiiiiiiiiiiiiiiiiinda na porta. Não me contive e perguntei para o atendente: "O dono da loja vende VW, mas anda é de Mercedes né?!"

    Na outra concessionária, da Hyundai, havia uma Mercedes CLS para vender. Noviiiiinha, noviiiinha. O vendedor abaixou a voz, virou-se para o meu lado meio que escondendo e disse: "É da esposa do dono."

    Conclusão: 200,00 por carro vendido??? NEM A PAU JUVENAU!!!!! O esporte preferido de muitos empresários por aí é chorar. Eu é quem choro, porque sou assalariado, não tenho reajustes gordos como dos srs. deputados e se quiser um carro mais decente, tenho que me sujeitar ou a falir por ter que pagar o dobro num importado de melhor qualidade ou (é o que estou fazendo) buscar um carro usado, que obviamente me custará menos.

    • morato555

      Além da Mercedes C63 AMG fique sabendo que esse mesmo senhor também possui uma Ferrari 458 italia. Realmente muita peninha da margem de lucro deles.

  • Andre_84

    Acho que a tabela que foi divulgada antes com as margens de lucro é menor do que a realidade! Essa história da concessionária pagar R$ 27 mil num Gol G5 e vender por R$ 29 mil pra mim é conversa fiada e acredito que eles inventarem esses valores para dizer "olha como não somos gananciosos, ganhamos uns R$ 2 mil por carro e ainda pagamos várias despesas, impostos e etc".

    Isso sem falar que eles desvalorizam R$ 4 mil, R$ 6 mil em um carro usado na troca, cobram R$ 168 na 1ª "revisão preço fixo" (leia-se troca de óleo), te oferecem um CD com MP3 por R$ 900 (na loja de acessórios é R$ 300), cobram R$ 350 no emplacamento (tem gente que faz por fora da css e não gasta nem R$ 200) e etc…

  • PauloECosta

    O ranking da roubalheira é liderado em primeiro pelo governo que retira 43% de lucro em um veículo e que fundamentalmente não faz absolutamente nada, não dá boas estradas, ruas, educação e segurança. Segundo, fabricantes que se aproveitam inclusive da roubalheira do estado e da sua falta de políticas para com as mesmas (fabricantes fazem o que querem e não respeitam o consumidor, evadindo-se de recalls e protelando na justiça causas básicas de direito do consumidor), além do consumidor que paga valores muito além dos praticados internacionalmente, exige pouca tecnologia, aceita veículos rememdados e não usa os intrumentos da sociedade civíl ao seu dispor (sociedades protetoras do direito do consumidor em variadas denominações muito comuns em outros países). Em terceiro ficam as concessionárias que se não ganham tanto como os pilantras acima, estão longe de serem coitadinhas.

  • Honerb

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    1° de Abril!!!!!!!
    Tá esse gerente e a picape da BMW!
    Tão de brincadeirinha!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Wow02

    Esse gerente ta de brincadeira ne… NINGUEM, nenhum investidor abriria um negocio, com riscos e tudo mais para ter um retorno de 0,5% – 1%, é mais fácil deixar na poupança que rende 0,7%, isso é básico e qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento financeiro/mercado sabe disso…

    Conheço um dono de algumas concessionárias e posso te afirmar que o retorno não é baixo (1%) como também não é alto (acima de 8%) estaria em torno de 4%, 5%… razoável para qualquer investidor…

    • CanalhaRS

      Com certeza, as concessionárias querem se fazer de vítimas e tirar o seu da reta.
      Claro que o lucro deles é maior.

  • HenriqueHJ

    po, senti ate mal agora.

    da proxima vez que eu for fazer a revisao, vou fazer tudo que mandarem de empurraterapia pra ver se ajuda os caras da css.

    se nao os donos vao começar a subir no onibus. e falar "EU PODIA TA ROBANDO, MATANDO E ESTRUPANDO (sic), MAS SOU DONO DE CONCESSIONARIA E ESTOU AQUI HUMILDIMENTE PEDINDO A AJUDA DE VOCES. VCS VAO ESTAR ME AJUDANDO A LEVAR O LEITE PRA CASA COMPRANDO ESSAS VELAS e FILTRO NOVOS. E QUE DEUS ABENÇOE VOCES"

  • xvtmx

    Como a maioria do colegas acima comentaram, não acredito que um investidor entraria num negocio pra ganhar tão pouco, sem contar que ele não citou que toda empresa que se preze guarda uma parte do lucro pra reinvestir na empresa, valor esse que é uma porcentagem considerável, ou seja, o lucro líquido seria menor ainda…fica mais difícil acreditar quando o "gerente" diz que a margem na oficina é praticamente zero…companheiros, convenhamos, fui levar o palio de meu pai pra fazer uma revisão de 30.000 Km na concessionária e me cobraram 436 reais…pra trocar óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar, velas e mão de obra…agora vem esse "gerente" me dizer que a margem é perto de zero? sabemos que os valores das revisões da maioria dos carros 1.0 fica nessa media…a concessionária ganha tanto nas peças quanto na mao de obra, e nao é pouco não, pois estas peças cotadas por fora ficam na casa dos 120 reais, no máximo…agora raciocinem, se as lojas revendedoras de itens automotivos conseguem ter lucro vendendo estas peças em torno de 120 reais, e nas concessionárias, normalmente os preços são maiores, imagine quanto uma concessionaria nao ganha? Agora tenho que ser justo, manter uma empresa no Brasil é realmente muito dificil, pois aqui manter este tipo de estrutura é muito caro mesmo…mais se não desse dinheiro, não existiria concessionaria nenhuma, então deixe de conversa mole e me conte outra…e pra mim concessionaria é como outra empresa qualquer, que visa maximizar os lucros, assim como as montadoras também, o problema todo é que isto está inflacionado, com valores fora da realidade…pra vocês terem uma idéia, lembro de quando um corsa hatch custava algo em torna de 13.000 reais, e não faz tanto tempo assim não…os carros no brasil praticamente triplicaram de preço nestes ultimos 10 anos,e não tem nada que justifique o aumento nesta proporção…as montadoras inflacionaram os preços pra maximizar os lucros porque sabem que aqui no brasil existe a formula certa pra lucrar muito, pois somos especialistas em carros de baixo custo e o brasileiro nao é um consumidor exigente,compra qualquer porcaria por preços exorbitantes, o que normalmente nao acontece em paises de 1º mundo, e, se acontecer, pelo menos os carros são mais seguros e melhores…é isso, se concessionaria nao ganha dinheiro, então papai noel existe…

  • xvtmx

    lendo os comentarios dos colegas de blog, vi que tinha esquecido de comentar que as concessionarias ainda lucram com os financiamentos, com os acessorios (todo mundo sabe que os acessorios são uma facada na concessionaria), ganham na venda de usados, ganham de todo jeito companheiros…pra vc ver nenhuma concessionaria faz questao de vender carro a vista, nem desconto dão, preferem financiar…
    ESSE "GERENTE" É BOM DE PIADA…NÓS DEVIAMOS INSCREVER ELE EM ALGUM CONCURSO DE HUMOR!

  • Dr_calucho

    Sniff sniff… To com lagrimas nos olhos… Vou voltar na concessionaria e devolver os tapetes que me deram de presente pra ver se da pra ajudar na cesta basica

  • sousabrasil

    Muito bem vindo essa versão e esclarecimentos, afinal, esse é verdadeiramente um lugar democrático, como já havia comentado na matéria original anterior, as margens de lucro apresentadas são normais em qualquer área comercial, acredito que o problema principal vem antes, na grande margem de lucro das montadoras a anos instaladas em território nacional, justo seria a montadora ter uma margem de lucro igual ou ligeiramente superior às concessionárias, nesse caso teriámos carros pelo menos R$ 10 mil a menos que o preços praticados hoje.

    Sucesso NA e parabéns pelo espaço democrático!

  • mariogermano

    Os analistas anteriores tem razão. Nunca que uma concessionária lucra tão pouco como afirmado. Negócio ruim não se sustenta. Ademais, lucrando tão pouco como explicar o enorme crescimento experimentado por elas. Por exemplo, em Goiânia uma construtora conseguiu a concessão de uma marca estrangeira, abriu uma concessionária e agora tem três, todas enormes e em locais nobres. O negócio dá tão pouco lucro que o mesmo grupo conseguiu a concessão de uma marca asiática no ano passado e agora representa duas indústrias. E a construtora? É o menor negócio do grupo hoje. Claro, as concessionárias deram prejuízo com esse crescimento desmesurado e somente são mantidas abertas e em crescimento exponencial graças ao espírito filantrópico de seus proprietários…

  • jossiano

    É, as concessionárias ganham tão pouco que a maioria delas aqui em Porto Alegre está abrindo novas filiais ou ampliando as suas instalações.

    Vale lembrar também que as concessionárias ganham uma margem das financeiras (e a maioria dos carros são financiados) e também lucram em cima dos seminovos aceitos no negócio.

    Donos de concessionárias ganham "tão pouco" acabam virando importadores, vide Dafra e JAC, entre outros.

  • _Hunter_

    Claro, o cara vai gastar milhares para montar uma concessionária para no fim ganhar mixaria. Jura que eu acredito.=/

  • morato555

    Ele esqueceu de mencionar que os bancos oferencem um cafezinho bacana pra eles quando os mesmos vendem o carro financiado a juros e pretações a perder de vista, esse cafezinho sim sai caro para os consumidores.

  • Marcelorjcg

    Só pode estar de brincadeira,eu troca de carro quase que de dois em dois anos ,e a um mes atrás tive quase que emplorar para ser atendido,detalha estava vendo um sorento(confesso que estava com uma roupa bem fajuta).De tudo ,não é mentira ,mas também nem tão verdade.E o retorno da financeira qdo financiado??.Do seguro que sempre sai mais caro??A troca que sái sempre desvalorizada(basta ligar depois e perguntar o valor do seu carro que ficou na troca).Tá parecendo papo de politico que investe centenas de mil para ganhar se eleito um sálario mediano…

  • Fredxyz

    Valeu pela transparência. Claro que como falaram aqui o lucro deve ser um pouco acima, como a oficina que na concessionaria se paga bem mais caro que em oficinas independentes.
    Mas realmente a concessionária é só uma revenda com lucro como outras formas do comércio, comprar mais barato só se fosse direto da fábrica.
    A não ser quando as concessionárias começam a cobrar ágio acima do preço oficial só pq o carro tá procurado.

  • Mario Burgues

    Após todo este debate sobre quem lucra mais com a venda de automoveis em nosso justissimo Brasil, gostaria que alguém informasse qual é a quantidade de concessionárias que decretam falência e quantas são inauguradas por ano no Brasil. Outra curiosidade sobre o assunto é o fato de que grandes empresários, como é o caso de Sergio Habib, são donos de diversas concessionárias de veiculos e que em alguns casos, chegam a dominar o mercado local, representando varios fabricantes de veiculos, como é o caso de um grupo aqui da Bahia que somente em Salvador é dono de cerca de 8 lojas que revedem carros da Fiat, Ford, GM e VW.

  • NikkoZOll

    E quem sai ganhando no final e a montadora , claro que tambem nenhuma concessionaria noo BRasil nao e santa, e a mesma coisa que numa escola O diretor e supervisor sao a montadora e o professor e o dono da concessionaria que ela e a sala

  • Marcelmtm

    Perfeito.
    Tem gente que não enxerga todo o processo envolvido…Com certeza, as maiores margens de lucro estão nas montadoras, e não nas concessionárias, que na verdade são apenas revendedoras!

  • pfcmacedo

    Só um detalhe pra quem acredita na parte de que o lucro das oficinas é quase zero. Revisão de 10.000 Gol no site da vw 168,00 na concessionaria 350,00 (mesmo serviço) levei o papel do site e paguei os 168,00….
    Revisão de 20.000 Gol no site vw 168,00 na concessionaria 425,00 novamente levei o papel e paguei os 168,00. Segunto o consultor esses 168,00 são uma promoção da fabrica.
    Ou seja, pagaria 775,00 se não reclamasse e não os 336,00. Economia de 439,00 (sera que a ccs levou prejuizo ou era parte do lucro).

    Detalhe, nos dias que fiz a revisão fiquei observando e ngm fez o que eu fiz, ou seja todos pagaram o preço "cheio".

    Não é boato, nem experiencia de amigo… Ta ai o lucro zero das oficinas

  • feu

    Quase acreditei.
    Ninguém teria um negócio desses para fazer 200 contos num veículo vendido.
    Esse pode ser a margem direta disso, mas com certeza existem rebates anuais e outras bonificações que são pagas/descontadas diretamente pela montadora que fazem o negócio valer a pena!
    Não somos ingênuos, há fatores fora da NF de venda da montadora para a concessionária que colaboram para diminuir essa coisa toda!

  • 3dimensional

    HA!
    Tem um ponto nisso tudo que já foi falado no primeiro comentário! A margem pode até ser medíocre desse jeito(o que já é duvidoso) para as CONCESSIONÁRIAS, porém para as MONTADORAS…tsc tsc tsc.

    Se bem que isso pode até fazer sentido se verificarmos os preços de peças nas autorizadas. O que eles não ganham nos CARROS vão a forra nas PEÇAS!

    Ou tem outra explicação para uma junta homocinética de número 1j0498099ex do meu Volks por exemplo custar 250 dólares no exterior e aqui na VW pedirem R$3 mil em CADA!????? Qual é a conta???

    Oficinas mecânicas que na maioria das concessionárias tem uma margem líquida próxima de Zero???????
    R$140,00 o valor da mão de obra homem/hora na Carbel aqui em BH.
    Então deve ser verdade que todos mecânicos das autorizadas estão ricos…

    Complicado!

  • FordCorcel

    Existem margem tb de lucro sobre os financiamentos, geralmente 500 a 900 reais por carro dependendo da financeira. A questão é que o preço médio do carro é elevadíssimo, se analisarmos pela Paridade do Poder de Compra (FGV), na média, um brasileiro ganha 4 vezes menos que um americano e o automóvel custa aqui na média 3 X mais caro, logo nosso carro é, na média, 7 vezes mais caro, ou 7 X mais "dificil" p/ ser adquirido, levando-se em conta nossos PÉSSIMOS carros, a ex da Kombi, Courier, etc, vemos que nadamos em algo que não cheira bem…..e SIM, concessionárias fazem "pressão" p/ falsos lançamentos, pois têm muitos problemas com estoque cada vez que um novo veiculo é lançado, as concessionárias não querem muitos modelos de carros, apenas um em cada segmento, e lançamento bom é "trocar faróis e lanternas". Só porcaria!

  • rafaelvenom

    Boa noite a todos… Sinceramente é muito triste quando um gerente vem e diz isso. E parabéns ao NA por disponibilizar espaço para ele também, mostra imparcialidade. Agora vamos aos fatos, pois contra fatos não há argumentos. As concessionárias ganham uma porcentagem de 7% à 13%. Quem disse isso? Presidente da Anfavea. Em relação ao valor tabelado. Qual concessionária venda abaixo do valor tabelado?Alguém sabem?Vamos verificar um exemplo claro. Li numa reportagem de 2008 que a Toyota possui o custo, com lucro, etc o Corolla custa R$43.000,00 e alguma coisa, não lembro direito. Apêndice: O Corolla no Japão e USA custavam na mesma época R$32.900… quase R$33.000,00 CUSTO FINAL PRA O CONSUMIDOR, com imposto de 6% nos USA e 9% no Japão!!! Ou seja, é mais CARO fabricar um carro no BRASIL do que em países desenvolvidos, com mão de obra altamente especializada, máquinas mais modernas, etc. Mas voltando ao país da bananas: o valor de venda do Corolla era de R$60.000,00. Ou seja, 28,3333% de imposto, ou R$17.000,00!!! Mas voltando ao caso da concessionária, que tem um lucro bruto de 13%, alguém aqui acha que a montadora, que é quem mantêm a concessionária irá, ganhar menos que isso? Óbvio que não. Isso são palavras incontestáveis! Agora vamos supor: provavelmente a montadora ganha 20% de lucro, pois se não fosse assim, as montadoras não iriam mandar os seus lucros para as matrizes quebradas.
    Resumo da ópera: a grosso modo, o governo lucra em torno de 1/3 do valor, montadora e concessionária 1/3, e o carro com custo REAL de 1/3…Ou seja, o mesmo carro referido pelo gerente de R$30.000,00 na realidade custa R$10.000,00, a montadora e concessionária ganham R$10.000,00 e o governo mais R$10.000,00… E se for financiar, o banco obtêm LUCRO LÍQUIDO DE 40% em relação ao empréstimo, com dados oficiais.

    Como diria o Capitão Nascimento: "Tá de brincadeira xerife?" E macaco Simão: "Hoje agora só amanhã, pois vou pingar o meu colírio alucinógeno."

  • rafaelvenom

    E só pra que TODOS saibam: "Entre as dificuldades está o valor da mão de obra setorial, que acumulou aumentos bem superiores à inflação nos últimos anos. Em 2014, alcançará US$ 24 a hora, contra US$ 33, nos EUA."… http://carros.uol.com.br/ultnot/2011/03/22/brasil… e quanto será que é hoje??? Mas fabricar carro no Brasil continua sendo mais caro que fabricar nos USA ou Japão… Sinceramente, o certo é comprar os modelos importados, com melhores preços…Ou a compra pelo melhor custo/benefício… Ou seja, carros mais feios, pelo menos os caros "mais bonitos" que possuem apenas isso, ficarão encalhados…

  • Felipe

    Sinceramente: não acredito nessas palavras, em 1° lugar: A fabrica não incentiva as concessionárias a comprarem ou revenderem carros usados, não é o foco. 2° lugar: voce vem me dizer que lucra só R$200,00 em cada carro??? Mas vai mentir assim na china, se você realmente lucrasse só isso, ficaria em casa dormindo, eu duvido, mas duvido que algum dono ou gerente de concessionaria que tem muitos empregados, dor de cabeça, encomodação diária, pra lucrar somente R$200,00 por carro???? 3° lugar: aí voce fala que o negócio de uma concessionaria envolve outros setores, outros departamentos, como peças, que você disse que a margem de lucro é baixa, no qual é mentira, pois eu compro peça em concessionaria, e como eu compro a alguns anos, e conheço o vendedor de peças a anos, ele me dá 25% de desconto, ou seja, se ele me vende as peças com esse desconto deve ainda ter lucro, ou será que ele está pagando pra trabalhar??? tenho certeza que não neh?! não sejamos hipócritas!
    4° lugar: voce fala que a oficina tem margem de lucro proxima de zero???? Mas que palhaçada éh essa? Voce acha que todo mundo acredita no que voce fala? Fique sabendo, e voce sabe, que o valor da mão de obra numa concessionaria é a mais cara do país, comparado com qualquer outra oficina independente, e convenhamos, tem oficina independente que cobra menos que vocês e dão um show em serviço em comparado com as concessionarias. E por ultimo, lendo toda essa reportagem, chega a dar pena de você….voce quer uma esmola??? Cara, se está tão ruim assim, fecha as portas, demite o quadro de funcionários e fica em casa, que é mais lucrativo então….concordo com leitores acima, que disseram que precisa rever os lucros das montadoras tambem!

  • Bruno de Andrade

    Uma concessionária Volkswagen aqui em Salvador-BA vende 600 mil carros por ano, segundo o gerente de consórcio, ou seja, são 50 mil carros por mês. Se o gerente da matéria alega que o rendimento líquido por automóvel é de apenas 1% para carros populares, levando-se em conta um carro popular de R$30.000, 1% de 30 mil é igual a R$300. E 300 reais vezes 50 mil é igual a 15 milhões de reais de rendimento líquido de uma concessionária. E olha que a conta foi feita com base nas vendas apenas dos carros populares. Então, vocês acham que o lucro líquido de R$15.000.000 por mês, ou seja, 180 milhões de reais por ano é pouco? O gerente da reportagem acha que nós somos bobos e ingênuos…

    • Gabriel

      Bruno, desculpe mas nenhuma concessionária no Brasil vende 50mil carros por mês. As melhores concessionárias do Brasil chegam a vender 1.000 carros em um único mês. Veja a quantidade de concessionárias no país e a quantidade de carros vendidos anualmente.

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