Chevrolet Elétricos EUA GM Honda Minivans Segurança Tecnologia Test Drive

GM: Chevrolet Bolt autônomo falha com CEO da Honda durante teste

GM: Chevrolet Bolt autônomo falha com CEO da Honda durante teste

Nem sempre as coisas saem como nós esperamos. Na indústria automotiva, as falhas geralmente acontecem e são comuns, especialmente em testes de homologação e no campo de provas. Porém, quando se demonstram a tecnologia para um cliente em potencial, a última coisa que técnicos e engenheiros querem pensar é em algo dar errado.


Pois bem, foi isso o que aconteceu com o Chevrolet Bolt autônomo, que estava sendo testado pelo CEO da Honda Takahiro Hachigo, de acordo com o site The Information. O executivo japonês estava ao volante do monovolume da GM para experimentar a tecnologia desenvolvida pela startup Cruise Automation, que hoje pertence à montadora de Detroit.

Em 2018, Honda e General Motors firmaram uma parceria para o desenvolvimento e produção de sistemas de condução autônoma para seus carros. Hachigo então foi lá experimentar o Bolt que anda sozinho, mas durante o teste, o “software do carro de repente se desligou mesmo enquanto o veículo continuava em movimento”.

GM: Chevrolet Bolt autônomo falha com CEO da Honda durante teste


O relatório diz que foi necessária a intervenção do engenheiro que estava a bordo junto com o chefe da Honda para que as coisas não saíssem ruins. Comenta-se que após várias tentativas de reinicialização do sistema, os técnicos da GM decidiram utilizar um segundo Bolt autônomo para que Hachigo completasse sua experimentação com a tecnologia.

Não se sabe qual foi a impressão do senhor Takahiro após o teste, mas que a situação não deve ter sido nada agradável, isso podemos acreditar. Para a GM, ficou o constrangimento diante de um cliente que pretende investir US$ 2 bilhões na Cruise Automation dentro dos próximos 12 anos.

Como se diz, falhas acontecem e nenhuma máquina é perfeita. No entanto, quando se fala em condução autônoma, a questão principal é que pessoas colocarão sua segurança em algo totalmente automatizado. A GM já surpreendeu (e impactou) meio mundo ao revelar um Bolt sem volante e pedais. Esse é o futuro imaginado pela empresa.

[Fonte: The Information via Carscoops]

GM: Chevrolet Bolt autônomo falha com CEO da Honda durante teste
Nota média 3.9 de 7 votos

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Natán Barreto

    O sensacionalismo do NA cada vez mais latente kkkkkkk

    Até parece que houve constrangimento pra GM. É sabido, justamente, que a hora de acontecerem erros é agora, até pq a tecnologia não está disponível ainda. Nada mais comum que num período de testes.

    Caso isso tivesse acontecido com um produto já disponível no mercado, aí sim seria um problema, mas o Bolt autônomo ainda deve demorar alguns anos pra chegar ao consumidor e os testes servem justamente pra aperfeiçoar a tecnologia.

    • Hodney Fortuna

      Sim, é verdade. Ainda faltam alguns anos para que os veículos autônomos venham a ganhar de vez as ruas. Mas o que me assusta e desagrada muito ao meu vê, pessoalmente é que falam que ninguém mais terá a propriedade de um veículo. Nada mais desagradável que saber disso.

      • zekinha71

        Veja pelo lado bom, todo começo de ano vc não vai ter que reclamar de pagar IPVA.

      • Luis Burro

        Ah tá e faz de conta q as montadoras vão querer ficar com a manutenção e custo de energia,sem falar q no caso de colisões qm será culpado?Com crtza a montadora tbm ñ vai querer este crédito!

      • Luis Burro

        Por exemplo a Tesla q fica se vangloriando do seu sistema mas foge a todo custo culpando os motoristas pelas colisões!

      • Edinaldo_Tapica

        Pela sua percepção (que é igual à minha) acredito que ainda haverá a possibilidade de aquisição de um carro. Apesar de mais caro, muita gente ainda quer ter posse sobre o veículo e a indústria não pode se dar ao luxo de virar as costas para uma parcela de potenciais clientes

        • rafael

          O problema é que, no futuro, os carros voltaram a ser o que eram antigamente: um “luxo” alcançável somente aos muito abonados.

        • Hodney Fortuna

          Tomara!

  • Eduardo Papa

    Por isso a disruptura causada pela Tesla, os caras realmente estão uns 10 anos à frente de todas as fabricantes. Não que não iremos confiar nas montadoras tradicionais, mas irá levar um tempo gigante pra isso acontecer!

    • Natán Barreto

      Na prática a Tesla está praticamente em pé de igualdade com as outras pq a tecnologia é praticamente a mesma com uso dos radares LIDAR, presente em tudo quanto é carro autônomo.

      A diferença é que a Tesla fica falando e promovendo carro autônomo há anos, desde quando ninguém sonhava com isso.

      Agora as generalistas já tem seus próprios autônomos e deve sair tudo junto daqui uns 2 anos

      • João Holmes

        kkkkkkk, você entende mesmo de IA. Só porque todos usam uma mesma peça de hardware, então a tecnologia de carro autônomo é a mesma? Faz o seguinte então, compra um LIDAR, põe no seu carro, liga e deixa ele te levar onde você pedir.

        • rafael

          Tem como colocar no meu Polinho?

        • Eric PB

          Na minha humilde opinião as generalistas (VW, Toyota, GM) tem mais poder financeiro do que a tesla para adquirir tecnologia e passar a frente, a tesla deu o ponta pé inicial e todos a admiram por isso (eu também) se não fosse ela talvez não teríamos a evolução que tivemos com o elétrico autônomo em tão pouco tempo, ponto para eles. Porém o Elon Musk é um Eike Batista disfarçado, promete mundos e fundos e não tem capacidade operacional de realizar, as ações sobem na bolsa pelo o que o cara fala e não o que executa. O pessoal acordou para essa realidade, ações em queda, prejuizo liquido acima do esperado assim como receita pior que a expectativa.

      • Eduardo Papa

        Não, ela está efetivamente uns 4 ou passos à frente das outras! Leu sobre o processador interno e o quanto de informação que pode ser extraída do carro? Nenhuma outra fabricante está perto disso, tanto que a Tesla abriu um programa o qual ela compartilha parte do código… mas no frigir dos ovos, provavelmente todos nós ganharemos no futuro com um trânsito diferente.

    • Cesar

      Essa cujo carro não consegue distinguir o céu de uma carreta branca fazendo retorno?
      Tá certo produção?

      • Eduardo Papa

        Isso é o mesmo caso de acidente aéreo na aviação comercial, infelizmente ou felizmente, sempre seremos beta testers dos produtos. Imagina quantas pessoas não morreram tentando ir ao espaço, pra hoje a gente ter um relógio digital no braço, ou mais, ir ali na farmácia da esquina e comprar um analgésico! Lógico, que, não estou querendo dizer que todos deveríamos ter o carro e correr riscos de morte por falha da tecnologia, mas pare e pense, investigaram e acharam uma causa, quantas pessoas nao morrem por aí por falha no veículo e nunca ficaremos sabendo? Vide caso Fiat vs família Chico cience (não sei se o nome está certo…) após não sei quantos anos, foi provado que era falha do carro. Voltando aos elétricos, como é uma tecnologia nova ( eu sei é mais antigo do que isso mas na forma atual) todos ficam em cima quando ocorre acidentes, o que obriga a terem e acharem soluções pros problemas

  • Rodrigo

    Já pensou se bate? Seria mais constrangedor que achar o perfil da mãe no Tinder.
    O CEO da Honda ia ter que mudar seu nome para Takakara Masada

    • Wendel Cerutti

      kkkkkkkkkkkkkk

  • Jacques

    Espero que nunca permitam carros sem volante e pedais. Quer fazer o carro que anda sozinho? Ótimo, faça. Mas sem volante não!

    • David Diniz

      Espero já não estar vivo para ver esse tipo de atrocidade nos carros.

    • rafael

      Mas Jacques, carro que anda sozinho já existe. E a muito tempo. Ele se chama táxi. E suas versões evoluídas se chamam Uber. Rsrsrsrsrsrrs

  • Eskarmory .

    Olha esse painel… Olha esse painel… Aí já é demais…

  • David Diniz

    Esse povo tem que aprender que o HUMANO ainda é essencial para dirigir um carro(desde que não esteja sob efeito de algo toxico)
    Carro meu DIRIJO EU.

  • Hodney Fortuna

    Penso que um dia vai haver uma fusão entre a GM, Ford e até mesmo com a Honda para mais um consórcio de fusão entre as montadoras. Tais montadoras não vão conseguir sobreviver sozinhas, e estas tem que correrem para competir com grupos como FCA, Renault Nissan, PSA e VW.

    • Gabriel

      Era o sonho inicial da fundação da GM, não fusão exatamente, mas comprar todo mundo, sendo uma espécie de monopólio dos automóveis, ainda bem que deu tudo errado kkkk o fundador da GM perdeu a empresa, fundou a chevrolet, cresceu e retomou a GM, mas muito longe de alcançar seu ideal inicial.

  • CanalhaRS

    As montadoras vem prometendo entregar a coisa pronta a partir do ano que vem, mas não acredito que isso seja possível.
    Eu acredito que antes de 2021/22 a tecnologia para veículos autônomos não estará confiável o suficiente para ser vendida em massa.
    As variáveis no mundo real são tantas e a legislação dos paises está engatinhando ainda para essa nova realidade.

  • Murilo Soares de O. Filho

    é a pressa!

  • Luis Burro

    Pois pra mim do jeito como a tecnologia está este futuro assim nunca chegará ao desejado e quem colocar no mercado só estará arriscando a vida de todos!

  • Alvarenga

    As vezes parece que os jovens profissionais tecnologicos estão no mundo da lua, deslumbrados com as possibilidades de seus smartfones e esquecem que a realidade é bem mais complexa. 5 anos atras a alta direção da Ford previu que em 2020 ja estaria vendendo carros autonomos como se fosse água e chegaram a divulgar isso. Outras empresas de renome tambem. Esquece, ainda vai levar uns 10 anos pra coisa ficar comercialmente viavel e segura. Em paise como o Brasil nem em 50 anos devido nossa estrutura precaria, no máximo sera possivel em alguns nichos como via expressa de onibus urbano ou algo isolado do tipo.

  • Gabriel

    Skynet já entrando em ação!

    Vou la na padaria comprar um AR-15 e ir me preparando.

  • Cesar

    Tem uma montadora famosa por aí que o carro dela não sabe o que é um céu e uma carreta branca fazendo retorno.

  • lmp7

    Sem volante e sem pedais, isso é correr risco demais, eu que não confiaria minha vida à uma máquina, sem contingência em caso de algo der errado.

  • Eric PB

    Fico imaginando esses carros autônomos querendo sair de um estacionamento, posto de gasolina, qualquer saída em via de bastante movimento onde tem que aguardar os belos motoristas educados dar a vez. Em muitos casos nós temos que dar uma avançada caso contrário ninguém dá a vez, e fica lá parado 5,10minutos até vagar. E os autônomos, terão essa malemolência?

  • jaburu camargo

    confesso eu prefiro volante e pedais é prazeroso dirigir

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email