Elétricos EUA GM Lançamentos Vídeos Veículos Comerciais

GM: BrightDrop é a marca que atuará com elétricos comerciais

GM: BrightDrop é a marca que atuará com elétricos comerciais

Como parte de seu plano de mudança para a eletrificação, a General Motors lançou uma nova marca nos EUA, relacionada diretamente com veículos elétricos comerciais, destinados à entrega de produtos e serviços.


Além disso, criou uma logística exclusiva envolvendo um palete elétrico chamado EP1, que se integra ao caminhão elétrico leve EV600. De acordo com a BrightDrop, o EP1 estará disponível no início de 2021, enquanto o veículo de entrega no final do ano.

Este caminhão elétrico, que possui um baú modular com plataforma de elevação para o contêiner com algumas unidades do EP1 dentro, permite entregas mais rápidas para os clientes com as empresas usando estes paletes elétricos.

GM: BrightDrop é a marca que atuará com elétricos comerciais

O EP1 é uma pequena caixa com propulsão elétrica que permite velocidade de até 4,8 km/h e um baú com porta dupla, entregando 651 litros de espaço e carga útil de 90 kg. Ele possui uma chave eletrônica individual para acessar a mercadoria.

Já o EV600 usa baterias Ultium com autonomia de 402 km vazio e 274 km com plena carga, tendo ainda 17 m3 de volume interno e PBT de 4,5 toneladas. Ele possui um cluster de 13,4 polegadas e pacote ADAS+.

Mary Barra GM Chairman e CEO, disse: “A BrightDrop oferece uma maneira mais inteligente de fornecer bens e serviços”. E completou: “Estamos construindo nossa experiência significativa em eletrificação, aplicações de mobilidade, telemática e gerenciamento de frota, com uma nova solução one-stop-shop para clientes comerciais movimentarem mercadorias de uma maneira melhor e mais sustentável.”

GM: BrightDrop é a marca que atuará com elétricos comerciais

O motivo do investimento em um caminhão-baú de entregas elétrico e um sistema logístico envolvendo um segundo produto, que poderá ser locado para seus clientes comerciais, é que a estimativa para o mercado para entrega de encomendas, entrega de alimentos e logística reversa é de US$ 850 bilhões em 2025, só nos EUA.

Com a pandemia de coronavírus, o e-commerce cresceu enormemente nos EUA e fora dele, especialmente em relação a alimentos. No caso da BrightDrop, a FedEx é a primeira cliente da GM.

Ainda que a Covid-19 seja superada esse ano ou no seguinte, ou seja lá quando, o hábito dos consumidores em comprar pela internet ou telefone de modo forçado pela doença, deve continuar em boa parte do mundo.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, esses serviços terão um crescimento de 78% até 2030. Isso levará a um aumento de 36% nas entregas nas 100 maiores cidades do mundo, demandando veículos específicos e de emissão zero.

Avatar

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

    Quem somos

    O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por 15 anos. Saiba mais.

    Notícias por email