América Latina Brasil Chevrolet China Lançamentos

GM anuncia novos compactos para América do Sul e China

GM anuncia novos compactos para América do Sul e China

A General Motors anunciou nos EUA o lançamento de uma nova família global de carros compactos que atuará diretamente nos mercados da América do Sul e China. Serão ao todo cinco tipos de carroceria e oito variações locais, sendo que parte dos produtos será vendida com a marca Buick no mercado chinês.


A montadora americana espera ter 75% do portfólio localizado na América do Sul com a nova gama, enquanto a China terá somente 20% de seus modelos sob a nova família. Isso corresponderá inicialmente a um em cada dez carros da GM no mundo, por volta de 2002, ampliando essa participação para cinco carros em cada dez no ano de 2023.

Na nova família de carros compactos, de projeto GEM, a GM pretende lançar variantes sedã e SUV, entre as demais que aparecerão. Com estreia a partir de março na China, a linha de modelos será revelada completamente nos 13 meses seguintes, finalizando assim em abril de 2019.

Dessa nova gama, a América do Sul (entende-se por produção no Brasil), devemos esperar hatch, sedã, minivan, SUV compacto e picape. Assim, a linha basicamente deverá ser Onix, Prisma, Spin, Tracker e a picape que encerrará a carreira da Montana, ficando abaixo da S10 e concorrendo direto com a Fiat Toro.


Nesse grupo, o primeiro a ser revelado pela GM parece ser o Tracker, em uma imagem oficial, onde o carro está bem sombreado na parte inferior, mas revelando ser de fato um utilitário esportivo. Aqui, Onix e Prisma devem começar a carreira da GEM, enquanto a Spin deve ser a última a aparecer, já que foi renovada recentemente.

GM anuncia novos compactos para América do Sul e China

O interessante do anúncio da GM é que serão cinco tipos de carroceria e não cinco modelos básicos. Ou seja, podemos ver aí mais de um produto por categoria, totalizando oito, um número que já estava sendo ventilado há algum tempo. Na China, pelo menos, a SAIC-GM terá Onix, Onix Sedan, Monza e obviamente um equivalente da SR-V, que é uma equivalente local da Spin.

Isso sem contar o Tracker, que estará nos dois lados do mundo também. No caso da Buick, pelo menos os modelos Excelle e sua variante perua podem estar incluídos na lista, aumentando a variação de produtos no lado chinês. Aqui, o que poderíamos ter, além dos cinco modelos mais cogitados?

Uma picape leve como a Montana poderia ser uma dessas opções, ficando a nova como intermediária. Assim, também um crossover abaixo do Tracker seria viável comercialmente. O fim do Cobalt pode não significar a ausência de um sedã de volume na região, podendo surgir outro modelo em seu lugar, maior que o Prisma (Onix Sedan) e abaixo do Cruze. Outra possibilidade é um carro de entrada, abaixo do novo Onix.

Ou seja, com oito variações de cinco tipos de carroceria, a GM terá um bom portfólio de produtos na América do Sul, todos se beneficiando dos novos motores turbinados 1.0 e 1.3. A partir de março, então teremos uma maratona mensal de lançamentos e uma mudança completa da gama da Chevrolet na região. É bom continuarmos de olho na China…

GM anuncia novos compactos para América do Sul e China
Nota média 4.2 de 9 votos

  • RicLuthor

    “…volta de 2002, ampliando essa participação para cinco carros em cada dez no ano de 2023.”

    Por volta de 2020!

    “Com estreia a partir de março na China, a linha de modelos será revelada completamente nos 13 meses seguintes, finalizando assim em abril de 2019.”

    Estreia em Março de 2019, segue por 13 meses e finaliza em Abril de 2019? Finaliza em Abril de 2020!

    Melhor não ter pressa para publicar, revisar o texto e só assim publicar as notícias.

  • CanalhaRS

    Ford vivendo só de Ka e Ecosport no Brasil, GM trazendo projeto chinês para lucrar mais, Fiat (não FCA) parada no tempo, vendendo carro da década de 90…a concorrência agradece e solta fogos de alegria.

    • Matafuego

      O lance não é o projeto chinês em si, mas ter muitos produtos compartilhando a mesma plataforma em dois mercados, um grande e um gigante. Com certeza vai melhorar a margem de lucro da GM.

      Mas qual concorrência iria agradecer? A VW? Ela tem alguns produtos de “entrada” melhores, como Polo e Up, mas a família Gol parou no tempo. Ainda acho que a GMB vai nadar de braçada por mais uns três anos pelo menos…

    • zekinha71

      Depois metem o pau nos chineses, logo essas 3 morrerem e vão deixar o mercado todinho pros chinas.

      • Oliveira

        duvido muito que qualquer uma das quatro grandes feche as portas atualmente, só olhar a margem de lucro delas.. fora que não estão mais cada um na sua, tem todo o restante do grupo de cada um para suporte financeiro.. por isso, quando começam a ter prejuízo, agem rápido para encerrar os modelos que o causam..

        • Gabriel

          A que tem maior probabilidade de falir e fechar é a Ford, que só não quebrou ainda porque as pickups da serie F vendem muito, mas muito mesmo nos EUA.

  • Ricardo

    5 carrocerias com 8 modelos:
    Hatch: Novo Onix
    Sedã: Novo Prisma
    SUV: Novo Tracker
    Minivan: Nova Spin
    Picape: Nova intermediária
    Para os outros três modelos vejo 7 opções:
    Novo hatch/sedã de entrada – Beat hatch e sedã
    Novo “Cobalt” – na realidade Novo Monza
    Novos SUVs – podendo ser abaixo e/ou acima do Tracker
    Spin ser dois modelos -um de 5 e outro de 7 lugares – muito pouco provável pelas baixas vendas do segmento

    • Fábio Henrique

      Tb aposto mto nos novos beat, eles vendem mtooo na América latina

  • A-MG

    Pra quem vive reclamando de carros chineses no nosso mercado, o que dizer agora sobre a GM com os novos Onix e Prisma.

    • Oliveira

      design chinês é bem diferente de manufatura chinesa..

  • Na minha opinião, a GM não deveria acabar com a Montana, substituindo-a por uma concorrente da Toro. Acho que há espaço para as duas, sendo a nova Montana derivada do novo Ônix. Picape pequena tem público e uso diferentes dos de picape média.

    • Marco

      Acontece Pedro que a General Monsters faz questão de matar seu público de raiva. Uma Monstrana derivada do Onix seria outro departamento. Sem comparação com a atual aberração em produção. Mas vai entender né….

  • Marco

    Que o coCôbált vai sair de linha, isso é FATO! Só não enxerga quem fez a cagada de comprar um. E como o novo Prisma será um pouquinho maior que o atual, ficará no lugar da dita marmota. Penso que o mais provável será a General Monsters lançar um novo produto de entrada, mais barato que os Onix/Prisma, muito embora isso pode até não se concretizar visto que já anunciaram que farão a PRESEPADA de deixar em linha os Onix/Prisma de geração antiga, não os atualis, que são bem mais bonitos. Coisa de amadores…

    • Paulo Lustosa

      Mais fácil o Monza ser o novo Cobalt, já que querendo ou não o Cobalt é mais largo que o atual Prisma e usa rodas, pneus maiores e transmissão mais robusta no caso do manual.

    • Gabriel Molina Pinheiro

      Vejo nada de aberração no Cobalt. É um carro espaçoso, confortável, de manutenção barata. Fiel ao que se propôs. Falam mal pra caramba desse motor, mas teve vários aperfeiçoamentos e roda tranquilamente 400 mil km se fizer as trocas de óleo no tempo certo.

  • Natán Barreto

    Onix
    Prisma
    Spin
    Tracker
    Nova Montana (porte da Toro)
    Onix Activ
    Subcompacto hatch
    Subcompacto sedã

    Minhas apostas são essas.

    Cobalt não tem futuro pq o Prisma vai crescer, e pela faixa de preço logo vem o Cruze

  • Leopss

    Com esses novos lançamentos a GM vai continuar forte na briga com vw e fca pela liderança no BR e América latina.

    • Gabriel

      Só não pode modernizar de mais os motores, se não brasileiro não compra

  • Rogério R.

    Acho que a futura gama Chevrolet aqui será:

    Spark GT colombiano já que a Colômbia terá que enviar carros produzidos lá devido ao novo acordo Mercosul – Colômbia. O Beat(Spark sedan) que tbém é feito lá acho pouco provável que venha para cá. Já o Sail hatch e sedan feitos na Colômbia acho que serão substituídos pelos novos Onix e Prisma que lá ele se chama Onix Sedan, ambos são exportados do Brasil para lá.

    Novo Onix e Onix Joy(modelo atual reestilizado)

    Novo Prisma

    Nova Spin

    Novo Tracker

    Nova Picape talvez inspirada no Novo Tracker.

    Acho que tbém haveria espaço para o novo Monza na América Latina, traga ele pra cá GM!
    Agora eu tô animado com os novos motores: 1.0, 1.0 turbo e talvez 1.3 e 1.3 turbo.
    A Chevrolet vem com tudo para manter a liderança.

  • Gabriel

    Novo Onix/Prisma
    Novo Monza
    Cruze (pré facelift)
    Malibu (pré facelift)
    Camaro
    Corvette
    Nova Montana (dessa vez não uma monstrana kkk)
    S10
    Silverado

    Essa é a linha da GM que eu queria.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 12 anos. Saiba mais.

Notícias por email